8 Benefícios de Treinar Com Colete de Peso e Dicas Para Melhores Resultados

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

É normal refletirmos sobre artifícios para tornarmos nossos treinos mais eficazes e menos monótonos. O colete de peso é muito utilizado para treinos de força e resistência, sendo inspiração também para a metodologia aplicada no CrossFit. Ele tem se popularizado, mas é fundamental sabermos quais os benefícios de treinar com colete de peso, e como podemos utilizá-lo melhor em diferentes exercícios.

Vamos conhecer um pouco mais sobre a versatilidade desse novo aliado abaixo.

O que é o colete de peso?

Eles são utilizados sobre o torso, e objetivam fornecer quantidades variadas de resistência. Isso é possível graças ao fato de muitos deles serem projetados para possibilitar a adição ou remoção de cargas conforme a necessidade de cada usuário.

Esses coletes são à prova de peso e permitem que você faça uma ampla gama de exercícios vestindo-os, como corridas, flexões, abdominais, burpees, agachamentos, caminhadas, escaladas, trilhas e muito mais.

Ao optar pelo uso do colete de peso, é importante que você analise algumas características para que ele seja usado apenas em seu beneficio, como o melhor modelo para a moldura de seu corpo. Avalie o seu condicionamento físico e a carga que deseja adicionar ao acessório.

Vejamos em seguida os benefícios que podem ser obtidos ao vestir o colete de peso:

Aumenta a força e resistência

Você pode ver diversas pessoas utilizando o colete de peso em treinamentos de força e atividades aeróbicas, pois bem, carregar o peso extra durante esses exercícios requer uma maior resistência e, principalmente, oxigênio durante todo o tempo, a fim de usufruir das reservas de energia.

Ao utilizar mais peso nos exercícios, seu corpo deverá se adaptar para fornecer mais força e resistência muscular. Ao aumentar a sua resistência física, você também poderá obter benefícios para o metabolismo.

Movimentos variados

O uso do colete de peso permite que você faça mais movimentos funcionais em alta intensidade. Como sabemos, os corpos adaptam-se aos movimentos específicos ao longo de um período de prática, e é exatamente nesse aspecto que o colete de peso pode inovar a receptividade do corpo, gerando um estranhamento e desafio a cada nova carga adicionada.

Eles podem ser reconhecidos como ferramenta para proporcionar exercícios que os nossos corpos não estão preparados. Esse novo sistema de exercícios pode ser reconhecido como superior aos sistemas utilizados anteriormente.

Efeitos cardiovasculares positivos

O sistema cardiovascular é beneficiado, pois resulta em uma maior resistência, assim fortalecendo os pulmões e aumentando o VO2 Max, que é uma medida de capacidade do corpo consumir oxigênio, com isso também beneficiando o sistema circulatório.

Benefícios Osteomusculares

O colete de peso contribui para que você tenha músculos mais fortes. A carga adicional pode ocasionar aumento da massa óssea, assim estimulando células que podem ser chamadas de osteoblastos, que estabelecem um novo material ósseo em resposta aos estímulos sobre seu corpo. Simplificando, os ossos tornam-se mais fortes e densos para melhor lidar com o peso extra.

Perda de peso

A resistência adicional oferecida ao treinar com colete de peso aumenta a intensidade do seu treino, assim forçando seu corpo a trabalhar mais e queimar mais calorias durante cada exercício.

Velocidade e rapidez

Ao se treinar com colete de peso, a memória muscular do corpo é acionada para se adaptar ao peso adicional. O resultado é que a memória do músculo reage com o excesso de peso que a mente identifica. Esse acessório produz ganhos significativos na velocidade e rapidez que não seriam obtidos sem a adição da carga.

Melhora a postura

Os benefícios de treinar com o colete de peso não só se limitam ao treino, mas também atingem a sua saúde. Ao vestir o colete de peso, ele pode incentivar o funcionamento mecânico de seu corpo, assim melhorando o equilíbrio e contribuindo também para você manter uma melhor postura corporal.

Esses mecanismos corporais podem reduzir a possibilidade e ocorrência de lesões comuns em alguns esportes. O acessório ainda pode fornecer um apoio adicional aos músculos das costas durante a execução de uma atividade física.

Previne a osteoporose

Como podemos notar, os benefícios de treinar com colete de peso são diversos, mas nossa saúde deve estar sempre em primeiro lugar. Não pense que os benefícios apenas se limitam a uma melhor execução dos movimentos durante os exercícios, muito pelo contrário, eles também se estendem para benefícios a longo prazo.

A contribuição do colete de peso para a prevenção de osteoporose é significativa tanto para os fisicamente ativos jovens, quanto para aqueles de idade mais avançada. A contribuição para o aumento de densidade mineral óssea foi analisada entre casos de homens e mulheres com a faixa etária de 50 a 70 anos.

Dicas

  • Carga: Distribua igualmente o peso adicional ao colete, pois dessa forma não haverá sobrecarga em nenhuma região corporal, assim evitará consequências à sua saúde. Recomenda-se iniciar a prática de exercícios com o colete de peso apenas com 5% de sua carga corpórea. Não é sugerido adicionar mais que 12% de seu peso corporal no colete de peso;
  • Peso do colete: É fundamental que você escolha um colete de peso de qualidade, por isso, avalie os modelos e escolha aquele que possua melhor qualidade e seja mais leve, pois o peso do acessório deve ser controlado de acordo com a sua resistência, ou seja, nada de carga extra. Os modelos de colete de peso mais pesados ainda se tornam mais desconfortáveis e impossibilitam alguns movimentos;
  • Custo: Não escolha o seu colete de peso apenas utilizando o preço como referência. Já ouviu aquele ditado, que o barato pode sair caro? Pois é, você tem liberdade para optar pelo modelo com valor inferior, porém, esse pode não resistir toda a carga que futuramente você desejará adicionar a seus treinos; por isso, faça avaliações envolvendo o custo benefício e qualidade de fabricação dos produtos;
  • Recomendação: Não inicie o uso de colete de peso apenas por achar interessante. É fundamental que você busque uma avaliação física, ou até médica. O acompanhamento físico e médico pode evitar que você lide com lesões devido ao mal uso do acessório. Um educador físico pode te auxiliar a reconhecer a sua tolerância para cargas, evitando assim sobrecargas que podem resultar em lesões e efeitos negativos.

Você já utilizou alguma vez um colete de peso durante a musculação? Acredita que este seria um bom acessório para atingir seus objetivos? Tem vontade de adquirir um? Comente abaixo!

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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2 comentários em “8 Benefícios de Treinar Com Colete de Peso e Dicas Para Melhores Resultados”

  1. Boa noite. Comprei um colete de peso ajustável, contudo o mesmo vem sem os pesos anexados. Saberiam onde eu poderia compra-los?