12 Receitas com Babosa para Pele, Cabelo e Saúde

A babosa, também conhecida como Aloe vera, é uma planta com propriedades cosméticas incríveis – é rica em minerais e nutrientes que fazem maravilhas para a pele e para o cabelo! Por isso, vale a pena conhecer receitas com babosa para tratar a pele e o cabelo e até de bebidas para a sua saúde.

Com o gel que encontramos no interior da folha de babosa é possível tratar acnes, cicatrizes e manchas – basta passar o gel diretamente sobre a região afetada e deixar agir por alguns minutos. Ela ajuda na limpeza da pele, tem ação cicatrizante, auxilia a prevenir rugas e deixa a pele hidratada e lisinha. A babosa também é um hidrante poderoso para o cabelo, recuperando a força e o brilho até dos fios mais opacos e danificados!

Mas não é só para a nossa estética que a babosa faz bem. Ela também traz benefícios para a nossa saúde em geral. O consumo de suco ou chá de babosa ajuda a regular o intestino, é anti-inflamatório e auxilia no combate aos radicais livres (por sua ação antioxidante).

Quer aprender como tirar proveito total dessa planta e cuidar da sua saúde, do seu cabelo e da sua pele de forma natural? Então confira abaixo a nossa lista com 12 receitas com babosa para você tomar, hidratar o cabelo e passar na pele.

Observação importante: não use o gel da babosa imediatamente após cortar a folha da planta. Corte a folha e deixe descansando por 20 a 30  minutos. Você verá que a planta irá liberar um líquido escuro – esse líquido possui toxinas que podem causar reações alérgicas e outros efeitos negativos em nossa saúde.  Elimine esse líquido, lave a babosa e aí sim extraia o gel da babosa para  usar.

Veja abaixo as receitas com babosa e aproveite!

1. Receita de máscara com babosa para pele

A primeira opção de receitas com babosa é uma máscara para a pele feita com mel e azeite.

Ingredientes:

  • 1 folha de babosa;
  • 1 colher de mel;
  • 2 colheres de azeite.

Modo de preparo:

Corte a folha de babosa verticalmente, com a ajuda de uma colher retire o miolo gelatinoso da babosa e coloque no liquidificar com o azeite e o mel. Bata até virar um creme homogêneo. Com as mãos limpas, aplique a máscara no rosto e deixe agir por 20 minutos. Enxague com água fria ou morna.

O azeite e o mel intensificam o potencial hidratante da babosa e promovem a renovação celular.

2. Receita de máscara antirrugas com babosa

Ingredientes:

Modo de preparo:

Corte a folha da babosa em tiras e deixe descansar por 30 minutos, até ela soltar um líquido escuro. Descarte o líquido, lave a babosa e separe o gel com uma colher. Acrescente 4 gotas do óleo de rícino a gel e misture. Aplique o gel no rosto, massageando bem. Deixe a máscara agir por 1 hora e enxague. Você pode deixar a máscara secar no rosto, dormir com ela e enxaguar com água morna no dia seguinte. Utilize essa máscara, pelo menos, 1 vez por semana.

O rícino é um poderoso rejuvenescedor natural e junto com a babosa ajuda a hidratar e combater o envelhecimento da pele.

3. Receita de creme hidratante com babosa para pele

Ingredientes:

  • 1 folha de babosa;
  • Creme hidratante Nivea da latinha azul.

Modo de preparo:

Corte a folha da babosa, deixe descansando por 10 minutos. Retire o gel da babosa, bata no liquidificador e armazene geladeira por até 3 dias. À noite,  antes de dormir, passe o creme Nivea na pele até ficar esbranquiçada. No dia seguinte, ao acordar, retire o excesso do creme com uma toalha e lave a pele.  Em seguida, passe o gel de babosa, massageando bem. Deixe agir por 20 minutos e enxague. Faça essa rotina por 7 dias seguido e perceba a diferença na sua pele: além de hidratar, ajuda a remover machas, diminuir os poros (reduzindo a aparência de casca de laranja) e a eliminar cravos.

4. Receita de demaquilante com babosa para  pele

Ingredientes:

  • Gel de babosa;
  • Algodão.

Modo de preparo:

Aplique o gel de babosa com discos de algodão para retirar a maquiagem. Aproveite para deixar o gel agir alguns minutos para hidratar, reduzir manchas e secar espinhas. Enxague em seguida.

5. Receita de condicionador de babosa com óleo de coco

A primeira opção de nossas receitas com babosa destinada a seus cabelos é um condicionador feito com óleo de coco.

Ingredientes:

  • 3 colheres de gel de babosa;
  • 3 colheres de óleo de coco.

Modo de preparo:

Caso o óleo de coco esteja sólido, derreta em banho maria. Misture o óleo de coco com o gel da babosa e aplique no cabelos após o shampoo. Deixe agir por 15 minutos e enxague.

Além de hidratar, essa receita ajuda a recuperar cabelos danificados.

6. Receita de hidratação com babosa para cabelo

Ingredientes:

  • 1 colher de gel de babosa;
  • 3 colheres de máscara de hidratação.

Modo de preparo:

Lave os cabelos com shampoo para limpar e abrir as cutículas. Aplique o creme de hidratação misturado com a babosa e deixe agir por 30 minutos com touca. Em seguida, enxague e condicione normalmente. Essa receita hidrata e ajuda a recuperar o brilho e a força de fios opacos.

7. Receita de spray antifrizz com babosa para cabelo

Ingredientes:

  • 120ml de água;
  • ½ xícara de gel de babosa;
  • Óleo de coco.

Modo de preparo

Misture a água, o gel de babosa e algumas gotinhas do óleo de coco (ou outro óleo vegetal de sua preferência) em  um borrifador. Aplique no cabelo quando desejar: antes ou depois de passar o creme de pentear, para umedecer ou para reavivar os cachos no dayafter.

8. Receita de esfoliante capilar com babosa

Ingredientes:

  • 2 colheres de gel de babosa;
  • 1 colher de açúcar mascavo.

Modo de preparo:

Misture os dois ingredientes e aplique no cabelo, massageando o couro cabelo com movimentos circulares. Deixe agir por 10 minutos com touca e, em seguida, enxague. Essa mistura ajuda a hidratar o cabelo e a estimular a circulação e os folículos capilares.

9. Receita de suco antioxidante com babosa

Para iniciar as receitas com babosa para a saúde, um refrescante suco antioxidante!

Ingredientes:

  • 50ml de gel de babosa batido com água no liquidificador;
  • Suco de 3 laranjas;
  • 2 cenouras raladas;
  • 1 colher de linhaça.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificado e beba logo em seguida.

10. Receita de suco anti-inflamatório com babosa

Ingredientes:

  • 100g de polpa de babosa;
  • 1l de água;
  • 1 colher de mel;
  • ½ limão.

Modo de preparo:

Retire a polpa (parte branca e gelatinosa da babosa) e bata no liquidificador com a água, o limão espremido e o mel.

12. Receita de chá regulador de intestino com babosa

Fechamos a nossa lista de receitas com babosa com um chá regulador do intestino perfeito para você que sofre com a constipação.

Ingredientes:

  • 1 folha de babosa;
  • 240ml de água;
  • 1 colher de gengibre ralado;
  • Cravinhos da índia;
  • Mel.

Modo de preparo:

Retire o gel da babosa e leve ao fogo com a água, o gengibre e alguns cravos. Cozinhe em fofo baixo até ferver e adoce com um pouco de mel.

Vídeo:

Gostou das dicas?

O que você achou dessas receitas com babosa para pele, cabelo e saúde que separamos acima? Pretende fazer alguma delas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

1 comentário em “12 Receitas com Babosa para Pele, Cabelo e Saúde”

  1. Eu ja sabia dos benefícios da babosa para o cabelo e lendo este artigo foi bom que aprendi também o que era novidade para mim que são seus benefícios para pele.
    Obrigado por somar mais este conteúdo em meus conhecimentos.
    Adorei!!

Deixe um comentário