Benefícios do Pólen – Para Que Serve e Como Usar!

Especialista:
atualizado em 18/06/2020

Estimulante do apetite, tratamentos de pele e efeito calmante: conheça todos os benefícios do pólen e como usar!

Quando ouvimos falar em pólen, imediatamente somos remetidos a flores, no entanto, os benefícios do pólen vão muito além disso. Hoje, sabemos que se estendem a tratamentos alternativos para algumas patologias.

O pólen está presente nas flores, e quando transportado de uma flor para outra, ocorrerá a polinização que permitirá a fecundação, e posteriormente, a formação de um fruto.

Os principais agentes polinizadores são os insetos, entre eles a abelha, mas alguns pássaros também executam essa mesma função, como o beija flor.

Ao pousar no miolo de uma flor, o inseto ficará impregnado de pólen, e ao voar para outra flor, carregará esse pólen em seu corpo, e assim acontece o que conhecemos por polinização.

Para que serve o pólen?

Agora que entendemos o processo de polinização, precisamos entender para que serve de fato o pólen. Alguns estudos relatam os benefícios do pólen nos seguintes casos:

  1. Estimulante do apetite, também poderá ajudar a combater a anorexia;
  2. Ajuda a combater o envelhecimento prematuro;
  3. Diminui os sintomas da TPM, como o inchaço, ganho de peso, irritabilidade, etc;
  4. Alivia dores nas articulações (reumatismo);
  5. Tratamento de desnutrição infantil devido à presença de ferro, cobre e magnésio;
  6. Ajuda a combater a fadiga mental, melhorando a atividade cerebral e a memória;
  7. Trata feridas na boca;
  8. Favorece o metabolismo das gorduras, portanto, ajuda o fígado a combater o mau colesterol;
  9. Alivia dores ao urinar;
  10. Coadjuvante no tratamento de doenças de próstata;
  11. Tratamento de anemia. Pacientes tratados com pólen de abelhas têm seus níveis de hemoglobina aumentados consideravelmente;
  12. Alivia problemas intestinais como prisão de ventre, diarreia e colite;
  13. Desintoxicação por alta ingestão de álcool;
  14. Tratamentos para pele como eczema, acnes e assaduras;
  15. Tratamento de rinite alérgica (febre do feno);
  16. Controle do peso. Leia mais, a seguir;
  17. Melhora a resistência durante o treino. Leia mais, a seguir.

Todos esses benefícios do pólen não sugerem a substituição de tratamentos médicos convencionais por ele. São apenas indicações coadjuvantes, que deverão ser discutidas com seu médico de confiança.

Pólen e massa muscular

O pólen é o único alimento que concentra todos os aminoácidos necessários à saúde. Está sendo utilizado por atletas e praticantes de fisiculturismo para ajudar durante os treinamentos, fornecendo energia instantaneamente. Dessa forma, consegue-se obter resistência para treinar por mais tempo.

Seus aminoácidos vão ser importantes no pós-treino, quando os músculos extenuados precisarão se recompor.

Pólen e controle do peso

Os benefícios do pólen são importantes para quem deseja perder peso ou controlá-lo, corrigindo possíveis desequilíbrios químicos no metabolismo que podem ser uma das razões do ganho de peso.

O pólen estimula os processos metabólicos, acelerando a queima calórica. Seu teor de fenilalanina natural age como um supressor de apetite, atuando no centro de controle da fome e saciedade.

Uma das drogas artificiais sintetizadas para perda de peso é um derivado da fenilalanina, cujo nome é fenilpropanolamina, mas essa droga causa nervosismo e é viciante, podendo deixar a pessoa letárgica. O mesmo não se aplica à fenilalanina natural, presente no pólen das abelhas.

Pólen é seguro para qualquer pessoa?

Embora seja um produto natural, os benefícios do pólen não se estendem a todas as pessoas. Deverá ser evitado nos seguintes casos:

  • Indivíduos que tenham alergia a ele. Nesse caso, se ingerido, a reação alérgica poderá ser grave, incluindo falta de ar, urticária e edema de glote;
  • Mulheres grávidas, porque existe uma preocupação de que o pólen possa estimular o útero, e dessa forma, ameaçar o transcorrer normal dessa gravidez, podendo, em casos extremos, provocar aborto;
  • Durante a amamentação, porque não há estudos suficientes sobre a influência do pólen sobre os bebês;
  • Mulheres com propensão a hemorragias não deverão fazer uso do pólen, porque poderá ocorrer um aumento do sangramento.

Benefícios do pólen: saiba como usar

Encontraremos o pólen vendido em pó ou em cápsulas.

O pó poderá ser adicionado a qualquer líquido de sua dieta (sucos, leite, iogurte), bem como polvilhado sobre uma fruta, ou outro alimento.

Quem preferir praticidade, consuma o produto na fórmula de cápsulas, respeitando orientações do fabricante ou de seu médico.

Dicas de consumo

  • Tanto o sabor, quanto a coloração do pólen dependem da sua origem floral, portanto, não estranhe caso encontre pólens mais claros e mais escuros. Isso em nada interfere em suas propriedades;
  • A ação do pólen no organismo é lenta e progressiva, ou seja, não se notará seus benefícios do pólen na primeira dose. Os primeiros resultados levarão, no mínimo, três semanas;
  • Não se deve fazer uso contínuo de pólen. O ideal é intercalar seu consumo com iguais períodos de descanso.

Considerações finais

Segundo os pesquisadores do mundo todo, o pólen das abelhas é um alimento completo, incluindo vários nutrientes que não estão presentes nos produtos de origem animal.

Suas proteínas são mais ricas que qualquer tipo de proteína animal. Tem mais aminoácidos do que a carne, o leite e seus derivados e ovos, portanto, para os casos onde não há contraindicações, o pólen das abelhas deverá passar a fazer parte dos complementos alimentares diários.

Você sabia que o pólen pode ser consumido como um alimento, tanto quanto um suplemento em cápsulas? O que achou dos benefícios do pólen? Comente abaixo

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (99 votos, média: 3,90 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

24 comentários em “Benefícios do Pólen – Para Que Serve e Como Usar!”

  1. Comecei a usar o polen dentro de um mês vi o resultado no meu rosto a pele ficou limpa,minha filha tinha o rosto cheio de acnes hj está limpo ,ñ sabia destes benefícios tem mais resultados do que usar cremes caros estou adorando recomendo custo e benefício faz a diferença saúde de qualidade

  2. Porque vocês não colocam respostas para as perguntas feitas ? Não seria interessante outras pessoas também saberem ? Percebi inúmeras perguntas , que gostaria também de saber as respostas …. mas , ……..

  3. gostaria de saber de vcs eu fiz uma cirurgia a pouco tempo e tive uma hemorragia interna gostaria de saber si posso após de
    60 dias posso consumir polim e quantas vezes ao dia

  4. Ola boa noite, eu comecei a fazer uso do pólen ontem, quantos dias devo fazer uso do mesmo e de quantos dias devo voltar a fazer uso do mesmo novamente, por favor alguém poderia me informar por gentileza!

  5. Fazendo uso pela primeira vez. Creio que a natureza reserva saúde e bem estar para seus “consumidores”.
    Uma benção dos céus!

  6. Prezaria saber quando o pólen é novo e quando está velho/vencido, pois já verifiquei uns potes com cheiro característico suave e outros bem mais forte.
    Obrigado! Zap. 7197044439

  7. Costumo ingerir pólen no café da manhã, 02 colheres de café, misturados na caneca de café com leite. Contudo não sei se é a dose diária correta, tenho 65 anos e 78 kg, alguém saberia me informar? Outro detalhe que desconhecia é esta “Parada Técnica”.

  8. Sempre tenho esse produto a venda, trago da Europa, me add no zap 15-99106-5522, também tenho spirulina, chlorella, Haritaki e outros produtos saudáveis e super alimentos.

  9. Eu consumo o Pólen dissolvido na água com aveia todas as manhãs e uma coisa me chamou a atenção nesta matéria, o consumo continuo, consumo a mais de anos e nunca fiz uma pausa, devo fazer?

    • Ola, sempre tenho venda, importado da Europa e India superalimentos como Pine Pollen (Pólen de pinheiro) Ashwagandha, Spirulina e Haritaki, que promove 300% de oxigenação no sangue. contato (15)9.9106-5522

      O pó de pólen de pinheiro é a mais potente fonte vegetal de testosterona disponível e é tido como benéfico para mulheres e homens