Chá de folha de jabuticaba – Para que serve, benefícios e como fazer

Especialista da área:
atualizado em 15/01/2022

Praticamente todo mundo já ouviu falar das propriedades nutricionais da jabuticaba, mas o que pouca gente sabe, é que o chá preparado a partir de suas folhas também pode trazer inúmeros benefícios para a saúde.

Isso acontece porque os nutrientes presentes nessa espécie, apesar de estarem mais concentrados na casca da fruta, possuem grande ação medicinal, e estão sendo estudados em várias partes do mundo.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, a seguir vamos conhecer os efeitos benéficos para a saúde que essa bebida pode nos trazer, além de aprender a fazer o chá de folha de jabuticaba.

Veja também: Como plantar jabuticaba em casa – passo a passo e cuidados 

A folha da jabuticaba

A folha da jabuticaba é extraída da jabuticabeira, uma árvore frutífera brasileira da família das mirtáceas, nativa da Mata Atlântica. Além disso, a planta possui uma aparência bastante singular, uma vez que seus frutos crescem grudados ao tronco da árvore.

Mas, apesar de a fruta jabuticaba ser bastante consumida no Brasil, principalmente nas regiões de mata, as suas folhas não recebem a mesma atenção, e comumente são descartadas durante a colheita.

Benefícios do chá de folha de jabuticaba

Jabuticaba
O chá de jabuticaba promove diversos benefícios para a saúde

1. Auxílio ao tratamento da inflamação da garganta

O chá de folha de jabuticaba é utilizado na medicina popular para auxiliar o tratamento da inflamação na garganta, uma vez que melhora a circulação local e tem propriedades anti-inflamatórias. 

  Continua Depois da Publicidade  

Mas, diferente de outras indicações, nesse caso o isso deve ser feito na forma de gargarejo, de duas a três vezes ao dia.

Entretanto, como trata-se de um uso da medicina popular, não temos como garantir que o resultado seja eficiente ou que não traga algum tipo de reação adversa prejudicial. Portanto, converse com o seu médico antes de utilizar o chá de folha de jabuticaba para esta finalidade.

2. Saúde bucal

Além de combater problemas na garganta, pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) demonstraram que as folhas de jabuticaba possuem atividade contra micro-organismos causadores da placa bacteriana.

Essa ação foi vista em relação a todas as espécies bacterianas analisadas pela equipe:

  • Streptococcus mutans (S. mutans);
  • Streptococcus sobrinus (S. sobrinus);
  • Streptococcus sanguis (S. sanguis).

No entanto, a pesquisa fala das folhas de jabuticaba, não exatamente do chá preparado a partir delas, e também não especifica se há algum tipo de toxicidade que elas possam trazer, sugerindo que isso seja determinado por futuros experimentos.

Portanto, para ter segurança em relação à sua saúde, consulte o seu dentista antes de utilizar a bebida com essa finalidade.

  Continua Depois da Publicidade  

3. É rico em antioxidantes

A folha de jabuticaba, e consequentemente o seu chá, é rica em vitamina C e compostos fenólicos com ação antioxidante. Assim, o consumo da bebida pode contribuir para algumas ações benéficas no organismo, como:

  • Efeito anti-inflamatório, uma vez que os antioxidantes ajudam a regular o funcionamento do sistema imunológico;
  • Combate ao estresse oxidativo, já que os antioxidantes combatem a ação dos radicais livres no corpo;
  • Prevenção do envelhecimento precoce da pele, uma vez que ajuda a combater o estresse oxidativo no órgão, além de contribuir para a produção de colágeno.

Mas é importante lembrar que o chá não é milagroso, e que seu consumo deve estar associado a uma dieta balanceada e a prática regular de exercícios físicos.

Receita de chá de folha de jabuticaba

Ingredientes: 

  • 15 g de folhas de jabuticaba bem limpinhas
  • 200 ml de água filtrada
  • Mel, açúcar ou adoçante a gosto (opcional).

Modo de preparo:

  • Coloque a água dentro de uma panela e levar ao fogo, e desligue o fogo quando ela começar a ferver
  • Acrescentar as folhas de jabuticaba, tampar a panela e deixar descansar durante 10 minutos
  • Por fim, coe e, caso queira, adoce com mel ou açúcar ou adoçante, e sirva o chá quente ou gelado.

Importante: O ideal é tomar o chá de folha de jabuticaba logo depois do seu preparo antes que o oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos. Entretanto, alguns estudos demonstram que um chá costuma preservar substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, e que depois desse período, as perdas são consideráveis.

Dicas e cuidados

Jabuticaba
É importante tomar alguns cuidados com o chá de folha de jabuticaba

Antes de começar a usar o chá de folha de jabuticaba, é importante consultar o seu médico, pois mesmo se tratando de uma bebida natural, sempre há o risco de efeitos inesperados ou desconhecidos.

  Continua Depois da Publicidade  

E isso vale para todas as pessoas, sem exceção, porém, principalmente para quem faz uso de algum tipo de medicamento, crianças, adolescentes, idosos, gestantes, mulheres que estejam amamentando ou pessoas que sofrem com algum tipo de doença ou condição de saúde.

Além disso, lembre-se de que essa bebida serve apenas como um tratamento auxiliar. Então não substitua nenhum tratamento que esteja fazendo pelo chá de folha de jabuticaba e não deixe de seguir as outras orientações passadas por seu médico em relação ao seu tratamento.

Por fim, outro ponto importante é certificar-se de que as folhas escolhidas para o chá estejam bem higienizadas e não se encontrem infectadas.

Você já experimentou o chá de folha de jabuticaba? Pretende experimentar por conta dos benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (55 votos, média 3,89)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

18 comentários em “Chá de folha de jabuticaba – Para que serve, benefícios e como fazer”

  1. Peguei as folhas pensando ser de acerola, fiz o chá e tomei, sentí um grande alívio no mal estar e as dores do estômago. No outro dia meu genro disse q trouxe este pé de jaoticabas para plantar. Vixii! Resolvi pesquisar. Agora não vou mais usar por ñ ter a segurança científuca, ou de outras experiências práticas para me basear. .
    Sou Maria Dourado de Assis – Campo Grande Ms

    Responder
  2. Não conhecia esse chá, gostaria de saber sobre as ervas que podem ser usadas pra fazer chá🌻 grata!

    Responder
  3. Boa noite! Eu tenho problema de zumbido nos dois lados do ouvido. Tem algum plamta medicinalqmedicinalque possa me ajudar??

    Responder
  4. Eu estava com apito no ouvido direito comecei a tomar depois de uns vinte dias parou não sei explicar mas melhorou muito .

    Responder
  5. Perguntei o meu médico, ele me disse que não é cientista, e sim médico, e disse pra eu comer, tomar que tudo que vem da natureza não fará mal nenhum, muito pelo contrario.
    Adorei – e estou fazendo o uso das folhas e das frutas e tb do rabanete. Um forte abraço a todos.

    Responder
  6. Um amigo me confidenciou que estava com a próstata ligeiramente aumentada e com jato de urina muito fino fez um chá utilizando folhas de jabuticaba com transagem , já está tomando a um meis e está se sentindo melhor segundo ele o jato de urina aumentou consideravelmente.

    Responder
  7. colho um punhadinho de brotos tenros da jabuticabeira ,lavo,faço a imersão em um litro de água quente,deixo esfriar e tomo o dia todo , a vontade,de acordo com a sede! não tive reação alguma. hoje,já no sexto dia,confirmo que estou em estado muito melhor que estava antes

    Responder
  8. por indicação de quem já fez uso e se deu bem.hoje estou em meu terceiro dia de uso, e posso dizer que meus sintomas do VPPB,desapareceram.
    o VPPB ou tonturas ocorridas pelo deslocamento dos cristais pelos canais do labirinto.causando as tonturas e a sensação de perda do chão,principalmente quando nos deitamos! é a sensação mais horrível do mundo!
    então com o uso desse chá sentí os sintomas desaparecerem,e vida voltar ao normal.

    Responder
    • Lá Mauricio,achei interessante o seu comentário,pois a minha filha tem 17 anos e anda tendo dores no ouvido e tunturas de perder o chão ,o seu depoimento nos ajudou a chegar a uma hipotese diagnostica para o caso dela! Muito obrigada!

      Responder
      • Novidade para mim. Farei uso, pois tenho labirintite, foi ótimo saber disso. Minha casa tem o pé de jabuticaba. Obg. Pela dica. Boa noite.

        Responder
        • Hoje passei muito mal com pressao no ouvido , toturas e vômito, o medico disse que são sintomas de labirintite, minha mãe disse que meu avô tomava chá da folha de jabuticabeira era o fazia ele melhorar.

          Responder