Chá de Folha de Jabuticaba – Para Que Serve, Benefícios e Como Fazer

A jabuticabeira é uma árvore típica da Mata Atlântica. Ela dá origem à jabuticaba, uma frutinha de coloração escura que é bastante conhecida aqui no nosso país.

Mas você já parou para pensar no que podemos fazer com a folha de jabuticaba? Pois bem, ela pode ser utilizada no preparo de um chá de folha de jabuticaba. Vamos conversar a respeito da bebida, conhecendo quais os seus benefícios e aprendendo como prepará-la?

Para que serve – Benefícios do chá de folha de jabuticaba

– Auxílio ao tratamento da inflamação da garganta

O chá de folha de jabuticaba é utilizado na medicina popular para auxiliar o tratamento da inflamação na garganta. A indicação é fazer gargarejos com a bebida de duas a três vezes ao dia.

Entretanto, como trata-se de um uso da medicina popular, não temos como garantir que o resultado seja eficiente ou que não traga algum tipo de reação adversa prejudicial. Portanto, converse com o seu médico antes de utilizar o chá de folha de jabuticaba neste sentido.

– Saúde bucal

Além disso, pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) estudaram a atividade antimicrobiana das folhas de jabuticaba em relação a micro-organismos formadores do biofilme dental, nome pelo qual a placa bacteriana também é chamada.

Em seu estudo, publicado em 2009 na Revista Brasileira de Plantas Medicinais, os cientistas afirmaram que os extratos das folhas de jabuticaba apresentaram um efeito antimicrobiano satisfatório sobre a linhagem desses microrganismos.

Eles relataram ainda que as folhas de jabuticaba trouxeram uma boa ação inibitória em relação a todas as espécies bacterianas analisadas pela equipe – Streptococcus mutans (S. mutans), Streptococcus sobrinus (S. sobrinus) e Streptococcus sanguis (S. sanguis).

A conclusão a que eles chegaram foi que o extrato das folhas de jabuticaba apresenta potencial atividade bacteriana sobre esses microrganismos e que os resultados obtidos servem para incentivar a realização de novas pesquisas que possam viabilizar a fabricação de produtos terapêuticos para serem utilizados clinicamente na odontologia.

Para os pesquisadores da UFPB e da UFPE, a pesquisa também pode servir como subsídio para futuros estudos que venham a esclarecer quais são as substâncias ativas do extrato, assim como o seu mecanismo de ação e os seus perigos de toxicidade.

No entanto, note que a pesquisa fala das folhas de jabuticaba, não exatamente do chá preparado a partir delas, e também não especifica algum tipo de toxicidade que elas possam trazer, sugerindo que isso seja determinado por futuros experimentos.

Portanto, para ter segurança em relação à sua saúde e certificar-se de que o chá realmente pode trazer esse efeito de combate à placa bacteriana, consulte o seu dentista antes de utilizar a bebida com essa finalidade.

Como fazer – Receita de chá de folha de jabuticaba 

Ingredientes: 

  • 15 g de folhas de jabuticaba bem limpinhas;
  • 200 ml de água filtrada;
  • Mel, açúcar ou adoçante a gosto (opcional).

Modo de preparo:

  1. Colocar a água dentro de uma panela e levar ao fogo. Desligar quando ela começar a ferver (entrar em ebulição);
  2. Acrescentar as folhas de jabuticaba, tampar a panela e deixar descansar durante 10 minutos;
  3. Em seguida, coar, adoçar com o mel, açúcar ou adoçante, se achar necessário, e servir-se imediatamente.

O ideal é tomar o chá de folha de jabuticaba logo depois do seu preparo antes que o oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos. Um chá costuma preservar substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, porém, depois desse período, as perdas são consideráveis.

Cuidados com o chá de folha de jabuticaba

Antes de usar o chá é importante consultar o médico, até porque colocar uma substância no organismo, ainda que ela seja natural, sempre traz o risco de efeitos inesperados ou desconhecidos. Isso vale para todas as pessoas, sem exceção, porém, principalmente para quem faz uso de algum tipo de medicamento, crianças, adolescentes, idosos, gestantes, mulheres que estejam amamentando ou pessoas que sofrem com algum tipo de doença ou condição de saúde.

Só utilize o chá de folha de jabuticaba para auxiliar algum tratamento se o seu médico permitir e não deixe de seguir as outras orientações passadas por ele em relação a esse tratamento. Antes de tomar a bebida também cheque com o profissional se ela não está associada algum tipo de contraindicação ou efeito colateral.

Outro ponto importante é certificar-se de que as folhas escolhidas para o chá estejam bem higienizadas e não se encontrem infectadas. Converse com o seu médico a respeito de como você deve higienizar e manusear as folhas de jabuticaba antes de fazer o chá.

Você já conhecia o chá de folha de jabuticaba? Tem curiosidade de aprender como fazer para aproveitar estes benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (38 votos, média: 4,13 de 5)
Loading...

8 comentários em “Chá de Folha de Jabuticaba – Para Que Serve, Benefícios e Como Fazer”

  1. Perguntei o meu médico, ele me disse que não é cientista, e sim médico, e disse pra eu comer, tomar que tudo que vem da natureza não fará mal nenhum, muito pelo contrario.
    Adorei – e estou fazendo o uso das folhas e das frutas e tb do rabanete. Um forte abraço a todos.

  2. Um amigo me confidenciou que estava com a próstata ligeiramente aumentada e com jato de urina muito fino fez um chá utilizando folhas de jabuticaba com transagem , já está tomando a um meis e está se sentindo melhor segundo ele o jato de urina aumentou consideravelmente.

  3. colho um punhadinho de brotos tenros da jabuticabeira ,lavo,faço a imersão em um litro de água quente,deixo esfriar e tomo o dia todo , a vontade,de acordo com a sede! não tive reação alguma. hoje,já no sexto dia,confirmo que estou em estado muito melhor que estava antes

  4. por indicação de quem já fez uso e se deu bem.hoje estou em meu terceiro dia de uso, e posso dizer que meus sintomas do VPPB,desapareceram.
    o VPPB ou tonturas ocorridas pelo deslocamento dos cristais pelos canais do labirinto.causando as tonturas e a sensação de perda do chão,principalmente quando nos deitamos! é a sensação mais horrível do mundo!
    então com o uso desse chá sentí os sintomas desaparecerem,e vida voltar ao normal.

    • Lá Mauricio,achei interessante o seu comentário,pois a minha filha tem 17 anos e anda tendo dores no ouvido e tunturas de perder o chão ,o seu depoimento nos ajudou a chegar a uma hipotese diagnostica para o caso dela! Muito obrigada!

Deixe um comentário