Tintura de algodoeiro – Para que serve e como usar

Especialista da área:
atualizado em 07/04/2021

Quem é mãe ou está grávida provavelmente já ouviu falar da tintura de algodoeiro. Veja para que serve e como usar.

  Continua Depois da Publicidade  

A tintura de algodoeiro é um extrato da planta Gossypium Herbaceum. Trata-se de um extrato obtido da casca da raiz do algodoeiro – a árvore que produz o algodão.

O extrato obtido da raiz da planta é um tipo de remédio que promete melhorar a produção de leite materno.

Aliás, além de ser muito benéfico para a saúde dos bebês, amamentar pode ajudar a emagrecer. Por isso, é ainda mais interessante saber como estimular a produção de leite.

Em geral, você pode encontrar a tintura de algodoeiro em farmácias de manipulação ou de homeopatia. Mas, para comprar o produto, é necessário ter uma prescrição médica.

Para que serve

algodoeiro

A tintura de algodoeiro (Gossypium herbaceum) é um extrato da planta medicinal que produz o algodão. Aliás, praticamente todas as partes da planta servem para alguma coisa – como por exemplo para fins cosméticos, medicinais ou industriais.

As sementes do algodoeiro, por exemplo, geram um óleo que serve para cozinhar. Já as folhas servem para tratar feridas, aftas e sintomas da gastroenterite. Veja também os benefícios do óleo de algodão e ainda os benefícios da folhas de algodão para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, o que nos interessa aqui é a casca da raiz da planta de algodoeiro.

A casca da raiz do algodoeiro é transformada em um extrato (ou tintura) que serve para:

  • Diminuir a dor na menstruação;
  • Estimular o fluxo de leite materno em mulheres lactantes;
  • Aumentar a coagulação do sangue e, assim, evitar sangramentos ou hemorragias.

De fato, a tintura de algodoeiro parece induzir contrações uterinas que ajudam a acelerar o trabalho de parto. Aliás, muitas vezes a tintura pode ajudar na expulsão da placenta após o nascimento do bebê, além de induzir a lactação.

No entanto, isso também pode causar um aborto ou um parto prematuro.

Por fim, mulheres que sofrem com dores menstruais muito fortes podem se beneficiar do extrato para estimular a menstruação ou para reduzir o fluxo menstrual.

Como usar

Para usar a tintura de algodoeiro, é preciso diluir o óleo antes do uso. Assim, use 20 gotas da tintura para cada 200 mL de água. Depois de dissolver bem, beba a mistura.

  Continua Depois da Publicidade  

De acordo com a posologia do produto, é recomendado consumir a tintura até 3 vezes ao dia, preferencialmente fora dos horários das refeições.

Cuidados com a tintura de algodoeiro

A casca da raiz do algodoeiro contém componentes como os flavonoides e o gossipol. De fato, os flavonoides são ótimos antioxidantes. Mas, por outro lado, o gossipol pode ter um potencial tóxico. Ele está presente principalmente nas sementes do algodão e podem causar problemas como:

  • Infertilidade masculina;
  • Prejuízos ao feto no início da gravidez;
  • Dificuldade respiratória;
  • Problemas no fígado.

Por esse motivo, é importante obter a tintura de algodoeiro de um fabricante de confiança para garantir a ausência do gossipol na tintura.

Tintura de algodoeiro funciona?

Além de aumentar a produção de leite, a tintura parece ajudar a combater a hemorragia pós-parto.

Para ter melhores resultados na lactação, é fundamental tomar bastante água – já que boa parte do leite materno é composto por água.

Infelizmente, não há estudos suficientes para comprovar a ação da tintura de algodoeiro. Portanto, se você está tendo problemas com a produção de leite, procure uma consultora de amamentação ou um médico de confiança para te indicar tratamentos mais eficazes. 

  Continua Depois da Publicidade  

Fontes e Referências Adicionais

Você já usou a tintura de algodoeiro? Se sim, ela ajudou a aumentar a produção de leite ou a melhorar sintomas da TPM? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média 4,20)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

4 comentários em “Tintura de algodoeiro – Para que serve e como usar”

  1. Meu bebê tem 2 meses e meu leite caiu bastante a produção, com isso fui indicada a tomar o algodoeiro, comprei na farmácia e me custou 25,00, desde o primeiro uso do medicamento já percebi meu leite aumentar a quantidade, usando o desmamador antes tirava 60 ml de leite nós dois seios e me custava muito tempo para tirar está quantidade, após o uso dobrou para 60 ml em cada seio, 120 ml em apenas uma retirada de 20 minutos. Vale a pena!!
    O gosto do produto não é lá muito bom, mais vale super a pena para manter a produção de leite para os nossos babys.

    Responder
  2. Meus bebês nasceram prematuros e com isso minha produção de leite zerou mesmo tomando domperidona. Assim que os bebês saíram do hospital uma amiga me indicou a tintura do algodoeiro e com esse sim minha produção de leite aumentou ao ponto de vazar o leite e hoje consigo amamentar os meus gêmeos como sempre sonhei.

    Responder
  3. Eu estou fazendo uso e minha produção de leite aumentou consideravelmente, desde a primeira dose eu já senti diferença!!

    Responder
  4. Tenho uma bebê de 40 dias e desde que tive ela estou tomando a tintura de algodoeiro, para mim foi ótimo tenho uma excelente produção de leite…tomo 3 vezes ao dia 20 gotas com um copo de água…super funciona.
    Está é minha 2 gestação e da primeira não tive muito leite por isso optei por uma ajudinha e por ser um componente natural o escolhi…super recomendo!

    Responder