5 Comidas Que Engordam Mais do Que Você Imagina

Especialista:
atualizado em 11/12/2019

Quando você está tentando melhorar sua saúde e perder peso, há certos alimentos que você deve evitar. Muitos desses alimentos são obviamente não saudáveis porque contêm ingredientes que conhecidamente causam ganho de peso.

Entretanto, algumas outras comidas que engordam que não são assim tão obviamente ligadas ao ganho de peso, mas podem ser muito ruins para você.

Esses alimentos são muito problemáticos, porque a maioria das pessoas não sabem que devem evitá-los, e assim acabam consumindo muito mais do que deveriam. Aqui estão 5 comidas que engordam mais do que você imagina, que você deve evitar comer:

1. Pão Branco

O pão branco é um alimento base em muitas dispensas, mas a verdade é que ele não tem qualquer valor nutricional. O pão branco contém muito açúcar e não tem a habilidade de te manter satisfeito, então dentro de algumas horas você provavelmente se encontrará sentindo fome e buscando lanches.

Como resultado disso, não é de se surpreender que pesquisas com pessoas que comem pão branco mostrem uma relação entre comer grandes quantidades de pão branco e ter mais probabilidade de ganhar peso em um período de 12 anos. Mesmo pães que afirmam ser integrais podem conter mais açúcar que grão e devem ser evitados.

Idealmente, você deve substituir seu pão branco por pão com grãos integrais sempre que possível, já que ele é bom para sua saúde.

Por exemplo, ele é uma fonte de gamma-oryzanol, que abaixa os níveis de colesterol se consumido de forma regular, e alguns estudos até sugerem que mulheres que comem maiores quantidades de grãos integrais têm 40% menos probabilidade de desenvolver câncer de mama (quando comparadas a mulheres que comem menos quantidades de grãos integrais).

2. Alimentos Fritos

É de conhecimento geral que alimentos fritos não são saudáveis e devem ser evitados sempre que possível.

Eles estão no topo das comidas que engordam, têm pouco valor nutricional e podem causar problemas sérios de saúde. Eles estão associados a um colesterol mais alto e pressão arterial mais alta, dois fatores que diminuem sua saúde cardiovascular e te deixam mais propenso a sofrer de doença cardíaca ou AVC.

Alimentos fritos também podem irritar o sistema digestivo, levando a refluxo ácido, e potencialmente piorando cólicas ou gases associados à síndrome do intestino irritável.

Infelizmente, muitas pessoas associam alimentos fritos exclusivamente a batatas frita, nuggets, e hambúrgueres que você compra em restaurantes de fast food.

Essas pessoas continuam sem saber que também podem estar consumindo alimentos não saudáveis em casa.

Se você quer melhorar sua saúde, você nunca deve fritar seus alimentos. Ao invés disso, considere assar ou cozinhar.

Por exemplo, você pode assar peito de frango empanado com ervas e temperos, criando um jantar delicioso que tem pouca gordura e oferece muita proteína. Enquanto isso, a carne vermelha pode ser temperada com vinagre e alho amassado e então ser grelhada.

Exemplos Populares de Alimentos Fritos para Evitar

  • Batatas fritas

Qualquer coisa frita, mesmo vegetais, serão comidas que engordam e fontes de gordura trans, e contêm uma substância chamada acrilamida, que causa câncer.

Enquanto essa substância pode ser formada em muitos alimentos quando eles são aquecidos a uma temperatura acima de 120 °C, batatas fritas são as maiores ofensoras. Dizem por aí que uma batata frita é pior para sua saúde do que um cigarro.

  • Frango frito

Apesar de que apenas 320 calorias por coxa possa parecer pouco, lembre-se que você provavelmente vai comer pelo menos três (e talvez chegue a 10). Já que uma coxa contém 25 gramas de gordura, comer frango frito leva rapidamente ao ganho de peso.

3. Molhos de Salada Cremosos

Saladas têm a reputação de serem saudáveis, então muitas pessoas se voltam para elas quando estão fazendo dieta e tentando comer alimentos mais saudáveis.

Essa é uma ideia excelente em muitos casos, já que saladas de vegetais e verduras podem ser muito nutritivas e geralmente têm poucas calorias.  Entretanto, é importante evitar alegar de forma errônea que todas as saladas são saudáveis. Na verdade, elas podem ser tornar muito ruins para você quando elas são cheias de molhos cremosos.

Embora esses tipos de molhos adicionem muito sabor às saladas e possam tornar uma refeição mais agradável, é crucial se lembrar que eles contêm muita gordura e calorias. Na verdade, pode haver mais calorias no seu molho do que no resto da salada inteira, completamente diminuindo suas tentativas de perder peso.

Como alternativa, por que não experimentar molhos de salada com base de azeite? Além de terem um sabor mais leve, eles têm menos calorias e são muito melhores para você. Com a adição de um pouco de sal e pimenta (ou algumas ervas como orégano), um molho com base de azeite pode transformar uma salada em uma ótima refeição.

Você também pode comprar óleos com sabor que você pode usar como base para um molho de salada; alguns desses óleos têm sabores fortes e agradáveis, como alho, limão ou pimenta.

4. Arroz Branco

O arroz é um alimento muito comum em nossas casas, sendo um acompanhamento popular escolhido para acompanhar carnes, aves e peixes.

A maioria das pessoas simplesmente assume que o arroz é saudável, mas o valor nutricional do arroz depende completamente do tipo que você escolhe.

O arroz branco é como o pão branco; eles são comidas que engordam, encorajando seu corpo a armazenar excesso de gordura e dificultando a perda de peso. Além disso, ele tem pouco valor nutricional.

Na hora de escolher arroz para uma refeição ou acompanhamento, sempre escolha o arroz integral se você quer melhorar sua saúde. O arroz integral é cheio de fibras, vitaminas e nutrientes.

A grande quantidade de fibras te ajuda a se sentir cheio e satisfeito por mais tempo (reduzindo a possibilidade de comer demais ou comer um pacote de biscoito), e alguns estudos também sugerem que as lignanas no arroz integral podem reduzir seu risco de desenvolver doença cardíaca.

Entretanto, os benefícios não acabam aqui. O arroz integral continua a ser um objeto popular de pesquisa nutricional, com especialistas atualmente explorando desde uma ligação com a redução de sintomas de asma até a possibilidade de pessoas que comem mais arroz integral terem menos probabilidade de desenvolver câncer.

Em resumo, o arroz integral não apenas deixa de ter as propriedades que ligam o arroz branco a riscos à saúde, mas ele também contém muitas propriedades que estão diretamente conectadas a benefícios à saúde.

5. Xarope de Milho com Alta Concentração de Frutose

O xarope de milho com alta concentração de frutose é um adoçante comum que é frequentemente encontrado em refrigerantes, alimentos processados, pães, bolos e molhos.

Há muito debate sobre se o xarope de milho com alta concentração de frutose é bom ou ruim para seu corpo, e a comunidade científica ainda tem que chegar a um consenso.

Entretanto, há certamente algumas evidências de que ele deve estar nessa lista de comidas que engordam, pois pode fazer com que você ganhe peso rapidamente e até estimular um aumento na vontade de comer açúcar ou alimentos açucarados.

Também há preocupações justificadas de que comer muitos alimentos doces e ricos em xarope de milho com alta concentração de frutose pode até aumentar seu risco de sofrer de diabetes ou desenvolver outros problemas de saúde. Devido ao fato de que o xarope de milho com alta concentração de glicose pode aumentar os níveis de triglicérides, ele também pode estar ligado a uma maior probabilidade de doença cardíaca.

Tente evitar quaisquer açúcares processados e opte por opções mais saudáveis de sobremesa, como frutas frescas. No que diz respeito a encontrar alternativas para refrigerantes que contêm xarope de milho com alta concentração de frutose, você tem algumas opções.

Você pode optar por suco de frutas ou refrigerante diet, mas vale a pena lembrar que o primeiro pode ser rico em açúcar, e o segundo é associado com suas próprias preocupações. Água é sempre a escolha mais saudável, e pode ficar mais refrescante com um pouco de suco de limão fresco.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Qual dessas comidas que engordam foi a mais surpreendente para você? Tem alguma que você teria mais dificuldades de excluir da sua dieta? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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7 comentários em “5 Comidas Que Engordam Mais do Que Você Imagina”

  1. Bom saber pois preciso engordar uns 20 kg msm tô precisando urgente oh ? estou pesando apenas 39.500g ou seja 39 e meio ver se pode uma coisa dessa aff eu comprei Buclina e Complexo *Bora ajudar ganhar peso

  2. Ta difícil então pra mim emagrecer,ao pão,arros branco to perdida,tenho 60 anos e to com 82 kilos e preciso emagrecer tenho ansiedade a noite sinto muita vontade de belisca nossa o que vou fazer não consigo me controlar.