20 Benefícios do Leite de Quinoa – Como Fazer e Receita

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

O leite de quinoa é uma bebida que substitui o leite de vaca nas receitas veganas e é utilizado também por pessoas que possuem alergia ou são intolerantes ao leite de vaca. Além disso, algumas pesquisas vêm constatando que o leite de quinoa pode realmente ser muito mais saudável ao ser humano, uma vez que o leite de vaca quando consumido diariamente e a longo prazo pode gerar diabetes, infarto, desequilíbrio hormonal, dentre outras complicações.

O leite de quinoa é bem mais saudável e é originário da semente de quinoa, também chamado de arroz dos incas. Trata-se de um pseudo-cereal com origem na América do Sul, com um formato arredondado, cor bege, textura leve e macia e sabor semelhante às nozes. O valor nutricional da quinoa é o que mais surpreende, pois possui 18% de proteína, valor bem acima da proteína encontrada em outros cereais e a presença do aminoácido essencial lisina e metionina, é pobre em gordura, rica em ferro, fósforo e cálcio e isenta de glúten.

Não é a toa que este cereal foi qualificado como o melhor alimento de origem vegetal para ser consumido pela Academia de Ciência dos Estados Unidos. Confira mais benefícios do leite de quinoa, como fazer em casa e algumas receitas.

Problemas do leite de vaca

O leite de vaca nem sempre foi prejudicial à saúde humana, trata-se de uma descoberta recente com base nas modificações de produção do leite que as empresas realizam de modo acelerado buscando se equiparar ao mercado competitivo. As vacas anteriormente produziam normalmente o leite, uma pequena quantidade ao dia, porém, com o aumento do consumo e a competitividade entre as empresas, o leite começou a ser insuficiente e, por isso, começaram a injetar hormônios nas vacas para que elas conseguissem produzir muito mais leite, como uma máquina.

Os hormônios injetados obviamente ficam presentes no leite que chega às prateleiras dos mercados e isso pode causar problemas de saúde no ser humano a longo prazo.

Além disso, o leite de vaca ainda passa por um processo de pasteurização em uma tentativa de eliminar bactérias e microorganismos que podem causar mal à saúde humana, mas nesse processo, muitas das propriedades e nutrientes do leite se perdem ainda mais. Para completar o cenário assustador, muitas empresas adicionam componentes prejudiciais tóxicos para fazer o leite render ainda mais e ser conservado por mais tempo antes que estrague. Algumas reportagens jornalísticas já revelaram que algumas empresas acrescentaram itens como soda cáustica, acetona, urina de vaca, formol e cloro ao leite.

Benefícios do leite de quinoa

  1. Indicado para intolerantes: Intolerantes à lactose e celíacos (alérgicos ao glúten) podem ingerir esse leite, pois são é fácil de digerir e não agride o estômago gerando reações intestinais.
  2. Rico em fibras: Ajuda a equilibrar as funções do organismo.
  3. Rico em proteínas e carboidratos: É um excelente substituto do leite de vaca e pode ser utilizado em diferentes receitas doces ou salgadas.
  4. Aumenta a saciedade: Por isso a ajuda no emagrecimento é também um dos benefícios do leite de quinoa, uma vez que não possui tantas calorias quanto o leite de vaca e dá aquela mesma sensação de preenchimento no estômago.
  5. Melhora o funcionamento do intestino: Pode ser utilizado como um laxante natural, mas sem agredir o intestino, regularizando as funções intestinais.
  6. Reduz o colesterol alto: Pode ajudar a combater o colesterol ruim.
  7. Rica fonte de ferro: É excelente para tratar anemia.
  8. Rica fonte de cálcio: Ajuda na formação dos ossos e dentes.
  9. Rica fonte de zinco: Fortalece o sistema imunológico do organismo, melhorando a defesa do corpo e prevenindo doenças.
  10. Rico em vitamina A: Importante para a saúde e manutenção dos olhos
  11. Vitaminas do complexo B: Relacionadas ao bom funcionamento do sistema nervoso central, melhora da memória, concentração e outras funções cognitivas.
  12. Vitaminas E e C: Vitaminas consideradas antioxidantes, que combatem a degeneração das células, evitando o envelhecimento precoce (diretamente relacionada à prevenção do câncer).
  13. Rico em fósforo e potássio: Relacionado ao bom funcionamento dos músculos.
  14. Rico em magnésio: Ajuda a reduzir problemas anti-inflamatórios, diminui inchaço.
  15. Ajuda na absorção de glicose: Sendo assim, ideal para evitar a diabetes ou melhorar sintomas em pacientes que já sofrem de diabetes.
  16. Rico em ômega 3 e 6: O mesmo presente em peixes, que equilibra o colesterol, fornecendo gordura saudável ao organismo, pevenindo doenças cardiovasculares e melhorando a memória e outras funções cerebrais.
  17. Rico em fitoestrógenos: Substâncias que se assemelham à ação de certos hormônios que ajudam a aliviar sintomas da TPM e menopausa nas mulheres.
  18. Ajuda a prevenir a osteoporose.
  19. Ajuda a prevenir a hipertensão.
  20. Ajuda na síntese hormonal.

Valor nutricional da quinoa

Tabela para uma porção de 100 gramas.

Calorias (Kcal) 336
Carboidratos (g) 68,3
Proteínas (g) 12,1
Lipídios (g) 6,1
Água (g) 10,8
Fósforo (mg) 302
Cálcio (mg) 107
Fibras (g) 6,8
Ferro (mg) 5,2
Tiamina (mg) 1,5
Niacina (mg) 1,2
Riboflavina (mg) 0,3
Ácido Ascórbico (mg) 1,1

Como fazer leite de quinoa?

A quinoa pode ser encontrada em supermercados e lojas de produtos naturais. Para usufruir dos benefícios do leite de quinoa, separe de 80 a 100 gramas de quinoa, lave bem, enxaguando e hidratando as sementes, além de eliminar a resina natural que possui sabor amargo e acentuado. Coloque a quinoa em uma panela com 250 ml de água e leve ao fogo até ferver. Depois, elimine essa água e coloque mais água e deixe ferver novamente por 15 minutos. Depois disso, liquidifique a quinoa com a água do cozimento e coe em seguida. Adicione a um recipiente de vidro e mantenha na geladeira. Consuma em até três dias. Faça em pequenas quantidades para não estragar.

Outros destaques

A quinoa é a melhor fonte de proteína do reino vegetal, pois a cada 100 gramas existem 12 gramas de proteína, valor superior a soja, trigo, arroz e aveia. É constantemente utilizada por veganos, que utilizam o cereal como ingrediente principal na preparação de diferentes pratos como sopas, saladas, adicionado a iogurtes, frutas, servir como acompanhamento de legumes e outros pratos versáteis. O leite de quinoa pode integrar receitas mais elaboradas como preparação de bolos, tortas, shakes e outras receitas que levam leite na preparação. Basta substituir as receitas que trazem o leite de vaca por ele e obter todos os benefícios do leite de quinoa.

Em quantidade de gorduras saudáveis para o organismo, a quinoa também sai a frente do leite de vaca, pois possui 6,1 gramas de lipídeo em 100 gramas contra 1,5g do trigo. A quantidade de ferro também é muito maior do que a encontrada no feijão, chegando a 550 vezes mais ferro. A presença do cálcio também é um diferencial, ainda mais a quantidade que chega a 66 mg em 100 gramas, superando trigo, arroz, feijão, centeio e cevada.

Receitas com leite de quinoa

A quinoa pode ser adoçada naturalmente com melaço ou adoçante stévia para as receitas doces, se você não tiver diabetes, é claro.

1. Receita de bolo de abóbora com coco

Ingredientes:

  • 2 copos de farinha de trigo branca;
  • 1 copo de abóbora ralada;
  • 2 copos de leite de quinoa;
  • 1 copo de açúcar mascavo;
  • ½ copo de óleo de canola;
  • 1 copo de coco ralado;
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó;
  • 1 colher de café de bicarbonato de sódio;
  • 1 pitada de sal.

Modo de preparo:

Em uma vasilha adicione a farinha de trigo, fermento, bicarbonato, coco, abóbora e sal. Misture bem e reserve. Acenda o forno a 180° e deixe pré-aquecer. No liquidificador bata o leite de quinoa com açúcar e o óleo. Depois misture essa mistura à farinha e mexa bem até obter uma massa uniforme. Se precisar utilize a batedeira. Separe uma assadeira com furo no meio, untada e polvilhada, adicione a massa do bolo e leve ao forno por 1 hora ou até dourar. Sirva em seguida acompanhado de geleia diet.

2. Receita de bolo de milho

Ingredientes:

  • 3 xícaras de farinha de milo fina;
  • 1 e 1⁄2 xícara de açúcar demerara;
  • 1 xícara de farinha de trigo integral;
  • 1⁄2 xícara de óleo de girassol;
  • 1⁄2 xícara de farinha de trigo;
  • 2 colheres de sopa de fermento em pó;
  • 2 xícaras de coco ralado;
  • 200 ml de leite de coco;
  • 3 xícaras de leite de quinoa.

Modo de preparo:

Em uma vasilha misture os itens secos: fubá, farinha integral e normal e fermento. Misture bem, depois coloque o açúcar e o coco misturando suavemente. Adicione aos poucos mexendo sem parar o óleo, o leite de coco e leite de quinoa. Mistura firmemente por 2 minutos. Adicione a mistura em forma untada e enfarinhada e leve ao forno médio pré-aquecido por 30 minutos ou até dourar.

3. Receita de torta de carne vegetal

Massa

  • 3 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo;
  • 1 xícara de chá de óleo de girassol;
  • 1/2 xícara de leite de quinoa;
  • 1 colher sobremesa de sal;
  • 1 colher de sopa de gergelim;
  • 4 colheres de sopa de água fria.

Recheio

  • 1 lata de carne vegetal moída;
  • 1 tomate picado;
  • 1 dente de alho espremido;
  • 1 pacote de cogumelos shitake frescos e picados;
  • 1/2 cebola picada;
  • 1 cenoura ralada;
  • Azeitonas picadas a gosto;
  • Manjericão a gosto;
  • Salsinha a gosto;
  • Pimenta do reino a gosto;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes da massa, adicionando um a um até que sejam todos incorporados. Abra em uma mesa enfarinhada e trabalhe com a massa até ficar macia. Abra metade da massa em uma forma desmontável de cerca de 23 cm de diâmetro. Reserve. Para o recheio, refogue em uma frigideira o alho e a cebola até ficarem macios, depois adicione os cogumelos e deixe por mais alguns minutos. Acrescente em seguida a carne vegetal, os tomates picados, cenoura ralada, azeitonas e tempere a gosto. Mexa bem para que todos os ingredientes fiquem equilibrados. Coloque o cheiro verde por último, espere esfriar e depois adicione por cima da massa. Cubra com o restante da massa e leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos ou até dourar.

4. Receita de mousse de manga

Ingredientes:

  • 500 g de manga em fatias;
  • 200 ml de leite de quinoa adoçado com stévia.

Modo de Preparo:

Bata a manga com o leite no liquidificador ou mixer até obter um líquido espumoso. Coloque em vasilhas e leve para refrigerar por algumas horas. Bater o leite de coco e a manga no liquidificador e depois colocar em potes sobre refrigeração. Rende 4 porções.

5. Receita de panqueca salgada

Ingredientes:

Massa

  • 1/2 xícara de farinha integral;
  • 1/2 xícara de farinha branca;
  • 1 xícara de chá de leite de quinoa;
  • 2 colheres de sopa de amido de milho;
  • 2 colheres de sopa de shoyu;
  • Salsinha a gosto;
  • Cebolinha a gosto;
  • Sal a gosto;
  • 2 dentes de alho amassados.

Recheio

  • 250 g de palmito picado;
  • 150 g de milho;
  • 50 g de tomate seco picado;
  • 10 colheres de sopa de água;
  • 1 ramo de salsinha.

Modo de Preparo:

Refogue os ingredientes do recheio em fogo baixo, exceto a salsinha que será usada ao final. Bata no liquidificador os ingredientes da massa até formar uma massa cremosa. Untar uma frigideira antiaderente com um fio de óleo de coco e adicionar 4 colheres de sopa ou 1 concha de massa, esparramando pela frigideira até preencher todo o espaço. Deixe dourar de um lado e quando estiver consistente vire com a ajuda de um garfo para dourar do outro lado. Repita o processo até a massa acabar. Adicione duas colheres de sopa do recheio em cada panqueca, adicione a salsinha por cima para decorar. Sirva em seguida.

6. Receita de purê de batata

Ingredientes:

  • 1 kg de batata cozida;
  • 100 ml de água;
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem;
  • 150 ml de leite de quinoa;
  • 1 tomate picado;
  • Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Cozinhe as batatas em água até amolecer. Depois esprema e misture os outros ingredientes. Decore com salsinha e regue com azeite e sirva como acompanhamento.

7. Receita de bobó de palmito

Ingredientes:

  • 1 kg de mandioca descascada e picada;
  • 2 cebolas picadas;
  • 300 ml de leite de quinoa;
  • Suco de 1 limão grande;
  • 1/2 xícara de azeite de oliva;
  • 6 tomates grandes picados;
  • 500 g de palmito em pedaços;
  • 5 colheres de sopa de óleo de girassol;
  • 1 pimentão vermelho picado;
  • 4 dentes de alho;
  • 1 maço de salsinha;
  • 1/2 maço de cebolinha;
  • Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Cozinhe a mandioca até ficar macia e depois amasse-a com um garfo ou com um espremedor. Retire a fibra branca presente no centro da mandioca. Coloque essa massa no liquidificador e adicione o leite de quinoa e bata até formar um creme espesso. Se precisar, coloque um pouco mais de água para ajudar na mistura. Reserve. Em uma vasilha tempere o palmito com o suco de limão e reserve. Em uma frigideira, adicione o óleo e azeite e aqueça. Quando estiver quente, adicione os ingredientes e refogue tudo até formar um molho. Adicione por último o palmito e deixe por cerca de 5 minutos em fogo baixo, acrescente o purê de mandioca e sirva a seguir.

8. Receita de vitamina de banana e mamão

Ingredientes:

  • 1/2 xícara de quinoa;
  • 2 bananas descascadas;
  • 1 mamão descascado.

Modo de Preparo:

Inicie hidratando a quinoa. Deixe-o de molho na água por 8 horas. Em seguida, lave-a, escorra a água e reserve. Depois de algumas horas adicione a quinoa no liquidificador com água e bata até obter o leite de quinoa. Então, bata esse leite com as bananas picadas e o mamão picado e 700 ml de água. Adoce com mel e sirva gelado.

9. Receita de muffin de milho

Ingredientes:

  • 150 g de milho verde cozido;
  • ½ xícara de farinha de arroz;
  • ¼ de xícara de polvilho azedo;
  • 1 ovo;
  • 1 colher de chá de erva doce;
  • ½ xícara de leite de quinoa;
  • 2 colheres de sopa de semente linhaça;
  • 3 colheres de sopa de manteiga ghee;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 pitada de noz moscada;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó.

Modo de preparo:

Bata o milho no liquidificador até obter uma massa, depois acrescente a farinha de arroz, polvilho, leite de quinoa e manteiga para formar um creme. Depois, adicione o ovo, sal, pimenta, linhaça, erva doce, noz moscada e, por último o fermento, misturando bem até incorporar aos ingredientes. Sepre as formas de muffins untadas e polvilhadas, adicione a massa até metade da forma (porque irá crescer) e leve ao forno médio por 20 minutos. Sirva em seguida.

10. Receita de shake de frutas vermelhas

Ingredientes:

  • 300 ml de leite de quinoa adoçado com canela;
  • 60 g de frutas vermelhas congeladas;
  • 30 g de whey protein sabor banana sem lactose.

Modo de preparo:

Adicione todos os ingredientes no liquidificador ou mixer, bata por 1 minuto ou até obter um líquido espumoso. Leve para gelar e sirva em seguida.

11. Receita de risoto de camarão cremoso

Ingredientes:

  • 6 colheres de sopa de manteiga sem sal;
  • 1 cebola média picada;
  • 1 colher de chá de salsa picada;
  • 1 colher de sopa de sal;
  • 2 xícaras de chá de camarões médios;
  • 2 xícaras de chá de arroz arbóreo cru;
  • 1 xícara de chá de vinho branco seco;
  • 5 xícaras de chá de água fervente;
  • 1/2 xícara de leite de quinoa.

Modo de preparo:

Em uma panela de tamanho médio, coloque a manteiga para derreter em fogo alto. Em seguida, reduza o fogo, acrescente parte da cebola picada e refogue de 1 a 2 minutos até que fique translúcida. Depois adicione os camarões lavados e refogue até que a coloração comece a mudar de cor (cerca de 2 minutos, em média). Aí então basta acrescentar os temperos (sal e salsa), misturar bem e reservar. Em uma outra panela, coloque também manteiga para derreter, o restante da cebola e refogue, depois adicione o arroz, o sal, o vinho e cozinhe por 1 minuto até o álcool sumir. Então adicione a água, mexendo sem parar e aos poucos e cozinhe até secar ou até que fique em consistência al dente. Adicione ao final o refogado de camarões e o leite e deixe por mais alguns minutos. Sirva em seguida. 

12. Receita de pão caseiro

Ingredientes:

  • 1 e 1/4 xícaras de leite de quinoa morno;
  • 1/2 xícara de óleo de girassol;
  • 2 ovos;
  • 2 tabletes de fermento para pão;
  • 3 xícaras de farinha de trigo;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1/4 xícara de açúcar demerara.

Modo de preparo:

Bata os ingredientes no liquidificador colocando primeiro os líquidos e depois os secos. Coloque em uma vasilha e misture mais com a mão até obter uma massa macia, se for preciso, sove em uma mesa enfarinhada. Reserve até crescer por 20 minutos e depois asse em forno médio em uma assadeira untada e polvilhada por 30 minutos ou até dourar. Sirva em seguida.

Você já tinha conhecimento destes benefícios do leite de quinoa para a saúde? Já provou alguma receita que o utilizasse? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

3 comentários em “20 Benefícios do Leite de Quinoa – Como Fazer e Receita”