7 Pontos a Conferir na Hora de Buscar a Academia Certa Para Você

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

Normalmente, é durante os meses de dezembro e janeiro que as academias recebem mais novos alunos, mas de acordo a pesquisas realizadas, apenas cerca de 20 a 30% dos novos alunos continuam frequentando a academia durante o ano.

Então como é que você pode ter certeza que escolheu a academia certa para você?

O mais importante é você encontrar uma que goste e mais importante ainda, que se sinta confortável. De acordo com Jarrod Saracco, consultor do setor fitness a mais de 20 anos nos Estados Unidos, a partir do momento em que você pisa pela primeira vez na academia, deve sentir a energia e analisar a experiência que aquele lugar te proporciona.

As pessoas te cumprimentam? Elas aparentam treinar confortáveis? Aproveitando? “São essas experiências que fazem com que você continue ou não na academia.”

Claro que pode demorar um pouco até você encontrar a academia ideal, afinal de acordo ao site de economia do portal terra, em agosto de 2014 o Brasil era o segundo país com maior número de academias de ginástica no mundo, com 21.760, estando atrás apenas dos Estados Unidos que contavam com 29.960 academias.

Por isso, aqui você verá algumas dicas para te ajudar na hora de procurar pela academia certa.

Escolha uma academia próxima a você

Encontre uma academia perto de casa. A maioria das pessoas, apesar de suas boas intenções, não irão aceitar levar regularmente mais de 15 minutos para ir treinar, diz Jim Thomas, consultor do setor de fitness.

Use o Google Maps ou outra ferramenta on-line para pesquisar todas as academias dentro de um raio de cinco quilômetros.

Caso você não encontre, verifique se há transporte público de fácil acesso, estacionamento, ou outra coisa que facilite a sua locomoção até o local.

Visite a academia no horário em que irá frequentar

Sábado à tarde pode ser a hora ideal para ir conhecer, mas realmente é o horário que você irá treinar?

“Visite durante o horário que provavelmente irá frequentar” diz Thomas. Mais importante ainda, dê uma olhada nos equipamentos que irá usar especificamente, se não gostar muito, procure outra.

Verifique se os aparelhos estão limpos

Academias são fábricas germinativas, e para manter as coisas limpas, precisa-se de muito mais do que apenas uma equipe de limpeza noturna.

Um estudo publicado no Journal Clinical of Sport Medicine descobriu que o rinovírus (causa do resfriado comum) está presente em 63 por cento das superfícies que têm contato com a mão nas academias.

A equipe profissional deve ir diariamente, mas os funcionários também devem limpar os aparelhos ao longo do dia.

Enquanto você está visitando, pesquise se há uma política rigorosa a respeito de limpar os aparelhos após o uso (pesos especialmente).

Pergunte sobre o plano para emergência

Se você sofrer algum problema cardíaco, quer que sua academia esteja prepara para isso, certo? “A maioria das academias têm funcionários treinados para estes casos. Um desfibrilador automático externo pode aumentar muito a chance da pessoa sobreviver a um incidente cardíaco.”

Certifique se a academia tem vários funcionários treinados para usá-lo.

Preste atenção no contrato

Durante os últimos cinco anos, as reclamações a respeito das academias cresceram cerca de 90% nos Estados Unidos em relação aos anos anteriores. Os contratos eram a fonte número um das queixas.

Coloque todas as promessas verbais por escrito, e se você se inscrever em um contrato em que o pagamento cai automaticamente todos os meses no seu cartão de crédito na forma de débito automático, verifique a fatura para garantir que não foi cobrada nenhuma taxa extra.

Além disso, certifique-se de ler as letras miúdas e perguntar sobre o que acontece com o seu contato se a academia fechar.

Cheque qual o estilo da academia 

Algumas pessoas preferem academias cheias de homens “primatas”, que gritam ao levantar pesos e que se dedicam principalmente a seus músculos. Outras já gostam de lugares mais calmos, tranquilos, e pode ter certeza que existem academias para todos os estilos.

Encontre uma com uma boa variedade de aparelhos

Quando Saracco olha em torno de uma academia, ele presta atenção se os aparelhos são de apenas um fornecedor ou se são de vários. Uma empresa pode fazer uma boa esteira, mas eles provavelmente não fazem o melhor de cada tipo de equipamento.

“Quando vejo apenas uma marca, vejo um cara que tem um bom negócio, não um cara que realmente quer que seus usuários tenham os melhores equipamentos possíveis. Além disso, pergunte quando o equipamento foi comprado e quando é atualizado” diz o especialista Saracco.

Seguindo essas dicas, verá que será muito mais fácil encontrar a academia perfeita para você.

Você já sofreu para encontrar uma academia que encaixasse em todos os quesitos importantes para você? O que falta na que você está matriculado atualmente? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário