9 Benefícios do Óleo de Linhaça Dourada – Para Que Serve e Dicas

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

A linhaça é conhecida por ser uma semente muito nutritiva e há algum tempo já faz parte da rotina de quem coloca a saúde em primeiro lugar. Existem dois tipos de linhaça, a marrom e a dourada, e é possível extrair o óleo de ambas.

O óleo de linhaça dourada é fácil de ser incorporado à alimentação diária e é ainda mais rico em alguns nutrientes do que a semente de linhaça, como é o caso dos ácidos graxos ômega 3, substâncias essenciais para a nossa saúde e muito abundantes no óleo de linhaça.

  Continua Depois da Publicidade  

Vamos saber um pouco mais sobre os benefícios do óleo de linhaça dourada, descobrir para que serve, como utilizá-lo na alimentação, qual é a dose diária recomendada e que tipos de doenças o seu consumo pode evitar.

Para que serve o óleo de linhaça dourada?

Rico em ácido alfa linolênico, um dos ácidos graxos do ômega 3, o óleo de linhaça dourada é capaz de produzir os outros dois ácidos graxos do ômega 3, o DHA e o EPA. Isso quer dizer que este alimento vai proporcionar grandes doses destas três gorduras essenciais à nossa saúde.

Chamamos de nutriente essencial toda substância que o nosso organismo precisa para viver com saúde, mas que não consegue produzir sozinho. Isso quer dizer que os ácidos graxos do ômega 3 precisam ser consumidos diariamente através da nossa alimentação.

Sem dúvidas, o maior dos benefícios do óleo de linhaça dourada é a impressionante quantidade de ômega 3, que vai ajudar a diminuir inflamações, melhorar o humor, a pele, os cabelos e dar mais saúde ao cérebro e ao coração.

Diferenças entre a linhaça dourada e a linhaça marrom

O preço é, sem dúvidas, a maior diferença entre a linhaça dourada e a marrom. Isso porque a dourada é cultivada em climas frios e, por isso, não é produzida no Brasil. A linhaça dourada que se vende por aqui é importada e é isso que a deixa tão mais cara.

Em termos nutricionais, os valores são bastante similares, já que a linhaça marrom é composta de 22% de proteínas, enquanto a dourada possui 29%. A quantidade de óleo é ainda mais parecida entre as duas, com 44% para a marrom e 43% para a dourada.

Outra diferença mais marcante é no sabor. Por ter a casca mais fina, a linhaça dourada tende a ter um sabor mais suave, enquanto a linhaça marrom pode ser um pouco mais amarga.

Propriedades

Além de ser a melhor fonte vegetal de ácidos graxos ômega 3, substâncias essenciais para o nosso organismo e que trazem uma série de benefícios para a nossa saúde, como para diminuir a inflamação, o óleo de linhaça dourada também é abundante em outros nutrientes, como ácido fólico, manganês, cobre, fósforo e vitamina B6.

  Continua Depois da Publicidade  

Dose recomendada

A quantidade de óleo de linhaça dourada que você deve consumir por dia vai depender de alguns fatores, mas, em geral, duas colheres de sopa do óleo por dia, uma durante a manhã e outra à noite, são o suficiente para melhorar a digestão e consumir as quantidades necessárias de ômega 3.

Benefícios do óleo de linhaça dourada

1. Perda de peso

Como todo óleo, o óleo de linhaça dourada pode ajudar o sistema digestivo, melhorando o fluxo intestinal e fazendo com que o organismo absorva mais nutrientes e elimine as toxinas através da digestão.

Um estudo publicado recentemente no Nutrition Journal aponta que incluir o óleo de linhaça dourada em uma alimentação saudável e rica em alimentos naturais pode ajudar no emagrecimento.

Mas é preciso tomar cuidado porque você pode estar adicionando calorias à sua dieta, e se nada mais mudar, você em teoria não sentirá um emagrecimento.

2. Combate a celulite

Todo mundo sabe que a celulite é algo que acontece uma hora ou outra, já que com a idade a produção de colágeno cai. No entanto, o consumo de óleo de linhaça dourada pode ajudar a combater a celulite de forma natural e de dentro para fora.

Ingerir o óleo de linhaça dourada pode impulsionar a produção de colágeno, substância essencial para a elasticidade da nossa pele, o que pode deixar menos visíveis as celulites.

  Continua Depois da Publicidade  

3. Melhora no sistema digestivo

A constipação, além de ser muito incômoda, pode prejudicar a saúde e até mesmo a perda de peso. Um sistema digestivo preguiçoso pode diminuir a absorção dos nutrientes e causar inchaço, gases e cansaço.

Por isso, um dos principais benefícios do óleo de linhaça dourada é ajudar na lubrificação do cólon, agindo como um laxante leve e natural. Adicione uma colher de sopa de óleo de linhaça em um suco ou vitamina durante a manhã e isso será o suficiente para se livrar da constipação.

Além disso, uma pesquisa publicada em 2015 no Journal of Ethnopharmacology indica que o óleo de linhaça também é efetivo no combate à diarreia, agindo duplamente como um benfeitor do sistema digestivo.

4. Ajuda a combater o câncer

Em outro estudo realizado em 2015 foi descoberto que o ácido alfa linolênico, o ALA, encontrado em abundância na sementes de linhaça dourada, é capaz de reduzir o crescimento das células de câncer de mama. Outro estudo indicou que o consumo regular de óleo de linhaça dourada é uma forma complementar de terapia natural para controlar o câncer de mama.

Por isso, diversos especialistas já afirmam os benefícios do óleo de linhaça dourada para o tratamento e a prevenção de alguns tipos de câncer, principalmente o de mama.

5. Ajuda na prevenção da artrite

Especialistas indicam que os ácidos graxos ômega 3 podem ser responsáveis por benefícios do óleo de linhaça dourada para reduzir a rigidez e o inchaço nas articulações em pessoas que sofrem de doenças autoimunes, como a artrite reumatóide.

Em geral, uma colher de sopa de óleo de linhaça dourada já pode ajudar a melhorar os sintomas da artrite, mas para algumas pessoas, esta dose deve ser maior. Faça o teste, começando com uma colher de sopa por dia durante algumas semanas. Recomenda-se tomar o óleo juntamente com as refeições, dividindo em duas porções por dia. Você pode usar o óleo de linhaça dourada para temperar saladas ou misturar com sucos.

6. Reduz o eczema

O eczema é uma forma de inflamação cutânea que causa problemas de pele, como a desidratação extrema, vermelhidão, coceira e descascamento. Em geral, o eczema pode ser uma reação alérgica a comidas ou químicos em cosméticos.

Uma forma de evitar ou reduzir os sintomas do eczema é consumindo óleo de linhaça dourada, que é rico em ácidos graxos e melhora a elasticidade e textura da pele.

7. Diminui os níveis de colesterol

Outro benefício que a grande quantidade de ômega 3 no óleo de linhaça dourada traz é o de diminuir os níveis do colesterol ruim, o LDL, além de manter os níveis do bom colesterol, o HDL.

Para obter melhores resultados, é fundamental manter uma dieta rica em frutas, vegetais e grãos integrais e fazer exercícios regulares para melhorar ainda mais os níveis de colesterol e a saúde em geral.

8. Melhora a saúde do coração

Algumas pesquisas indicam que consumir alimentos ricos no ALA, como também é conhecido, pode ajudar a prevenir e até combater algumas doenças do coração.

Isso acontece porque este ácido graxo tem o poder de diminuir a pressão arterial, ajudar a equilibrar os níveis de colesterol e também pode regular os batimentos cardíacos. Por isso, o consumo regular de ALA já foi associado à diminuição de riscos de ataque cardíaco e doenças no sistema cardiovascular.

9. Cabelos bonitos e saudáveis

O óleo de linhaça dourada também é um ótimo produto cosmético, já que sua composição é cheia de vitaminas e minerais que podem ajudar na hidratação dos seus cabelos de forma natural.

Fazer massagem com o óleo de linhaça dourada no couro cabeludo vai beneficiar o crescimento, fortalecer os fios e dar maior hidratação ao cabelo. Outra opção é adicionar duas colheres de óleo de linhaça dourada no condicionador.

Contraindicações

Apesar de ser um produto natural e de todos os benefícios do óleo de linhaça dourada, ele pode ter alguns efeitos indesejados, por isso é importante se atentar para as contraindicações.

Alguns estudos apontam que o óleo de linhaça dourada pode estar associado a partos prematuros. Por isso, mulheres não devem consumir este óleo se estiverem grávidas.

Pessoas que sofrem de algum tipo de problema no sangue também devem ficar atentos com o consumo do óleo de linhaça dourada e consultar um médico antes de iniciar o uso deste produto.

Pessoas com problemas hormonais ou diabetes também devem conversar com um médico especialista antes de começar a consumir o óleo de linhaça dourada.

Dicas

O melhor tipo de óleo de linhaça dourada é o prensado a frio e preferencialmente orgânico. É importante se atentar para a embalagem, já que o ideal são as escuras e opacas, que reduzem a oxidação do óleo.

O óleo de linhaça dourada pode ser usado em praticamente qualquer receita. Seu sabor é amendoado, mas não muito forte. Pode ser utilizado para temperar saladas, em molhos, vitaminas e sucos.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia a maioria desses benefícios do óleo de linhaça dourada para a saúde e boa forma? Já experimentou ou pretende utilizar este óleo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (78 votos, média: 4,24 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

17 comentários em “9 Benefícios do Óleo de Linhaça Dourada – Para Que Serve e Dicas”

  1. É confortante tomar conhecimentos divulgados sem interesse comercial visando apenas beneficiar o bem estar das pessoas. Parabéns há todos envolvidos neste processo da conservação e melhoria da nossa saúde.

  2. Estou fazendo uso do óleo de linhaça dourada a um mês, estou me sentindo muito bem disposta, tinha muitas dores nas articulações e graças à Deus estão desaparecendo, e intestino funcionando muito bem, pensa num óleo maravilhoso.

  3. Bom dia
    Soube que é bom para os olhos
    Ainda vou começar usar
    Gostei dessa matéria
    Mais informações sempre bom
    Grata
    Zelita

    • Zelita, estou tomando em capsula com orientação do meu oftalmologista porque tenho os olhos secos – sem a lubrificação natural.

  4. Ja conhecia. Usei com ótimos resultados para dor articular na menopausa, assim como amigas e parentes. As dores regrediram com apenas 500 mg/dia.
    Vou voltar a usar porque estão voltando.

  5. Óleo de linhaça é excelente para a saúde. Faço uso de uma colher de sopa de óleo de linhaça dourada e uma colher de sopa de óleo de oliva, antes da refeição da 12 horas. Me, sinto muito bem.

  6. Já conhecia a farinha de linhaça dourada, que conhecia a anos, beneficiando o funcionamento do intestino. Mas soube que o óleo de linhaça é rico em omega 3, oque é interessante para o tratamento de doenças inflamatórias. Mara!