DMAE

7 Benefícios do DMAE – O Que é, Para Que Serve, Pele, Creme e Dicas

O nome dimetilaminoetanol pode assustar, ou talvez causar a impressão que é um ingrediente tóxico. Na verdade, ele é um composto metabólico natural que é produzido no nosso cérebro em pequenas quantidades, e também pode ser encontrado em alguns peixes. A versão popular dessa palavra é DMAE e ele tem sido usado medicamente para ajudar em problemas como déficit de atenção e depressão.

Recentemente, o DMAE conquistou espaço como um tratamento de beleza para a pele. Estudos mostraram que a versão creme tópica do DMAE traz resultados relevantes para clarear, remover manchas e tornar a pele mais firme. Isso significa que os cremes DMAE conquistaram aqueles que estão buscando um produto para ajudar a combater os sinais de envelhecimento.

Abaixo, abordaremos o que é o DMAE, para que serve, quais são os benefícios para a pele, produtos e dicas. Confira:

DMAE – O Que é?

DMAE é uma abreviação de dimetilaminoetanol. É um composto metabólico natural que é produzido no cérebro em pequenas quantidades, e também pode ser encontrado em alguns peixes oleosos como a sardinha, o salmão, a anchova e a cavala. No corpo humano, está presente no cérebro, em pequenas quantidades.

Para que serve?

DMAE é responsável por proteger as membranas celulares da deterioração e tem sido usado para ajudar em problemas como déficit de atenção e depressão. Este nutriente, que é produzido naturalmente pelo nosso cérebro, em pequenas quantidades, facilita a síntese de acetilcolina.

A acetilcolina é um neurotransmissor que ajuda a estabelecer a comunicação entre os nervos e os músculos, e também a transmitir mensagens entre as células cerebrais. Ela funciona enviando mensagens para os músculos e estimulando sua contração. Por causa desse efeito, o DMAE tem sido usado para contrair, reduzir a flacidez, melhorar a firmeza e elasticidade, suavizar linhas e rugas e também iluminar a pele.

Além de ser usado em produtos que são aplicados diretamente sobre a pele, o DMAE também é encontrado como um suplemento que as pessoas podem consumir para melhorar seus processos cognitivos.

Outra forma de atuação do DMAE é na redução do acúmulo de depósitos de lipofuscina dentro das células. A lipofuscina é um pigmento que pode causar descoloração, tem uma cor acastanhada e é um resultado de resíduos moleculares quando os ácidos graxos não são metabolizados adequadamente pelo organismo.

Este pigmento muitas vezes aparece na pele na forma de manchas de fígado ou manchas de idade, especialmente em pessoas que estão em um estágio mais maduro da vida.

Benefícios para a pele

Um dos benefícios do DMAE é a proteção antioxidante que defende a pele dos radicais livres que a danificam e contribuem para o aparecimento dos sinais de envelhecimento precoce, incluindo rugas e linhas finas. Ele também fortalece as células da pele e suas membranas e, ao fazê-lo, protege a estrutura celular.

Quando é inserido nos produtos para cuidados com a pele, o DMAE empresta alguns atributos para o fortalecimento facial e ajuda a pele a parecer mais lisa, mais firme e, portanto, mais jovem.

Antes de abordar os benefícios do DMAE, vamos entender melhor o que são os radicais livres e como eles prejudicam a nossa pele.

Os radicais livres são moléculas de oxigênio que estão no ar, em nossos corpos e em tudo que nos rodeia. Fatores externos, como poluição, luz solar e fumo, também desencadeiam a produção de novos radicais livres.

Eles perdem um elétron devido às interações com moléculas diferentes. A perda torna a célula instável, levando-a a uma missão de busca e destruição dentro das camadas mais profundas da sua pele para se tornarem inteiras novamente.

Quando esse fato acontece, o radical livre instável faz um esforço para se ligar a outros elétrons que podem inclusive ser roubados de uma célula saudável, o que provoca uma reação em cadeia desagradável, porque quando o radical livre é estabilizado, ele desestabilizou uma célula saudável para fazê-lo, e consequentemente essa precisará de estabilização.

Nesse momento, os antioxidantes entram em ação, pois eles são o sistema de defesa natural do seu corpo contra os danos dos radicais livres e o DMAE é um componente importante desse sistema de defesa. Geralmente, o nosso corpo não consegue acompanhar a quantidade de células destruídas pelos radicais livres, e por isso precisamos ajudá-lo, consumindo alimentos ricos em vitaminas e minerais e suplementos e cremes contendo antioxidantes para garantir que o corpo receba toda a ajuda necessária para mantê-las.

Agora que você já conhece os efeitos nocivos dos radicais livres, vamos entender os benefícios do DMAE:

1. Poder antioxidante

O DMAE tem a capacidade de manter a estrutura celular protegida, diminuindo a quantidade de estresse que ela deve suportar, e isso impede a produção de ácido araquidônico, que é uma substância química do corpo que causa inflamação e dor.

2. Pele mais firme e radiante

O suporte antioxidante e estrutural reflete em uma pele mais firme e radiante, com menor incidência de vasos sanguíneos rompidos, descoloração e rugas.

Essencialmente, o DMAE desafia os efeitos da flacidez muscular e é uma das melhores defesas contra os danos dos radicais livres naturais à medida que envelhecemos.

3. Melhora o tônus, a elasticidade e a firmeza da pele

Além de ser um poderoso antioxidante, o DMAE ajuda a diminuir problemas como a flacidez da pele. Isso acontece a partir da criação de acetilcolina, que pode estimular a “função nervosa” e faz com que os músculos se contraiam. O resultado é uma pele mais firme, mais lisa, mais clara e mais jovem.

4. Ajuda a reduzir linhas finas e rugas

Enquanto alguns antioxidantes afetam apenas a superfície da pele, o DMAE penetra além da camada superficial, tornando-se eficiente para o tratamento de rugas e linhas de expressão.

Seus resultados são relevantes para o tratamento de linhas finas e rugas, fortalecendo visivelmente a pele facial, além de garantir a hidratação e umidade, o que é fundamental para prevenir e eliminar as rugas.

5. Fortalecimento da pele do pescoço

Se o objetivo é melhorar a aparência de sinais de envelhecimento no pescoço, é preciso tratar o rosto ao mesmo tempo, pois essas regiões estão completamente interconectadas. A mandíbula caída e as papadas proeminentes são resultado da flacidez da pele do rosto, deixando o pescoço mais vulnerável à flacidez também.

Além disso, o colágeno constitui cerca de 70% da massa da pele, atribuindo espessura e elasticidade. O envelhecimento diminui a quantidade e a qualidade do colágeno.

A flacidez, pele enrugada e rugas profundas no pescoço são algumas das preocupações mais comuns entre as mulheres. A boa notícia é que é possível melhorar esta área sem procedimentos invasivos. A chave é o tratamento consistente com o produto certo.

7. Redução da hiperpigmentação

Estudos mostram que o DMAE ajuda a eliminar a lipofuscina (um produto residual) dos nossos corpos, que é responsável pelas manchas marrons. O DMAE se mostra eficaz para tratar as manchas escuras, chamadas de hiperpigmentação.

8. Efeito tensor

A aplicação tópica de DMAE pode causar um efeito visível de tensão e firmeza, o chamado “efeito lifting”, que é visível dentro de 20 a 30 minutos após a aplicação do produto.

A ação continua a melhorar durante os primeiros 6 meses de sua aplicação e permanece estável por 4 a 8 semanas após a descontinuação do tratamento.

Cremes com DMAE

Os cremes com o DMAE em sua composição apresentam propriedades anti-inflamatórias e podem ajudar a reduzir os radicais livres no corpo.

O mais adequado é aquele que contém uma base antioxidante não irritante. Isso ajudará a proteger as células da pele, muitas vezes com o esforço combinado de aminoácidos e outros nutrientes essenciais. A aplicação tópica de cremes DMAE pode ajudar da seguinte forma:

  • Capacidade potencial para aumentar parcialmente a firmeza da pele em um período de tempo consideravelmente menor do que os cremes hidratantes regulares.
  • Redução do aparecimento de rugas, especialmente na testa, ao redor da boca, na região nasolabial e ao redor do nariz.
  • Pode reduzir potencialmente a flacidez da pele na região do pescoço.
  • Melhorar o tônus ​​muscular do rosto e torná-lo mais jovem.
  • Pode ajudar a pele ao redor dos olhos, reduzindo a aparência das olheiras. Existem cremes especiais de lifting ocular contendo DMAE, que têm como alvo a região dos olhos para dar uma aparência mais elevada às pálpebras e às áreas circundantes da pele.
  • Um creme DMAE poderia reduzir rugas grosseiras ao redor da mandíbula.
  • Cremes com DMAE também podem reduzir as linhas de sorriso e ajudar a fortalecer as áreas ao redor dos lábios, além de sua forma e plenitude por conta do aumento da circulação.
  • Em alguns casos, acredita-se que o DMAE creme com concentrações mais fortes pode apertar as áreas das coxas e nádegas e resolver os problemas de escurecimento da pele.

Rotina diária de cuidados da pele

Embora haja produtos que ajudem a qualidade da sua pele, o maior fator é a rotina diária de cuidados. Essa rotina inclui os produtos que você usa e como você os usa. Isso determinará muito os resultados.

– Limpeza

Se você usa a barra de sabão para lavar o rosto, significa que entende pouco sobre o cuidado da pele. Usar o mesmo sabonete do corpo no seu rosto não é interessante, pois a pele do rosto é diferente.

Você deve optar por usar um limpador facial. Este produto é projetado para ser sutil o suficiente para lavar o rosto. Busque alternativas que tenham o mínimo possível de produtos químicos, pois podem irritar a pele.

Quanto à frequência de limpeza, o recomendado é pelo menos uma vez por dia, especialmente à noite. Se você transpirar muito, ou sentir necessidade de lavar o rosto por algum outro motivo, realizar a limpeza duas vezes por dia é uma boa opção. Só não exagere, pois o excesso de limpeza pode secar sua pele.

– Esfoliação

A esfoliação é algo simples e tem a finalidade de remover células mortas da pele, para evidenciar uma pele mais brilhante e fresca. Esta etapa é importante para evitar que as células mortas da pele se acumulem em seu rosto, impedindo a ação plena dos produtos, além de causar uma aparência envelhecida.

Muitos homens não percebem isso, mas na verdade esfoliam a pele o tempo todo! Sempre que eles barbeiam-se, estão removendo as células mortas da pele no rosto.

Você tem duas opções de esfoliação: física ou química. Esfoliação física inclui produtos que podem ser comprados em lojas para retirar a pele morta e até mesmo o açúcar ou sal refinado. Já a esfoliação química inclui o peeling, por exemplo, e é feita por um profissional especializado.

Ambas são aplicadaas no rosto como qualquer outro produto para o cuidado da pele e removem as células mortas.

– Hidratação

Aplicar um creme hidratante na pele é uma das coisas mais simples e eficazes que você pode fazer, pois ajuda a manter a hidratação e aparência saudável.

Assim como o esfoliante, a hidratação impacta no rejuvenescimento das células, por esse motivo ela tem um aspecto rejuvenescido após o uso. Aplique o hidratante facial duas vezes por dia após a limpeza do rosto.

– Protetor solar

É fato que todos os dias somos expostos aos raios UV nocivos. O resultado pode ser o aparecimento de rugas, manchas de sol e até câncer de pele. São tantas razões para usar protetor solar, que você precisa torná-lo um hábito diário.

Na hora de comprar você pode escolher hidratantes que incluem fator de proteção, ou por protetor solar facial, que é adequado para a pele do rosto.

Hábitos adicionais que refletem na pele

Você pode potencializar os resultados do seu tratamento agregando à sua rotina alguns hábitos saudáveis. Tome nota e coloque em prática. 

  1. Melhore a alimentação: A qualidade da sua comida tem um grande papel na aparência da sua pele hoje e no futuro. Certifique-se de seguir uma dieta nutritiva para o seu corpo e evite alimentos processados.
  2. Exercício físico: Fazer exercício ajuda a pele a transpirar, além de promover um bom fluxo sanguíneo. Ambos tornam a pele mais jovem.

Principais resultados

Um estudo clínico analisou os resultados do DMAE, comparando o antes e depois da sua utilização. Os resultados evidenciaram que a aplicação realizada diariamente por 16 semanas mostrou-se eficaz na atenuação das linhas da testa, rugas finas periorbitais, melhoria da forma e plenitude dos lábios e da aparência geral do envelhecimento da pele.

Estes efeitos não regrediram durante uma interrupção de 2 semanas após a aplicação. Também foram observadas a atuação sobre as rugas grosseiras, olheiras, dobras nasolabiais, flacidez e firmeza da pele do pescoço. A aplicação mostrou-se bem tolerada, sem causar vermelhidão na pele, descamação, secura, sensação incômoda, ardor ou picadas, além de mostrar que a aplicação por até 1 ano é segura.

Os efeitos agudos de fortalecimento da pele do DMAE foram confirmados por medidas quantitativas da resistência à tração da pele.

Efeitos colaterais do DMAE para a pele

O uso do DMAE da forma correta e com dosagens específicas não apresentou riscos. Sobretudo, é necessário cautela na aplicação do componente, ou seja, evitar o excesso para que a pele do rosto não fique totalmente paralisada.

Casos de alergia, irritação local, vermelhidão e descamação podem aparecer e regredir tranquilamente com a suspensão do tratamento.

O envelhecimento é algo que vai acontecer em algum momento e o DMAE pode ajudar a retardar esse processo e manter a pele mais jovem por muito mais tempo.

Usá-lo conforme as recomendações e de forma segura trará resultados importantes e te deixará realmente impressionado.

Referências adicionais:

O que você achou dos benefícios do DMAE para a pele? Já experimentou usar algum produto ou creme com a substância? Se não, ficou com curiosidade agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, média: 3,82 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. Gostaría da indicação de um creme DMAE efetivo.

    Acido Hialurônico agradeço ao Igor a indicação do Eucerin- eu já o conhecia, apenas achei que meus poros ficaram mais abertos.
    Será que foi ele que provocou?
    Cecilia [email protected]

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*