7 Receitas de Ovo de Linhaça

Especialista:
atualizado em 06/07/2020

Para quem segue uma dieta vegana, que não permite a ingestão de alimentos de origem animal, ou sofre com uma doença que inviabiliza o consumo do alimento, como a alergia ao ovo, substituir o ovo pelo ovo de linhaça pode ser uma excelente opção.

Quando falamos nos ingredientes que não podem faltar na cozinha, não há como não pensar no ovo, um produto extremamente útil na culinária.

Você sabia que o ovo de linhaça pode ser utilizado no lugar do ovo de galinha em determinadas receitas? Nunca ouviu falar desse tal ovo de linhaça? Calma, que no artigo de hoje a gente vai aprender como prepará-lo!

Depois que conhecer o passo a passo, você pode aproveitar para aprender outra receita vegana: a maionese vegana light.

7 receitas de ovo de linhaça

Receita 1

Ingredientes:

Modo de preparo:

1 – Colocar a farinha de linhaça em um potinho e despejar a água em cima dela;

2 – Mexer com o auxílio de uma colher e deixar descansar ao longo de 15 minutos;

3 – Passado esse tempo, mexer novamente até formar um gel.

O passo a passo também pode ser visualizado no vídeo a seguir:

Receita 2

Ingredientes:

Modo de preparo:

1 – Triturar a linhaça até transformá-la em uma farinha;

2 – Passar para um potinho, adicionar a água e mexer para misturar;

3 – Deixar descansar enquanto a farinha hidrata, até tornar-se uma espécie de gosma.

Cada receita como a ensinada acima corresponde a um ovo.

Receita 3

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de sementes de linhaça;
  • 3 colheres de sopa de água.

Modo de preparo:

1 – Moer as sementes de linhaça;

2 – Transferi-las para um potinho e completar com a água;

3 – Mexer com o auxílio de uma colher e levar ao refrigerador para descansar durante 10 minutos até formar uma espécie de gel.

O ovo de linhaça pode aparecer em substituição ao ovo de galinha em receitas de bolos, pães e bolachas.

Receita 4

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de linhaça dourada;
  • ½ xícara de água.

Modo de preparo:

1 – Juntar os ingredientes em uma panela e levar ao fogo baixo;

2 – Mexer sem parar com o auxílio de uma colher até adquirir a consistência de um gel;

3 – Feito isso, desligar o fogo e separar o gel da linhaça com o auxílio de uma peneira.

Receita 5

Ingredientes:

  • 10 g de semente de linhaça;
  • 45 ml de água morna.

Modo de preparo:

1 – Levar as sementes de linhaça para moer em um liquidificador, processador ou moedor de café;

2 – Passar os 10 g para um potinho e adicionar os 45 ml de água morna;

3 – Mexer a mistura com o auxílio de um garfo e deixá-la descansar até engrossar, adquirindo uma consistência gelatinosa como a de um ovo. A expectativa é que isso demore entre 10 minutos a 15 minutos.

É melhor moer as sementes de linhaça na hora em vez de comprá-las já moídas porque ao ser moída a linhaça libera óleos que ficam rançosos com o tempo, devido ao fato de serem perecíveis.

Receita 6

Ingredientes:

  • Sementes de linhaça – como elas irão ao fogo, vale usar uma quantidade boa do ingrediente;
  • Água – entre 30 ml a 45 ml de água para cada 10 g de sementes de linhaça.

Modo de preparo:

1 – Levar as sementes de linhaça para serem moídas no liquidificador, processador ou moedor de café;

2 – Transferir as sementes para uma panela pequena de fundo grosso e acrescentar a água por cima;

3 – Levar a panela ao fogo baixo e mexer sempre com o auxílio de uma colher até a mistura engrossar. Isso deve demorar aproximadamente cinco minutos, embora possa variar conforme a quantidade de linhaça empregada na receita;

4 – Esperar esfriar antes de utilizar em alguma receita.

Cada 40 g da mistura obtida acima corresponde a um ovo e alertou que este ovo de linhaça pode ser armazenado na geladeira durante até duas semanas.

Receita 7

Ingredientes:

  • 50 g de sementes de linhaça;
  • 700 ml de água,

Modo de preparo:

1 – Juntar a água e as sementes de linhaça dentro de uma panela pequena de fundo grosso;

2 – Levar a panela ao fogo médio a alto até ferver. Depois que ferver, diminuir para o fogo baixo e deixar a misturar cozinhar ao longo de 20 minutos a 25 minutos, sem tampar a panela;

3 – Quando a mistura atingir uma consistência gelatinosa e encorpada, coar com o auxílio de um coador fino sobre uma tigela para separar o gel das sementes. Recomenda-se utilizar uma espátula de borracha para tornar o processo mais rápido;

4 – Transferir o gel para um recipiente pequeno e esperar esfriar antes de usá-lo em alguma receita, o que deve demorar aproximadamente uma hora em temperatura ambiente.

Cada 45 ml de ovo de linhaça em gel são equivalentes a um ovo necessário na receita. Entretanto, o ovo de linhaça em gel pode ser misturado somente com os ingredientes líquidos, mas não com os ingredientes oleosos.

Dicas

Recomenda-se usar as sementes de linhaça de tonalidade marrom-claro ou dourada para preparar o ovo de linhaça porque as que forem muito escuras trarão essa mesma coloração à receita onde o ovo de linhaça for utilizado.

Os ovos de linhaça se dão bem em preparações que exigem apenas uma ou duas unidades de ovos de galinha e farinha de trigo como receitas de panquecas, pães e hambúrgueres, por exemplo. Entretanto, eles podem não se sair bem em receitas que exigem o uso de mais de duas unidades de ovos de galinha, pois nestes casos a massa não vai crescer e corre o risco de ficar gelatinosa por dentro.

Além disso, não é possível fritar os ovos de linhaça e eles não caem bem em preparações como brownies, suflê ou receitas que sejam feitas com farinha de coco. Os ovos de linhaça também não são uma boa alternativa para molhos e coberturas porque deixam essas preparações escuras e com texturas granuladas – a exceção para estes casos pode ser o ovo de linhaça em gel.

Caso escolha usar o moedor de café para moer as suas sementes de linhaça utilizadas para fazer o ovo de linhaça, moa arroz antes no aparelho para evitar que as sementes de linhaça e, consequentemente, a receita fique com gosto de café.

Outra orientação é moer uma grande quantidade de sementes de linhaça para preparar os ovos de linhaça e armazenar a quantidade das sementes que não for usar no momento dentro de um recipiente hermético no congelador. Isso serve para preservar óleo das sementes de linhaça e evitar que ele fique rançoso.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia esses 7 receitas de ovo de linhaça? Pretende fazer alguma em casa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

Deixe um comentário