5 Benefícios da Hidraste – O Que é, Para Que Serve, Chá e Como Usar

Especialista:
atualizado em 04/08/2020

Conheça a seguir os benefícios da hidraste, mas antes de chegarmos a esse ponto, veja o que é, para que serve, como usar e como fazer o chá dessa planta medicinal.

Pois bem, o hidraste é uma planta medicinal que também pode ser chamada de hydrastis, warneria canadenses e raiz amarela, embora o seu nome científico seja Hydrastis canadensis.

Ela é originária da América do Norte, faz parte da família Ranunculaceae e apresenta flores de coloração verde-escura, flores pequenas e avermelhadas e raízes numerosas nas cores cinza e amarela.

Seu uso não pode ocorrer sem que haja a orientação profissional de um médico ou fitoterapeuta.

Antes de continuar a leitura, não deixe de ver como funciona a homeopatia para emagrecer e confira os 8 fitoterápicos para emagrecer mais populares.

Para que serve – 5 benefícios da hidraste

1. Indicações citadas no Formulário Homeopático da Farmacopeia Brasileira

O Formulário Homeopático da Farmacopeia Brasileira (1ª edição, 2017) da Anvisa descreve que a hidraste pode ser indicada para auxiliar o tratamento de problemas como rinite, sinusite com secreção amarelada e espessa, rinorreia (corrimento nasal) posteriorescoriante, viscosa e espessa e tosse seca com rouquidão e um pouco de expectoração amarelo-esverdeada, principalmente em paciente com fraqueza no estado geral.

Entretanto, antes de utilizar a planta para qualquer uma dessas finalidades, é fundamental que você consulte o médico para conferir se ela realmente pode melhorar o seu caso em particular, se não pode fazer mal para você (como você verá lá embaixo, a hidraste tem contraindicações) e saber como usar a planta com eficácia e segurança.

Até porque as evidências associadas ao uso da hidraste para o tratamento da rinite e da congestão nasal são classificadas como insuficientes.

2. Secreção e fluxo da bile

A bile é uma substância utilizada pelo intestino delgado para decompor mais gorduras, que também atua na decomposição de proteínas, de acordo com informações do site Healthline.

Conforme a especialista em nutrição Cathy Wong, alguns praticantes da medicina alternativa acreditam que a hidraste estimula a secreção e o fluxo da bile.

Entretanto, Wong afirmou que até o momento de seu artigo (fevereiro de 2019) faltavam bases científicas para a afirmação de que a planta pode tratar qualquer tipo de condição. Portanto, só use a hidraste para estimular a secreção e o fluxo da bile ou para qualquer outra finalidade medicinal com a orientação e o acompanhamento do médico.

3. Infecções na bexiga

De acordo com a especialista em nutrição Cathy Wong, outra suposta utilidade da hidraste refere-se às infecções na bexiga.

No entanto, ela alertou que até a época de seu artigo faltava suporte científico para a alegação de que a hidraste pode tratar infecções. Alguns especialistas afirmam que as evidências a respeito do uso da planta para as infecções do trato urinário são consideradas insuficientes.

Portanto, quem sofre com esse tipo de problema precisa seguir todo o tratamento recomendado pelo médico e incluir a hidraste ou qualquer outra planta medicinal como estratégia para lidar com a condição somente com a autorização e orientação do mesmo.

4. Problemas estomacais

Segundo textos médicos americanos preliminares, os povos Cherokee e Iroquois utilizavam a hidraste para lidar com problemas estomacais.

Porém, as evidências relativas ao uso da planta para as úlceras estomacais e a perturbação do estômago são classificadas como insuficientes.

Então, antes de usar a hidraste para qualquer tipo de problema estomacal, consulte um médico e siga todas as instruções que ele passar para lidar com a condição de forma segura.

5. Hemorroidas

Outra das utilidades atribuídas à hidraste está associada ao tratamento das hemorroidas. O problema é que as evidências acerca deste uso da planta são consideras insuficientes.

Ou seja, quem sofre com a condição precisa procurar o auxílio médico para saber como lidar com o problema da melhor e mais segura maneira e incluir a planta neste tratamento somente quando o médico autorizar e conforme as instruções do profissional.

Efeitos colaterais da hidraste

A planta pode provocar sensação de agulhada nas mãos e nos pés, diminuição dos glóbulos brancos, irritação da boca e garganta, aumento do nervosismo, náuseas e vômitos, especialmente quando empregada em dosagens elevadas.

Ao experimentar qualquer uma das reações descritas acima ou qualquer outro tipo de problema por conta do uso da hidraste, procure rapidamente o médico, mesmo que o efeito em questão não aparente ser muito grave.

Isso é importante para checar a seriedade do sintoma, receber o tratamento necessário e saber como deve proceder em relação ao uso da planta.

Contraindicações e cuidados com a hidraste

Ela não pode ser utilizada por mulheres grávidas porque pode estimular as contrações uterinas e, consequentemente, gerar um aborto espontâneo, por mulheres que estejam amamentando e por pessoas que sofrem com problemas cardíacos.

A hidraste também é contraindicada para recém-nascidos porque há o risco de provocar dano cerebral. Outra recomendação importante é a de não utilizar a hidraste em dosagens elevadas.

Além disso, não existe uma quantidade suficiente de pesquisa disponível para determinar se a planta é segura para crianças.

Mesmo para quem não faz parte desses grupos, é importante consultar o médico antes de começar a usar a planta para qualquer finalidade, como forma de se certificar de que ela não pode fazer mal e saber em que dosagem e frequência e por quanto tempo ela pode ser utilizada.

Isso é especialmente importante para adolescentes, idosos e indivíduos que sofrem com doenças ou condições específicas de saúde.

Antes de começar a usar a planta, também é fundamental informar o médico sobre qualquer medicamento, suplemento ou planta que utilize para checar se não pode ser perigoso utilizar a hidraste ao mesmo tempo em que a substância em questão.

Até porque, como você já deve saber, mesmo os produtos naturais como as plantas podem fazer mal à saúde, principalmente quando ingeridos de maneira inadequada e excessiva.

Como usar hidraste

A planta pode ser encontrada e utilizada na forma de chá para banhos e lavagens, gotas, glóbulos, tabletes e comprimidos.

Fontes e Referências Adicionais:

O que você achou dos 5 benefícios da hidraste que separamos acima? Pretende experimentar algum uso da planta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário