Conheça a seguir os benefícios da hidraste, mas antes de chegarmos a esse ponto, veja o que é, para que serve, como usar e como fazer o chá dessa planta medicinal.
Pois bem, o hidraste é uma planta medicinal que também pode ser chamada de hydrastis, warneria canadenses e raiz amarela, embora o seu nome científico seja Hydrastis canadensis.
Ela é originária da América do Norte, faz parte da família Ranunculaceae e apresenta flores de coloração verde-escura, flores pequenas e avermelhadas e raízes numerosas nas cores cinza e amarela.
Seu uso não pode ocorrer sem que haja a orientação profissional de um médico ou fitoterapeuta.
Antes de continuar a leitura, não deixe de ver como funciona a homeopatia para emagrecer e confira os 8 fitoterápicos para emagrecer mais populares.
Para que serve – 5 benefícios da hidraste
1. Indicações citadas no Formulário Homeopático da Farmacopeia Brasileira
O Formulário Homeopático da Farmacopeia Brasileira (1ª edição, 2017) da Anvisa descreve que a hidraste pode ser indicada para auxiliar o tratamento de problemas como rinite, sinusite com secreção amarelada e espessa, rinorreia (corrimento nasal) posteriorescoriante, viscosa e espessa e tosse seca com rouquidão e um pouco de expectoração amarelo-esverdeada, principalmente em paciente com fraqueza no estado geral.
Entretanto, antes de utilizar a planta para qualquer uma dessas finalidades, é fundamental que você consulte o médico para conferir se ela realmente pode melhorar o seu caso em particular, se não pode fazer mal para você (como você verá lá embaixo, a hidraste tem contraindicações) e saber como usar a planta com eficácia e segurança.
Até porque as evidências associadas ao uso da hidraste para o tratamento da rinite e da congestão nasal são classificadas como insuficientes.
2. Secreção e fluxo da bile
A bile é uma substância utilizada pelo intestino delgado para decompor mais gorduras, que também atua na decomposição de proteínas, de acordo com informações do site Healthline.
Conforme a especialista em nutrição Cathy Wong, alguns praticantes da medicina alternativa acreditam que a hidraste estimula a secreção e o fluxo da bile.
Entretanto, Wong afirmou que até o momento de seu artigo (fevereiro de 2019) faltavam bases científicas para a afirmação de que a planta pode tratar qualquer tipo de condição. Portanto, só use a hidraste para estimular a secreção e o fluxo da bile ou para qualquer outra finalidade medicinal com a orientação e o acompanhamento do médico.
3. Infecções na bexiga
De acordo com a especialista em nutrição Cathy Wong, outra suposta utilidade da hidraste refere-se às infecções na bexiga.
No entanto, ela alertou que até a época de seu artigo faltava suporte científico para a alegação de que a hidraste pode tratar infecções. Alguns especialistas afirmam que as evidências a respeito do uso da planta para as infecções do trato urinário são consideradas insuficientes.
Portanto, quem sofre com esse tipo de problema precisa seguir todo o tratamento recomendado pelo médico e incluir a hidraste ou qualquer outra planta medicinal como estratégia para lidar com a condição somente com a autorização e orientação do mesmo.
4. Problemas estomacais
Segundo textos médicos americanos preliminares, os povos Cherokee e Iroquois utilizavam a hidraste para lidar com problemas estomacais.
Porém, as evidências relativas ao uso da planta para as úlceras estomacais e a perturbação do estômago são classificadas como insuficientes.
Então, antes de usar a hidraste para qualquer tipo de problema estomacal, consulte um médico e siga todas as instruções que ele passar para lidar com a condição de forma segura.
5. Hemorroidas
Outra das utilidades atribuídas à hidraste está associada ao tratamento das hemorroidas. O problema é que as evidências acerca deste uso da planta são consideras insuficientes.
Ou seja, quem sofre com a condição precisa procurar o auxílio médico para saber como lidar com o problema da melhor e mais segura maneira e incluir a planta neste tratamento somente quando o médico autorizar e conforme as instruções do profissional.
Efeitos colaterais da hidraste
A planta pode provocar sensação de agulhada nas mãos e nos pés, diminuição dos glóbulos brancos, irritação da boca e garganta, aumento do nervosismo, náuseas e vômitos, especialmente quando empregada em dosagens elevadas.
Ao experimentar qualquer uma das reações descritas acima ou qualquer outro tipo de problema por conta do uso da hidraste, procure rapidamente o médico, mesmo que o efeito em questão não aparente ser muito grave.
Isso é importante para checar a seriedade do sintoma, receber o tratamento necessário e saber como deve proceder em relação ao uso da planta.
Contraindicações e cuidados com a hidraste
Ela não pode ser utilizada por mulheres grávidas porque pode estimular as contrações uterinas e, consequentemente, gerar um aborto espontâneo, por mulheres que estejam amamentando e por pessoas que sofrem com problemas cardíacos.
A hidraste também é contraindicada para recém-nascidos porque há o risco de provocar dano cerebral. Outra recomendação importante é a de não utilizar a hidraste em dosagens elevadas.
Além disso, não existe uma quantidade suficiente de pesquisa disponível para determinar se a planta é segura para crianças.
Mesmo para quem não faz parte desses grupos, é importante consultar o médico antes de começar a usar a planta para qualquer finalidade, como forma de se certificar de que ela não pode fazer mal e saber em que dosagem e frequência e por quanto tempo ela pode ser utilizada.
Isso é especialmente importante para adolescentes, idosos e indivíduos que sofrem com doenças ou condições específicas de saúde.
Antes de começar a usar a planta, também é fundamental informar o médico sobre qualquer medicamento, suplemento ou planta que utilize para checar se não pode ser perigoso utilizar a hidraste ao mesmo tempo em que a substância em questão.
Até porque, como você já deve saber, mesmo os produtos naturais como as plantas podem fazer mal à saúde, principalmente quando ingeridos de maneira inadequada e excessiva.
Como usar hidraste
A planta pode ser encontrada e utilizada na forma de chá para banhos e lavagens, gotas, glóbulos, tabletes e comprimidos.
Fontes e Referências Adicionais:
- http://portal.anvisa.gov.br/documents/33832/3653739/Form+atual+data+de+publicação/10ab986a-0ad8-4743-8a5b-a3aa6fd8b567
- https://books.google.com.br/books?id=XyRqDwAAQBAJ&pg=PA59&lpg=PA59&dq=hidraste+origem&source=bl&ots=UkBb25Ekgw&sig=ACfU3U0zOcqRjlJAVBRQkHuWZl0wYqYoUQ&hl=pt-PT&sa=X&ved=2ahUKEwidivfl8vDgAhV3FbkGHYeXAcYQ6AEwCXoECAAQAQ#v=onepage&q=hidraste%20origem&f=false
- https://www.webmd.com/vitamins/ai/ingredientmono-943/goldenseal