Jenipapo – Benefícios, para que serve e receitas!

Especialista:
atualizado em 01/10/2020

A maioria das pessoas ainda não conhecem os benefícios do jenipapo. Fruto de uma árvore chamada jenipapeiro, o jenipapo pode ser encontrado do Norte ao Sudeste do Brasil.

O fruto é composto por nutrientes como ferro, cálcio, vitamina B2, vitamina B3, vitamina C, fibras, proteínas e fósforo, por isso é de se esperar que esse alimento traga vantagens à saúde do organismo humano. Conheça a seguir.

Benefícios do Jenipapo
Jenipapo

Tabela Nutricional do Jenipapo

Conheça a tabela nutricional do jenipapo e saiba quantos e quais são os nutrientes responsáveis por oferecer vários benefícios para a saúde e boa forma.

ComponentesQuantidade (em 100 g de jenipapo)
Calorias113 kcal
Carboidratos 25,7 g
Fibras 9,4 g
Proteínas5,2 g
Gorduras 0,3 g
Fósforo58 mg
Calcio40 mg
Ferro 3,6 mg
Vitamina B2 0,04 mg
Vitamina C 33,0 mg
Vitamina B30,5 mg
Fonte: INCT – Frutos Tropicais

6 Benefícios do Jenipapo

O fruto possui propriedades tônicas, laxantes e digestivas. Vamos conhecer, em detalhes, 6 benefícios do jenipapo. Confira a lista a seguir:

1. Combate à anemia

O jenipapo pode ser considerado um aliado no combate à anemia, pois contém alto teor de ferro em sua composição. Servindo tanto para prevenir a doença, como para auxíliar o tratamento (que deve ser feito com acompanhamento médico).

Em casos de anemia, recomenda-se tomar o suco de jenipapo, que pode ser adoçado com melaço de cana. Confira a receita mais a frente.

2. Estimula o apetite

Enquanto algumas pessoas sofrem para perder os quilinhos em excesso, outras têm dificuldade para engordar e tem um peso abaixo do ideal. A causa disso pode ser a falta de apetite que pode até mesmo levar à desnutrição.

Um dos benefícios do jenipapo é justamente neste sentido: ele ajuda a aumentar o apetite.

Além disso, ele também pode ser útil para as pessoas que precisam seguir uma dieta hipercalórica, seja para engordar ou ganhar massa muscular, mas não conseguem comer tudo o que o programa alimentar prevê.

Veja também: 12 dicas de como aumentar o apetite naturalmente

3. Ajuda a aumentar o número de plaquetas do sangue

Pacientes de quimioterapia podem aproveitar os benefícios do jenipapo, pois seu suco é considerado eficiente no controle das plaquetas do sangue, que são responsáveis pela sua coagulação quando há algum sangramento.

Para essas pessoas, a orientação é tomar dois copos de suco de jenipapo por dia. Ele deve ser batido no liquidificador e, então, coado antes de ser consumido.

4. Tem propriedades afrodisíacas

O jenipapo é considerado uma fruta com propriedades afrodisíacas, ou seja, que impulsionam a libido. Na parte das receitas com jenipapo deste artigo, você poderá conferir uma receita de suco afrodisíaco do fruto.

5. Alivia os enjoos da gravidez

Além dos benefícios do jenipapo para a vida sexual, o fruto originado nas Américas ainda pode ser benéfico para as futuras mamães, pois ele pode auxiliar em relação aos enjoos e vômitos que algumas gestantes sofrem.

Nos casos como esse, a indicação é preparar o extrato concentrado do fruto. Para isso, faça o suco normalmente, mas em seguida leve ao fogo até que o líquido fique reduzido à metade.

Então, é preciso esperar um pouco e tomá-lo morno. A recomendação é ingerir uma colher de sopa a cada intervalo de duas horas.

6. Benefícios do jenipapo no alívio da bronquite

O jenipapo ainda pode ser benéfico contra a bronquite, tanto que dá origem a um xarope natural que ajuda no tratamento do problema. Veja na parte das receitas como fazer o remédio caseiro.

Tratamento de outras condições de saúde

O jenipapo ainda é apontado como vantajoso para o tratamento de problemas de saúde como:

  • Reumatismo;
  • Problemas nos rins, nos fígados e no baço;
  • Diarreia;
  • Úlcera;
  • Faringite;
  • Problemas na circulação sanguínea;
  • Problemas respiratórios.

Receitas para aproveitar os benefícios do jenipapo

Conforme citamos no começo deste artigo, confira algumas receitas para desfrutar de todos os benefícios do jenipapo.

1. Receita de xarope de jenipapo

Ingredientes:

  • Três jenipapos cortados em pedaços;
  • 1 limão-galego com casca em pedaços;
  • 2 litros de água;
  • Mel.

Modo de preparo:

  1. Colocar a água, os jenipapos em pedaços e o limão-galego em uma panela e deixar cozinhar durante 40 minutos;
  2. Esperar esfriar, em seguida adicionar o mel ou melaço de cana e guardar em um vidro.

A recomendação é que adultos tomem uma colher de sopa do xarope de duas a três vezes ao dia. Enquanto as crianças devem ingerir uma colher de chá do remédio natural de uma a três vezes ao dia.

Observação: apesar do tratamente caseiro, é fundamental que o tratamento contra a bronquite seja acompanhado por um médico.

2. Receita de suco de jenipapo

Ingredientes:

  • 1 unidade de jenipapo;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo:

  1. Cortar o jenipapo em pedaços;
  2. Levar os pedaços do fruto ao liquidificador juntamente com o copo de água e bater;
  3. Coar antes de servir.

3. Receita de suco afrodisíaco de jenipapo

Ingredientes:

  • Jenipapo;
  • 1 colher de chá de tribulus terrestris*;
  • 1 colher de chá de mel;
  • Água.

Modo de preparo:

  1. Cortar o jenipapo em pedaços;
  2. Levar ao liquidificador junto com os outros ingredientes e bater. A indicação para quem deseja obter os benefícios afrodisíacos da bebida é consumi-la uma vez a cada dia.

Quais dos benefícios do jenipapo você tem mais interesse? Agora que sabe para que serve e conhece melhor suas propriedades, pretende inclui-lo na sua alimentação? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (140 votos, média: 4,05 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

88 comentários em “Jenipapo – Benefícios, para que serve e receitas!”

  1. Aqui em casa temos um jenipapeiro,consumimos o fruta o ano todo. É delicioso, faço suco,balinhas,tirinhas😋😋😋

  2. Olá boa noite
    Eu já ouvi falar que o JENIPAPO acaba com o DIABETES.
    É que um dia desses uma senhora me falou que a sobrinha dela comia JENIPAPO quase todos os dias e ela tinha diabetes e fazia tratamento com endoclinologista e todas as vezes que ela ia ao consultoria a raxa do diabetes só reduzindo e o médico sem saber começou a envestigar a paciente.
    Foi quando ela relatou que consumia JENIPAPO quase todos os dias.

    Alguém sabe me dizer algo sobre isso?

  3. Desde criança gosto muito de jenipapo.
    Sempre o comi inatura puro ou com leite.
    Nesse exato momento estou com uma tigelinha de jenipapo com leite na minha frente.
    Como com semente e tudo.
    Não sabia das propriedades medicinais.
    Comia apenas pelo sabor.

    • Nunca comi o fruto nem o suco,acho o cheiro muito apurado,mas como ganhei,vou experimentar. Seus beneficio são bem interessante.

  4. Varias vezes ao día, com doce de cana, e vai ficar com diabetes.

    Anemia melhor tratar com saladas de folhas verdes cruas e suco de limão, para absorver o ferro.
    Lentilhas, é também uma boa fonte de ferro.

    Se pegó fibromialgia, não beba mais, hehe

    • Tenho cirrose hepatica e estou na fila de transplante. Jenipapo seria interessante no meu caso?

      • Com certeza, para o seu fígado, o jenipapo não é bom, devido à taxa de frutose, a qual é metabolizada diretamente pelo fígado. Como o colega falou aí, jenipapo já é cheio de açúcar e ainda mais com mel aí acaba de ferrar o camarada. A diabetes vai lá pra cima. E quem não tem se consumir demais já sabe.

  5. Como. Mencionei tomo suco de genipapo e estou levando outra vida.Minha saúde é outra ossos, estomago, figado prisão de ventre, fibromialgia, circulação, estou com disposição excelente, deixei de tomar remédio para dormir, remédio da depressão estou outra pessoa com os meus 60 anos.Graças ao genipapo.