Crossfit Emagrece? Benefícios e Dicas  

A busca por uma vida saudável têm se tornado cada vez mais comum. Esse fator é resultado da dura tarefa de manter uma alimentação saudável em uma rotina atribulada. As pessoas estão refletindo mais sobre os padrões de vida que vivem e com isso estão objetivando uma melhor resistência para superarem as dificuldades diárias de forma positiva.

Atualmente é possível praticar uma grande variedade de exercícios físicos oferecidos pelas academias. A variedade é ampla e os períodos experimentais podem esclarecer se os benefícios são compatíveis aos seus objetivos ou não. As academias vêm investindo em atividades físicas de alta queima de gordura em aulas de tempo limitado. Fazer crossfit emagrece, por exemplo, e é uma atividade ideal para quem busca uma atividade física intensa e rápida para adaptar a uma rotina intensa.

O que é o Crossfit?

O Crossfit é um programa de treinamento que desafia o seu condicionamento físico e exige dedicação máxima do seu corpo. Os exercícios são funcionais e podem substituir os exercícios aeróbicos. As atividades devem ser acompanhadas por um treinador qualificado, para que reconheça as limitações e resistências físicas particulares.

O crossfit emagrece e auxilia na definição muscular, pois a execução de exercícios trabalha funcionalidades de toda parte do corpo, o que proporciona mais agilidade, flexibilidade, maior resistência e coordenação motora com a frequência e prática. O treinamento é muito utilizado por militares e forças táticas.

Queima intensa de calorias

A prática é indicada para quem busca perder peso. A alta queima de gordura é tentadora para quem quer conquistar o corpo dos sonhos. O Crossfit emagrece ainda mais com a evolução do condicionamento físico, pois o rendimento de exercícios pode ser ainda melhor. A aula tem duração média de 60 minutos, e se dedicar-se de forma intensa, poderá queimar até 1000 calorias durante esse tempo.

Quem pode praticar?

A atividade física pode ser aderida por todas as idades. As academias oferecem turmas em diversos horários e as turmas são formadas por no máximo 20 pessoas, para que os profissionais responsáveis possam atentar para cada rendimento individual. A prática pode ser adotada desde crianças até idosos, e os benefícios da saúde podem ser identificados no equilíbrio conquistado para o melhor funcionamento de seu organismo. Evidentemente que as turmas destinadas à terceira idade são destacadas com metodologias adaptadas ao rendimento máximo deles.

Frequência e prática

Com a prática do Crossfit, até o descanso é intenso. O programa indica que seja apenas 1 dia de descanso para 3 de atividade intensa. Em um cronograma semanal, há turmas mais avançadas que aplicam esse descanso nos 2 dias de fim de semana, assim exercitando-se os 5 dias restantes.

Exercícios aplicados no Crossfit

O Crossfit não possui um programa fixo. O que você fez hoje com certeza não será aplicado pelo menos nas próximas 4 aulas. O aprimoramento de força física e resistência de todos os membros proporciona equilíbrio e melhor autoconfiança. Ele conta com levantamento de pesos, abdominais, flexão de braços, saltos, agachamentos, corrida, exercícios de suspensão e você até pulará corda. Ele é rico em métodos divertidos e intensos, ideal para quem foge de exercícios monótonos. Não há treinos estereotipados.

Resultados e benefícios

Os exercícios funcionais do Crossfit proporcionam um metabolismo mais ativo e aceleram a queima de gorduras. Por ele ser praticado em turmas, o espírito de equipe se torna um diferencial para as superações. A prática do Crossfit emagrece em pouco tempo, se conciliados com uma dieta saudável e nutritiva.

A seguir poderemos conhecer alguns dos inúmeros benefícios que você poderá adquirir caso tente praticar o Crossfit.

  • Melhor resistência cardiovascular
  • Diminuição de estresse
  • Aumento de resistência física
  • Auxilia na definição muscular
  • Aumento de massa magra
  • Redução de percentual de gordura
  • Metabolismo mais ativo

Evite lesões

É importante reconhecer o seu preparo para o rendimento de uma aula; não é por que o Crossfit emagrece bastante, que você irá se arriscar e comprometer a saúde de seu corpo para reduzir suas medidas. As aulas devem ser ministradas por profissionais de educação física, e você deve esclarecer todas as suas limitações.

Não tente buscar rendimentos incompatíveis com o seu condicionamento, cada aluno terá tolerâncias individuais a serem superadas, e será isso que motivará sua ida à próxima aula sem lesões e desconfortos. A superação é individual, respeite a si mesmo e não cobre além do que seu corpo pode oferecer.

Hidratação

Toda prática de exercício deve ser feita com muita ingestão de água. Como o Crossfit emagrece numa intensidade muito alta, não é diferente, sua queima de gorduras exige que você se mantenha hidratado para repor todo o líquido perdido em movimento. A ingestão de água deve ser feita antes, durante e depois, para que o seu metabolismo não se desequilibre, e assim seu corpo permanecerá queimando gordura durante todo o resto do dia.

Sem papo

Os praticantes do Crossfit não se exercitam conversando. Diferentemente da musculação, ou das outras aulas em que podemos conversar durante os intervalos para saber como os companheiros estão, no Crossfit não há esses intervalos. A intensidade é alta e contínua, todos devem estar focados e dispostos apenas a render de forma máxima.

Sem volume muscular

Já vimos que o Crossfit emagrece de forma bem eficaz para quem busca perder peso, mas se você busca ganho de massa muscular, o Crossfit não é indicado, pelo menos não a prática isolada. O levantamento de peso não proporciona grande ganho de massa magra, a intensidade reduz o seu percentual de gordura, mas se você busca ganhar músculos, deve-se tentar praticar musculação também.

Academias de Crossfit

Elas estão se espalhando por todas as cidades do Brasil. O Crossfit surgiu nos Estados Unidos, e assim como lá, aqui podemos encontrar diversas academias que oferecem exclusivamente o Crossfit. A prática está ganhando cada vez mais espaço, e podemos esperar que os investimentos no campo só irão aumentar.

Caso em sua cidade ainda não possua essas academias, busque em uma mais próxima e peça para vivenciar uma aula teste. É importante analisar se você se adaptará e se os profissionais são seguros ou não.

Exemplificação de treinos de Crossfit

Abaixo você poderá notar que o plano de aula não será o mesmo em 5 aulas consecutivas. A ideia é exigir o máximo dos membros superiores e inferiores, os exercícios podem se repetir, mas serão aplicados de formas distintas. Seu corpo se manterá em equilíbrio e condicionado com a variação de exercícios propostos. Os treinos exemplificados possuem grau de dificuldade baixo, pois são aplicados para iniciantes e podem ser executados inclusive em casa. As academias aprimoram esses exercícios para realizações mais elaboradas e com a utilização de carga de acordo com o condicionamento físico dos praticantes da atividade física. Veja abaixo:

TREINO 1TREINO 2TREINO 3TREINO 4TREINO 5
5 Flexões10 agachamentos

15 abdominais

200m de corrida (intensa)150 saltos (com corda)

 

15 flexões30 saltos

(com corda)

45 abdominais

25 agachamentos5 burpees

20 flexões

O máximo de burpees (em 7 minutos)400m de corrida (com intervalos de 2 minutos descanso)

Utilização de acessórios

A realização dos agachamentos e flexões conta com o auxilio de diversos acessórios para tornar as aulas de crossfit mais inovadoras e motivadoras. Os agachamentos normalmente são realizados com alteres e barras para exigir sempre mais resistência de seu corpo perante o plano de aula a ser realizado em 1 hora. Os exercícios são realizados em circuitos que devem ser finalizados em 10 minutos. As atividades desse circuito são realizadas com repetições que variam de 5 a 10 para cada uma. Recomenda-se que a realização das atividades seja feita sem intervalos. É importante não priorizar velocidade e carga, apenas aprimorar a técnica de realização dos movimentos.

Agachamento

agachamento1
agachamento2  
   

Flexões

flexoes

Abdominais

abdominais

O que são burpees

 

O nome pode causar estranhamento, assim como diversos movimentos específicos de atividades físicas.

  • Os burpees iniciam-se com os pés separados na largura dos ombros,
  • A seguir deve-se flexionar os joelhos, e então realizar o agachamento,
  • O qual é seguido pelo apoio das mãos sobre o chão,
  • E assim proporcionando a posição ideal para a realização de uma flexão de braços.
  • Para dar continuidade, deve-se flexionar os joelhos e aproximar as pernas do tronco.
  • Para finalizar, estique as pernas, levante,
  • E salte estendendo os braços para cima.

O movimento requer condicionamento físico e proporciona o fortalecimento de diversos grupos musculares. Abaixo você poderá analisar a sequencia de movimentos recomendada para a execução correta do burpees.

burpees

Você conhece alguém que faça Crossfit? Já tentou praticar alguma vez? O que você acha desta atividade física e seus benefícios? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (152 votos, média: 3,89 de 5)
Loading...

14 comentários em “Crossfit Emagrece? Benefícios e Dicas  ”

  1. Eu sou nova no CrossFit e já estou apaixonada meu condicionamento físico melhorou muito tudo dito acima é verdade o CrossFit é mesmo.incrivel

  2. Fui assistir e pensei, isso não é pra mim! Voltei no dia seguinte pensando, vou tentar! Não tinha o mesmo rendimento que os outros, agora depois de três meses, me sinto outra, meu corpo parece uma máquina Nova, tudo que disseram acima eu te escrevo, estou encantada, encontrei meu lugar!

  3. Pratico 3 x semana ha quase 6 meses..tenho 49 e faço musculacao ha anos..mas parece q com musculacao o corpo tinha acomodado..com o cross..alem dos ganhos q todos comentaram nos comentarios…acrescento q o pós treino de cross.. vem acompanhado nas horas seguintes..com uma sensaçao de bem estar sem igual ( acredito q ocorra uma hiper liberacão de endorfina pós treino tambem ).. de fato..crossfit eh viciante.. ajuda na perda de peso..definiçao fisica..melhora muito o condicionamento fisico.. elimina dores e preguiça..resumindo…crossfit eh tudo de bom mesmoooo..

  4. Encontrei um pedaço de mim perdido em meio ao monte de atividades fisicas. Meu ortopedista havia me dito que eu só poderia fazer Pilates, devido ao uma hérnia de disco na lombar e uma esclerose sacro hialico no quadril foi aí que desanimei… engordei…engordei… E andava sentindo muitas dores na lombar principalmente na hora de levantar da cama ao acordar e movimentos com a rotação do quadril iii nem podia pensar…que dor! Pilates é muito parado e eu super agitada…ee ja conhecia o cross e amava…mais o médico disse isso tu nunca poderá fazer… Até que um dia eu decidir… Vou tentar vou começar devagarinho…e fui…hoje com menos de dois meses treinando durante cinco dias eu consigo levantar da minha cama e esquecer que tenho hérnia de disco…sem dor! E o quadril tô podendo até sambar…rsrsrs amo…amo…amo… é claro que os exercícios de alto impacto eu evito…mais fora isso corro, pulo corda. E o não preciso cantar se meus joelhos não fossem mais… Por que realmente minha dores sumiram…..

  5. Estou fazendo crosfit 3 vezes por semana e tô amando, sinto que agora vou conseguir perder peso…

  6. Sou praticante do esporte há 1 ano, faço 3 vezes na semana, sou ex-militar, tenho 53 anos, não dá para voltar aos 18 anos, mas a capacidade física é indescritível, melhorei muito a parte cardiorrespiratória, agilidade, força e equilíbrio. É claro todos tem suas limitações, e os profissionais estão sempre atentos ao limite de cada aluno. É muito bom. Recomendo a quem queira iniciar ou experimentar o Crossfit.

  7. Faço crossfit há mais de um ano. Treino 03 vezes por semana.Sem sombra de dúvida tudo o que diz acima é verdade.O meu condicionamento físico melhorou muito, meu corpo está cada vez mais definido e o melhor: sem ganhar músculos enormes. O que eu acho que deveria ser ressaltado no texto, é que como toda atividade física, os efeitos do crossfit no corpo não são imediatos. Primeiro você percebe a melhora no condicionamento, no fôlego, na força e só algum tempo depois começa a perceber as mudanças no corpo..
    Sempre fui magra, não faço o crossfit com fins de emagrecimento, mas de qualquer forma só comecei a realmente perceber as mudanças no corpo, como definição dos músculos, quase um ano após começar.
    Para quem gosta de se superar a cada dia eu super recomendo!!!

    • Comecei agora, porém sou magra e lendo os comentários e outras matérias fiquei c medo de perder mais peso.

  8. Pratico apenas 2 vezes na semana e minhas aulas duram 40 minutos (pois na academia não tem outros dias). Porém pratico outras atividades como jump, step, localizada, pilates e zumba. Pratico tantas atividades para adquirir melhor condicionamento e força, pois sou atleta (luto karate), e depois que agreguei todas estas atividades na minha rotina, meu desempenho na luta melhorou muito. Com relação ao crossfit, melhorou minha respiração e aumentou a força muscular. Perdi 5 kg só por causa do crossfit e fiquei maravilhada; Não posso mais viver sem ele na minha vida kkkk

  9. Eu faço Crossfit há 5 meses ( 3x por semana) e estou cada vez mais apaixonada e em breve quero fazer 5 x na semana.
    O legal dessa pratica é que sao 60 minutos intensos, vc nao consegue pensar nos problemas e muito menos ta batendo papo durante o treino. Outra coisa legal é que todos os dias tem treino diferentes, nada de coisa repetitiva que acaba por fim fadigando.
    Minha resistencia fisica e meu condicionamento melhorou e muito e meu corpo está ficando definido a medida que os dias passam.
    Vale a pena!
    Pra quem tem espirito de esquipe e é competitivo essa é a modadlidade ideal.
    A gente sua pra caramba,kkkk…

    • Sempre fui adepta ao exercício físico, e a minha vida inteira pratiquei musculação, e meu corpo estava ideal, porém ganhei bebê recentemente e me submeti a outra cirurgia neste intervalo e só fui ganhando peso e adquirindo gorduras indesejadas, voltei para musculação mas não estava satisfeita, estava ganhando músculo por cima da gordura e esteticamente estava ficando mais horrorosa, então partir para o crossfit e foi a melhor decisão da vida, de tudo que já pratiquei o cross foi o melhor, estou completamente apaixonada e de fato você perde gordura e ganha definição muscular com mais facilidade em comparação a musculação, além de tudo até o seu humor melhora, recomendo de olhos fechados!

    • Vou fazer uma aula experimental amanhã… Tomara que eu goste e dê conta. Os comentários foram muito incentivadores.

Deixe um comentário