6 remédios caseiros para terçol e como usar

Especialista da área:
atualizado em 16/09/2021

O terçol é um pequeno inchaço na parte externa da pálpebra que pode causar dor e muito incômodo. 

  Continua Depois da Publicidade  

Mas apesar de ser mais comum na parte externa da pálpebra, também é possível que ele se desenvolva na parte interna ou sob a pálpebra.

Ele ocorre quando as glândulas sebáceas da região ficam obstruídas, gerando uma inflamação que pode evoluir para uma infecção bacteriana. Além da dor e do inchaço, o terçol pode causar coceira e olhos lacrimejantes.

Vale lembrar que se o terçol estiver incomodando a ponto de atrapalhar a sua visão, é hora de procurar um oftalmologista para uma avaliação mais detalhada. Esse especialista também vai poder te orientar sobre os cuidados necessários para tratar o terçol.

Caprichar na higiene dos olhos é a melhor forma de cuidar de um terçol. Mas além disso, há também vários remédios caseiros que podem ajudar a melhorar mais rapidamente esse problema. Veja quais são.

Remédios caseiros para terçol

olhos irritados

Embora existam medicamentos para tratar o terçol, como as pomadas antibióticas, por exemplo, na maioria dos casos, é possível tratar o terçol com medidas caseiras.

1. Compressa quente

Aplicar compressas mornas sobre o olho fechado ajuda a desobstruir os poros. Isso traz o pus e o óleo acumulado nos poros à superfície da pele, facilitando assim a drenagem e reduzindo a inflamação. A compressa morna também reduz significativamente a coceira e a dor.

  Continua Depois da Publicidade  

Como usar a compressa quente

Você pode usar uma toalha limpa umedecida com água morna. Em seguida, aplique a compressa no local do terçol por 5 a 10 minutos de duas a três vezes por dia.

Outra opção é usar uma gaze umedecida em água morna. Mas tome cuidado para não se queimar.

2. Limpeza com água e sabão

Esse remédio todo mundo tem em casa. Lavar o olho com água e sabão é muito importante para desinfetar a região e diminuir a inflamação. Manter os olhos limpos e secos evita que a infecção se espalhe ou se agrave, principalmente no caso de bactérias presentes no local.

Como limpar com água e sabão

Lave os olhos normalmente usando água corrente e um sabão neutro. Massageie bem o local e, em seguida, enxágue. Por último, seque bem usando uma toalha limpa.

3. Compressa com saquinho de chá

saquinho de chá

Chás de ervas com propriedades anti-inflamatórias podem ser aproveitados também em compressas. Geralmente, são usadas ervas como a camomila, o alecrim ou o chá verde, que apresentam efeito analgésico e ajudam a combater as bactérias.

Como usar a compressa com saquinho de chá

Você pode usar o próprio saquinho usado para preparar o chá como uma compressa. Apenas espere esfriar um pouco para evitar queimaduras.

  Continua Depois da Publicidade  

Outra opção é preparar o chá de sua preferência e mergulhar um pano limpo na bebida morna. Em seguida, esprema o tecido e aplique a compressa no olho afetado.

4. Babosa

A babosa ou Aloe vera tem propriedades anti-inflamatórias e bactericidas importantes para tratar o terçol. De fato, usar babosa nas pálpebras inflamadas pode reduzir o inchaço, a dor e a vermelhidão. Além disso, ela ajuda a evitar infecções.

Como usar a babosa

Pegue uma folha de babosa e abra no meio. O gel que está dentro da folha é a parte da babosa que você deve usar na parte externa da pálpebra afetada pelo terçol. Coloque uma quantidade pequena de babosa e massageie bem, com bastante cuidado para não cair dentro dos olhos.

5. Shampoo de bebês

O shampoo de bebês é considerado um remédio caseiro para terçol porque ele permite uma limpeza profunda na região dos olhos sem que isso irrite o local.

De fato, shampoos feitos para bebês não ardem nos olhos. Assim, a limpeza com esse produto é ideal para higienizar bem o local sem ter receio de sentir a ardência típica dos shampoos tradicionais para adultos.  

  Continua Depois da Publicidade  

Como usar o shampoo de bebês

Você pode usar o shampoo de bebê para lavar os olhos como faria com um sabonete comum. Depois, é só enxaguar bem e secar os olhos com uma toalha macia e limpa.

6. Cravos da Índia

cravo da índia

O cravo da Índia é uma especiaria com ação analgésica e antimicrobiana. Isso significa que o cravo pode diminuir a dor, reduzir a irritação nos olhos e eliminar bactérias. Dessa forma, esse remédio natural não só melhora o terçol como ajuda a tratar e evitar infecções.

Como usar os cravos da Índia

O jeito mais fácil de usar o cravo da Índia na região da pálpebra é aplicando uma compressa quente preparada em uma infusão de cravo com água fervente. O primeiro passo é ferver um pouco de água e adicionar alguns cravos. Depois de levantar fervura, desligue o fogo e espere a mistura esfriar um pouco. 

Com a mistura ainda morna, mergulhe um pano limpo na água com cravo e leve até os olhos. Na medida em que o líquido do pano esfrie, mergulhe ele novamente na água com cravo morna, e mantenha sobre a pálpebra afetada. Faça isso por 5 a 10 minutos.

Mais cuidados com o terçol

Existem muitos outros remédios caseiros que as pessoas usam para tratar o terçol, mas nem todos têm sua eficácia comprovada. São eles o óleo de coco, o óleo de rícino, as folhas de goiabeira, o pepino e as sementes de coentro.

  Continua Depois da Publicidade  

Além dos remédios naturais que ajudam a drenar o pus e a aliviar os sintomas do terçol, as seguintes dicas ajudam a ter uma recuperação mais rápida:

  • Evite usar lentes de contato;
  • Deixe de lado as maquiagens, especialmente aquelas que são usadas na região dos olhos;
  • Massageie o local;
  • Lave as mãos com frequência;
  • Evite coçar os olhos;
  • Não use a mesma compressa o dia inteiro, pois ela pode estar cheia de bactérias;
  • Não aperte nem tente espremer um terçol.

O terçol desaparece sozinho com o passar do tempo, mas ninguém merece ficar com a pálpebra irritada e inchada por vários dias. É por isso que os remédios caseiros são tão úteis, pois eles ajudam a reduzir o desconforto e acelerar o desaparecimento do terçol.

E não se esqueça, vá ao médico oftalmologista se o terçol não melhorar em uma semana ou se os sintomas piorarem.

Fontes e referências adicionais

Você já teve terçol? Como foi a sua recuperação? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dr. Haroldo Vieira de Moraes Junior

Dr Haroldo de Moraes é Oftalmologista - CRM 380377 RJ. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1981. Em seguida concluiu Mestrado em Oftalmologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1986 e Doutorado em Oftalmologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1994. Pos-Doutorado no National Eye Institute do National Institutes of Health (NIH/NEI) durante 1998/1999 e Livre Docente em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2001), atualmente é Professor Titular de Oftalmologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Oftalmologia clinica e cirúrgica, atuando como Coordenador de Pos-Graduacao em Oftalmologia com área de atuação em inflamação ocular (uveites, sarcoidose e toxoplasmose). Dr. Haroldo é uma referência profissional em sua área e autor de artigos científicos. Para mais informações, entre em contato com ele.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário