7 Benefícios do Buriti – Para Que Serve e Propriedades

Especialista:
atualizado em 19/02/2020

Conheça os benefícios da fruta chamada buriti, para que serve e suas principais propriedades aproveitadas pelo nosso organismo.

Todo mundo já sabe que as frutas são alimentos saudáveis e cheios de nutrientes, que a gente precisa se esforçar para consumir diariamente.

Mas além daquelas frutas mais famosas e comuns – banana, maçã, abacaxi, morango, pera, uva, manga, mamão – que estamos acostumados a consumir, é possível diversificar o cardápio de frutas e dar uma chance às variedades mais exóticas.

Por exemplo, você já ouviu falar do buriti? Ele também pode ser conhecido pelos nomes de carandá-guaçu, carandaí-guaçu, muriti, palmeira-buriti, palmeira-dos-brejos, mariti, bariti e meriti e é originário da Amazônia, além de ser encontrado nas regiões Nordeste e Centro-Oeste.

Típico de área úmida, o buriti dá origem a frutos jovens que possuem escamas de coloração marrom-clara enquanto jovens e uma cor escura, tipo cobre, quando já se encontram maduros.

Além do consumo in natura da fruta, as suas polpas podem ser utilizadas na preparação de receitas como mingaus, sopas, bebidas naturais ou fermentadas, geleias, doces pastosos, sorvetes e picolés.

Aproveite e conheça mais algumas frutas exóticas brasileiras e seus benefícios em uma lista que preparamos na qual o buriti faz parte.

Para que serve – 7 benefícios do buriti

Depois de conhecer essas curiosidades a respeito do buriti, confira alguns benefícios para a saúde que ele pode proporcionar e aproveite para inserir na sua dieta.

1. As propriedades do buriti

Já foi apontado que os frutos do buriti servem como fontes de nutrientes importantes para o funcionamento adequado do nosso organismo como carboidratos, fibras, proteínas, cálcio, ferro, potássio, fósforo, zinco, iodo, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C.

2. Saúde das crianças

Uma amostra do poder nutricional do alimento é que de acordo com uma publicação sobre o buriti, de autoria de Margaret Cymerys, Nivia Maria de Paula Fernandes e Onofra Cleuza Rigamonte-Azevedo, a fruta buriti é utilizada tanto para a prevenção quanto para a recuperação de crianças desnutridas.

3. Rico em vitamina A

A publicação Alimentos Regionais Brasileiros (2ª edição, 2015), do Ministério da Saúde, informa que o fruto do buriti “é uma das maiores fontes de vitamina A que a natureza oferece”.

Além de ser classificada como um antioxidante, a vitamina A também auxilia a formação e a manutenção de dentes saudáveis.

Como se não bastasse, este nutriente ainda trabalha em prol da visão, do crescimento dos ossos, da reprodução, das funções celulares e do sistema imunológico e pode ser um nutriente necessário para a amamentação.

4. Fonte de betacaroteno

Segundo a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), o buriti também é uma das principais fontes de betacaroteno, substância importante para a síntese da vitamina A.

A gerente de nutrição das instituições afiliadas à SPDM, Vanessa Maniezo, explicou ao site da associação que a concentração de betacarotenos proporciona uma ação antioxidante, que resulta no combate ao envelhecimento precoce e na prevenção de doenças como o câncer.

Maniezo também afirmou que a substância beneficia a saúde dos olhos, auxiliando a evitar doenças como a degeneração macular e a catarata, completou a SPDM.

5. Fonte de proteínas

Embora não seja tão comum apresentar uma fruta como uma boa fonte de proteínas, ao que tudo indica, o buriti foge dessa regra.

Isso porque, de acordo com a publicação a respeito do buriti, de autoria de Margaret Cymerys, Nivia Maria de Paula Fernandes e Onofra Cleuza Rigamonte-Azevedo, a sua polpa apresenta 11% de proteínas.

Por sua vez, o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Dijalma Barbosa da Silva, afirmou que em uma porção de 100 g da fruta buriti, encontra-se de 2,1 g a 3 g de proteínas.

Para você ter uma noção da importância das proteínas para a saúde do organismo humano, esse nutriente está presente em todas as células do organismo. Como o corpo humano não consegue armazenar as proteínas da mesma forma que faz com os carboidratos e as gorduras, é necessário que elas sejam consumidas diariamente.

6. Fonte de vitamina C

O fato dos frutos do buriti servirem como fonte desta vitamina não pode passar batido. Isso porque a vitamina C é outro nutriente classificado como um antioxidante e é importante para a pele, os ossos e o tecido conjuntivo.

Além disso, a vitamina contribui com o processo de cura/cicatrização e colabora com a absorção de ferro por parte do organismo, completou o portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

A vitamina C também é bastante importante para o fortalecimento do sistema imunológico.

7. Fonte de cálcio

O artigo do pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Dijalma Barbosa da Silva, destacou o cálcio como um dos minerais presentes na composição do buriti.

Embora seja bastante conhecido por auxiliar a manter os dentes e os ossos fortes, o nutriente também colabora com a coagulação sanguínea, com a liberação de hormônios e de outras substâncias químicas e com a manutenção de um batimento cardíaco normalizado.

O mineral ainda é necessário para ajudar na contração e expansão dos músculos e dos vasos sanguíneos, para secretar hormônios e enzimas e para o envio de mensagens através do sistema nervoso.

Mas atenção

Consumir a fruta buriti não vai resolver todas as necessidades do nosso organismo em relação aos nutrientes mencionados acima. Embora possua doses desses compostos, o alimento não contém toda a quantidade que o nosso corpo precisa.

Portanto, para garantir que o seu organismo receba todos os nutrientes que necessita em quantias apropriadas, procure seguir uma dieta saudável, que seja composta por toda uma diversidade de alimentos nutritivos.

Referências Adicionais:

Você já conhecia a fruta buriti e seus benefícios para a saúde? Pretende incluir no seu dia a dia? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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