14 Benefícios do Jenipapo – Para Que Serve e Propriedades

Os benefícios do jenipapo ainda são pouco conhecidos pela maioria das pessoas. Fruto de uma árvore chamada jenipapeiro, o jenipapo pode ser encontrado na América do Sul e na América Central. Ele é consumido em sua forma natural, porém, também é utilizado para produzir licores, xaropes, compotas, doces, suco e vinho. No Brasil é possível encontrar o fruto do Norte ao Sudeste do país.

Composto por nutrientes como ferro, cálcio, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina C, fibras, proteínas e fósforo e com 113 calorias a cada porção de 100 g, é de se esperar que o alimento traga vantagens à saúde do organismo humano.

Propriedades Nutricionais do Jenipapo

  • Porção: 100g
  • Energia: 113 calorias
  • Carboidratos: 25,7 g
  • Fibras: 9,4 g
  • Proteínas: 5,2 g
  • Gorduras: 0,3 g

O fruto possui propriedades tônicas, laxantes e digestivas. Vamos conhecer alguns dos benefícios do jenipapo? Confira na lista a seguir:

14 benefícios do jenipapo – Para que serve e propriedades

Veremos a seguir de que forma a coalhada pode contribuir com sua saúde e bem estar.

1 – Combate à anemia

Por ser fonte de ferro, o jenipapo – são 3,6 mg encontrados em uma porção de 100 g do fruto -, o jenipapo pode ser considerado um aliado no combate à anemia. Seja tanto para prevenir a doença ou como auxílio ao tratamento (que deve ser feito com acompanhamento médico), podemos dizer que o jenipapo pode auxiliar.

Em casos de anemia, recomenda-se tomar o suco de jenipapo, que pode ser adoçado com melado de cana, várias vezes ao dia.

2 – Estimula o apetite

Enquanto algumas pessoas sofrem para perder os quilinhos em excesso, outras têm dificuldade para engordar e possuem um peso abaixo do ideal. Isso pode acontecer em decorrência de um baixo apetite.

Sabendo que não comer a quantidade suficiente de alimentos saudáveis pode prejudicar o envio dos nutrientes que são necessários para o bom funcionamento do corpo, é importante tratar o problema.

E um dos benefícios do jenipapo é justamente neste sentido: ele oferece um estímulo ao apetite.

Isso pode ser útil ainda para as pessoas que precisam seguir uma dieta hipercalórica, acompanhada de treinamentos físicos de musculação, com o objetivo de atingir o crescimento muscular, mas, que não conseguem comer tudo o que o programa alimentar prevê.

3 – Controle das plaquetas do sangue

O suco feito à base do jenipapo é considerado eficiente no auxílio ao controle das plaquetas do sangue e pode ser recomendado para pacientes que passam por tratamento de quimioterapia. Para essas pessoas, a orientação é tomar dois copos de suco de jenipapo por dia. Ele deve ser batido no liquidificador e, então, coado antes de ser consumido.

De acordo com o Hospital do Câncer de Barretos, esse tratamento pode comprometer a capacidade da medula óssea de produzir plaquetas ou abaixar o número dessas células sanguíneas. Também chamadas de trombócitos, elas são responsáveis pela coagulação do sangue quando ocorre um sangramento.

A diminuição das plaquetas pode trazer problemas como feridas, coceiras, vermelhidão ou fazer o nariz ou a boca sangras.

O suco de jenipapo também pode ser utilizado para combater problemas de estômago.

4 – Afrodisíaco

O casal que precisa estimular ou apimentar a vida sexual pode se beneficiar com alimentos e bebidas afrodisíacos, ou seja, que impulsionam a libido e abrem o apetite sexual. E o jenipapo entra justamente nesta lista. Na parte das receitas com jenipapo deste artigo, você poderá conferir uma receita de suco afrodisíaco do fruto.

É claro que se o problema for grave, recomenda-se buscar acompanhamento e ajuda médica.

5 – Efeitos da gravidez

O fruto originado nas Américas ainda pode ser benéfico para as futuras mamães. É que ele pode auxiliar em relação aos vômitos com os quais algumas gestantes sofrem. Para casos como esse, a indicação é preparar o suco do fruto (cuja receita você poderá conferir abaixo, na parte das receitas com jenipapo), cozinhá-lo até que fique reduzido à metade.

Então, é preciso esperar um pouco e tomá-lo morno. A recomendação é ingerir uma colher de sopa a cada intervalo de duas horas.

6 – Bronquite

O jenipapo ainda pode ser benéfico contra a bronquite, tanto que dá origem a um xarope natural que ajuda no tratamento do problema. Veja como fazer o remédio:

Ingredientes:

  • Três jenipapos cortados em pedaços;
  • 1 limão-galego com casca em pedaços;
  • 2 l de água;
  • Mel.

Modo de preparo:

1 – Colocar a água, os jenipapos em pedaços e o limão-galego em uma panela e deixar cozinhar durante 40 minutos;

2 – Esperar esfriar e adicionar o mel. Guardar em um vidro.

A recomendação é que adultos tomem uma colher de sopa do xarope de duas a três vezes ao dia. Já as crianças devem ingerir uma colher de chá do remédio natural de uma a três vezes ao dia.

Observação: é fundamental que o tratamento contra a bronquite seja acompanhado por um médico. Portanto, ao ser diagnosticado com a doença, consulte-se com um, siga o que ele recomendar e converse com o profissional a respeito do uso do xarope de jenipapo.

Tratamento de outras condições de saúde

O jenipapo ainda é apontado como vantajoso para o tratamento de problemas de saúde como:

7 – Inflamações do sistema respiratório

8 – Asma

9 – Reumatismo

10 – Problemas nos rins, nos fígados e no baço

11 – Diarreia

12 – Úlcera

13 – Faringite

14 – Melhoria da circulação sanguínea

Receitas com jenipapo

Receita de suco de jenipapo

Ingredientes:

  • 1 unidade de jenipapo;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo:

1 – Cortar o jenipapo em pedaços;

2 – Levar os pedaços do fruto ao liquidificador juntamente com o copo de água e bater;

3 – Coar antes de servir.

O suco de jenipapo ainda pode beneficiar quem sofre com enterite crônica, que trata-se de uma inflamação que acontece na mucosa do intestino delgado. Para os diagnosticados com a condição, a orientação é consumir um copo do suco adoçado com mel diversas vezes ao dia.

Quem sofre com elefantíase, chamada ainda de filariose, uma doença parasitária que traz consigo uma reação inflamatória nos vasos linfáticos e deixa a perna afetada muito dilatada como a pata de um elefante, também pode se beneficiar com o suco do fruto. Para essas pessoas, a indicação é ingerir um copo de 200 ml da bebida quatro vezes ao dia.

Receita de suco afrodisíaco de jenipapo

– Ingredientes:

  • Jenipapos;
  • 1 colher de chá de tribulus terrestris*;
  • 1 colher de chá de mel;
  • Água.

– Modo de preparo:

1 – Cortar o jenipapo em pedaços;

2 – Levar ao liquidificador junto com os outros ingredientes e bater. A indicação para quem deseja obter os benefícios afrodisíacos da bebida é consumi-la uma vez a cada dia.

*Quanto ao tribulus terrestris é importante saber que as mulheres devem ingeri-lo cinco dias antes da menstruação e retomar o consumo somente após o término do ciclo. Além disso, ele é contraindicado para pessoas diagnosticadas com qualquer tipo de câncer, crianças, gestantes, e mulheres que estejam amamentando. As mulheres que sofrem com hipertrofia do clitóris, alterações na glândula suprarrenal, síndromes de androginia, quedas de cabelo e pele oleosa também não devem fazer uso do produto.

Quais dos benefícios do jenipapo você tem mais interesse? Agora que sabe para que serve e conhece melhor suas propriedades, pretende inclui-lo na sua alimentação? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (122 votos, média: 4,03 de 5)
Loading...

78 comentários em “14 Benefícios do Jenipapo – Para Que Serve e Propriedades”

  1. Desde criança gosto muito de jenipapo.
    Sempre o comi inatura puro ou com leite.
    Nesse exato momento estou com uma tigelinha de jenipapo com leite na minha frente.
    Como com semente e tudo.
    Não sabia das propriedades medicinais.
    Comia apenas pelo sabor.

  2. Varias vezes ao día, com doce de cana, e vai ficar com diabetes.

    Anemia melhor tratar com saladas de folhas verdes cruas e suco de limão, para absorver o ferro.
    Lentilhas, é também uma boa fonte de ferro.

    Se pegó fibromialgia, não beba mais, hehe

  3. Como. Mencionei tomo suco de genipapo e estou levando outra vida.Minha saúde é outra ossos, estomago, figado prisão de ventre, fibromialgia, circulação, estou com disposição excelente, deixei de tomar remédio para dormir, remédio da depressão estou outra pessoa com os meus 60 anos.Graças ao genipapo.

  4. Da uma ótima garrafada batido com cravo canela gengibre vinho moscatel ou guaraná refrigerante. Bater sem casca e semente é cercar na geladeira só tomar 3 dias depois um cálice de manhã. Com vinho fica uma delícia! Bom p anemia cansaço frigidez e falaria de tesão.

    • Vim aqui ler esse artigo, pois meu primo baixou muito o colesterol dele tomando o chá da folha do jenipapo em uma semana, ele fez o chá com 1 litro de água e 2 folhas. Eu comecei a tomar essa semana e vou fazer o p exame depois p ver se o meu vai baixar tbm.🍃🍃

  5. É verdade que o jenipapo cura pterigio? Extraindo o sumo e pingando no local? Se alguém foi curado me diga, pf.

  6. O JENIPAPO ASSIM COMO O DURIÃO TEM CHEIRO MEIO REPUGNANTE PRA MTAS PESSOAS – EU MESMO JÁ DEVO TER MANDADO UM ÔNIBUS DE VIAGEM P A GARAGEM POR CAUSA D UNS SUMOS D JENIPAPO Q DERRAMOU NO ASSOALHO…RSRS…Mas, faço uso e aprecio mto em todas suas formas….Deveria ser mto mais divulgado o uso do jenipapo…Aliás, estão meio sumidos no interior. Nos fundos do quintal estamos cultivando dois pés……..
    Abçsss a todos q curtem as boas coisas da vida q Deus nos deu.

  7. Eu adoro jinipapo mas já que ele é muinto colorido vou ter que parar de consumir pois faço dieta por está acima do peso

  8. Em minha infância morei na fazenda ao lado de nossa sede havia um mangueiro de criar porcos, dentro dele havia uma infinidade de pés de jenipapo na época da produção os primeiros que caiam os porcos brigavam para comer os jenipapo de que caiam, ao passar do tempo eram tantos que os porcos nem importavam mais, apoderciam no chão. Por não saber do benefícios que o certo oferece meus pais na época proibia agente de comer o fruto porque naquele tempo, comer jenipapo e tomar leite em seguida era veneno. Hoje sou um amante do suco e seus derivados, mesmo não sendo portador de nenhuma patologia que o jenipapo ajude a melhorar.

  9. Não consigo tomar o suco só do jenipapo .gosto e mistura com outras frutas .acerola .laranja.maracujá.fica uma delicia

  10. fiz um histerequetonia total a 3 meses,o meu médico mandou tomar combirom fólico, por causa da anemia só q entrei na menopausa, tenho insônia e tomo remédio pra dormir, quero parar de tomar será q o genipapo vai me ajudar já tenho 51 anos ele vai me ajudar a manter o equilíbrio, porque estou passando por um processo de mudança no meu corpo por conta da cirurgia.

  11. Eu nunca fui muito chegada ao jenipapo não , mais devido a alguns problemas como anemia e bronquite passei a consumir realmente é uma fruta muito rica em fibras e vitaminas tem me ajudado muito .. eu super recomendo

  12. Vi um vídeo que diz que pegando o jenipapo verde, espremê-lo e pondo o seu suco em um conta-gotas é bom para CURAR PTERÍGIO usando 3 gotas durante ao dia durante 2 meses. Sabem me dizer se isso precede? Vcs já ouviram algo assim?

  13. Isso também eu queria saber….pois sou diabética e estou sempre tomando o vinho de jenipapo. Tomo puro sem mel e sem adoçante. Realmente essa resposta me interessa muito.

  14. Amo jenipapo, lembro que comia ele puro de baixo da propria árvore; coisa de menina. Consumo tudo dele: suco, doce, licor. E maravilhoso. Pena que minha filha não gosta.?

  15. Olá meu cabelo ficou um longo tempo sem crescimento, aí meu marido foi trabalhar perto de um terreno que tinha o pé de genipapeiro, todos os dias ele trazia, fazia suco todos os dias e tomava, meu cabelo desenvolveu,o meu exame de hemograma completo regularizou.amei

  16. Quero saber se o caroço se come ou so a polpa da fruta.
    no caso em fazer o suco bate tudo junto ou retira os caroço,tem alquem que possa me dar essa informação.

  17. Gostei muito de saber das propriedade do genipapo faço uso do suco pois é muito gostoso ,não sabia que usar no período da era prejudicial. Obrigada pela informação.

    • Querida não é o jenipapo proibido no período menstrual. A observação no texto se refere ao teibulus terrestris. Leia novamente, com atenção!

    • e verdade que se gotejar o sumo do jenipapo na vista ele trata quem tem pterigio, carne na vista, por favor responda meu email

    • Desde criança gosto muito e jenipapo.
      Sempre o como inatura puro ou com leite.
      Nesse exato momento estou com uma tigelinha de jenipapo com leite m minha frente.
      Como com semente e tudo.
      Não sabia das propriedades medicinais.
      Comia apenas plo sabor.

  18. vou começar imunoterapia e minhas plaquetas sao baixa gostaria de saber como devo tomar jenipapo para aumemnta-la desde já obrigada

    • Você bate 1 Jenipapo com 200 ml de água ou leite…
      Coa e pode adoçar com mel…
      Eu faço para meu painho, ele está fazendo Quimioterapia e as plaquetas nunca baixaram… E como ele tem diabetes, ele não pode tomar com doce.

  19. Eu nunca havia usado e a primeira vez que tomo o suco do jenipapo agora conhecendo suas propriedades passaraa faser parte da minha rotina de alimentos

  20. Eu estava com anemia muito alta o médico me disse pra fazer um tratamento por 60 dias e voltar la, eu não fiz o tratamento que ele indicou, mas me recorri ao genipapo, tomei o suco por 30 dias e voltei la, ele disse que eu estava ótima.

  21. Bom dia. Não ficou claro pra mim, acerca dá parte sanguínea. Tive trombose venosa profunda na panturrilha direita, e queria saber se o suco é bom ou não.

  22. Meu nome é José maria Barbosa, e lendo esta matéria sobre o fruto Jenipapo ficou curioso e gostaria de saber se o fruto ou suco desse delicioso fruto pode melhorar a reduzir o aumento da minha próstata, pois eu não não urino muito, a bexiga não esvazia e durante a noite eu vou ao banheiro 3 a 4 vezes, e isso me deixa ansioso e preocupado, já falei com o meu Urologista para fazer uma raspagem e ele disse que eu podia marcar uma consulta e fazer exames para marcar a cirurgia, pois a minha próstata está crescida em torno de 8,7 ng… e é benigna, mas eu gostari de perguntar se eu passar a comer o fruto natural ou o suco coado do jenipapo eu melhoraria e evitaria de fazer esta cirurgia que ainda não me apresentei ao médico para realizar os exames de praxe?

  23. Amo jenipapo, meu esposo tomou suco de jenipapo para aumentar as plaquetas quando teve dengue no ano passado e em 2 dias as plaquetas deles de 100 subiu para 250 plaquetas, o jenipapo também é calmante.

  24. eu uso o jenipapo e estou mim sentido muito bem
    E poiso eu recomendo a todos que precisa cuida da saúde

      • Boa tarde Tô com leucemia e acabei de ler essa matéria ,moro no Rio de Janeiro atualmente e minha mãe mandou jenipapo da Bahia pra mim

    • Eu. Estou tomando todp dia apos o almoço dois copos estou mais disposto muito bom mesmo e aqui no ceara ta fazendo lama em Fortaleza ok

        • Esprome para tirar a calda pode ser em uma prensa ou pano de prato
          Depois põe pra ferver com açúcar espere esfriar e coloque o álcool da sua preferepreferência

      • Tomo 2 copos no café da manhã tenho artrose e fibromialgia faz um mês que não sinto dores, estou muito disposta larguei os remédios estou muito bem.Graças ao genipapo. Tenho 59 anos estou muito feliz faço ele com suco de frutas. Tinha esteaotese grau 1 fiz exame e foi embora.

Deixe um comentário