13 Benefícios do Jambú – Para Que Serve, Propriedades e Dicas

Curioso para conhecer os benefícios do jambú? É justamente sobre a planta que vamos falar baixo, mas antes vamos conhecê-la um pouco melhor.

O que é o jambú?

O jambú também é conhecido pelos nomes de agrião-do-pará, agrião-da-amazônia e agrião-do-norte, abecedária, agrião-bravo, agrião-do-brasil, botão-de-ouro, erva-maluca, jabuaçú, jaburama, jamaburana, mastruço e nhambu.

A planta é originária da região amazônica, ainda que possa ser cultivada em outras regiões do mundo, sendo encontrada ainda no sudoeste asiático.

Os ramos, as folhas e as flores do jambú podem ser consumidos crus em saladas e aparecer em preparações cozidas, refogadas ou assadas. Para você ter uma ideia, existe até uma pizza de jambú.

A planta também é utilizada em diversas receitas típicas do Pará como o tacacá, o tucupi, a goma de amido e em pratos com camarão. Seu sabor é picante e ela não apresenta cheiro.

As propriedades do jambú

A planta é conhecida por apresentar as seguintes propriedades:

  • Anestésicas;
  • Purgativas (laxantes);
  • Bactericidas (que destroem as bactérias);
  • Antifúngicas;
  • Antissépticas;
  • Antivirais;
  • Diuréticas;
  • Afrodisíacos;
  • Estimulantes do sistema imunológico;
  • Vasorrelaxantes.

Para que serve? 13 benefícios do jambú 

Agora que já conhecemos o que é a planta e suas propriedades, vamos aprender sobre alguns dos benefícios da Spilanthes acmella, que é o nome científico dado ao jambú.

1. Efeito analgésico

A planta já foi utilizada na medicina graças às suas propriedades analgésicas, ou seja, de aliviar as dores.

Entretanto, embora tenha sido identificado um efeito de amenizar as dores em ratos quando a planta é aplicada na pele, não existem evidências de que a ação se repita por meio do consumo oral, e não há a confirmação de que os mesmos efeitos sejam repetidos em seres humanos.

2. Ação antioxidante e vasorrelaxante

A planta medicinal mostrou possuir um composto denominado escopoletina em sua composição, que é dotado de ação antioxidante e vasorrelaxante.

Enquanto o efeito antioxidante é importante para combater os radicais livres que são causadores de doenças como o câncer e conhecidos como promotores do envelhecimento precoce, a ação vasorrelaxante está associada à diminuição da tensão vascular.

3. Propriedades afrodisíacas

Isso significa que a planta está associada ao aumento da libido. O jambú apresentou um potente efeito afrodisíaco em ratos, sem trazer um efeito agudo, porém, por meio de uma ação que se intensifica ao longo do tempo.

4. Efeito diurético

Quando dizemos que uma substância é diurética, isso quer dizer que ela promove a eliminação de líquido do corpo através do aumento de volume da urina. Isso é útil para pessoas que sofrem com a retenção de líquido, que traz consigo o desagradável efeito de inchaço.

Entretanto, é necessário tomar cuidado para não abusar da utilização da planta, eliminar água demais e acabar sofrendo uma desidratação.

5. Aumento da testosterona

O jambú mostrou ainda aumentar o hormônio testosterona no organismo. Nos homens, a testosterona está associada a funções relacionadas ao sistema reprodutivo, à sexualidade, à densidade óssea e à massa muscular.

6. Elevação da produção de colágeno

Outros dos benefícios da Spilanthes acmella é que a erva medicinal está associada ao aumento da produção de colágeno.

O colágeno é uma proteína classificada como estrutural, que é importante para a firmeza da pele, além de ser responsável pela sustentação das células, trabalhar na cicatrização do tecido e colaborar com a integridade e o funcionamento apropriado dos ossos, segundo o que a farmacêutica da Universidade de São Paulo (USP), Vivian Zague, explicou.

Auxílio ao tratamento de condições de saúde 

Como uma planta medicinal, o jambú também é utilizado para auxiliar o tratamento de uma série de condições que afetam o organismo. Entre elas:

  1. Candidíase;
  2. Herpes;
  3. Dor de dente;
  4. Fraqueza;
  5. Problemas na pele;
  6. Tosse;
  7. Gengivite.

Receita de chá de jambú

Confira a seguir como preparar um chá com as folhas de jambú:

Ingredientes: 

  • 10 g de folhas de jambú;
  • 500 ml de água fervente.

Modo de preparo:

  1. Colocar as folhas de jambú nos 500 ml de água fervente;
  2. Deixar descansar durante 10 minutos. Coar e servir-se. A recomendação é tomar o chá até três vezes ao dia.

Cuidados com o jambú

A planta não é recomendada para mulheres que estejam gestantes. A justificativa é que, em excesso, o jambú traz um efeito forte em relação ao útero, que pode resultar em aborto.

Antes de utilizar a erva medicinal como auxiliar para o tratamento de qualquer tipo de condição de saúde, não deixe de conversar com o médico que acompanha o seu caso. Além disso, não abandone o tratamento prescrito por ele para usar somente o jambú, já que a ideia aqui é que a planta sirva como contribuição.

Outro conselho importante é avisar o médico antes de começar a utilizar a erva medicinal caso esteja fazendo uso de algum tipo de medicamento. Isso é necessário para que ele possa verificar se não existe a chance de que ocorra algum tipo de interação entre o jambú e o remédio em questão.

Você conhecia o jambú e suas propriedades? Pretende incluí-lo em sua dieta agora para aproveitar os benefícios para a saúde e boa forma? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (28 votos, média: 3,82 de 5)
Loading...

24 comentários em “13 Benefícios do Jambú – Para Que Serve, Propriedades e Dicas”

  1. Olá
    Aqui em Manaus comprei jambu num supermercado vi que os talos ainda tinham raízes, plantei . Pegou fácil

  2. Sou de Salvafir e estive no Pará recentemente e fiquei encantada com a planta. Adorei o sabor. Não consegui trazer a folha, mas trouxe cachaça, temperos, geleias, molho de pimenta e sementes para plantação. Não tenho muita esperança de que essa brote por aqui. Já faz uma semana que plantei e parece que nada vai acontecer. Gostaria de comprar mais sementes e conseguir outras formas de plantio. Ainda não encontrei a planta por aqui para uso. Se alguém souber como conseguir a planta ou semente, por favor informar. Grata.

    • Olá
      Aqui em Manaus comprei jambu num supermercado vi que os talos ainda tinham raízes, plantei . Pegou fácil

  3. Somos produtores de jambú, aqui em Juruti -Pará; vendemos na feira e entregamos para as Tacacazeiras da cidade; se houvesse uma maneira de conservar o jambú, poderíamos enviar para outros estados.
    Se alguém conhecer um ou mais processos para conservar essa planta por 5 a 7 dias, pedimos que nos mande o método.
    Grato
    Eng. Agr. Claude Viel (E-mail [email protected]).

    • Olá, vi seu post e fiquei interessada. Moro em Salvador e aqui ainda não tive conhecimento da planta. Estive em Belém recentemente e pude provar o sabor delicioso do Bambu. Não consegui trazer a planta. Trouxe sementes, mas acredito que não terei bons resultados com o plantio. Também trouxe outros produtos derivados da planta. No entanto gostaria de ter outras sementes e formas de plantio. Sou formada em gastronomia e seria muito bem-vindo em minha culinária. No aguardo. Grata. Lenir.

    • Simples, lave-o bem e ferva poe numa agua fervente por 3 minutos e depois coloque-a em sacos plasticos a congelar…..dura um bocado de tpo bem verdinhas

  4. Boa tarde sou de Belém do Pará na minha não falta faço uso dele direito nas refeições e a proveito talos e raízes para fazer o chá e posso garantir que é muito bom pra nossa saúde, tenho obtido bons resultados!

  5. Boa tarde me chamo Cleide Pinheiro moro em Belém do Pará tenho 56 anos e sempre nas minhas refeições faço uso de jambu sem medo pós tenho obtido bons resultados faço do jambu na sopa, cozido,salada crua, ele refogado, no vatapá, caruru no bife, tacacá, etc… Observação o jambu não pode faltar na minha mesa!

    • Boa noite eu já usei o jambu pra anemia foi um sucesso e indiquei a um amigo que estava com anemia profunda com três semanas fez o exame e o resultado foi que ele não tinha mais anemia.

  6. Essa planta é comum no Maranhão. Ela floresce em regiões de igapó e áreas alagadas. Não utilizamos na alimentação e sim como remédio e fortificante, como lambedor.

  7. Vai fazer três anos que a conheci, minha curiosidade por plantas medicinais ao vela esperimentei,agora estou pensando em colocar as sementes no xarope de genipapo!

    • Encontrei centenas de pé de jambu próximo ao presídio de BANGU,eles brotaram depois que as maquinas limparam um grande terreno,é a onde vão fazer o próximo lixão.

  8. O jambu e uma planta maravilhosa,eu como jambu em todos os pratos que faço,faco saladas,ponho no frango Guizado,no cozido e a sopa de legumes

  9. Comprei a semente no mercado livre ainda n chegou,mas quero saber se faz o mesmo efeito das folhas.Vou tomar p desempenho sexual.

  10. Conheço a planta e tenho em casa, mas não conhecia as suas propriedades. Moro no Rio, mas minha muda veio do Amazonas.

  11. não conhecia mais fiquei curiosa ão saber que ele ajuda no desempenho sexual da mulher gostaria de saber se isso e verdade?e onde encontrar esta planta?

    • OLa diana . A planta jambu e original do Pará. Mas encontra no Rio na Rua Barao do Flamengo ou na Feira de São Cristivao . que tambem tem a cachaça feita dessa planta.

Deixe um comentário