Babosa no cabelo

Babosa no Cabelo é Bom? Benefícios e Como Usar

A babosa é usada há muito tempo principalmente na Índia e na China para tratar diversos problemas de saúde como infecções, doenças de pele e problemas gastrointestinais como constipação e cólicas. Além dos benefícios que a babosa oferece para a saúde em geral, ela pode ser usada também para ajudar a nutrir o cabelo e a pele.

A produção de extratos de Aloe vera, como também é chamada, é uma das principais atividades da botânica para fins industriais. Hoje, a babosa já é utilizada também na composição de diversos produtos farmacêuticos e cosméticos.

Vamos conferir os benefícios que o uso da babosa no cabelo promove e dicas de como usar e aproveitar ao máximo o potencial desse ingrediente natural sem efeitos colaterais indesejados.

Babosa

A babosa, também conhecida como Aloe vera, é usada na medicina tradicional indiana há muito tempo para tratar as condições mais variadas como constipação, problemas na pele, infestação de vermes, infecções e cólicas. Na medicina chinesa, ela também é usada para tratar de forma natural infecções fúngicas. Não é por acaso que hoje em dia muitos cosméticos e produtos farmacêuticos já contém Aloe vera em sua composição.

A Aloe vera é uma das espécies do gênero Aloe. O nome científico dessa planta é Aloe barbadensis miller e pertence à família das Liliaceae. Trata-se de uma planta suculenta que é verde e contém folhas em formato triangular e carnudas. A babosa como conhecemos hoje é uma substância gelatinosa extraída de dentro dessas folhas e é considerada a espécie do gênero Aloe mais biologicamente ativa.

Para que serve

A babosa tem diversas propriedades medicinais que são usadas para o tratamento e alívio de diversos sintomas de doenças inflamatórias, úlceras estomacais, doenças intestinais, osteoartrite, diabetes e asma.

Quanto aos benefícios estéticos, a babosa apresenta um alto teor de nutrientes que mantêm os cabelos e pele saudáveis. Muitas pessoas usam a babosa na pele para tratar problemas como queimaduras, psoríase e herpes labial, além de usar o produto para nutrir e dar vida aos cabelos.

Vamos aprender um pouco sobre os nutrientes presentes na folha de babosa e o que eles podem fazer pela saúde dos nossos fios.

Nutrientes da babosa

Cientistas já foram capazes de identificar mais de 75 ingredientes ativos presentes na babosa. Esses ingredientes incluem vitaminas, minerais, aminoácidos, enzimas e diversos outros compostos benéficos para a saúde.

– Antioxidantes

A babosa contém vitaminas A, C e E que são conhecidas principalmente devido as suas propriedades antioxidantes. Além disso, ela também contém vitamina B12, ácido fólico e colina. Todos esses componentes são substâncias antioxidantes que atuam neutralizando os radicais livres presentes no organismo e evitando danos celulares e o desenvolvimento de doenças.

– Enzimas

O Aloe vera contém oito enzimas que incluem a lipase, a fosfatase alcalina, a amilase, a bradicinase, a carboxipeptidase, a catalase, a celulase, a lipase e a peroxidase. A bradicinase atua na redução de processos inflamatórios quando aplicada diretamente sobre a pele, enquanto que as demais ajudam no metabolismo de carboidratos e gorduras.

– Minerais

Minerais como cálcio, manganês, cobre, selênio, cromo, potássio, magnésio, sódio e zinco são encontrados na babosa. Eles são essenciais para o funcionamento adequados de diversas enzimas importante para o nosso metabolismo.

– Antraquinonas

Esses compostos atuam como analgésicos, antibacterianos e antivirais, ajudando a combater infecções e doenças.

– Ácidos graxos

A babosa contém ácidos graxos como o colesterol, o campesterol, o beta-sisosterol e o lupeol. Todos eles trazem benefícios para a saúde devido às suas propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e analgésicas.

– Hormônios

A presença de hormônios como as auxinas e as giberelinas ajudam em processos de cicatrização além de apresentar efeito anti-inflamatório.

– Carboidratos

A presença de açúcares monossacarídeos como a glicose e a frutose e de polissacarídeos é benéfica devido as suas propriedades anti-inflamatórias.

Babosa no cabelo é bom?

Aloe vera é um ótimo tratamento natural para cabelos ressecados ou até mesmo para quem quer uma hidratação profunda nos fios. Além disso, o uso de babosa é bom para o alívio de coceiras no couro cabeludo e para nutrir o mesmo.

A presença das vitaminas e minerais destacados acima tornam a babosa um ingrediente hidratante que deixa o cabelo forte e saudável. Além disso, propriedades bactericidas e fungicidas da babosa podem ajudar a tratar irritações e infecções como a caspa e a presença de enzimas pode facilitar a remoção de células mortas no couro cabeludo, além de promover a regeneração do tecido ao redor dos folículos capilares.

Desta forma, aplicar babosa no cabelo é bom e vamos mostrar com mais detalhes quais são os benefícios de adotar essa prática.

Benefícios da babosa no cabelo

1. Redução da caspa

A caspa, chamada também de dermatite seborreica, pode ser causada por um couro cabeludo extremamente ressecado ou devido à presença de micro-organismos nocivos como fungos ou vírus.

Para ambos os casos, a babosa pode ajudar a combater o problema devido às propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias da planta, que quando combinadas ao efeito hidratante resultam em um ótimo remédio natural contra caspas.

2. Efeito reparador

Utilizar a babosa no cabelo pode fortalecer e reparar fios danificados. Devido à presença de vitaminas A, C e E, a babosa contribui para a renovação celular no couro cabeludo, o que promove uma melhor nutrição e fortalecimento dos cabelos.

Além disso, a presença de vitamina B12 e de ácido fólico também ajudam a deixar os cabelos mais fortes e prevenir a queda.

3. Hidratante

Não é por acaso que existem diversos shampoos e condicionares que contêm babosa em sua composição, já que a babosa é um dos melhores hidratantes naturais para os cabelos. Seu alto teor de nutrientes como vitaminas e minerais mantém o cabelo bem nutrido e hidratado.

Além disso, suas propriedades bactericidas e antifúngicas protegem os fios de caspas e as enzimas presentes na planta ajudam na remoção de células mortas e na promoção da regeneração do tecido ao redor dos folículos capilares.

4. Combate à quebra e à queda de cabelo

A babosa contém nutrientes que ajudam a promover o crescimento do cabelo. Assim, pessoas que já sofreram com queda e perda de cabelo podem se beneficiar da aplicação de babosa no cabelo.

Isso é observado porque a babosa é capaz de fortalecer os folículos capilares presentes no couro cabeludo, prevenindo a perda de cabelo já que eles tendem a crescer mais fortes. Além disso, com fios mais bem nutridos, a quebra e as pontas duplas tendem a diminuir drasticamente.

Porém, é necessário detectar a causa para que isso funcione. Se a perda de cabelo estiver associada à fatores genéticos ou hormonais, apenas o uso da babosa não trará bons resultados.

5. Crescimento do cabelo

Como já mencionado no item anterior, a babosa apresenta um alto poder hidratante e nutritivo, que ajuda a deixar o couro cabeludo e os cabelos mais fortes. Isso promove o crescimento saudável e mais rápido do cabelo.

Além disso, a babosa é capaz de melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo, o que permite a chegada de mais nutrientes e oxigênio na região, que é tudo que um cabelo precisa para crescer de forma saudável.

6. Condicionamento

No verão, principalmente, é comum sofrer com os cabelos secos, já que nessa época do ano os fios perdem a umidade mais facilmente. Um dos problemas que vêm acompanhados do cabelo seco é o aumento do frizz. A aplicação de babosa no cabelo pode ajudar a reduzir esse problema ao reter a umidade por mais tempo e manter o cabelo hidratado.

Pessoas com cabelo crespos ou cacheados também podem usar a babosa para aumentar a retenção de umidade, diminuir o frizz e melhorar a definição dos cachos.

7. Redução da oleosidade

A babosa está presente em vários tipos de shampoos porque ela é capaz de limpar profundamente o couro cabeludo quando massageado adequadamente.

Devido à limpeza profunda, a oleosidade diminui e são removidos também resíduos de outros produtos eventualmente presentes no couro cabeludo. Além disso, a babosa limpa sem agredir os fios, o que mantém a integridade do cabelo.

Benefícios da babosa para pele

Também é importante ressaltar alguns benefícios da babosa para pele, tais como:

1. Retardo do processo de envelhecimento

É possível preservar a jovialidade da pele por mais tempo ao aplicar babosa. Devido a suas propriedades hidratantes, ela ajuda a reter a umidade da pele e evitar desgastes. Além disso, os compostos antioxidantes encontrados na babosa auxiliam na proteção contra o estresse oxidativo causado por radicais livres, que podem resultar em marcas na pele como rugas, causando o envelhecimento precoce.

2. Reparação de danos causados por exposição ao sol

Muitas vezes, a exposição excessiva e sem proteção ao sol ou até mesmo uma ida à praia para se bronzear podem resultar em manchas irregulares e indesejadas na pele. É possível reparar esses danos na pele com a aplicação tópica de babosa. Além de remover manchas, a babosa pode ser usada para tratar queimaduras solares devido às suas propriedades analgésicas e efeitos refrescante e anti-inflamatório.

Se você combinar a babosa com um pouco de suco de limão, o resultado é melhor ainda e você poderá observar sua pele voltando à cor natural após uma leve descamação. Vale ressaltar que ao aplicar limão, não fique exposto à luz solar pois isso pode resultar em manchas irreversíveis.

3. Alívio da acne

Além das propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, a babosa é um agente capaz de limpar profundamente a pele. Isso significa que ao mesmo tempo em que combate micro-organismos causadores da acne e combate a inflamação na pele, ela limpa e nutre a pele, reduzindo a acne e outros possíveis problemas inflamatórios na região.

4. Hidratante para pele seca

Pessoas com pele seca sofrem muito para encontrar um bom hidratante. A babosa pode ser a solução, já que tem um poder hidratante excepcional.

5. Outros benefícios para a pele

O uso de babosa também pode ser benéfico para tratar queimaduras causadas por frio excessivo além de auxiliar no tratamento da psoríase e herpes labial.

Onde encontrar

A babosa ou Aloe vera é encontrada nas formas de produtos prontos como gel, óleo, shampoo e condicionador. Também é possível extrair o gel natural diretamente da folha suculenta da planta.

A melhor forma de obter todos os nutrientes é extraindo o gel diretamente da planta. Para isso, corte a ponta da folha de babosa e extraia todo o gel de seu interior.

Como usar

O uso da babosa no cabelo depende do seu objetivo. A seguir, vamos dar algumas dicas de aplicação dependendo do resultado almejado por você.

– Couro cabeludo seco e remoção de caspa

Para tratar o couro cabeludo seco, adicione uma colher de chá de gel de babosa no seu shampoo ou use apenas a babosa. Aplique no cabelo e massageie bem o couro cabeludo. Deixe agir por uns 15 minutos e depois enxague normalmente. Não precisa finalizar com um condicionador, já que a própria babosa já é hidratante.

Se quiser, pode misturar a babosa com uma quantidade igual de óleo de coco extra virgem e deixe agir por quanto tempo quiser para aumentar a força e a maciez dos fios.

– Hidratação

Basta aplicar o gel de babosa por todo o comprimento do cabelo. Aplique uma camada generosa do gel por todo o cabelo e deixa agir por pelo menos 20 minutos. Se possível, use uma touca térmica ou envolva uma toalha úmida nos cabelos para potencializar os efeitos.

– Limpeza profunda e alívio de coceiras

Se esse é o seu objetivo, massageie muito bem a babosa na forma líquida ou em gel sobre o couro cabeludo antes de lavar normalmente. Evite o uso de cremes e condicionadores pesados após a limpeza.

– Finalizador de penteados

Algumas pessoas usam o gel da babosa no cabelo para finalizar penteados ou deixar os cachos bem definidos. Basta aplicar manualmente uma pequena quantidade do gel nos fios e eles ficarão firmes por mais tempo.

Outros modos de usar

Potencialize os efeitos misturando a babosa com óleos essenciais. É possível usar a babosa em combinação com:

  • Óleo de mamona para promover o crescimento mais rápido do cabelo e reduzir a queda;
  • Óleo de coco para obter um efeito condicionador incrível;
  • Leite de coco para hidratar e nutrir os fios profundamente;
  • Azeite para fortalecer os fios e promover o crescimento saudável do cabelo.

Dicas finais

A babosa não costuma apresentar efeitos colaterais. Porém, é importante fazer um teste em uma pequena porção do cabelo ou da pele para verificar se você é alérgica ou sensível aos componentes da planta.

Se nenhuma reação alérgica for observada, use e abuse dos efeitos benéficos da babosa e mantenha seus cabelos lindos e bem nutridos.

Referências Adicionais:

Você já experimentou usar a babosa no cabelo? Para que propósito e benefícios? Os resultados foram bons? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*