4 sintomas precoces da esclerose múltipla que não devemos ignorar

Especialista da área:
atualizado em 26/04/2021

Embora as chances de ter esclerose múltipla não sejam altas – somente uma em cada 1 mil pessoas desenvolve o problema -, ela é uma doença que assusta.

  Continua Depois da Publicidade  

Na condição, o sistema imunológico ataca a mielina, que é a bainha de proteção que cobre as fibras nervosas. Assim, surgem problemas de comunicação entre o cérebro e o restante do corpo.

Eventualmente, a doença pode provocar um dano ou deterioração permanente nos nervos. Embora haja tratamentos que podem acelerar a recuperação dos ataques da esclerose múltipla, alterar o curso da doença e controlar os sintomas, a condição não tem cura.

Os sintomas da esclerose múltipla variam bastante e dependem do tamanho do dano que os nervos sofreram e de quais nervos a doença afetou. Enquanto nos casos severos a pessoa pode parar de andar, em outros o paciente pode ter longos períodos de remissão sem sintoma algum.

Entretanto, mesmo que os sinais da condição possam variar, há certos sintomas que, especialmente quando aparecem juntos, devem acender o sinal de alerta em relação à doença e levar uma pessoa a buscar a ajuda médica.

Isso porque no caso de realmente ser a esclerose múltipla, começar o tratamento cedo pode ajudar a controlar melhor os sintomas e até mesmo a desacelerar a progressão da doença.

Conheça na lista a seguir quais são esses possíveis sinais precoces da condição que não devemos ignorar:

1. Perda de visão com dor em um dos olhos

Problemas de visão

Os problemas de visão podem ter muitas causas, porém, uma perda de visão dolorosa ou visão embaçada em um dos olhos que dura mais que dois dias precisa ser avaliada pelo médico.

Conforme o neurologista Robert Bermel, os pacientes descrevem que o sintoma é como se estivessem olhando através de óculos manchados com um dos olhos.

2. Paralisia facial

O fato de um dos lados da face ficar temporariamente paralisado é outro dos sintomas que exige a atenção médica.

  Continua Depois da Publicidade  

3. Fraqueza ou dormência permanente nos membros

É normal sentir dormência ou formigamento em um membro após dormir de jeito estranho ou sentar de modo errado por muito tempo. Se a sensação melhora depois de mais ou menos uma hora, sem problemas.

Por outro lado, não devemos ignorar quando ela persistir por mais de um ou dois dias.

4. Tontura severa e contínua

Tontura

Embora a tontura possa ter várias origens, a tontura que a esclerose múltipla provoca geralmente é mais severa e dura pelo menos dois dias.

“Com a esclerose múltipla, os episódios de tontura podem fazer com que se tenha dificuldade para andar por um corredor, por exemplo, porque o senso de equilíbrio fica muito desligado”, explicou o neurologista Bermel.

Mais do que os sintomas

Não são apenas os sintomas que ajudam um médico a fazer o diagnóstico da esclerose múltipla. De acordo com Bermel, outra coisa que os médicos analisam é se esses sinais duram mais do que alguns dias.

O timing dos sintomas, ou seja, a rapidez com que eles surgem também podem ajudar o médico a identificar se trata-se da doença ou de outro problema.

Por exemplo, os sintomas da esclerose múltipla não são tão repentinos quanto os do acidente vascular cerebral (AVC) e não pioram lentamente ao longo do tempo.

“A esclerose múltipla está mais ou menos no meio – os sintomas podem piorar ao longo de horas ou dias”, afirmou o neurologista.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, como quem não é médico inevitavelmente tem muita dificuldade para identificar do que se tratam certos sintomas, o melhor mesmo é buscar a ajuda médica para tirar as dúvidas e iniciar rapidamente o tratamento, caso um problema grave se confirme.

Vídeo

Você sabia que o rosto também podem dar sinais de que temos algum problema de saúde? Conheça quais podem ser esses sintomas no vídeo da nossa nutricionista:

Fontes e Referências Adicionais

Você conhece alguém com esclerose múltipla? Ela tem esses sintomas? Então, comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário