18 Benefícios da Jabuticaba – Para Que Serve e Propriedades

Especialista:
atualizado em 21/05/2020

A jabuticaba é uma fruta 100% brasileira que vem da nossa Mata Atlântica. O seu nome vem do tupi e pode ter dois significados diferentes: o primeiro quer dizer jabuti (famoso tipo de tartaruga) + caba (gordura), ou seja, a gordura de jabuti; já o segundo significado vem de “iapoti kaba”, ou frutas em botão.

Existem vários tipos de jabuticaba, mas talvez a mais conhecida seja uma chamada Myrciaria cauliflora ou jabuticaba-sabará. As frutas da jabuticaba crescem no tronco de sua árvore e devem ser ingeridas logo que colhidas, para elas não oxidarem tanto, mas também podem ser consumidas como suco, geleia, licor e, até mesmo vinho. Seu sabor é doce com um final levemente azedo.

A seguir, vamos descrever as propriedades e os benefícios da jabuticaba, para quando chegar a sua época, você poder aproveitá-la sem culpa nenhuma!

Propriedades da Jabuticaba 

A jabuticaba é uma fruta ideal; sua polpa possui poucas calorias e carboidratos, e possui grandes quantidades de vitamina C e outras vitaminas como a vitamina E, o ácido fólico, Niacina, Tiamina e Riboflavina. Possui ainda minerais como potássio, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, cobre, manganês e zinco.

Um grande diferencial são as propriedades da sua casca, pois ela é rica em antocianidina, ou vitamina R, que dizem ser 50 vezes mais potente que a vitamina E e 20 vezes mais potente que a vitamina C. As antocianidinas são encontradas normalmente em frutas e flores com coloração que varia do vermelho e azul e estudos dizem que ela possui propriedades antioxidantes e ajuda a combater os radicais livres. Outra substância importante, contida na casca da jabuticaba, é a pectina, que é uma fibra solúvel.

Valor nutritivo aproximado de 100 g de Jabuticaba
Princípio Valor Nutritivo
Energia 45 calorias
Proteína 1 g
Carboidrato 13 g
Gordua 0 g
Tiamina 0.01 mg
Fósforo 14 mg
Fibra 0.6 g
Vitamina C 12 mg
Cálcio 6 mg
Antocianidina 314 mg
Ferro 1,9 mg
Niacina (vitamina B3) 2,5 mg

Os 18 benefícios da Jabuticaba

As propriedades da jabuticaba listadas acima propiciam vários benefícios para a nossa saúde. Vamos elencá-las aqui, novamente, separando em dois grandes grupos: a casca e a polpa, e vamos descrever com cuidado cada propriedade e os benefícios da jabuticaba.

Para que serve a casca?

Antocianidina: Como ela possui propriedade antioxidante e é capaz de reduzir e combater os radicais livres, que são responsáveis por inflamações, intoxicações e o envelhecimento da nossa pele, as antocianidinas podem trazer vários benefícios da jabuticaba, como:

  1. Ajuda na recuperação da elasticidade e firmeza da pele, sendo uma boa combatente de rugas, e até mesmo podem ajudar na queda de cabelo;
  2. Auxilia na redução da produção de histamina, desta maneira, ela pode ajudar a aumentar a resistência do corpo, diminuir o colesterol ruim e combater os radicais livres;
  3. As jabuticabas também ajudam a fortalecer os vasos sanguíneos, prevenindo doenças relacionadas a eles, como varizes e derrames;
  4. Podem auxiliar na melhora da memória, pois protegem células do cérebro, sendo muito recomendadas para pessoas com idade mais avançada;
  5. Melhoram a resistência física, incluindo a disposição energética e elasticidade muscular, e até mesmo podendo melhorar a visão;
  6. Possuem propriedades anti-cancerígenas;
  7. Por ajudar na estabilização da taxa de açúcar no sangue, podem ser muito recomendadas para diabéticos;
  8. Sua propriedade anti-inflamatória pode ajudar a aliviar as dores da artrite e outras doenças inflamatórias;

Pectina: Esta fibra solúvel tem a capacidade de reduzir a velocidade de absorção das propriedades dos alimentos conforme são ingeridos. Desta maneira, os benefícios da jabuticaba advindos da pectina são:

  1. Além de também ser indicada para pessoas com hipoglicemia ou diabetes, por equilibrar o nível de glicose no sangue, contribui também para a desintoxicação do nosso corpo, pois auxilia na remoção de alguns metais pesados e substâncias tóxicas. Desta forma, melhora a função da vesícula biliar e diminui o risco de cálculos biliares;
  2. A pectina também ajuda no combate de colesterol alto e da obesidade;
  3. A pectina também pode auxiliar no funcionamento saudável do trato digestivo, proporcionando movimentos intestinais mais regulares e prevenindo contra a constipação e diarreia;
  4. Se feito um chá da casca da jabuticaba e acrescentado mel (ou fazer um xarope), os benefícios da jabuticaba estendem para auxiliar pessoas com anemia, estresse, asma, bronquite, amigdalite, gripes e resfriados.

Para que serve a polpa da jabuticaba?

  1. O ferro contido na sua polpa pode combater a anemia;
  2. O fósforo, juntamente com outros minerais, pode auxiliar no melhor desempenho do metabolismo de energia no nosso corpo; ele também ajuda a combater o estresse e a aumentar a imunidade do organismo;
  3. A vitamina C é conhecida como uma aliada do nosso corpo no combate à gripe, também pode ajudar em infecções no geral, e ainda auxiliar em casos de alergia, asma, glaucoma, varizes, hipertensão arterial, anemia, fadiga crônica, etc;
  4. A Niacina, ou também chamada de vitamina B3, se não ingerida em quantidade suficiente, pode causar indigestão, erupções na pele e fraqueza muscular;
  5. Como a polpa desta fruta possui altos níveis de minerais como o cálcio, potássio e magnésio, os benefícios da jabuticaba podem se estender aos nossos ossos e dentes, pois estes minerais ajudam a fortalecê-los, prevenindo de doenças mais graves, como a osteoporose;
  6. Por possuir ácido fólico e ferro, esta fruta também pode ser muito recomendada à mulheres grávidas, pois pode auxiliar no crescimento e desenvolvimento do feto;

Como consumir a Jabuticaba

Agora que descrevemos os principais benefícios da jabuticaba para a saúde e boa forma, vamos dar algumas dicas de como é melhor consumi-la:

  1. A jabuticaba é muito rica em açúcar. Se possível, deve ser consumida assim que colhida para evitar a fermentação. Se este processo começar a acontecer, o seu gosto e suas propriedades nutricionais podem ser alterados;
  2. Caso não seja possível consumi-las no mesmo dia, o ideal é lavá-las, secá-las e guardá-las na geladeira em algum recipiente bem selado;
  3. Como boa parte dos benefícios da jabuticaba estão contidos na casca, o ideal é consumir a fruta inteira (somente retirando o caroço) ou fazer um suco com a casca e a polpa. O modo de preparo pode ser um pouco trabalhoso, pois é necessário que o caroço seja retirado, e depois do suco batido, ele deverá ser coado. Ela pode misturada com outras frutas, como morango, acerola, laranja, etc;
  4. Uma curiosidade interessante é que, se gotas de limão são adicionadas ao suco de jabuticaba, ela pode mudar de cor, ficando vermelha. E se misturada com o abacaxi, ela pode ficar azul. Esta mudança de cor se deve à diferença do nível de pH ácido contido nas frutas.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você já conhecia a maioria destes benefícios da jabuticaba para a saúde e boa forma? Tem o costume de consumi-la com frequência? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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64 comentários em “18 Benefícios da Jabuticaba – Para Que Serve e Propriedades”

  1. quero saber a quantidade do fruto para fazer o suco e a quantidade da casca para fazer o chá

  2. Amei TD isso..Aqui onde moro sempre compro na feira a Jabuticabas. Posso fazer chá das cascas secas ??..Pois tenho bastante …

  3. Eu passei a ingerir a jabuticaba. Estouro na boca, engulo com caroço e mastigo a casca, ingerindo o sumo ( um pouquinho amargo). A muito tempo que assim faço. Me faz um bem extraordinário.
    Agora estou separando a casca da popa, ingiro a poupa, fervo a casca, passo no liquidificador, peneiro, e coloco na geladeira. Todo dia de manhã tomo meio copinho. Estou me sentindo muito bem.
    Adorei as informações do site. Desconhecia o assunto, embora meu organismo reclamava a necessidade de aproveitar a safra dessa fruta maravilhosa. Muito obrigado. Lino Filho, 68 anos.

  4. Sim, tenho costumes de consumi-la quando está na safra, porém sempre imaginei a importância da sua potência nutricional, primeiro pelo seu tamanho, consitência e acima de tudo a cor da casca, por que ao lêr vários artigos relacionados, frutas de cascas arroxicadas, avermeladas etc, tem um grande valor nutricional. dessa maneira, gostei muito da informação que esse artigo nos trouxe.

  5. Realmente a jabuticaba é muito saudável, além de saborosa. Eu possuo alguns pés e na época da safra aproveito um natura e na feitura de licor. De qualquer forma é bastante saborosa.

  6. É uma pena que ser fruta de época, deveria dar o ano todo. Eu gosto muito da jabuticaba e toda vez que encontro compro. Só não sabia de tantas propriedades e que a casca também pode ser consumida, outra novidade pra mim é que não faz mal pra quem é diabético. Muito obrigado.

  7. Olha! Eu coloco as jabuticabas dentro de uma garrafa descartável de 2,0 ou 2,5 litros com água mineral! Ponho na geladeira! Dentro de 3 ou 4 dias começo a tomar o suco de preferencia em jejum! De acordo como vai esvaziando a garrafa, vai completando de água mineral! Olha! É muito simples, sobretudo é excelente para saúde! Boa sorte!

  8. Olha não conhecia os benefícios das jabuticabas e achei super interessante. Agora, poço desidratar as casacas para fazer uma farinha e depois usá-la nos alimentos?

  9. Não consumia jabuticaba com assiduidade, más agora sabendo de todos esses benefícios, vou consumir com mais frequência, embora é uma fruta de época! Acho que é um pouco difícil conseguir essa maravilha durante todo o ano! Consegui muitas hoje, os três pés de jabuticaba da minha amiga estão carregados, peguei muitas, e agora como conservar tudo isso na geladeira por um bom tempo?? Eu sempre costumo comer a jabuticaba com casaca e tudo, mastigo muito bem e como, é uma delícia!!

  10. Verônica de Jesus Silva
    Adorei saber os benefícios que a Jaboticaba traz para a saúde adoro está fruta e agora mais ainda. Vou consumir sem culpa
    Obrigada.

  11. Gostei muito de sabe os benefícios da jabuticaba.

    Sou muito atenta a saber o que me fornece os alimentos que como.

  12. Não conhecia os benefícios da Jabuticaba principalmente da casca, fiquei maravilhada e na hora já fiz o chá para tomar com chimarrão ,com a minha mãe que tem diabetes aos 97 anos.
    E a diabetes dela anda subindo muito.

  13. Me mudei para uma casa tem dois meses e a jaboticaba irá ja produziu duas vezes. Sempre como só a polpa , inclusive enquanto lia a matéria estava comendo, mas agora que vi os benefícios da casca , já comecei a aproveitar tudo. Só quero saber que quantidade é ideal, pq quando começo não paro kkkkk já fiz geléia e vou fazer o licor.

  14. Adorei saber os benefícios da jabuticaba.
    Comprei uma jabuticabeira linda essa semana. Estou ansiosa para q ela dê logo frutos.

    • Isso costuma demorar. Algumas variedades, até dez ou doze anos. Tomara que sua jabuticabeira já tenha um bom tempo de viveiro.

  15. GOSTARIA DE SABER SE A JABUTICABA DE MOLHO NA ÁGUA E AÇÚCAR POR 90 DIAS PODE TORNAR-SE TOXICA OU PREJUDICIAL À SAÚDE…PRETENDIA FAZER UM LICOR MAS ACHO QUE FICOU TEMPO DEMAIS DE MOLHO..

    • Gostaria de saber qual a quantidade que pode ser consumida diariamente , sem fazer mal .
      Minha mãe tem 80 anos , adora jabuticaba e fico preocupada, Obrigada
      .

      • Ja fiz cachaça com jabuticabas, coloquei as frutas até a metade de um vidro de conserva, completei com cachaça e umas 3 col de açúcar, deixei uns 3.meses guardadas, depois descartei as frutas e coloquei a cachaça em uma garrafa, ficou maravilhoso. É possível fazer sem adoçar, ficará mais forte. E o suco acabei de fazer. Fervi uns 2kg da fruta com uns 3L de água, esmaguei as frutas. Depois coei. Como ficou bem concentrado misturei água e açúcar, bati no liquidificador com limão, ficou excelente.

  16. Boa ideia ! Vou investir em plantações de jabuticaba e exportar suco , vinho e extrato da casca de jabuticaba para os EUA , Europa , Israel e alguns países Árabes .
    Vê-de que não deixarei esta maravilha da nossa natureza aos olhos de que pouco importa um fruto valiosíssimo bem próximo da uva . Vou fazer valer a pena ………..

    • Jabuticaba dá pra fazer lior, vinho nunca ouvi falar! E se vc quer investir em plantação de jabuticaba espero que vc tenha 5 anos de idade, pois ela demora aaanos pra dar frutos kkkkk! Ou então já compra a árvore grande e replanta.

      • Aqui em casa demorou 13 anos pra dar + ou menos ,mas agora está todo florido mito lindo Amo aqui em casa demorou uns 12 anos, agora está linda cheia de frutas, mas tem a jaboticabeira irrita tenho 2 pes que dão o ano todo e são novos .Amo jabuticaba

    • Geraldo Ribeiro, aqui no Pará com 3 anos já colhemos Jabuticaba no ano inteiro, no período seco aqui da minha cidade há pouquíssima chuva, então costumo jogar água nas minhas jabuticaseiras todas as noites ou pela manhã cedinho.

    • NA sabia. Foi muito boa essas informações.
      Só fica difícil fazer suco retirando o caroço.
      Faz algum mal se fizer com o caroço e depois coar?

    • Então…eu tenho no meu quintal dois pés de januticabas e ñ são velhos ñ. Eles dão jabuticabas o ano inteiro, sempre temos jabuticabas, pq nem bem acabam e já começam a florir e logo vem os frutos, coisa de 15 dias. Então se tem alguém aí interesse em investir nesta maravilhosa fruta, ñ perca tempo, vá em frente, as futuras gerações agradeserão!! Se informe direitinho que tenho certeza que ñ vai se arrepender.