14 Benefícios do Kiwi – Para Que Serve e Propriedades

Apesar de ser considerado um simbolo de fruta tropical, o Kiwi é originalmente do norte da China. Essa fruta exótica de sabor doce e único é um verdadeiro tesouro para a saúde: tem pouquíssimas calorias e muitos nutrientes. Ela é a mais nutritiva das 26 frutas mais consumidas no mundo. Por exemplo, ela possui mais vitamina C e magnésio por grama do que qualquer outra fruta, além de ter mais potássio do que a famosa banana. Entre os benefícios do Kiwi estão uma pele saudável e bonita, pressão sob controle e um coração saudável.

Propriedades Nutricionais do Kiwi

Confira os valores nutricionais em 100g da fruta (1 unidade média):

  • Valor energético 51 calorias
  • Carboidratos 11,5g
  • Proteínas 1,3g
  • Gorduras saturadas 0,1g
  • Fibra alimentar 2,7g
  • Vitamina C 70,8mg
  • Potássio 268,9 mg

São bastantes nutrientes para uma fruta tão gostosa e refrescantes.

14 Maiores benefícios do Kiwi

Entenda para que serve o Kiwi e quais as suas principais propriedades para saúde e boa forma:

1- Pele jovem e bonita

O kiwi está lotado de antioxidantes, entre eles a vitamina C que é o principal antioxidante solúvel em água. Esses antioxidantes neutralizam os radicais livres que causam danos para as células causando envelhecimento precoce. Para completar, o colágeno, tão essencial para a juventude da pele, precisa de vitamina C para manter a pele saudável.

2- Músculos e ossos fortes

Estudos mostram que dois Kiwis provem 30mg de magnésio – fundamental para o funcionamento dos músculos e ainda aumenta a energia do corpo. Já o potássio, também encontrado em abundância na fruta, protege contra a perda muscular e a preservação da densidade mineral óssea.

O kiwi ainda está lotado de electrólitos essências para repor os minerais perdidos em atividade física intensa.

3- Fibras contra obesidade, câncer e colesterol

O Kiwi é rico em fibras, uma xícara de kiwi cortado fornece 5g de fibra. Essas fibras são importantes para uma série de coisas como aumentar a sensação de saciedade, auxiliando na perda de peso, remover toxinas do cólon, ajudando a prevenir esse tipo e câncer e ainda ajuda a diminuir o nível de colesterol.

4- Auxilia no emagrecimento

Esse alto teor de fibras, somado ao baixíssimo índice glicêmico faz com que o kiwi seja uma das poucas frutas que não enche o seu corpo de açúcar que irá ser transformado em gordura. Para completar, por ter baixo índice glicêmico, é ideal para quem sofre com diabetes.

5- Ajuda na prevenção do câncer

Antioxidantes fazem muito mais do que deixar a pele jovem: eles evitam o câncer. O que acontece é que eles evitam que os radicais livres danifiquem células e que as células cancerígenas cresçam.

6- Ajuda a evitar a osteoartrose e artrite reumatoide.

Estudos apontam que a vitamina C também previne e ajuda a tratar a osteoartrose e artrite reumatoide. No caso da osteoartrose, uma alimentação rica em vitamina C ou D diminui em três vezes o surgimento e a piora da osteoartrose.

7- Saúde de ferro

É de conhecimento geral que a vitamina C é essencial para o funcionamento adequado do nossos sistema imunológico. Um sistema imunológico forte quer dizer uma vida com menos doenças.

8- Bom humor e cabeça rápida

A fruta é rica em serotonina que tem propriedade de melhorar o humor, trazer sensação de prazer, aumentar a aprendizagem, a memória, e ainda ajuda a regular o apetite. Além disso, ela ajuda as pessoas a ficarem alerta na parte da manhã. Esse é um dos benefícios do kiwi pouco conhecido mas muito interessante.

9- Ameniza a asma e melhora a respiração

Entre os benefícios do kiwi está uma respiração mais saudável. Vitamina C é fundamental para quem sofre com asma. Ela protege contra problemas respiratórios em geral, muito associados a asma. Um estudo que observou 18 mil crianças descobriu que aquelas que comiam mais frutas cítricas e Kiwi (entre 5 e 7 porções por semana) tinham 44% menos incidência de respiração asmática comparando com crianças que comiam esses alimentos menos de uma vez por semana.

Falta de ar foi reduzida em 32%, respiração asmática em 41%, tosse noturna em 27%, tosse crônica em 25% e coriza nasal em 28% ao consumir mais dessas frutas.

10- Bom para visão

Estudos apontam que comer pelo menos três porções de frutas com vitamina C por dia diminui o risco de problemas oculares causados pela idade, como perda de visão, em 36% comparando com pessoas que consomem menos de 1,5 porções dessas frutas diariamente.

Uma pesquisa, envolvendo 110 mil pessoas, estudos a relação de consumo de frutas, vegetais, vitamina A, C e E com a saúde ocular. Acontece que as frutas são o alimento que mais tem efeito em prevenir doenças oculares causadas pela idade, enquanto vegetais e vitaminas não tiveram grande efeito. Kiwi funciona em particular por ser tão rico em vitamina C.

11- Balanço ácido/alcalino

Kiwi é uma das frutas mais alcalinas que existe, o que quer dizer que está cheio de minerais para substituir o excesso de alimentos ácidos que a maioria das pessoas consomem. E para que serve um balanço entre ácido e alcalino? O equilívrio traz uma pele jovem, sono profundo, energia física, menos resfriados e evita artrite e osteoporose.

12- Coração saudável

A vitamina C, somada aos polifenóis e o potássio presentes no Kiwi, é um verdadeiro coquetel para o coração. Ela previne a formação de coágulos sanguíneos e diminui a quantidade de triglicerídios no sangue. Uma pesquisa mostrou que quem come entre 2 e 3 Kiwis por dia por 28 dias diminui a agregação de plaquetas (potencial de formação de coágulos sanguíneos) em 18% comparada a quem não comeu Kiwi. Quem comeu Kiwi ainda teve os níveis de triglicerídios reduzidos em 15%.

Estudos apontam que a melhor dieta para o coração é aumentar o consumo de potássio e diminuir o de sódio (o Kiwi tem alto nível de potássio e baixo de sódio). Um estudo descobriu que aqueles que consomem 4069mg de potássio por dia tem 49% menos chance de morrer por doença isquêmica do coração do que aqueles que consomem menos de 1000mg.

Alto nível de potássio também é relacionado com menor risco de ataque cardíaco.

13- Maior qualidade do sono

De acordo com um estudo, maior qualidade de sono de adultos com problemas de insônia está entre os benefícios do kiwi. Consumir a fruta regularmente ajuda a duração e a profundidade do sono.

14- Livre da constipação

Vários estudos defendem que o Kiwi possui substâncias laxativas que pode ser usado na dieta por pessoas que sofrem de constipação.

“Poréns”

Kiwis tem altíssimos níveis de oxalatos. Quando há acúmulo desta substância no corpo, eles podem cristalizar e causar problemas. Por isso, quem sofre com pedras na vesícula biliar ou rins deve evitar consumir muito Kiwi. A fruta também pode causar problemas para quem sofre com síndrome látex-fruta.

Outras referências 

  1. Cho, Eunyoung, et al. “Prospective study of intake of fruits, vegetables, vitamins, and carotenoidsand risk of age-related maculopathy.” Archives of Ophthalmology 122.6 (2004): 883-892.
  2. Collins, Ben H., et al. “Kiwifruit protects against oxidative DNA damage in human cells and in vitro.” Nutrition and cancer 39.1 (2001): 148-153.
  3. Duttaroy, Asim K., and Aud Jørgensen. “Effects of kiwi fruit consumption on platelet aggregation and plasma lipids in healthy human volunteers.” Platelets 15.5 (2004): 287-292.
  4. Forastiere, Francesco, et al. “Consumption of fresh fruit rich in vitamin C and wheezing symptoms in children.” Thorax 55.4 (2000): 283-288.
  5. Kurl, S., et al. “Plasma vitamin C modifies the association between hypertension and risk of stroke.” Stroke 33.6 (2002): 1568-1573.
  6. The World’s Healthiest Foods.

Você já sabia de todos esses benefícios do kiwi para a saúde? Com que frequência você consome esta fruta? Vai aumentar agora que sabe para que serve? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (27 votos, média: 4,30 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

6 comentários

  1. Sem sombra de dúvidas, o pouco que conhecia sobre essa fruta eu, achava que era o bastante para falar das suas propriedades, mas depois dessas informações…estou convencido do seu valor !!!!

  2. Adoro Kiwi na salada… Sozinho, na CaipiKiwi com vodka, hummmmm… Amo Kiwi, por não gostar muito de doces esta fruta me conquistou devido ao gosto exótico e singular e sabia de algumas propriedades benéficas, hoje aprendi mais um pouco… Vou continuar saboreando os Kiwis… Valeu boa forma!

  3. obrigado por essa informação amo kiwi agora gosto mais.

  4. EU não sabia das variedades e valor do KIWI, gostaria de saber se tem efeito na circulação do sangue e desobstrução das artérias.

  5. eu sou prova viva de que essa fruta e maravilhosa para saude,pois a consumo regularmente e o resultado e uma energia fora do comum.por isso recomendo com muita segurança.

  6. Já comia Kivi, agora vou aumentar por semana a comer mais quantidade. Muito bom é o Kivi dourado, mais caro, mas muito mais apaladado…..e se calhar com as mesmas propriedades.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*