Molho Shoyu Engorda?

Com um sabor intenso e bem marcante, o molho shoyu – ou molho de soja – é tradicionalmente utilizado na culinária oriental, mas acabou conquistando  os paladares e foi além,  começou a fazer parte de outros pratos, como saladas, arroz, macarrão, legumes cozidos e carnes. Hoje em dia ele está presente, inclusive, em dietas de emagrecimento. Mas será que o molho shoyu engorda? Será que a falta de calorias significa que ele é apropriado para sua dieta?

O shoyu, com seu aroma agradável e rico sabor, é um derivado de processos tradicionais de fermentação de grãos de soja, e também tem ação conservante – segundo se sabe, essa era a sua função inicial, ao ser inventado pelos chineses, cerca de 2 mil anos atrás.

Há três tipos de molho shoyu: o tradicional, o adocicado e o suave, sendo que o mais calórico deles é o tipo adocicado.

As propriedades benéficas do molho shoyu

O molho shoyu é um condimento escuro e tem um sabor inconfundível, além de ser rico em cálcio, ferro, proteínas e vitaminas B1 e B2. Há também o fato da soja e de seus derivados possuírem propriedades antioxidantes e que podem ajudar a prevenir a osteoporose, o câncer de mama e o de colo do útero.

O molho shoyu possui baixo valor calórico, por isso é bastante utilizado em dietas, para dar sabor principalmente à verduras e legumes. Mas há duas questões que deixam dúvidas sobre o molho shoyu:

  1. Ele é totalmente benéfico?
  2. Molho shoyu engorda?

Os cuidados com o consumo de molho shoyu

Devido ao seu baixo valor calórico, as pessoas costumam consumi-lo em excesso, como quando mergulham sushis e sashimis no molho – e aí há um grande problema: ele é altamente rico em sódio, um grande perigo para pessoas hipertensas, além de outras complicações.

Uma grande dúvida que se tem é se o molho shoyu engorda. Pode-se dizer que, se consumido em excesso pode fazer engordar sim, mas por conta dos alimentos aos quais o shoyu é adicionado. O que pode acontecer é a retenção de líquidos, que faz com que a pessoa inche, dando uma falsa impressão de ter engordado, além de poder causar ainda, o aumento da pressão arterial.

O molho shoyu  é também composto por glutamato monossódico, e essa substância pode agir diretamente no sistema nervoso central, causando ansiedade, e sabemos que algumas pessoas comem demais quando ansiosas, então, nesse  caso, podemos dizer que o molho shoyu engorda – ou é um agente que  promove o aumento de peso indiretamente.

Uma dica para quem utiliza o shoyu em dietas, principalmente para dar um gostinho às verduras e legumes, é diluí-lo em água, enfraquecendo-o, pois reduz a concentração de sódio, não alterando totalmente o seu gosto.

Outro grande problema, mais grave ainda, é o uso do molho shoyu em pratos que já contêm sal, o que comumente acontece na nossa cultura – e isso compromete a saúde e a dieta saudável.

E molho shoyu light, engorda?

O molho shoyu light tem o seu teor calórico e de sódio reduzido, em geral 35% menos do que os tradicionais.  Mas devemos lembrar que isso varia muito de marca para marca.  Nutricionistas aconselham que mesmo o light, seja consumido com muita moderação.

Afinal, o molho shoyu engorda ou emagrece? É mocinho ou vilão?

Todos sabemos que por mais benéfico que seja um alimento ou condimento, tudo que se consome em excesso acaba se tornando prejudicial.  Os profissionais da área de nutrição determinam que, se um adulto consumir uma colher de sopa de molho shoyu, estará consumindo a quantidade de sódio que deveria ser ingerida em uma refeição comum inteira.

Agora a pergunta: Quando consumimos comida japonesa, conseguimos ficar na colher de sopa? A grande maioria responde que não, então nesse caso, ele acaba tornando-se vilão.

Dicas de como consumir o molho shoyu sem correr o risco de ganhar peso

No decorrer do nosso artigo, a palavra de ordem foi “moderação”. É assim que se deve utilizar o molho shoyu, sem correr o risco de doenças cardiovasculares, hipertensão, retenção de líquidos e sem o perigo de engordar.

Sempre que for utilizá-lo, lembre-se das recomendações:

  • Uma colher de sopa equivale à quantidade de sódio que deve ser consumida em um almoço. Sempre que for comê-lo, coloque uma quantidade pequena no prato;
  • Ao optar pelo molho shoyu, deixe de lado o sal. Se um já é uma bomba de sódio potente, imagine os dois juntos;
  • Misture-o com água, para que fique menos concentrado;
  • Quando for molhar o sushi e afins, molhe apenas o peixe, evitando molhar o arroz, que suga o molho, aumentando assim o consumo;
  • O molho shoyu pode ser um aliado nas dietas, mas se não houver um uso restrito, ele acaba se tornando um grande vilão na dieta.

Lembre-se que engordar ou não, depende totalmente de todos os seus hábitos alimentares. Você pode até maneirar no molho shoyu, mas se comer muita comida japonesa ou qualquer outro prato onde costume usar o shoyu, vai ganhar peso e não adianta dizer que usou o molho com moderação. Como já foi dito antes, tudo depende da combinação  do que se come e não somente dos condimentos. Para ver algumas dicas sober comida japonesa veja o artigo Comida Japonesa Engorda?. Tem umas informações interessantes nele.

Você já reparou como fica inchado quando faz refeições com muito molho shoyu? Tem alguma receita com shoyu com poucas calorias e pouco sódio? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...

Deixe um comentário