5 Receitas de Suco de Berinjela com Gengibre – Benefícios e Como Fazer

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

Com suas 20 calorias a cada porção equivalente a uma xícara, a berinjela é fonte de nutrientes como fibras, proteínas, cálcio, fósforo, magnésio, ferro, potássio, cobre, zinco, manganês, vitamina B2 e vitamina C.

Já o gengibre é composto por nutrientes como carboidratos, potássio, proteínas, cálcio, ferro, magnésio e vitamina C e apresenta oito calorias em cada porção de 10 g.

Mas o que será que acontece se juntarmos os dois na receita de uma bebida?

É isso o que vamos aprender abaixo, falando a respeito do suco de berinjela com gengibre, seus benefícios e como fazer algumas receitas diferentes da bebida.

Para que serve? Benefícios do suco de berinjela com gengibre 

– Emagrecimento

Para sabermos se o suco de berinjela com gengibre emagrece, precisamos dar uma olhada nos ingredientes principais da bebida. Comecemos então pela berinjela: o alimento pode contribuir com a perda de peso por ser fonte de fibras – uma unidade do vegetal com casca carrega 18,6 g do nutriente, enquanto uma xícara traz 2,8 g de fibras -, um nutriente importante para a promoção da saciedade no organismo.

E uma vez que nos sentimos, satisfeitos fica mais fácil controlar o apetite e consumir menos calorias, o que é necessário para emagrecer.

O problema é que, durante o preparo do suco, o teor de fibras pode ser diminuído. Assim, para compensar essa perda, vale a pena adicionar outras fontes do nutriente à bebida, como é o caso da linhaça ou da chia, por exemplo.

Mas não é só isso: a berinjela é um alimento de baixo índice glicêmico.

Isso significa que, ao ser ingerida, os seus carboidratos não causam uma elevação brusca nos níveis de açúcar no sangue. Tal efeito é benéfico para a perda de peso porque, quando há um crescimento brusco nas taxas de glicose no sangue, também ocorre o aumento do apetite.

Por sua vez, o gengibre pode auxiliar o processo de emagrecimento por se tratar de um alimento termogênico. Os alimentos termogênicos aumentam a temperatura do corpo, o que tem como resultado a aceleração do metabolismo, que como vimos, melhora o processo de gasto de gorduras e calorias.

Obviamente, o suco de berinjela com gengibre não é mágica e nem emagrece instantaneamente. Ela pode dar uma ajuda para quem está em um processo de emagrecimento, simplesmente isso. Para quem deseja perder peso, ainda é necessário seguir uma alimentação saudável, nutritiva equilibrada e controlada e praticar exercícios físicos com frequência como forma de maximizar sua queima de calorias.

– É nutritivo

Como vimos acima, tanto a berinjela quanto o gengibre servem como fonte de nutrientes importantes para o funcionamento do nosso organismo. Por isso, vale a pena consumir a bebida que une os dois nas refeições, especialmente no lugar de outras que são calóricas e pobres em nutrientes, como é o caso dos refrigerantes.

– Ação antioxidante

Um dos benefícios do suco de berinjela é que o vegetal possui antioxidantes. Essas substâncias são importantes para o organismo porque combatem a ação dos radicais livres, compostos maléficos que estão associados a doenças como o câncer e ao envelhecimento.

– Vitamina C

Encontrada tanto na berinjela quanto no gengibre, a vitamina C é um nutriente importante em diversos aspectos para o organismo humano. De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, ela é necessária para o crescimento e reparação dos tecidos do corpo.

A vitamina C ainda ajuda na produção de colágeno, uma proteína utilizada na formação da pele, da cartilagem, dos tendões, dos ligamentos e dos vasos sanguíneos. Além disso, o organismo precisa do nutriente para a cura de feridas e para a reparação de manutenção de ossos e dentes. 

Como fazer – 5 receitas de suco de berinjela com gengibre 

1. Receita de suco de berinjela com gengibre

Ingredientes:

  • 1 xícara de berinjela picada;
  • 1 colher de chá de gengibre ralado;
  • 250 ml de água;
  • Adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Colocar a berinjela, o gengibre e a água no liquidificador; Bater bem e, em seguida, finalizar com o adoçante a gosto. Consumir o suco imediatamente.

2. Receita de suco de berinjela com gengibre e limão

Ingredientes:

  • 1 xícara de berinjela picada;
  • 1 colher de chá de gengibre ralado;
  • Raspas de ½ limão;
  • 250 ml de água;
  • Adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Colocar a berinjela, o gengibre e a água no liquidificador e bater bem; Adicionar as raspas de limão e mexer com o auxílio de uma colher; Acrescentar o adoçante e servir-se. Consumir o suco imediatamente porque o limão pode amargar o sabor da bebida.

3. Receita de suco de berinjela com gengibre e mel

Ingredientes:

  • 1 xícara de berinjela picada;
  • 1 colher de chá de gengibre ralado;
  • 250 ml de água;
  • Mel a gosto.

Modo de preparo:

Colocar a berinjela, o gengibre e a água no liquidificador; Bater bem e, em seguida, finalizar com o mel a gosto.

4. Receita de suco de berinjela com gengibre e abacaxi

Ingredientes:

  • ½ berinjela crua picada com a casca;
  • 1 fatia média de abacaxi;
  • 200 ml de água de coco;
  • 1 pedaço pequeno de gengibre picado.

Modo de preparo:

Juntar todos os ingredientes e levar ao liquidificador; Bater bem e consumir em seguida, sem coar.

5. Receita de suco de berinjela com gengibre e chia

Ingredientes:

  • 200 ml de água;
  • 1 berinjela pequena;
  • 1 pedaço pequeno de gengibre;
  • Mel a gosto;
  • 1 colher de chia.

Modo de preparo:

Levar todos os ingredientes ao liquidificador; Bater bem e servir-se imediatamente.

Cuidados com o gengibre

Como vimos, o gengibre é um termogênico. Alimentos termogênicos devem ser evitados por pessoas diagnosticadas com hipertireoidismo, devido ao risco deles causarem perda de massa muscular.

Crianças, mulheres grávidas e indivíduos com doenças como cardiopatias, alergias, úlceras e enxaqueca também não devem exagerar no consumo de termogênicos para não sofrerem com o aumento da pressão arterial, a redução dos níveis de açúcar no sangue (hipoglicemia), insônia, nervosismo e taquicardia.

Pessoas com distúrbios hemorrágicos devem evitar o gengibre pois ele favorece hemorragias. Por piorar quadros de doenças cardíacas, ele deve ser excluído da dieta de pessoas que sofrem com o problema.

O consumo de gengibre ainda pode causar desconforto estomacal, azia e diarreia. Por estar associado à hipoglicemia, a presença do alimento da dieta de diabéticos pode exigir o reajuste nas doses de insulina que são aplicadas.

O que você achou dessas receitas de suco de berinjela com gengibre? Pretende aprender como fazer para aproveitar seus benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votos, média: 4,08 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário