7 Benefícios do Suco de Hibisco – Como Fazer, Receitas e Dicas

Especialista:
atualizado em 06/07/2020

O hibisco é uma planta originária da África Tropical, que teve o seu cultivo estendido para a América Central e o Sudeste Asiática, sendo distribuída em locais como o continente africano, o asiático, o europeu e o americano.

Ele é geralmente utilizado na receita do famoso chá de hibisco. Mas você sabia que também é possível preparar um suco de hibisco?

5 benefícios do suco de hibisco 

Vamos conhecer alguns dos benefícios atribuídos ao suco de hibisco?

1. Bebida nutritiva 

De acordo com informações do Doctors Health Press, o hibisco serve como fonte de nutrientes como cobre, ferro, zinco vitamina A, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina C. 

Além disso, é possível fazer um suco de hibisco misturado com frutas frescas como abacaxi, limão e morango, por exemplo. Essas frutas ajudam a elevar o teor nutricional da bebida porque também funcionam como fonte de vitaminas e minerais necessários ao funcionamento apropriado do nosso organismo. 

2. Pressão arterial

Estudos já mostraram que o chá de hibisco pode ajudar quem sofre com a pressão ligeiramente alta.

Uma pesquisa de seis semanas, publicada no Journal of Nutrition (Jornal da Nutrição, tradução livre), identificou que o chá de hibisco teve um efeito de diminuição da pressão arterial sistólica. O experimento foi realizado com 65 adultos com pressão moderadamente alta ou pré-hipertensão.

De acordo com o que informou a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), a pressão sistólica é a pressão máxima quando o coração se contrai.

3. Efeito antioxidante

O suco de hibisco é composto por uma substância chamada de ácido protocatecuico, que possui fortes propriedades antioxidantes.

Os antioxidantes são importantes para o nosso organismo porque ajudam a proteger o organismo da ação dos maléficos radicais livres, associados ao envelhecimento precoce e ao desenvolvimento de doenças graves como o câncer.

Entretanto, vale ressaltar que o suco de hibisco também carrega os chamados hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, que estão associados com o câncer e malformações congênitas.

4. Combate ao inchaço

A presença do chá de hibisco no suco faz com que a bebida se torne uma aliada do combate ao inchaço graças ao fato da erva ser diurética. Isso significa que ela promove a eliminação de líquido do organismo por meio da urina, o que auxilia em casos de retenção de líquido, uma condição que provoca justamente o inchaço.

5. Auxílio ao sistema digestivo

As propriedades diuréticas do chá de hibisco fazem com que ele contribua com o tratamento da prisão de ventre e com a melhoria da força do sistema gastrointestinal.

O chá de hibisco também fornece efeitos antiespasmódicos, que são considerados úteis em relação aos sintomas associados à síndrome do intestino irritável. 

6. Baixa o colesterol

Um dos principais interesses no suco de hibisco é que ele ajuda a baixar os níveis de colesterol. Em especial em pessoas com diabetes e colesterol alto, o suco de hibisco, sem adição de alimentos ricos em carboidratos, pode ser um aliado interessante.

7. Ajuda o emagrecimento

Além de ser uma bebida de poucas calorias, o suco de hibisco ajuda a regular os níveis de insulina no corpo, e isso é um fator importante para quem busca emagrecer. 

Como fazer – Receitas de suco de hibisco

1. Suco de hibisco 

Ingredientes:

  • 6 xícaras de água;
  • 1 ½ xícaras de flores secas de hibisco;
  • Gelo a gosto;
  • Adoçante que possa ir ao fogo a gosto.

Modo de preparo:

Em uma panela grande, misturar a água e as flores de hibisco; Cozinhar em fogo brando durante 20 minutos. Coar com o auxílio de uma peneira bem fininha, passar para uma jarra e esperar esfriar. Adicionar gelo e servir-se imediatamente com o adoçante de preferência.

2. Suco de hibisco com gengibre

Ingredientes:

  • 6 xícaras de água;
  • 1 ½ xícaras de flores secas de hibisco;
  • 1 pedacinho de 7,5 cm de gengibre cortado em fatias;
  • Gelo a gosto;
  • Adoçante que possa ir ao fogo a gosto.

Modo de preparo:

Em uma panela grande, misturar a água, as flores de hibisco e o gengibre; Cozinhar em fogo brando durante 20 minutos. Coar com o auxílio de uma peneira bem fininha, passar para uma jarra e esperar esfriar. Adicionar gelo e servir-se imediatamente com o adoçante de preferência.

3. Suchá de hibisco anti-inchaço (suco de hibisco com morango)

Ingredientes: 

  • 50 ml de água filtrada para o chá;
  • 1 colher de chá de hibisco desidratado;
  • 6 morangos;
  • 3 folhas frescas de hortelã;
  • Gelo a gosto.
  • 100 ml de água filtrada.

Modo de preparo:

Ferver 50 ml de água. Em seguida, passar a água fervente para uma caneca e acrescentar o hibisco; Tampar, deixar descansar durante 10 minutos e coar; Levar o chá de hibisco, os morangos, as folhas de hortelã e os 100 ml ao liquidificador e bater bem. Adicionar gelo e servir-se imediatamente.

4. Suco de hibisco com abacaxi

Ingredientes: 

  • 250 ml de chá natural de hibisco;
  • 1 rodela média de abacaxi;
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes, com exceção do gelo, no liquidificador; Bater bem, adicionar gelo a gosto e servir-se imediatamente. 

5. Suco de hibisco com limão

Ingredientes: 

  • 500 ml de água;
  • 2 colheres de sopa de chá de hibisco;
  • Suco de 1 limão;
  • 3 colheres de sopa de capim-limão picado;
  • Gelo a gosto;
  • Açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Levar os 500 ml de água para ferver. Depois que ferver desligar o fogo e adicionar o chá de hibisco. Tampar e deixar descansar durante 3 a 5 minutos; Peneirar o chá dentro de uma caneca e adicionar o suco do limão. Levar a mistura ao liquidificador junto com o capim-limão e bater no liquidificador durante 5 minutos; Adicionar o gelo, acrescentar o açúcar ou adoçante a gosto e servir-se imediatamente. 

Atenção: é importante tomar o suco de hibisco natural imediatamente depois do seu preparo porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios. O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência.

Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você já tinha ouvido falar do suco de hibisco? Já provou essa bebida, ou somente o chá de hibisco? Tem curiosidade de aprender como fazer essas receitas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,43 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

Deixe um comentário

1 comentário em “7 Benefícios do Suco de Hibisco – Como Fazer, Receitas e Dicas”