Benefícios da Tangerina – Para que Serve, Como Usar e Dicas!

Especialista:
atualizado em 31/08/2020

Ajuda na perda de peso, combate à diabetes e aumento da imunidade: conheça todos os benefícios da tangerina, como usar e dicas!

Por ser uma fruta cítrica, é rica em antioxidantes, importante composto responsável por inibir a ação dos radicais livres e, dessa forma, melhorar a qualidade da pele, a saúde cardíaca e a manutenção dos órgãos.

Por fim, a fruta é comumente consumida in natura, o que permite melhor absorção de suas propriedades.

Propriedades e benefícios da tangerina

Veremos agora para que serve o alimento, entendendo seus benefícios para a saúde e boa forma, de acordo com uma série de estudos.

1. Contribui para uma pele mais jovem e saudável

Por ser rica em antioxidantes e possuir por volta de um terço da dose diária de vitamina C que precisamos, a tangerina pode ser muito benéfica para nossa pele.

A vitamina C auxilia o corpo a sintetizar o colágeno, dessa forma, ela pode ajudar no tratamento de machucados na pele, além de combater rugas, estrias, manchas e marcas de acne. Normalmente na pele são utilizados cremes ou óleos essenciais de tangerina.

2. Pode fortalecer os cabelos

A vitamina B12 está presente na tangerina e ajuda no crescimento e fortalecimento do cabelo, ajudando a evitar a queda e desacelerando o processo de branqueamento dos fios.

Além disso a vitamina A, também presente na fruta, quando usada em shampoos e/ou condicionadores, ajuda a balancear a oleosidade do couro cabeludo e manter a hidratação dos fios.

3. Ajuda na perda de peso

O baixo índice calórico faz com que um dos benefícios da tangerina seja a ajuda na perda de peso. Além disso, suas fibras ajudam nesse mesmo sentido porque promovem a saciedade, balanceiam o nível de açúcar no sangue e ajudam o intestino a funcionar melhor.

4. Pode ajudar na saúde de dentes e gengivas

A vitamina C, aliada ao cálcio e fósforo, é um dos maiores responsáveis pela saúde bucal.

De acordo com pesquisadores da State University of New York at Buffalo, pessoas que não consomem sua dose diária de vitamina C têm 25% mais chance de ter gengivite, uma inflamação da gengiva.

Mas cuidado com o consumo excessivo da fruta, porque por ser ácida, ela pode estragar o esmalte dos dentes.

5. Ajuda a melhorar a imunidade

A vitamina C ajuda a manter o nosso sistema imunológico mais forte, e por isso é a vitamina mais encontrada em remédios para prevenir e combater gripes e resfriados, e a tangerina é um alimento com grande concentração dessa substância.

Uma boa pedida é fazer o chá da casca da tangerina acompanhado de outros ingredientes, como a hortelã ou menta, que nos fornece um combo com propriedades antivirais.

6. Pode combater a diabetes

Uma pesquisa acadêmica feita pela “The University of Westen Ontario” diz que uma bioflavanoide chamada Nobiletin, encontrada na tangerina, é possivelmente uma potente substância que ajuda o nosso organismo a combater a diabete tipo 2, pois ela ajuda a regular o nível de insulina no sangue.

7. Ajuda o coração e o bom colesterol

O Nobiletin, citado acima, ajuda ainda a prevenir a aterosclerose, baixar o colesterol ruim e ainda promover o bom colesterol, que são causas de problemas no coração.

Além disso, a tangerina é rica em potássio, substância que ajuda a reduzir a pressão arterial e promove um fluxo sanguíneo mais saudável, prevenindo a formação de coágulos.

8. Auxilia o sistema digestivo

Também podem haver muitos benefícios da tangerina para o sistema digestivo, de diversas formas, por ela ser rica em fibras e antioxidantes.

De acordo com estudos, suplementos de tangerina ajudam a inibir o crescimento de uma bactéria chamada Helicobacter pylori, que contribui para úlceras pépticas.

Além disso, seus óleos essenciais são recomendados para a prevenção de cólicas e vômitos, e ainda para mulheres grávidas.

9. Hidrata o corpo e ajuda a normalizar o sistema renal

Pela tangerina ser composta 90% por água, ela ajuda a hidratar o organismo, é uma fruta diurética, e suas vitaminas e sais mineiras contribuem para o tratamento de anemias.

10. Contribui para uma boa visão

Com o consumo da tangerina fresca, a vitamina A e C, presentes na fruta, podem ajudar a prevenir a degeneração macular relacionada à idade, que é a maior causa de perda de visão em idade avançada.

11. Promove músculos e ossos saudáveis

A tangerina possui por volta de 100mg de potássio, essencial para termos ossos saudáveis, e ainda pode ajudar a prevenir a osteoporose em uma idade mais avançada. Ele também ajuda no crescimento e recuperação dos nossos músculos.

12. Fonte de ácido fólico

A tangerina contém em média 20mg de folato, uma versão natural do ácido fólico. Vale à pena você conhecer as propriedades do ácido fólico, que ajuda no crescimento de células e tecidos. Desta forma, ele é um elemento essencial em períodos como a gravidez e a infância.

13. Calmante natural

O maracujá pode ser a fruta mais associada ao efeito calmante natural, porém, o aroma da tangerina e o chá de sua folha são altamente recomendados para quem deseja se acalmar depois de situações estressantes. Na aromaterapia, o seu óleo essencial é usado para ajudar as pessoas a descansarem e relaxar.

Como usar: aproveite os benefícios da tangerina!

As melhores frutas são as de cor mais vibrante e as que estejam mais pesadas, pois estas estarão com mais suco dentro de si, logo, possuirão mais nutrientes.

Normalmente, a tangerina é consumida por inteiro como sobremesa, porém partes de seu gomo podem ser encontradas em variados doces, e até mesmo no meio de saladas. Com suas folhas é possível fazer chás calmantes, e com sua casca, doces e óleos essenciais.

Chá de tangerina

Consumir o chá de tangerina é uma excelente forma de aproveitar seus benefícios. Com a água fervendo, adicione as cascas (ou raspas da casca) e deixe-as ferver por aproximadamente três minutos. O chá pode ser consumido frio ou quente mas é melhor não esperar muito depois de pronto para não amargar demais.

Bolo de tangerina

Uma outra forma deliciosa de consumir as propriedades da fruta é em forma de bolo. Essa receita de bolo fit de tangerina sem açúcar, sem farinha e sem manteiga é ótima para quem deseja manter a boa forma e aproveitar as propriedades da fruta.

Máscara facial de tangerina:

Confira aqui uma receita para uma máscara caseira que ajudará a remover a oleosidade e as bactérias da pele:

  1. Misture uma colher de sopa de iogurte natural, uma colher de sopa de mel, e o suco de 3 ou 4 gomos de tangerina.
  2. Deixe no rosto de 10 a 15 minutos e enxágue. Simples assim!

Fora isso, não existe uma recomendação da quantidade perfeita a ser consumida para se ter os benefícios da tangerina. Entretanto, é sempre bom consumi-la com moderação e em conjunto com outros alimentos saudáveis.

Veja abaixo o vídeo em que nossa nutricionista trata sobre os benefícios da tangerina na forma física.

Gostou das dicas?

O que achou dos benefícios da tangerina? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá incluí-la mais no seu cardápio? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (55 votos, média: 4,42 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

10 comentários em “Benefícios da Tangerina – Para que Serve, Como Usar e Dicas!”

  1. É muito difícil ouvir-se algum comentário acerca da tangerina. Quase não se fala dela. Esta é a primeira matéria a que tenho acesso sobre esta fruta.
    Foi boníssimo tê-la acompanhado. Satisfez muitas das minhas inquietações acerca da tangerina.
    Obrigado!

  2. Bom dia! Sempre dei preferência ao consumo da laranja.De repente INSTINTIVAMENTE troquei a laranja pela tangerina e observei a correção de vários sintomas que por cerca de hum ano me incomodavam, sem contar a a infinidade de medicamentos para prisão de de ventre, flatulência, insônia e dores musculares. Observei a melhora, suspendi por conta propria os medicamentos , por isso pesquisei as propriedades da tangerina e agora tenho a certeza dos seus beneficios.MARAVILHA!!!! Informarei a experiência ao médico e desde já agradeço a matéria muito esclarecedora. PARABÉNS!

  3. Nossa! que maravilha!, fiz um suco natural de mexerica e ficou muito bom, tirei a parte branca e os caroços e bati no liquidificador com um pouco de gelo. ficou uma delicia. Não sabia dos benefícios, nunca dei muita importam cia, mas a partir de agora, com certeza, fará parte do meu cardápio.