6 Benefícios do Suco de Cajá – Como Fazer, Receitas e Dicas

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

O cajá é uma fruta proveniente da cajazeira, uma árvore originária da América Tropical.

Conhecida pelos nomes de cajá-mirim, cajazinha, taperibá, tapareba, taperebá, tapiriba, ambaló e ambaró, ela é ácida e geralmente não é consumida de maneira natural, mas dentro de receitas como sucos, néctares, sorvetes, geleias, vinhos ou licores.

O cajá pode ser encontrado durante todos os meses do ano e que a maior produção da fruta acontece na região sul da Bahia e no Nordeste do Brasil.

6 benefícios do suco de cajá 

Vamos conhecer melhor uma das receitas preparadas a partir da fruta – o suco de cajá – e saber quais benefícios já foram associados à bebida?

1. Rica fonte de nutrientes

O cajá, que é o ingrediente principal da bebida, fornece diversos nutrientes que são importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. A lista inclui: carboidratos, cálcio, ferro, fósforo, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3 e vitamina C.

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que foi divulgado no ano de 2011, identificou ainda que o cajá apresenta quantidades significativas de potássio e cobre.

2. Efeito antioxidante

A mesma pesquisa feita pelos cientistas do Brasil classificou a atividade antioxidante do alimento como acima da média. Isso é relevante porque os antioxidantes são importantes para o combate aos radicais livres, compostos prejudicais para a saúde do organismo e que estão associados ao desenvolvimento de doenças graves como o câncer e ao envelhecimento precoce.

3. Saúde dos olhos

A vitamina A encontrada na composição do suco de cajá é necessária para diversos aspectos do nosso organismo. Segundo informações do Centro Médico da Universidade de Maryland, isso inclui a saúde dos olhos, no que se refere à boa visão especialmente quando há pouca luz e a produção de pigmentos na retina dos olhos.

4. Outras funções da vitamina A

Ainda de acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, o nutriente é necessário para  a formação de dentes, tecidos moles e esqueléticos, pele e membranas mucosas saudáveis e pode ser requerida para a reprodução e amamentação.

A vitamina A também é importante para o desenvolvimento celular saudável e a nutrição do sistema imunológico.

5. Fonte de vitamina C

O Centro Médico da Universidade de Maryland chama a atenção para o fato de que o organismo humano não armazena a vitamina C. Por isso é importante consumir regularmente alimentos e bebidas que sirvam como fonte do nutriente, como é o caso do suco de cajá.

Segundo a instituição, a vitamina é útil para o crescimento e reparação de tecidos em todo o corpo e para a absorção de ferro por parte do organismo, ajuda na produção do colágeno, uma proteína utilizada para formar a pele, a cartilagem, os tendões, os ligamentos e os vasos sanguíneos e é necessária para a reparação e manutenção dos ossos e dentes. 

6. Alívio da TPM

Acredita-se que a combinação de nutrientes encontrados na composição do suco de cajá faz com que a fruta colabore com a diminuição de sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM).

Entretanto, para se certificar de que isso realmente será experimentando por você ao tomar o suco de cajá, não deixe de conversar antes com sua ginecologista. 

Como fazer – Receitas de suco de cajá

1. Suco de cajá natural

Ingredientes:

  • 200 g de polpa 100% natural de cajá;
  • 4 xícaras de água;
  • Açúcar ou adoçante a gosto;
  • 1 xícara de gelo picado.

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes no liquidificador; Bater bem e servir-se imediatamente.

2. Suco de cajá com leite

Ingredientes:

  • 300 ml de leite gelado;
  • 200 g de polpa 100% natural de cajá.

Modo de preparo:

Juntar os ingredientes e levar ao liquidificador; Bater até obter uma bebida homogênea. Servir-se imediatamente. 

Atenção: é importante tomar o suco de cajá natural imediatamente depois do seu preparo porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios. O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência. Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.

Você já experimentou o suco de cajá? Tem costuma de consumi-lo? O que achou dos benefícios da bebida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “6 Benefícios do Suco de Cajá – Como Fazer, Receitas e Dicas”

  1. Tomo suco de cajá ….Gosto mais do fruto verde é bem citrico……Estava em duvida pois não sabia os benefícios