Chá de Pulmonária – Para Que Serve e Como Fazer

A pulmonária, ou Pulmonaria officinalis, é uma planta medicinal originária da Europa, que também pode ser encontrada na Ásia, na América do Norte e na África e floresce durante a primavera em bosques e jardins ornamentais. Ela produz flores cuja coloração varia desde o vermelho até tonalidade azul.

A erva, que também é conhecida pelos nomes de erva-do-pulmão, salsa-de-Jerusalém e erva-dos-bofes, dá origem a um chá de pulmonária, sobre o qual iremos falar mais abaixo, compreendendo para que serve e como fazer a bebida.

Para que serve o chá de pulmonária? Benefícios e dicas

Como o próprio nome já indica, a planta medicinal utilizada no chá é utilizada como auxiliar no tratamento de problemas pulmonares como tuberculose e enfisema pulmonar. Ela ainda é usada para auxiliar em problemas como infecções respiratórias, graças ao seu alto teor de mucilagem, componente que já mostrou ter alguma eficácia no que se refere ao combate às inflamações respiratórias.

A erva ainda é dotada de propriedades expectorantes, contribuindo com a limpeza das vias respiratórias por meio da eliminação do muco.

O chá de pulmonária também oferece propriedades diuréticas moderadas: isso significa que ele pode ajudar a promover a eliminação do excesso de líquido presente no corpo por meio da urina, combatendo assim o inchaço provocado pela retenção hídrica.

Só é preciso ter cuidado para não exagerar no consumo do chá de pulmonária e certificar-se de consumir água para não sofrer com a desidratação.

A bebida também possui propriedades anti-inflamatórias e é dotada de ação antioxidante, tanto que um estudo búlgaro, publicado no ano de 2005, identificou a presença de compostos fenólicos e outros antioxidantes benéficos na composição da planta medicinal.

Outra serventia do chá de pulmonária é que ele é utilizado como um remédio natural para auxiliar o tratamento de gripe e febre. Outros problemas que podem ser beneficiados com o uso do chá são: bronquite, cálculo renal, problemas na bexiga, inflamações, pneumonia, problemas nos rins, rouquidão, tosse, asma, catarro na garganta ou nas cordas vocais e faringite.

O chá de pulmonária também pode ser utilizado para aliviar a diarreia e acredita-se que a bebida também possa colaborar com a diminuição de sangramento no trato digestivo e ajudar em relação à indigestão. A planta medicinal é conhecida por auxiliar o tratamento de problemas estomacais e gastrointestinais.

Outros benefícios da pulmonária 

A planta medicinal ainda está associada aos seguintes benefícios:

  • Utilizada no tratamento de problemas na pele como infecções, feridas, cortes, inchaços, eczemas, queimaduras, úlceras e hemorroidas ao ser aplicada na pele. Sua ação ainda pode contribuir com a diminuição de inflamações provenientes de ferimentos e hematomas;
  • A Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, classifica a planta medicinal como uma erva que ajuda a diminuir a irritação e proporciona efeitos relaxantes ao organismo;
  • Fonte de vitamina C: a pulmonária fornece o nutriente, que é importante para a proteção das células, absorção de ferro por parte do organismo, produção de colágeno que constitui as mucosas, peles e ossos e para a produção do neurotransmissor serotonina, que atua no humor, estresse e dor;
  • A medicina popular acredita que a pulmonária também possa auxiliar a diminuição de sangramento proveniente do excesso de fluxo menstrual. 

Como fazer chá de pulmonária para gripe 

Ingredientes:

  • 3 colheres de chá de pulmonária seca;
  • ½ xícara de chá de água fervente;
  • 1 colher de mel.

Modo de preparo:

  1. Adicionar a pulmonária seca e o mel na água fervente;
  2. Misturar bem e deixar descansar durante 15 minutos, para que a erva penetre no chá. Então, coar e servir-se.

Como fazer chá de pulmonária para febre 

Ingredientes:

  • 2 colheres de chá de pulmonária seca;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

  1. Colocar a pulmonária seca na xícara de água fervente;
  2. Misturar bem e deixar descansar durante 15 minutos, para que a erva penetre no chá. Depois, coar e servir-se.

Cuidados com o chá de pulmonária

A bebida não deve ser consumida por mulheres gestantes ou que estejam em período de amamentação de seus bebês, por crianças e por indivíduos diagnosticados com problemas no fígado.

A planta medicinal não deve ser utilizada em excesso sob o risco de causar efeitos colaterais como problemas no fígado, sangramento prolongado, distúrbio menstrual, infecção na pele, perturbação no estômago e intoxicação.

Caso faça uso de algum tipo de medicamento, consulte o seu médico antes de utilizar a bebida para saber se não existe o risco de interação.

Em relação ao uso medicinal do chá de pulmonária, é fundamental ter em mente que sozinho ele não cura doenças, ainda que possa auxiliar no tratamento e/ou melhoria de sintomas. Assim, caso você sofra com alguma das condições mencionadas acima, além de fazer uso da bebida, siga corretamente o tratamento indicado por seu médico e questione-o se a bebida realmente é benéfica para o seu caso, em particular.

Você já tinha ouvido falar no chá de pulmonária e seus benefícios para a saúde? Pretende incluí-lo em seu dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (25 votos, média: 3,96 de 5)
Loading...

11 comentários em “Chá de Pulmonária – Para Que Serve e Como Fazer”

  1. tenho efizema pulmonar anotei como preparar o chà mais não sei por quantoi tempo posso tomar se `pra beber tdos os dias e quantas vezes por dia e a quantidade tambem

  2. Boa tarde preciso que me informe onde consigo encontrar para comprar a pulmonares seca, desde já obrigado, aguardo sua resposta

    • Só tome cuidado para não interagir com outras substâncias diuréticas e potencializar demais os efeitos (assim como outros).

    • Estou começando hoje a tomar o chá,tenho enfisema pulmonar, sei que não tem cura,mas espero que ajude no tratamento,estou com muita fé.

Deixe um comentário