5 Benefícios da Vitamina C para o Cabelo

A vitamina C (ou ácido ascórbico) é uma vitamina essencial para a manutenção do sistema imunológico e de papel importante na síntese do colágeno – proteína responsável pela composição de unhas, ossos, cabelo e por “segurar” as nossas células juntas no lugar. Ela também é um poderoso antioxidante e uma vitamina hidrossolúvel, ou seja, que se dissolve em água.

A vitamina C não fica armazenada no nosso organismo – a quantidade não absorvida/utilizada é sempre descartada e, por isso, precisa ser reposta periodicamente através da dieta ou de suplementos alimentares, uma vez que os seres humanos não conseguem sintetizá-la internamente.

Depois de ler a respeito da importância que a vitamina C tem na nossa saúde, é fácil se motivar a mantê-la na dieta, mas as vantagens não param por aí. Vamos dar uma olhada nos benefícios oferecidos pela vitamina C para o cabelo? Afinal, um interior saudável sempre vai ser refletido pelo nosso exterior também!

Fortalecimento dos fios

A vitamina C fortalece e ainda pode prevenir a queda do cabelo, o que não surpreende, se considerarmos suas propriedades reparadoras de células e o fato de que ela aumenta a absorção de ferro. A deficiência de vitamina C pode danificar os fios, ressecando, afinando-os e criando pontas duplas.

Ação antioxidante

A ação antioxidante dessa vitamina previne a descamação e irritação do couro cabeludo e ainda por cima promove uma “limpeza” já que o ácido ascórbico elimina os restos de shampoo que podem estar impregnados nos fios.

A vitamina C também combate a ação de radicais livres, moléculas danosas que podem se formar diante da exposição ao sol e poluição, por exemplo, e que são extremamente prejudiciais à saúde dos fios.

Aumento do colágeno 

Como já mencionamos, essa vitamina ajuda a sintetizar colágeno e esse talvez seja o maior dos benefícios da vitamina C para o cabelo, uma vez que o colágeno tem papel fundamental na estrutura capilar, além de ter propriedades hidratantes e rejuvenescedoras.

Mais brilho

Acrescentar permanentemente a vitamina C à sua dieta pode te conferir madeixas mais brilhantes! Isso porque ela fecha a cutícula dos fios, o que faz com que a luz reflita melhor neles, e ajuda na manutenção da cor natural do cabelo.

Hidratação

A vitamina C presente em cosméticos como cremes e shampoos possui efeito hidratante, devido à presença de hidroxila em sua composição, que atrai moléculas de água e as mantém para si. Diga adeus aos fios secos!

O uso de produtos de beleza com vitamina C certamente ajuda, mas a melhor fonte de vitamina C é a alimentação que, além de ajudar a aparência das madeixas, beneficia todo o organismo. Você pode obter sua dose diária dessa vitamina por meio de frutas como morango, mamão, laranja e limão.

Se por algum motivo, você não conseguir implementar uma quantidade suficiente de vitamina C na dieta, suplementos são uma boa ideia!

Você já conhecia a maioria desses benefícios da vitamina C para o cabelo? Consome uma quantidade ideal dessa vitamina em sua dieta ou pretende usar também a suplementação? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...

1 comentário em “5 Benefícios da Vitamina C para o Cabelo”

Deixe um comentário