17 Alimentos Que Incham a Barriga

atualizado em

Desconfortos nunca são bem vindos, principalmente quando relacionados à região abdominal. Os desconfortos abdominais sempre incomodam ou tendem a nos levar à reflexão sobre hábitos e alimentação. Muitas vezes, a barriga inchada pode dar a impressão de que a pessoa está com muita gordura na região abdominal e é algo que incomoda bastante as pessoas.

Descobrir as causas para as variações da circunferência da cintura pode não ser uma tarefa difícil, mas às vezes, é apenas consequência de uma alimentação irregular, algum alimento ingerido que não contribuiu de forma positiva com as suas medidas.

Há inúmeros fatores que podem fazer você se sentir inchado, desde retenção de líquidos, altas temperaturas, gases à má digestão, mas o mais comum é a alimentação incorreta. Por isso, desbravaremos alguns dos alimentos que incham sua barriga, assim você poderá se manter longe deles e garantir que seu abdômen fique da forma que deseja.

Bebidas alcóolicas

Bebidas alcoólicas podem contribuir para deixar a mucosa do intestino impermeável, o que pode resultar em um desequilíbrio no funcionamento da flora intestinal, causando inclusive retenção, induzindo ao volume e inchaço na região abdominal.

Laticínios

Eles podem reagir de diversas formas nos organismos, mas os produtos lácteos podem ser culpados por diversos casos de flatulência. Gases e inchaços também podem derivar de intolerância a lactose, ou incapacidade de digerir o açúcar do leite. Caso você se identifique com essa possibilidade, evite consumir leite de vaca e produtos lácteos, como queijo, molhos e até queijo.

  Continua Depois da Publicidade  

Massas

A farinha refinada utilizada no preparo de massas pode contribuir para a fermentação, o que favorece para que massas e pães sejam reconhecidos como alimentos que incham a barriga e causam gases.

Bebidas gaseificadas

Pode ser bastante óbvio, mas muitas pessoas que consomem bebidas gaseificadas não compreendem o inchaço na barriga, mas o gás contido pode contribuir significativamente para esse desconforto. Você pode substituir essas bebidas por sucos naturais e até água.

Manga

Você pode pensar que as frutas podem oferecer apenas benefícios, mas a manga contém mais frutose que glicose, assim resultando em um desequilíbrio que pode tornar ainda mais difícil que a frutose seja absorvida pelo nosso organismo. Quando isso ocorre, há maior probabilidade de haver problemas no estômago e inchaço.

Ervilhas

Elas podem ser deliciosas e oferecem sabor singular em uma receita, mas são alimentos que incham a barriga por poderem gerar desconfortos estomacais. As ervilhas contêm galacto-oligossacarídeos, que é uma cadeia de açucares que são difíceis de serem digeridos, o que acaba alimentando as bactérias contidas no intestino, assim causando o inchaço. As ervilhas também possuem frutano e são ricas em polióis, os quais são parcialmente absorvidos pelo organismo, o que resulta em problemas estomacais.

  Continua Depois da Publicidade  

Ameixas

Ameixas são embalados com polióis, muitas vezes chamados de álcoois de açúcar por causa da sua estrutura (eles se parecem tanto açúcar e álcool) e porque eles são fermentados por bactérias do intestino, o que leva a problemas de estômago, como inchaço.

Maçãs

As maçãs podem reagir de forma negativa e prejudicar aqueles que sofrem com uma má absorção de frutose, o que ocorre quando o açúcar natural não é absorvido pelo organismo. A má absorção pode resultar em inchaços, diarreia e até problemas digestivos mais graves. Embora não muito comum, isso pode acontecer em pessoas mais sensíveis, especialmente quando consumida em maior quantidade.

Alcachofra

A atenção deve ser redobrada para os vegetarianos. Você pode pensar que sua alimentação reduz a probabilidade de inchaços, mas o frutano contido na alcachofra, que é uma fibra de difícil digestão, pode causar problemas de gases e inchaços.

Amoras

Elas são ricas em antioxidantes, porém, elas contêm polióis, que é o principal componente para substituição de açúcar, o que pode reagir no organismo de forma semelhante. Os polióis, quando presentes no sistema digestivo, não são completamente absorvidos, o que exige um maior período de tempo para digestão, então resultando em flatulência excessiva e desconfortos estomacais.

Cebolinha

Os vegetais com sabores fortes como o alho poró e a cebola, são ricos em frutano, a fibra composta principalmente por moléculas de frutose. Nós possuímos dificuldade para a digestão dessas enzimas, e por isso eles também são alimentos que incham a barriga.

  Continua Depois da Publicidade  

Melancia

Ela é uma das frutas prediletas para uma dieta durante o verão. A alta temperatura pode ser melhor vivenciada se consumir alimentos refrescantes, mas o que muitas pessoas não sabem é que a melancia pode causar inchaços. Isso ocorre devido ao alto teor de frutose. Pesquisas realizadas para análise de alimentos que incham a barriga afirmaram que de três pessoas que convivem com esse desconforto, uma consome melancia periodicamente.

Alimentos salgados

Todos sabemos que o Sal é rico em Sódio, mineral que pode auxiliar no funcionamento do organismo, mas em excesso pode prejudicar. O alto consumo de Sódio pode causar inchaço e aumentar o risco de doença cardíaca. Para evitar ou reduzir o inchaço na região abdominal, evite alimentos ricos em Sódio, como processados e industrializados, sopas enlatadas, entre outros, pois são todos alimentos que incham a barriga. Busque temperar com ervas naturais.

Alimentos picantes 

Os alimentos condimentados podem estimular a liberação de ácido gástrico, o que pode causar irritação. Evite o consumo de pimenta do reino, noz-moscada, pimenta em pó, caril, cebola, mostarda, alho, cravinho, molho barbecue, molho de tomate, vinagre e rábano.

Alimentos fritos e gordurosos 

Alimentos que incham a barriga podem ser facilmente encontrados em fast food, como hambúrgueres, batatas fritas, donuts e muitos outros. Eles podem causar inchaço por exigirem que o estômago se esforce ainda mais para digeri-los de forma correta. Esse tempo de digestão extra permite que os gases se acumulem, assim causando o inchaço.

Adoçantes artificiais

Alguns adoçantes artificiais, como aspartame, sorbitol, xilitol, sacarina, matitol, maltitol e sucralose podem aumentar a probabilidade de ocorrência de inchaços. Eles são frequentemente encontrados em barras de cereais, biscoitos, doces e refrigerantes diet. Esses adoçantes podem exigir que o estômago se esforce para digeri-los, o que contribui para a fermentação de bactérias e favorecendo a produção de gases. Você pode optar por adoçantes, mas é importante que avalie as informações contidas nos rótulos, assim verá o que há em sua composição.

  Continua Depois da Publicidade  

Chicletes

Ao mascar chiclete, você pode engolir ar, o que em seguida pode ficar preso em sua barriga, fazendo pressão, gases e inchaços. Se você consome chicletes com frequência, tente reduzir o consumo.

Vídeo: Barriga inchada – O que fazer?

As dicas dos vídeos a seguir também vão ser úteis para você. Não deixe de conferir!

Vídeo: Como acabar com gases e barriga inchada

Gostou das dicas?

Você tem o costume de consumir muito alguns destes alimentos que incham a barriga? Quais deles mais te causam desconforto? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

74 comentários em “17 Alimentos Que Incham a Barriga”

  1. Sinto muito desconforto quando como feijão. Outra coisa que observei é que sempre que opto por pães ou biscoitos integral fico constipada e cheia de flatulências, até azia também. O leite me causava muito todas essas sensações,mas ao substituir pelo desnatado em pó diminuiu muito. Me disseram que poderia ser a falta de água, que ao ingerir os integrais eu tenha todos esses incômodos, mas bebo muitaaaaaa água ao longo do dia e meu peso na balança por conta do inchaço aumenta quase 3kg.

    Responder
    • Eu engordei com o leite em pó e fiquei com a barriga inchada. Não faz isso! Já deixei para trás os quilinhos a mais.

      Tente os leites vegetais; eu utilizo coco ralado com água morna no liquidificador e fica um leite muito bom, sendo
      que acrescento castanhas e amêndoas deixadas de molho (retiro a água delas e coloco filtrada).

      Feijão é maravilhoso, mas precisa ser deixado de molho um dia antes. Cozinho em panela de fundo grosso
      (a minha é Tramontina).

      Responder
  2. Não posso comer melancia tbm…já bani do meu cardápio e não me faz falta nenhuma.Cada um é cada um,e quem tem discernimento vai acrescentando ou não o q pode comer ou náo.Existem tantas variedades e coisas boas e saudáveis q podemos comer porque não eliminar algumas q não nos fazem bem?Ótimas informações para quem tem “cabeça aberta”para julgar para si o que é bom ou não.

    Responder
    • Verdade.
      Com certeza,nem sempre o que me faz mal,faz mal para você e vice-versa.
      Sou vegetariana e amo me alimentar de coisas saudáveis,mas,essas dicas me ajudaram a dectar alguns alimentos que não me fazem bem ou seja,me deixam com a barriga inchada e bastante desconfortável.
      Que saibamos nos abster do que nos fazem mal e,assim,passarmos a ter uma melhor maneira de nos alimentarmos.

      Responder
  3. Bom dia seria mais fácil vcs dizerem o que podemos come
    Porque pelo que vejo não pode comer nada
    Melancia maçã sai frutas saudavel

    Responder
    • aviso: quem tem problema com gordura hormonal,passou dos 50 anos, ñ consegue emagrecer? sofre de artrite,artrose, diabetes, colesterol alto etc melhor maneira é desistir para vida toda dos: Glútens,arroz e trigo ( ambos contén Lectina) produz infeção , frutas orgânicas somente 30 gramas ao dia. Friutose tb afeta os hormônios e provoca infeção no organismo. Dica seguir os Paleolíticos e nais nutricionista funcional ou um bom nutrólogo. Fazer exame de minerais e vitaminas pra saber o q pode e ñ comer,

      Responder
  4. E eu me sinto muito pesada quando como melancia,engraçado que o pao panini tbm me faz mal e não era pra fezer ja que não é farinha branca,tem coisa que não da pra entender…

    Responder
  5. Amo pão. Tive que optar por integral devido o aumento do triglicérides. Toda vez que consumo tenho dores fortes no estômago antes mesmo de terminar de comer. O que pode ser?

    Responder
  6. Ou seja, resumindo. Temos que viver apenas de água, somente água, nada mais além de água. E tijolo? Faz mal também?
    Acho que é um fator bem variável essa questão de manter a forma, do que adianta não consumir nada disso e ter uma vida sedentária?
    Bem, só para completar, temos que nos alimentar de coisas sem gosto, sem sabor, macarrão puro, arroz cru e por ai vai. É melhor comer capim logo. Deste jeito a gastronomia será uma área inútil.

    Responder
    • Olá conceição concordo plenamente com você e não duvido nada que daqui a pouco apareça alguém alertando que capim também não pode kkkkkkk

      Responder
    • Gente, nao é bem assim. Cada um dessea alimentos pode tanto fazer bem e mal. Depende da pessoa. O assunto aqui é BARRIGA INCHADA. Se você nao tem esse problema, otimo. Agora se prefere comer capim kkkkkkk

      Responder
      • Menina, acho que falta um pouco de interpretação de algumas pessoas. O texto fala sobre alimentos que incham a barriga. Eu por exemplo, amo melancia mas incha muito minha barriga, então evito, já a ameixa não incha, fico bem.

        Responder
        • Concordo. Acho que as pessoas estão mal consigo mesmas e generalizam. Se Não precisam das dicas estão lendo o post porque??

          Responder
        • Eu como pão e fico inchada o médico disse que tenho gastrite. Leite tb não e legal….mas cada pessoa e de um jeito…a maçã as vezes da gases mas ela ajuda a emagrecer…podem pesquisar abracos

          Responder
      • Melhor resposta. Esse povo não lê as coisas direito e saem comentando o que não tem nada a ver com o assunto.

        Responder
  7. O meu problema é com os pães, sempre que como, fico com tudo parado no estômago, um desconforto e barriga cheia.

    Responder
    • Cara Rosane observei isso em mim também,agora acabo de confirmar realmente o os pães causam isso principalmente o francês, aquele feito na hora acho que é por causa do fermento,leite me deixa inchada também e não é só isso causa incomodo também, o certo é diminuir a quantidade é o que sugiro a você, um abraço!!

      Responder
      • No pão é o glúten… Primeiro diminua bastante as quantidades, ou substitua, e observe. Fiz isso. Não sou celíaco, fiz o teste e deu negativo.

        Responder
  8. Minha pergunta foi: melancia incha a barriga? A resposta que encontrei aqui foi certeira. Eu não sabia disso, mas desconfiei pq minha barriga tem inchado constantemente, e o único alimento que tenho ingerido com mais freqüência, ultimamente, tem sido a melancia. O jeito agora será abandonar esse costume.

    Responder
    • Tenho uma amiga que iniciou a técnica alimentar da inédia, é como se chama a maneira de se nutrir apenas olhando para a luz e captando o prana. Funciona realmente, mas ao final do terceiro mês ela não conseguiu pagar a conta de energia elétrica e desistiu. Eu me relacionei com uma garota que se alimentava de luz, mas logo nos separamos. Nós não podiamos fazer amor no escuro pois ela reclamava de fome e o que foi mais constrangedor, ela não poderia dar à luz.

      Responder
  9. Parabnéns, estou ingerindo a alcachotra , e tendo muitos gases , apartir de agora eu paro com uso, com certeza vou melhorar.

    Muito agradecido, boa noite.

    Responder
    • Não Leiliane. Veja o que falei para Re. “Ó Re, faz como Rosa Carolina Rodrigues. Come quiabos e muitos legumes e vai ver que nada te irá atingir, vai por mim. O melhor ferro para sangue e saúde que a gente tem são os quibos e legumes e banana. E toma uma colher de chá de folha de manga, por dia. Depois a gente conversa”. Valeu? Feliz ano novo!
      Leia mais https://www.mundoboaforma.com.br/17-alimentos-que-incham-barriga/#F0J6ac18jKv5OCbl.99

      Responder
  10. Não acredito que esse radicalismo todo adiante alguma coisa. Ninguém vai fazer dieta a vida inteira, o que tem de ser feito é uma reeducação alimentar de forma que se alimente de forma saudável e em quantidades adequadas. Como de tudo que tenho vontade só que em pequenas porções e na maioria dos dias da semana alimentos saudáveis. Acho que a chave do emagrecimento é isso combinado com exercícios físicos.

    Responder
    • Fato. Acho que a proposta do site e dar dicas de como os alimentos atuam em nosso organismo daí a gente decide o comer disso ou daquilo né?! Eu entrei aqui pq gostei de uma polenta cozida que meus pais fuEram e queria saber o grau de caloria disso é o site me ajudou a esclarecer isso agora sou eu quem vou decidir se vou comer e o quanto vou comer. Aqui não está mandando a gente ser radical ou não apenas está dizendo o faz um tipo de alimento e o que não faz. É o que acho.

      Responder
    • Ó Re, faz como Rosa Carolina Rodrigues. Come quiabos e muitos legumes e vai ver que nada te irá atingir, vai por mim. O melhor ferro para sangue e saúde que a gente tem são os quibos e legumes e banana. E toma uma colher de chá de folha de manga, por dia. Depois a gente conversa.

      Responder
    • A mim tb, Glúten e lactose fazem muito mal. E só eu comer uma bolachinha água e sal para ter azia , barriga estufada e cheia de gases com muita dor .
      esses “alimentos” são terríveis pra mim. Mas as frutas nunca me fizeram mal. Acredito que dependa de cada organismo.

      Responder
  11. não pode frutas, não pode comer doce, não pode salgado, não pode leguminosa, não pode, não pode, não pode e ainda ter que ouvir que minhas medidas incomodam os outros… E daí? Provavelmente estão se refletindo em mim, mas posso garantir que minha auto estima está lá em cima, coisa que não garanto em quem vive da opinião alheia…

    Responder
    • Você pode tudo! É uma escolha sua, assim como as consequências são suas também. Cada um vive como melhor apetecer.

      Responder
      • O que eu achei estranho nessa matéria e que li uma antes sobre alimentos que ajudam vc a ingerir mesmos açúcar e ajudam a emagrecer e neles estavam inclusos Maçã, ameixa e etc.. e agora nessa matéria diz que maçã e ameixa nao podem kkkkk fiquei sem entender a controvérsia. Mas é como vc disse a gente pode tudo. Mas cada um deve saber o que faz se sentir melhor ou não. Minha uto estima é bem elevada sempre me achei linda e sempre fui gordinha.. agora estou bem mais gordinha e continuo me achando linda mas sinto que a saúde tá pegando.. por isso optei por começar hábitos diferentes para melhorar a saúde então nao é uma questão de estima e sim de saúde

        Responder
    • Aiai, quanta ignorância , esses cuidados é muito importantes e vamos ignorar certas pessoas que não se aceitam mudar. Obrigada amei todas essas informações.

      Responder
    • Boa, é isso ai.. tem muita informação desencontrada hoje em dia, cada um diz uma coisa, a gente fica até confuso.. o importante como você bem disse é ser feliz e estar de bem consigo mesmo (a), deixando bem claro que é importante cuidar da alimentação, mas para a saúde e não pra um corpo “perfeito”.. abraço e tudo de bom.

      Responder
    • E a tua auto-estima é fundamentada em quê mesmo (já que um dos pilares é realmente se sentir bem e com isso ter uma boa boa apresentação, para ti mesma [e, por que não, como consequência, para o mundo] )?

      Sinto te dizer que sequer estás certa [mas isso não te impede de ir por este caminho totalmente livre].

      Se tu não queres melhorar, não é neste site.

      Fica como tu estás e reforça a tua garantia que tu não estás nem aí

      para o que os outros acham de tua aparência, e nem para o fato de

      que o espelho possa estar te incomodando e que tu não estás nem aí.

      Fica tranquila e deixa os outros tranquilos; se alguém quiser te

      alertar de alguma coisa para te ajudar, manda eles quidarem

      da vida deles. Mas se, no futuro, tu precisares deles, pois

      não se esforçando para cuidar da saúde, é claro que

      tu vais precisar dos outros (daqueles que tu não

      estás nem aí para o que pensam, mas que numa

      situação difícil serão aqueles que vão estar, talvez,

      próximos para te ajudar; mais, ou menos, próximos,

      vai depender de como tu os tiver tratado anteriormente.

      Responder