6 Benefícios da Farinha de Amendoim – Como Fazer, Como Usar e Receitas

Ainda pouco conhecida no Brasil, a farinha de amendoim é mais uma das farinhas nutritivas lançadas recentemente no mercado e que prometem trazer benefícios para a saúde.

Como é rica em gorduras e contém menos carboidratos que as demais farinhas à base de cereal, há muitos benefícios da farinha de amendoim para quem segue a dieta das proteínas e está de olho nos carboidratos.

Propriedades da Farinha de Amendoim 

Apesar de saudável, a farinha de amendoim é bastante calórica, e deve ser consumida com moderação por quem está querendo emagrecer. São 160 calorias em uma porção de 30 gramas do alimento – quantidade equivalente a 2 colheres de sobremesa.

Nessa mesma porção encontramos também 11 gramas de gordura, 7 g de proteína, 4 gramas de carboidratos e 4 gramas de fibra alimentar.

A farinha de amendoim apresenta também uma boa concentração de ferro, cálcio, potássio, e manganês. Niacina, vitamina E, vitamina B6 e folato são algumas das vitaminas encontradas em maior quantidade na farinha de amendoim.

Para que Serve a Farinha de Amendoim?

A farinha de amendoim pode ser uma ótima opção de farinha funcional para substituir outras farinhas que contêm glúten, como é o caso da farinha de trigo e a de aveia. A farinha de amendoim também serve para dar aquele gostinho doce em alguns alimentos e assim ajudar a diminuir a vontade de comer doces. Uma maçã fatiada coberta com um colher de farinha de amendoim, por exemplo, mata a vontade de comer doces sem prejudicar a dieta.

Benefícios da Farinha de Amendoim

11194-organic-peanut-flour

Apesar de não ser uma farinha light e não emagrecer de maneira direta, a farinha de amendoim pode ser uma aliada de quem faz atividade física e também trazer vários benefícios ao organismo. Confira por quê:

– A farinha de amendoim é rica em proteínas

Você já sabe que deve consumir bastante proteína para poder regenerar e hipertrofiar sua musculatura, mas nunca é demais lembrar, não é mesmo? A farinha de amendoim é uma das farinhas mais proteicas à nossa disposição, e pode ser uma excelente alternativa a fontes mais caras, já que o amendoim é um alimento relativamente barato.

Outra vantagem da farinha de amendoim é que sua proteína não vem acompanhada de colesterol, o que costuma ocorrer quando você consome o nutriente de origem animal. Embora pequenas quantidades de colesterol alimentar não seja tão problemático, consumir alimentos de origem animal diversas vezes ao dia – e todos os dias – pode não ser nada interessante do ponto de vista da saúde.

Níveis altos de colesterol podem causar diminuição do fluxo sanguíneo, o que por sua vez atrapalha a nutrição das células – inclusive as musculares – e pode dificultar a realização dos seus objetivos. E é claro que o excesso de colesterol pode causar problemas muito mais sérios, como o entupimento total das artérias e até mesmo infarto.

– Pode facilitar o controle do peso 

Não se trata de dizer que a farinha de amendoim emagrece, mas sim que ela pode ser um componente auxiliar do processo de emagrecimento. Se você já cuida da dieta e faz exercícios, pode usufruir de benefícios farinha de amendoim por esta ser fonte de fibras, proteínas e gorduras boas, nutrientes que aumentam a saciedade e inibem a compulsão por alimentos pouco saudáveis.

As proteínas e gorduras possuem digestão lenta, o que significa que você se sentirá satisfeito por mais tempo. Esse efeito também se deve à outra propriedade da farinha de amendoim, que é o controle do açúcar no sangue. Com isso você não sofre tanto com os picos de glicose e poderá controlar de maneira melhor o apetite ao longo do dia.

– É fonte de gorduras boas

A essa altura você já sabe: nem todas as gorduras são iguais. Enquanto algumas (como as de origem animal e o óleo de soja, por exemplo) causam inflamações, as gorduras do amendoim são do tipo monoinsaturada – aquelas que fazem bem à saúde.

As gorduras boas da farinha de amendoim carregam diversos benefícios: nutrem o cérebro, diminuem as inflamações, aumentam os níveis de HDL e protegem o coração.

– Diminui o colesterol

As gorduras do amendoim ajudam a elevar as taxas de HDL, o bom colesterol, que por sua vez auxilia no controle do LDL, o colesterol vilão que entope artérias e causa uma série de complicações.

Uma pesquisa publicada no Journal of Nutrition demonstrou que o consumo de amendoim pode de fato controlar os níveis de colesterol e diminuir o risco de problemas cardíacos.

– Evita inflamações e Retarda o Envelhecimento

Você certamente já deve ter ouvido falar que vinho faz bem à saúde porque contém resveratrol, um tipo de antioxidante que protege o coração. Acredite se quiser, mas o amendoim contém tanto resveratrol quanto o vinho (quando em quantidades iguais) – e ainda por cima contém outros antioxidantes importantes, como beta-sisterol, campesterol e estigmasterol.

Portanto, isso significa que mais alguns fos benefícios da farinha de amendoim são o combate a inflamações, inibição das ações dos radicais livres, que causam o envelhecimento precoce, além de poder até evitar o surgimento de determinados tipos de câncer.

– É uma ótima fonte de Arginina

O amendoim contém mais arginina que qualquer outro alimento, e a farinha de amendoim fornece exatamente o dobro do aminoácido que o amendoim in natura. A arginina promove a dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando o fluxo sanguíneo e acelerando a chegada de nutrientes para as fibras musculares. Isso pode ser traduzido como mais energia para fazer as séries e também mais nutrientes para a recuperação muscular.

Como Fazer Farinha de Amendoim

A farinha de amendoim comercial industrializada costuma ser comercializada na forma desengordurada, ou seja, com menos óleo. Como no entanto não é tão fácil encontrá-la à venda, você pode usufruir dos benefícios da farinha de amendoim preparando-a em casa. Veja como:

Ingredientes:

  • 500 gramas de amendoim descascado sem sal.

Preparo:

  1. Distribua o amendoim em uma forma grande;
  2. Leve para secar em forno baixo por 15- 20 minutos (ou mais, se preferir uma farinha mais seca);
  3. Retire o amendoim do forno e bata no processador.

Dica importante: Como o amendoim é rico em óleo, batê-lo por muito tempo no processador (ou liquidificador) irá produzir pasta de amendoim. O segredo é utilizar a função “Pulsar” e desligar assim que o amendoim se transforme em farinha.

Como Usar

Como a farinha de amendoim é rica em gorduras e portanto calórica, seu consumo deve ser moderado. Uma colher de sobremesa ao dia já é suficiente para obter todos os benefícios da farinha de amendoim sem atrapalhar a dieta.

Você pode polvilhar a farinha de amendoim sobre o iogurte, a salada de frutas e também misturá-la em um copo de leite desnatado. Outra dica é utilizá-la para enriquecer a massa da pizza, do pão e até mesmo da tapioca.

Um pouquinho de farinha de amendoim também ajuda a dar um gostinho melhor no whey protein e no leite de soja natural, dois alimentos que não são exatamente os mais saborosos do mundo, não é mesmo?

E por último, alterne a farinha de amendoim com outras farinhas funcionais para fazer sucos, bolos e biscoitos integrais.

Receitas com Farinha de Amendoim

1. Cookie Light com Farinha de Amendoim e Cacau

cookies

Essa receita com farinha de amendoim aceita outros tipos de farinha funcional, como a farinha de banana verde, farinha de coco, entre outras.

Ingredientes:

  • ½ xícara de farinha de trigo integral;
  • ¾ de farinha de amendoim;
  • 1 colher de sopa de cacau em pó;
  • ¾ de xícara de açúcar mascavo;
  • 1 ovo;
  • 1 colher de fermento em pó para bolo;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 colher de mel.

Preparo:

  1. Bata o ovo com um batedor de claras, acrescente o mel e o açúcar e continue batendo até a mistura estar totalmente incorporada;
  2. Adicione o restante dos ingredientes e misture com uma colher até obter uma massa homogênea;
  3. Unte uma forma e coloque porções de uma colher de massa;
  4. Asse por aproximadamente 20 minutos em forno médio pré-aquecido.

2. Bolo com farinha de amendoim e banana

gluten-free-peanut-butter-banana-bread-square

Para quem sofre com intolerância ao glúten, ou então está fazendo uma dieta sem o nutriente, a receita com farinha de amendoim abaixo é uma ótima dica. Além de não levar farinha de trigo, ainda é uma ótima fonte de energia e de fibra alimentar.

Ingredientes:

Secos 

  • ½ xícara de farinha de amendoim;
  • 1/3 de xícara de farinha de coco;
  • 1 xícara de farinha sem glúten (específica para uso culinário) ou outra farinha de sua preferência;
  • 1 xícara de farinha de aveia;
  • 3 colheres de chá de fermento;
  • uma pitada de sal.

Úmidos

  • 2 bananas médias maduras;
  • 2 ovos grandes;
  • 3 colheres de sobremesa de mel;
  • 3 colheres de sobremesa de óleo de coco (se estiver sólido derreta-o em banho-maria antes de usar na receita);
  • 1 colher de chá de essência de baunilha.

Preparo:

  1. Em um recipiente grande amasse bem as bananas, até que tenham que fiquem líquidas;
  2. Acrescente os demais ingredientes úmidos e incorpore bem;
  3. Adicione os ingredientes secos e misture até obter uma massa lisa;
  4. Cubra uma forma com papel vegetal e unte com um pouco de azeite;
  5. Coloque a massa sobre a forma e leve para assar em forno médio pré-aquecido;
  6. Asse por aproximadamente 50-minutos- 1 hora. A dica é abrir o forno a partir dos 45 minutos e fazer o teste do palito. Caso saia seco, o bolo está pronto!

3. Shake de proteínas com Farinha de Amendoim

O shake abaixo é uma ótima sugestão para quem anda com vontade de variar um pouco o shake de whey protein. Se preferir, substitua a banana por outra fruta cremosa, como o abacate ou a manga.

Ingredientes: 

  • 1 copo de leite desnatado (ou leite de soja);
  • 2 colheres de Whey Protein;
  • 1 colher de sobremesa de farinha de amendoim;
  • 1 banana madura (deixe-a na geladeira por 40 minutos antes do uso);
  • Mel ou adoçante a gosto.

Preparo:

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Referências adicionais:

Você já tinha conhecimento de todos esses benefícios da farinha de amendoim para a saúde e boa forma? Já experimentou alguma receita que a utilizasse? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,75 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. Raimundo Iratui de Oliveira

    Gostei muito das informações sobre o amendoim.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*