5 Receitas de Suco de Berinjela com Gengibre – Benefícios e Como Fazer

atualizado em

Com suas 20 calorias a cada porção equivalente a uma xícara, a berinjela é fonte de nutrientes como fibras, proteínas, cálcio, fósforo, magnésio, ferro, potássio, cobre, zinco, manganês, vitamina B2 e vitamina C.

Já o gengibre é composto por nutrientes como carboidratos, potássio, proteínas, cálcio, ferro, magnésio e vitamina C e apresenta oito calorias em cada porção de 10 g.

Mas o que será que acontece se juntarmos os dois na receita de uma bebida?

É isso o que vamos aprender abaixo, falando a respeito do suco de berinjela com gengibre, seus benefícios e como fazer algumas receitas diferentes da bebida.

Para que serve? Benefícios do suco de berinjela com gengibre 

– Emagrecimento

  Continua Depois da Publicidade  

Para sabermos se o suco de berinjela com gengibre emagrece, precisamos dar uma olhada nos ingredientes principais da bebida. Comecemos então pela berinjela: o alimento pode contribuir com a perda de peso por ser fonte de fibras – uma unidade do vegetal com casca carrega 18,6 g do nutriente, enquanto uma xícara traz 2,8 g de fibras -, um nutriente importante para a promoção da saciedade no organismo.

E uma vez que nos sentimos, satisfeitos fica mais fácil controlar o apetite e consumir menos calorias, o que é necessário para emagrecer.

O problema é que, durante o preparo do suco, o teor de fibras pode ser diminuído. Assim, para compensar essa perda, vale a pena adicionar outras fontes do nutriente à bebida, como é o caso da linhaça ou da chia, por exemplo.

Mas não é só isso: a berinjela é um alimento de baixo índice glicêmico.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso significa que, ao ser ingerida, os seus carboidratos não causam uma elevação brusca nos níveis de açúcar no sangue. Tal efeito é benéfico para a perda de peso porque, quando há um crescimento brusco nas taxas de glicose no sangue, também ocorre o aumento do apetite.

Por sua vez, o gengibre pode auxiliar o processo de emagrecimento por se tratar de um alimento termogênico. Os alimentos termogênicos aumentam a temperatura do corpo, o que tem como resultado a aceleração do metabolismo, que como vimos, melhora o processo de gasto de gorduras e calorias.

Obviamente, o suco de berinjela com gengibre não é mágica e nem emagrece instantaneamente. Ela pode dar uma ajuda para quem está em um processo de emagrecimento, simplesmente isso. Para quem deseja perder peso, ainda é necessário seguir uma alimentação saudável, nutritiva equilibrada e controlada e praticar exercícios físicos com frequência como forma de maximizar sua queima de calorias.

– É nutritivo

Como vimos acima, tanto a berinjela quanto o gengibre servem como fonte de nutrientes importantes para o funcionamento do nosso organismo. Por isso, vale a pena consumir a bebida que une os dois nas refeições, especialmente no lugar de outras que são calóricas e pobres em nutrientes, como é o caso dos refrigerantes.

  Continua Depois da Publicidade  

– Ação antioxidante

Um dos benefícios do suco de berinjela é que o vegetal possui antioxidantes. Essas substâncias são importantes para o organismo porque combatem a ação dos radicais livres, compostos maléficos que estão associados a doenças como o câncer e ao envelhecimento.

– Vitamina C

Encontrada tanto na berinjela quanto no gengibre, a vitamina C é um nutriente importante em diversos aspectos para o organismo humano. De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, ela é necessária para o crescimento e reparação dos tecidos do corpo.

A vitamina C ainda ajuda na produção de colágeno, uma proteína utilizada na formação da pele, da cartilagem, dos tendões, dos ligamentos e dos vasos sanguíneos. Além disso, o organismo precisa do nutriente para a cura de feridas e para a reparação de manutenção de ossos e dentes. 

  Continua Depois da Publicidade  

Como fazer – 5 receitas de suco de berinjela com gengibre 

1. Receita de suco de berinjela com gengibre

Ingredientes:

  • 1 xícara de berinjela picada;
  • 1 colher de chá de gengibre ralado;
  • 250 ml de água;
  • Adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Colocar a berinjela, o gengibre e a água no liquidificador; Bater bem e, em seguida, finalizar com o adoçante a gosto. Consumir o suco imediatamente.

2. Receita de suco de berinjela com gengibre e limão

Ingredientes:

  • 1 xícara de berinjela picada;
  • 1 colher de chá de gengibre ralado;
  • Raspas de ½ limão;
  • 250 ml de água;
  • Adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Colocar a berinjela, o gengibre e a água no liquidificador e bater bem; Adicionar as raspas de limão e mexer com o auxílio de uma colher; Acrescentar o adoçante e servir-se. Consumir o suco imediatamente porque o limão pode amargar o sabor da bebida.

3. Receita de suco de berinjela com gengibre e mel

Ingredientes:

  • 1 xícara de berinjela picada;
  • 1 colher de chá de gengibre ralado;
  • 250 ml de água;
  • Mel a gosto.

Modo de preparo:

Colocar a berinjela, o gengibre e a água no liquidificador; Bater bem e, em seguida, finalizar com o mel a gosto.

4. Receita de suco de berinjela com gengibre e abacaxi

Ingredientes:

  • ½ berinjela crua picada com a casca;
  • 1 fatia média de abacaxi;
  • 200 ml de água de coco;
  • 1 pedaço pequeno de gengibre picado.

Modo de preparo:

Juntar todos os ingredientes e levar ao liquidificador; Bater bem e consumir em seguida, sem coar.

5. Receita de suco de berinjela com gengibre e chia

Ingredientes:

  • 200 ml de água;
  • 1 berinjela pequena;
  • 1 pedaço pequeno de gengibre;
  • Mel a gosto;
  • 1 colher de chia.

Modo de preparo:

Levar todos os ingredientes ao liquidificador; Bater bem e servir-se imediatamente.

Cuidados com o gengibre

Como vimos, o gengibre é um termogênico. Alimentos termogênicos devem ser evitados por pessoas diagnosticadas com hipertireoidismo, devido ao risco deles causarem perda de massa muscular.

Crianças, mulheres grávidas e indivíduos com doenças como cardiopatias, alergias, úlceras e enxaqueca também não devem exagerar no consumo de termogênicos para não sofrerem com o aumento da pressão arterial, a redução dos níveis de açúcar no sangue (hipoglicemia), insônia, nervosismo e taquicardia.

Pessoas com distúrbios hemorrágicos devem evitar o gengibre pois ele favorece hemorragias. Por piorar quadros de doenças cardíacas, ele deve ser excluído da dieta de pessoas que sofrem com o problema.

O consumo de gengibre ainda pode causar desconforto estomacal, azia e diarreia. Por estar associado à hipoglicemia, a presença do alimento da dieta de diabéticos pode exigir o reajuste nas doses de insulina que são aplicadas.

O que você achou dessas receitas de suco de berinjela com gengibre? Pretende aprender como fazer para aproveitar seus benefícios? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário