5 Benefícios do Missô à Saúde – Receitas e Dicas

Vamos conhecer quais são alguns dos benefícios do missô para a saúde, além de aprender a preparar algumas receitas com esse ingrediente típico da culinária japonesa.

Em japonês, missô significa algo como grãos fermentados. Tanto que o ingrediente típico da culinária do Japão é preparado a partir de soja e grãos fermentados. Existem diferentes tipos de missô – missô branco, missô amarelo, missô vermelho, missô de cevada – e cada um deles está associado a cozinhas, identidades e sabores regionais.

A pasta de missô pode ser incluída em receitas de sopas, caldos, molhos de saladas, cozidos, coberturas, marinadas, vegetais e frangos, por exemplo.

5 benefícios do missô à saúde

1. Fonte de nutrientes

O missô é rico em proteínas, além de ser fonte de cobre, manganês, zinco, vitaminas do complexo B como a vitamina B9 (ácido fólico/folato), vitamina E e vitamina K.

2. Fonte de probióticos

Outro dos benefícios do missô para a saúde é que ele serve como fonte de probióticos, que são benéficos para a saúde do nosso intestino.

A nutricionista Joe Lewin explicou no site BBC Good Food que, por passar por um processo de fermentação, o missô é rico em enzimas e a fermentação aumenta a quantidade de bactérias benéficas ou probióticos no alimento.

Acredita-se que os probióticos auxiliam diversos problemas de saúde, com destaque para questões associadas à absorção e assimilação de nutrientes.

A nutricionista também afirmou que estudos de 1997 e 2013 indicaram que essas bactérias do bem sintetizam vitaminas no intestino, principalmente vitamina K e vitamina B12 como um subproduto do seu metabolismo.

3. Auxílio à saúde do sistema digestivo

No site BBC Good Food, a nutricionista Joe Lewin também disse que o consumo de alimentos fermentados como o missô também melhora a saúde do sistema digestivo.

No mesmo sentido, o site Dr. Axe, portal do nutricionista clínico e doutor em medicina natural e quiropraxia Josh Axe, apontou que ingerir o missô na forma de sopa de missô (missoshiro) é uma maneira fácil de melhorar a digestão.

De acordo com a publicação, os probióticos benéficos encontrados na sopa de missô ajudam a combater problemas digestivos provocados pelo desequilíbrio das bactérias intestinais como prisão de ventre, diarreia, gases, inchaço e síndrome do intestino irritável.

Se você já sabe que sofre com esses ou outros problemas digestivos, procure a ajuda do médico para saber como tratar a sua condição e descobrir se o missô ou a sopa de missô realmente podem ser utilizados para beneficiar o seu caso e como você deve usar o alimento neste sentido.

4. Fonte de antioxidantes

O missô é rico em antioxidantes, substâncias que auxiliam a combater os radicais livres, compostos que são conhecidos como prejudiciais ao organismo e já foram associados ao risco do desenvolvimento de doenças como câncer, artrite e problemas no coração.

5. Auxílio ao sistema imunológico

No site BBC Good Food, a nutricionista Joe Lewin disse que o consumo de alimentos fermentados e, consequentemente, a adição de probióticos e enzimas reforça o sistema imunológico.

Além disso, em artigo publicado no Authority Nutrition/Healthline, a nutricionista Alina Petre escreveu que o missô contém nutrientes que ajudam o sistema imunológico a funcionar de maneira ideal.

“Por exemplo, os probióticos no missô podem ajudar a fortalecer a sua flora intestinal, melhorando a imunidade e reduzindo o crescimento de bactérias maléficas. Além disso, uma dieta rica em probióticos pode ajudar a reduzir o seu risco de ficar doente e ajudar você a se recuperar mais rápido de infecções como o resfriado”, afirmou a nutricionista.

Entretanto, Alina alertou que diferentes estirpes de probióticos podem ter diferentes efeitos na saúde e que são necessários mais estudos com estirpes específicas do missô para que conclusões sobre esses benefícios do missô possam ser feitas.

Portanto, não deixe de seguir o tratamento indicado pelo médico para lidar com qualquer tipo de infecção que você venha a contrair.

Por outro lado

A nutricionista Joe Lewin alertou no site BBC Good Food que, por ser considerado rico em sal, o missô não deve ser consumido em uma quantidade maior do que 6 g por dia. Como se sabe, o sal é rico em sódio.

Tanto que, de acordo com informações do site Fat Secret, portal que disponibiliza dados nutricionais a respeito de diversos alimentos, uma colher de sopa ou 20 g do missô da marca Sakura contém 928 mg de sódio. Um valor altíssimo que realmente exige que o missô seja consumido com bastante moderação.

Ainda que o corpo humano necessite do sódio para o controle da pressão arterial e do volume do sangue e para o funcionamento adequado dos músculos, conforme informou o Centro Médico da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, a ingestão de uma quantidade elevada do nutriente não é nada boa para o organismo.

De acordo com a instituição, os adultos saudáveis não devem consumir mais do que 2,3 mil mg de sódio diariamente, indivíduos com pressão arterial alta não devem ingerir mais do que 1,5 mil mg do mineral e quem tem insuficiência cardíaca congestiva, cirrose do fígado e doença renal podem precisa consumir quantias muito menores do que essas.

Já a Associação Americana do Coração recomenda que os adultos limitem a sua ingestão de sódio para 1,5 mil mg do nutriente por dia.

A Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos alertou que o excesso de sódio na alimentação pode provocar problemas retenção de líquidos,  endurecimento dos vasos sanguíneos, pressão arterial alta, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.

Quem faz uso de remédios anticoagulantes (afinadores do sangue) deve consultar o médico antes de incluir o missô na dieta, indicou a nutricionista Alina Petre, em seu artigo no Authority Nutrition/Healthline.

Petre afirmou ainda que o missô deve ser consumido com moderação por ser feito à base de soja, que pode ser considerada uma goitrogênica. “Goitrogênicos são compostos que interferem com o funcionamento normal da glândula tireoide, especialmente para aqueles que já tem uma função tireóidea prejudicada”, esclareceu a nutricionista.

Receitas com missô

1. Receita de missoshiru (sopa de missô)

Ingredientes:

  • 1 tofu pequeno ou ½ tofu de tamanho normal, cortado em cubinhos;
  • 1 pé de cebolinha verde picada;
  • 1 l de katsuo-konbu dashi (caldo à base de alga marinha e peixe) ou 1 pacote de hondashi (caldo/tempero industrializado à base de peixe) com 1 l de água;
  • 2 colheres de sopa ou 30 g de missô (pasta de soja).

Modo de preparo:

Colocar o katsuo-konbu dashi (caldo à base de alga marinha e peixe) ou a água com o hondashi (caldo/tempero industrializado à base de peixe) e o missô em uma panela média ou caçarola e mexer até dissolver; Levar ao fogo alto, adicionar os cubinhos picados de tofu e aguardar ferver.

Logo que a fervura levantar, abaixar para o fogo médio e deixar ferver durante mais dois minutos; Então, desligar o fogo, distribuir o caldo obtido em tigelas, salpicar um pouco de cebolinha picada em cada tigela e servir-se. Bom apetite!

2. Receita de frango com missô

Ingredientes:

  • 500 g de frango sem osso cortado no formato de cubinhos;
  • 2 colheres de sopa de missô;
  • Azeite de oliva a gosto;
  • ½ xícara de chá de água;
  • ½ xícara de chá de cebolinha verde picada.

Modo de preparo:

Colocar o frango em cubinhos dentro de um saquinho plástico e adicionar o missô. Massageando, misturar o frango com o missô e deixar descansar, preferencialmente de noite até o dia seguinte. Se não for possível, deixar descansar pelo menos 30 minutos. Durante o período de descanso, o saquinho com a mistura deve permanecer na geladeira.

Então, adicionar o azeite em uma panela, levar ao fogo para aquecer e quando estiver quente, adicionar o frango para refogar. Mexer bem até criar uma crosta na panela e acrescentar ½ xícara de chá de água; Misturar, deixar cozinhar até a panela praticamento secar e retirar do fogo. Passar para uma tigela, decorar com a cebolinha verde picada e servir o frango com missô quente.

Referências adicionais:

Você já conhecia os benefícios do missô para a saúde? Costuma consumir esse ingrediente ou pretende incluir mais na sua rotina? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário