9 Frutas Exóticas Brasileiras e seus Benefícios

Especialista:
atualizado em 24/12/2019

Banana, maçã, laranja, uva, morango, mamão, manga, melão… Essas são algumas das frutas bem conhecidas por aqui no Brasil e que não são consideradas comuns somente por aqui, mas também em diversos outros lugares do mundo.

Entretanto, há ainda muitas outras frutas exóticas brasileiras. E ainda que elas pareçam estranhas para algumas pessoas, elas também carregam as suas vantagens para a saúde do nosso organismo. Vamos conhecer quais são algumas delas?

9 frutas exóticas brasileiras e os benefícios que elas trazem 

1. Abiu

Trata-se de uma fruta originária da região amazônica que é rica em nutrientes importantes para o nosso organismo funcionar corretamente, como cálcio, fósforo e vitamina A. Do caroço do abiu também extrai-se um óleo que fornece efeito anti-inflamatório.

Entretanto, entre a casca e a polpa da fruta encontra-se um látex que não pode ser ingerido.

2. Buriti-miriti

Com uma polpa que é utilizada no preparo de receitas como bebidas e mingau, o buriti-miriti é a segunda a aparecer na nossa lista de frutas exóticas brasileiras e seus benefícios.

Estamos falando de uma fonte rica de cálcio, fósforo, vitamina A e ácidos graxos, conhecidos por auxiliarem o combate ao envelhecimento.

3. Cambuci

Esta fruta é encontrada no estado de São Paulo e é abundante em vitamina A e vitamina C.

Uma pesquisa do curso de graduação de Química da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) no distrito de Taiaçupeba analisou a fruta e identificou que o cambuci também possui concentrações de zinco e magnésio.

Já de acordo com informações encontradas, o cambuci também é conhecido a fruta-símbolo da cidade de São Paulo.

4. Camu-camu

O camu-camu é uma fruta típica da Amazônia que contêm a maior concentração de vitamina C do mundo todo dentro da categoria das frutas.

De acordo com pesquisas, o camu-camu apresenta 20 vezes mais vitamina C do que a acerola e 100 vezes mais do nutriente do que o limão.

No Brasil, a fruta é cultivada principalmente no Pará, no Amazonas e em algumas fazendas do estado de São Paulo. O grande produtor e exportador da fruta é o Peru, que leva o camu-camu para os Estados Unidos, o Japão e a União Europeia por meio da Holanda.

5. Gabiroba

A quinta das nossas frutas exóticas brasileiras também é conhecida pelos nomes de guavira e guabiroba. A gabiroba é pobre em calorias e é fonte de nutrientes como fibras, ferro e cálcio.

Além disso, a infusão da pele dos frutos da gabiroba é utilizada como um remédio caseiro para auxiliar o tratamento disenteria. Entretanto, antes de seguir essa receita, você deve consultar o seu médico.

6. Grumixama

Ela é conhecida como a cereja brasileira e acredita-se que seja composta por nutrientes que o nosso corpo precisa para funcionar como vitaminas do complexo B, vitamina C e flavonoides (antioxidantes).

7. Uvaia

A uvaia possui ação antioxidante e é fonte de nutrientes como cálcio, ferro, fósforo e vitamina C, ao mesmo tempo em que possui somente 37,6 calorias a cada 100 g.

Essa fruta é a que possui a maior quantidade de carotenoides (betacaroteno) entre os frutos alaranjados.

8. Cagaita

A fruta é típica da região do cerrado brasileiro, sendo encontrada nos estados de Minas Gerais, Goiás e Bahia. Ela pode ser consumida ao natural ou utilizada em receitas de geleias, licores, doces e sorvetes.

A cagaita serve como fonte de nutrientes como vitaminas do complexo B e vitamina C para o organismo.

9. Melancia do cerrado

Conforme informações encontradas, a melancia do cerrado também pode ser chamada de cabacuí ou melancia-do-campo e a sua diferença física em relação à melancia tradicional é que sua casca apresenta uma penugem.

Benefícios relacionados à saúde do coração e à diminuição dos níveis de colesterol já foram atribuídos a essa melancia. Porém, antes de consumir a fruta de olho nessas vantagens, vale a pena confirmar com o médico se ela realmente funciona neste sentido.

Você já experimentou algumas dessas frutas exóticas brasileiras? Conhece a maioria delas? O que achou de seus benefícios para a saúde? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,75 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

3 comentários em “9 Frutas Exóticas Brasileiras e seus Benefícios”

  1. Fontes de saúde riquíssima que deveriam servir ao próprio país, serem melhor pesquisadas pelos nossos laboratórios brasileiros em benefícios para o povo brasileiro, serem divulgadas e com informacoes medicinais……. Se fosse implantado um plano de boa alimentacao e utilizacao das nossas riquezas naturais, com certeza os postos de saúde e hospitais seriam pouco utilizáveis………

  2. Estas frutas são nativas do Brasil. O termo exótico está errado, pois leva a crer que não tem ocorrência natural no Brasil. O correto é frutas nativas do Brasil. Exóticas são as frutas inseridas de fora.

  3. Que legal, são muitas frutas regionais que muitos não as conhecem, nem mesmo os brasileiros e são fontes de saúde riquíssimas, tudo isto se bem explorado, talvez nós tivéssemos que importar muito pouca matéria prima para os nossos laboratórios farmacêuticos.