4 Dicas Simples Para Sua Dieta Detox – Receita e Idéias

Especialista:
atualizado em 11/12/2019

A habilidade natural do corpo se desintoxicar e se curar é um processo fenomenal. Mas por que não damos ao corpo uma ajuda para melhorar esse processo de purificação incrível para um recomeço saudável? Para isso, aqui vão algumas dicas simples para uma dieta detox.

Aqui estão 4 dicas simples que você pode tentar incorporar diariamente!

1. Beba Mais Água

Muito frequentemente confundimos sede com fome. Nosso sinal de sede pode nos fazer comer, já que o confundimos com fome.

A primeira dica para sua dieta detox é: Beba água primeiro para se certificar que você está bem hidratado antes de comer qualquer coisa durante o dia. Café-da-manhã, almoço e jantar incluídos.

Quando possível, beba a água pelo menos 30 minutos antes de comer, assim a água terá tempo de entrar nas células do seu corpo e hidratar o revestimento do seu estômago em preparação para a digestão correta. Por exemplo, você pode adicionar suco de limão e vinagre de maçã à sua água.

2. Adicione um Suco Verde à Sua Dieta Detox

Sucos verdes são uma ótima forma de adicionar clorofila à sua corrente sanguínea. Como Jason Vale diz em “Hungry For Change” (Fome de Mudança, em tradução livre), “sucos são as verdadeiras comidas rápidas, é um expresso de 15 minutos para a saúde”. Algumas das minhas receitas favoritas de sucos verdes incluem:

Ideias de Sucos Verdes

– Aipo, limão e pera (ou maçã)

– Aipo pepino, limão (deixe a casca) e pera (ou maçã)

– Aipo, pepino, couve, limão e pera (ou maçã)

– Aipo, pepino, limão, salsa e pera (ou maçã)

3. Adicione mais Salsa e Coentro à Sua Dieta Detox

Salsa e coentro são alimentos naturais muito poderosos para desintoxicar metais pesados do seu corpo. Adicione essas ervas incríveis a saladas, sopas, sucos e refeições. Mike Adams do Natural News fala mais sobre isso no filme “Hungry For Change”.

 Receita de Pesto Detox de Metais Pesados:

  • 4 dentes de alho
  • 1/3 de xícara de castanha-do-pará ou macadâmia
  • 1/3 de xícara de sementes de girassol
  • 1/3 de xícara de sementes de abóbora.
  • 1 xícara de coentro fresco
  • 1 xícara de salsa
  • 2/3 de xícara de azeite de oliva
  • 4 colheres de sopa de suco de limão
  • Pitada de sal marinho

Deixe as sementes e castanhas de molho durante a noite para que eles liberem as enzimas. Bata a salsa, coentro e azeite de oliva em um liquidificador. Adicione o alho, castanhas e sementes, sal e suco de limão e bata até que vire uma pasta homogênea. Guarde em potes de vidro escuro se possível. Você também pode congelar. Aproveite!

4. Respire Fundo No Abdômen

Respirar fundo, quando você enche sua barriga e expande seu diafragma para baixo, é um dos exercícios mais poderosos que você pode fazer para ativar seu sistema linfático, que ajuda a desintoxicar o organismo. Pense em seu sistema linfático como seu sistema pessoal de remoção de lixo (o que a maioria de nós precisa trabalhando a todo vapor depois do fim do ano). Pratique 10 respirações profundas e lentas, contando 4 segundos pra dentro, segure por 8 segundos, e 8 segundos pra fora. Você pode fazer esse exercício enquanto assiste TV, passeia com o cachorro, na meditação ou enquanto pratica ioga.

De acordo com o “Tao of Breathing” (Tao da Respiração), até 70% dos resíduos do corpo são eliminados pelos nossos pulmões e o resto pela urina, pele e fezes. Quando a eficiência dos nossos pulmões está reduzida devido a respiração de menos oxigênio em nossas células, ele diminui a circulação de sangue que carrega os resíduos dos rins e pulmões. Nosso sistema linfático que combate invasores virais e bacterianos é enfraquecido junto com um processo digestivo mais lento.

Respire fundo e devagar, em um lugar calmo, tanto quanto possível.

Como você pôde ver, são dicas simples mas bem efetivas.

E você, tem alguma dica da sua dieta detox? Comente abaixo:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário