Benefícios da Tangerina – Para que serve e como usar

Especialista da área:
atualizado em 01/12/2020

Ajuda na perda de peso, combate à diabetes e aumento da imunidade: conheça todos os benefícios da tangerina, como usar e dicas!

  Continua Depois da Publicidade  

Por ser uma fruta cítrica, é rica em antioxidantes, importante composto responsável por inibir a ação dos radicais livres e, dessa forma, melhorar a qualidade da pele, a saúde cardíaca e a manutenção dos órgãos.

Por fim, a fruta é comumente consumida in natura, o que permite melhor absorção de suas propriedades.

Propriedades e benefícios da tangerina

Veremos agora para que serve o alimento, entendendo seus benefícios para a saúde e boa forma, de acordo com uma série de estudos.

1. Contribui para uma pele mais jovem e saudável

Por ser rica em antioxidantes e possuir por volta de um terço da dose diária de vitamina C que precisamos, a tangerina pode ser muito benéfica para nossa pele.

A vitamina C auxilia o corpo a sintetizar o colágeno, dessa forma, ela pode ajudar no tratamento de machucados na pele, além de combater rugas, estrias, manchas e marcas de acne. Normalmente na pele são utilizados cremes ou óleos essenciais de tangerina.

2. Pode fortalecer os cabelos

A vitamina B12 está presente na tangerina e ajuda no crescimento e fortalecimento do cabelo, ajudando a evitar a queda e desacelerando o processo de branqueamento dos fios.

Além disso a vitamina A, também presente na fruta, quando usada em shampoos e/ou condicionadores, ajuda a balancear a oleosidade do couro cabeludo e manter a hidratação dos fios.

3. Ajuda na perda de peso

O baixo índice calórico faz com que um dos benefícios da tangerina seja a ajuda na perda de peso. Além disso, suas fibras ajudam nesse mesmo sentido porque promovem a saciedade, balanceiam o nível de açúcar no sangue e ajudam o intestino a funcionar melhor.

4. Pode ajudar na saúde de dentes e gengivas

A vitamina C, aliada ao cálcio e fósforo, é um dos maiores responsáveis pela saúde bucal.

  Continua Depois da Publicidade  

De acordo com pesquisadores da State University of New York at Buffalo, pessoas que não consomem sua dose diária de vitamina C têm 25% mais chance de ter gengivite, uma inflamação da gengiva.

Mas cuidado com o consumo excessivo da fruta, porque por ser ácida, ela pode estragar o esmalte dos dentes.

5. Ajuda a melhorar a imunidade

A vitamina C ajuda a manter o nosso sistema imunológico mais forte, e por isso é a vitamina mais encontrada em remédios para prevenir e combater gripes e resfriados, e a tangerina é um alimento com grande concentração dessa substância.

Uma boa pedida é fazer o chá da casca da tangerina acompanhado de outros ingredientes, como a hortelã ou menta, que nos fornece um combo com propriedades antivirais.

6. Pode combater a diabetes

Uma pesquisa acadêmica feita pela “The University of Westen Ontario” diz que uma bioflavanoide chamada Nobiletin, encontrada na tangerina, é possivelmente uma potente substância que ajuda o nosso organismo a combater a diabete tipo 2, pois ela ajuda a regular o nível de insulina no sangue.

7. Ajuda o coração e o bom colesterol

O Nobiletin, citado acima, ajuda ainda a prevenir a aterosclerose, baixar o colesterol ruim e ainda promover o bom colesterol, que são causas de problemas no coração.

Além disso, a tangerina é rica em potássio, substância que ajuda a reduzir a pressão arterial e promove um fluxo sanguíneo mais saudável, prevenindo a formação de coágulos.

8. Auxilia o sistema digestivo

Também podem haver muitos benefícios da tangerina para o sistema digestivo, de diversas formas, por ela ser rica em fibras e antioxidantes.

  Continua Depois da Publicidade  

De acordo com estudos, suplementos de tangerina ajudam a inibir o crescimento de uma bactéria chamada Helicobacter pylori, que contribui para úlceras pépticas.

Além disso, seus óleos essenciais são recomendados para a prevenção de cólicas e vômitos, e ainda para mulheres grávidas.

9. Hidrata o corpo e ajuda a normalizar o sistema renal

Pela tangerina ser composta 90% por água, ela ajuda a hidratar o organismo, é uma fruta diurética, e suas vitaminas e sais mineiras contribuem para o tratamento de anemias.

10. Contribui para uma boa visão

Com o consumo da tangerina fresca, a vitamina A e C, presentes na fruta, podem ajudar a prevenir a degeneração macular relacionada à idade, que é a maior causa de perda de visão em idade avançada.

11. Promove músculos e ossos saudáveis

A tangerina possui por volta de 100mg de potássio, essencial para termos ossos saudáveis, e ainda pode ajudar a prevenir a osteoporose em uma idade mais avançada. Ele também ajuda no crescimento e recuperação dos nossos músculos.

12. Fonte de ácido fólico

A tangerina contém em média 20mg de folato, uma versão natural do ácido fólico. Vale à pena você conhecer as propriedades do ácido fólico, que ajuda no crescimento de células e tecidos. Desta forma, ele é um elemento essencial em períodos como a gravidez e a infância.

13. Calmante natural

O maracujá pode ser a fruta mais associada ao efeito calmante natural, porém, o aroma da tangerina e o chá de sua folha são altamente recomendados para quem deseja se acalmar depois de situações estressantes. Na aromaterapia, o seu óleo essencial é usado para ajudar as pessoas a descansarem e relaxar.

Como usar: aproveite os benefícios da tangerina!

As melhores frutas são as de cor mais vibrante e as que estejam mais pesadas, pois estas estarão com mais suco dentro de si, logo, possuirão mais nutrientes.

Normalmente, a tangerina é consumida por inteiro como sobremesa, porém partes de seu gomo podem ser encontradas em variados doces, e até mesmo no meio de saladas. Com suas folhas é possível fazer chás calmantes, e com sua casca, doces e óleos essenciais.

Chá de tangerina

Consumir o chá de tangerina é uma excelente forma de aproveitar seus benefícios. Com a água fervendo, adicione as cascas (ou raspas da casca) e deixe-as ferver por aproximadamente três minutos. O chá pode ser consumido frio ou quente mas é melhor não esperar muito depois de pronto para não amargar demais.

Bolo de tangerina

Uma outra forma deliciosa de consumir as propriedades da fruta é em forma de bolo. Essa receita de bolo fit de tangerina sem açúcar, sem farinha e sem manteiga é ótima para quem deseja manter a boa forma e aproveitar as propriedades da fruta.

Máscara facial de tangerina:

Confira aqui uma receita para uma máscara caseira que ajudará a remover a oleosidade e as bactérias da pele:

  1. Misture uma colher de sopa de iogurte natural, uma colher de sopa de mel, e o suco de 3 ou 4 gomos de tangerina.
  2. Deixe no rosto de 10 a 15 minutos e enxágue. Simples assim!

Fora isso, não existe uma recomendação da quantidade perfeita a ser consumida para se ter os benefícios da tangerina. Entretanto, é sempre bom consumi-la com moderação e em conjunto com outros alimentos saudáveis.

Veja abaixo o vídeo em que nossa nutricionista trata sobre os benefícios da tangerina na forma física.

Gostou das dicas?

O que achou dos benefícios da tangerina? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá incluí-la mais no seu cardápio? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (55 votos, média 4,42)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

10 comentários em “Benefícios da Tangerina – Para que serve e como usar”

  1. É muito difícil ouvir-se algum comentário acerca da tangerina. Quase não se fala dela. Esta é a primeira matéria a que tenho acesso sobre esta fruta.
    Foi boníssimo tê-la acompanhado. Satisfez muitas das minhas inquietações acerca da tangerina.
    Obrigado!

    Responder
  2. Bom dia! Sempre dei preferência ao consumo da laranja.De repente INSTINTIVAMENTE troquei a laranja pela tangerina e observei a correção de vários sintomas que por cerca de hum ano me incomodavam, sem contar a a infinidade de medicamentos para prisão de de ventre, flatulência, insônia e dores musculares. Observei a melhora, suspendi por conta propria os medicamentos , por isso pesquisei as propriedades da tangerina e agora tenho a certeza dos seus beneficios.MARAVILHA!!!! Informarei a experiência ao médico e desde já agradeço a matéria muito esclarecedora. PARABÉNS!

    Responder
  3. Nossa! que maravilha!, fiz um suco natural de mexerica e ficou muito bom, tirei a parte branca e os caroços e bati no liquidificador com um pouco de gelo. ficou uma delicia. Não sabia dos benefícios, nunca dei muita importam cia, mas a partir de agora, com certeza, fará parte do meu cardápio.

    Responder