Cardamomo – Benefícios, para que serve e receitas

Especialista:
atualizado em 11/10/2020

Propriedades antibacterianas, melhora na digestão, colesterol e pressão arterial: conheça todos os benefícios do cardamomo e como usar na dieta!

O cardamomo é um tempero feito a partir das sementes de várias plantas pertencentes à família Zingiberaceae. É nativo da Índia, Butão, Nepal e Indonésia e tratado como “rei das especiarias”.

Existem três tipos de cardamomo, o verde, o preto e o malgaxe, porém o mais usado é o cardamomo verde, que inclusive está entre os três temperos mais caros do mundo.

Dessa maneira, o cardamomo costuma ser acrescentado em pratos salgados, doces e até mesmo em um chá por causa de seu sabor parecido ao da hortelã. Mas não é só sabor que essa especiaria traz.

Benefícios do cardamomo
Grãos de cardamomo

Benefícios do Cardamomo

Acredita-se que as suas sementes, óleos e extratos contenham propriedades medicinais capazes de oferecer diversos benefícios para o corpo.

Tem ação antioxidante e anti-inflamatória

Alguns estudos realizados em animais evidenciaram que o cardamomo pode ter efeito anticarcinogênico (combater o câncer) e anti-inflamatório.

Por conta da sua propriedade anti-inflamatória, ele costuma ser muito utilizado em casos de dores de garganta. Além disso é muito bom para combater e tratar gripes e resfriados. Mais abaixo você vai ver uma receita de chá de cardamomo que é ótimo para essa finalidade.

Ajuda a reduzir a pressão arterial

Um dos efeitos do cardamomo é o efeito diurético e pesquisadores acreditam que essa sua propriedade pode ajudar a reduzir a pressão arterial.

Bom para melhorar a digestão

O extrato de cardamomo pode ajudar a combater problemas gastrointestinais, como por exemplo, acidez, gases e cólicas. Além disso as fibras presentes no cardamomo ajudam no funcionamento regular do intestino e com isso evitam a prisão de ventre.

Ajuda a combater a asma

Isso é possível porque o condimento oferece efeitos broncodilatadores, o que diminui a resistência das vias respiratórias e aumenta a passagem de ar para os pulmões. 

Previne o mau hálito e a formação de cáries

O hábito de algumas culturas é comer um cardamomo inteiro após uma refeição. Isso é feito porque ele contém substâncias que ajudam a matar as bactérias que causam mau hálito e cáries, além de deixar um sabor refrescante na boca.

Outros benefícios do cardamomo

  • Estimula o apetite: pois aumenta a atividade de algumas enzimas do corpo e pode ser utilizado por pessoas que precisam ganhar peso;
  • É afrodisíaco: porque o cardamomo contém substâncias estimulantes que podem ajudar no aumento da libido;
  • Melhora a aparência da pele, cabelo e unhas: por combater os efeitos dos radicais livres gerados pela exposição ao sol ou a poluição, além de ajudar na síntese de colágeno.

Como usar o cardamomo

O cardamomo pode ser utilizado em pó, na forma de vagens inteiras e também em cápsulas. Além de ser versátil, ele é amplamente disponível, pois geralmente não é difícil encontrar.

O cardamomo em pó e encontrado em mercearias, mas se você puder escolher, compre as vagens inteiras e faça uma moagem, misturando com outras especiarias. Entretanto as cápsulas oferecem uma vantagem: elas são mais potentes e têm um prazo de validade maior.

O cardamomo pode ser usado inteiro ou mergulhado em água quente e vários líquidos para criar chás e outras bebidas infundidas. 

As sementes podem ser cozidas e amassadas com as costas de uma faca ou moídas e misturadas a outras especiarias para ser adicionada a vários pratos. Veja como usar:

  • O cardamomo pode ser adicionado ao chá ou café. Dessa maneira essa mistura promove um aroma agradável e refrescante. Ele também pode ser inserido no café moído antes de preparar;
  • Outra forma de usar e inserir em sobremesas como pudins, bolos, sorvete, creme ou polvilhar em uma salada de frutas;
  • Sementes de cardamomo moídas podem ser usadas para sopas, patês, ensopados, purês e pratos com arroz. Além disso você também pode acrescentar o cardamomo em guisados, todos os tipos de pães, panquecas e tortas.

Propriedades nutricionais

Apenas uma colher de sopa (cerca de 5,8 g) de cardamomo moído contém aproximadamente:

ComponenteQuantidade (em 5,8 g de cardamomo)
Valor energético 18 kcal
Proteína0,62 g
Gorduras0,39 g
Carboidratos 3,97 g
Fibra alimentar1,6 g
Colesterol0 g
Cálcio22 mg
Ferro0,81 mg
Magnésio13 mg
Fósforo10 mg
Potássio65 mg
Sódio1 mg
Zinco0,43 mg
Vitamina C, ácido ascórbico total1,2 mg
Tiamina0,011 mg
Riboflavina0,011 mg
Niacina0,064 mg
Vitamina B60,013 mg
Fonte: Dpto de Informática em Saúde – Escola Paulista de Medicina UNIFESP

Receitas

Para aproveitar os benefícios do cardamomo, confira duas receitas simples e fáceis que levam a especiaria no preparo.

1. Chá de cardamomo temperado

Ingredientes:

  • 01 colher de chá de gengibre moído;
  • ½ colher de chá de cardamomo moído;
  • ½ colher de chá de pimenta preta;
  • 01 pau de canela;
  • 2 ½ xícaras de água;
  • 02 saquinhos de chá preto;
  • 2 ½ xícaras de leite desnatado;
  • 02 colheres de sopa de mel;
  • 02 colheres de sopa de casca de laranja ralada.

Modo de Preparo:

  1. Em um recipiente misture o gengibre, cardamomo, cravo e pimenta preta. Reserve.
  2. Em seguida, coloque a água em uma panela e deixe ferver. Depois acrescente o chá preto e a canela. Então junte a mistura de especiarias e abaixe o fogo.
  3. Após 5 minutos retire os sacos de chá preto e o pau de canela, adicione o leite e mel. Deixe no fogo até que levante fervura novamente, mexendo delicadamente para evitar a formação de espuma.
  4. Por fim, despeje o chá em canecas e polvilhe com casca de laranja.

2. Frango com mel e cardamomo

Ingredientes:

Marinada:

  • 04 colheres de sopa de mel;
  • 02 colheres de sopa de vinho branco;
  • 01 colher de chá de sementes de cardamomo moídas;
  • ½ colher de chá de pimenta moída (à gosto).

Para o frango

  • 01 frango inteiro cortado em partes;
  • 02 colheres de sopa de azeite;
  • 01 limão, cortado em fatias finas;
  • Sal e pimenta.

Modo de Preparo:

  1. Para marinar o frango, aqueça o mel e misture o vinho branco, o cardamomo e a pimenta. Coloque o frango em uma tigela grande e misture com a marinada. Cubra o recipiente com um filme plástico e deixe descansar por cerca de 30 minutos à temperatura ambiente;
  2. Em seguida pré-aqueça o forno a 200º;
  3. Depois, em uma panela grande, aqueça o azeite em fogo médio e frite o frango por cerca de 30 segundos até que fique dourado;
  4. Então em uma assadeira acrescente as fatias de limão e coloque os pedaços de frango em cima. Cubra com a marinada e acrescente o sal e a pimenta. Embrulhe com papel alumínio e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos. Retire o papel alumínio e asse por mais 15 minutos;
  5. Por fim, sirva com purê de batatas ou arroz.

Contraindicações

Algumas precauções e cuidados são necessários, por exemplo, durante a gestação e amamentação, ingerir cardamomo em quantidades normais é muito seguro, mas tomar o condimento em cápsulas pode ter alguns efeitos indesejáveis.

Outra observação importante é que se você tem cálculo biliar deve evitar a ingestão, pois a semente de cardamomo é conhecida por desencadear cólicas de pedras na vesícula.

Quer saber mais sobre os benefícios do cardamomo? Assista ao vídeo da nossa nutricionista e descubra como ele pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem-estar.

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais

Você já conhecia estes benefícios do cardamomo para a saúde? Costuma de utilizar esta especiaria em sua cozinha? Se não, ficou com vontade? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 3,88 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário