9 Benefícios da Matricária – Para Que Serve e Propriedades

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

Artemigem-dos-jardins, artemijo, artimijo, camomila-pequena, macela-da-serra, margaridinha, monsenhor-amarelo, piretro-do-cáusaco, artemísia dos ervanários, artemísia romana ou simplesmente martricária.

Estamos falando aqui de uma planta medicinal que cresce principalmente na Europa, na América do Norte e na Ásia. Ela floresce geralmente no verão e se desenvolve em solo bem drenado com boa exposição ao sol.

Propriedades da matricária 

Mas o que é que essa planta tem? Dá só uma olhada nas propriedades que são atribuídas a ela:

  • Antiespasmódica;
  • Aperientes – que estimulam o apetite;
  • Calmantes;
  • Carminativas – que combatem a formação de gases e facilitam a sua expulsão;
  • Emenagogas – que aumentam ou facilitam o ciclo menstrual;
  • Estomáquicas – que combatem o mal-estar no estômago;
  • Febrífugas – antifebris, que estimulam a queda da febre;
  • Inseticidas;
  • Insetífugas – que afugentam os insetos;
  • Analgésicas;
  • Anti-inflamatórias;
  • Antienxaquecas.

Para que serve? 9 benefícios da matricária 

Agora, chegou a hora de conhecer alguns dos benefícios associados à planta medicinal, os quais você confere na lista abaixo:

1. Alívio da dor de cabeça e da enxaqueca

A matricária é recomendada para auxiliar a combater a dor de cabeça desde o ano de 1787 quando foi indicada em um livro de plantas medicinais chamado “Culpeper’s Herbal” como uma erva contra a dor de cabeça.

Pesquisas já mostraram que a erva diminui a frequência de dores de cabeça provenientes da enxaqueca.

Por exemplo, um estudo feito pela School of Postgraduate Medicine and Health Science (Escola de Pós-Graduação em Medicina e Ciência da Saúde, tradução livre) no Reino Unido comparou os resultados de seis pesquisas e concluiu que a planta é eficaz na prevenção da enxaqueca sem trazer grandes preocupações em relação à sua segurança.

2. Ajuda a tratar a febre

A erva também é reconhecida como um ingrediente que auxilia no tratamento da febre, tendo em vista que possui propriedades que estimulam a queda da febra. Não é a troco de nada que o seu nome em inglês é “ferverfew”, que em uma tradução literal significa “pouca febre”.

3. Saúde da pele

De acordo com o Dr. Axe, uma pesquisa realizada em 2009 mostrou que a matricária possui uma potente atividade anti-inflamatória, o que indica que ela pode ser eficiente para aliviar a inflamação na pele. A página classifica a erva como um anti-inflamatório efetivo para acalmar a vermelhidão na pele.

A planta pode fazer parte de um remédio tópico para aliviar a erupção cutânea e a rosácea, uma doença de pele que traz justamente vermelhidão e lesões inflamadas.

4. Prevenção da formação de coágulos sanguíneos

A matricária apresenta potencial antitrombótico, ou seja, que previne a formação e o crescimento de coágulos sanguíneos. E sabe por que isso é importante? Entre os problemas que podem aparecer em decorrência da formação de coágulos nos vasos sanguíneos estão o ataque no coração e o acidente vascular cerebral (AVC).

5. Diminuição de dores

Além da dor de cabeça e da enxaqueca, a matricária também é utilizada para combater dores localizados em todo o corpo, algo que está relacionado aos seus efeitos anti-inflamatórios, segundo informou o Organic Facts.

6. Alívio de sintomas da menstruação

A mesma página informou que a planta medicinal também pode contribuir com o alívio de alguns desconfortos que surgem durante a menstruação das mulheres. A matricária atua no combate às cólicas e na diminuição da ansiedade e das alterações de humor.

7. Auxílio ao aumento de peso

Ainda que isso pareça indesejado para algumas pessoas, para quem está abaixo do peso e precisa engordar, trata-se de um benefício bastante útil. A matricária ajuda em relação ao aumento de peso porque apresenta um efeito de estímulo ao apetite.

8. Saúde respiratória

Ainda segundo o Organic Facts, a planta ajuda a reduzir a inflamação e a irritação e traz um relaxamento ao trato respiratório, o que auxilia no controle de problemas respiratórios como a tosse e a asma.

9. Diminuição da pressão arterial

A página também explicou que a erva contribui com a redução da pressão arterial graças ao fato de que inibe a produção de compostos chamados prostaglandinas no organismo, que são responsáveis justamente pelo aumento da pressão arterial. A prevenção da pressão arterial alta é importante para a proteção da saúde do coração.

Como fazer chá de matricária 

Ingredientes: 

  • 50 mg a 1,2 g de folhas e flores de matricária;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo:

  1. Aquecer a água até ferver e desligar o fogo;
  2. Adicionar as folhas e flores de matricária na água, tampar e deixar a infusão descansar durante 10 minutos. Então coar, adoçar com mel, se assim desejar, e servir-se. A posologia recomendada é de até três xícaras de chá diariamente.

Cuidados com a matricária 

A planta medicinal não pode ser utilizada por mulheres que estejam em processo de amamentação de seus bebês e nem por mulheres que se encontrem grávidas, já que pode causar um aborto. Crianças com menos de dois anos de idade também não devem usar a erva; já as maiores devem utilizar somente após autorização do médico.

A mastigação das folhas frescas e cruas de matricária – adotada em casos de enxaqueca – pode desenvolver aftas, feridas na boca, perda do gosto e inchaço dos lábios, boca e língua.

O uso da planta ainda está relacionado a efeitos colaterais como diarreia, dor abdominal, náusea, vômito, nervosismo e inflamação, ainda que não seja comum que eles ocorram.

A matricária também pode trazer reações alérgicas e pessoas que têm alergia aos integrantes da família das margaridas, como a tasneira e o crisântemo, são mais propensas a apresentar o problema.

Um cuidado importante em relação ao uso da erva

Caso esteja fazendo uso de algum tipo de medicamento, consulte o seu médico para saber se não existem riscos de interação entre o remédio em questão e a erva. Por exemplo, ela não pode ser usada em conjunto com aspirina, ginkgo biloba e agente diluidores do sangue.

Também é importante conversar com o profissional antes de adotar o uso da planta medicinal para auxiliar o tratamento de qualquer condição de saúde. Tenha em mente que apesar de poder auxiliar, a matricária não pode e nem deve substituir nenhum tratamento prescrito pelo médico.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar da matricária e suas propriedades para a saúde? Pretende aproveitar seus benefícios agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “9 Benefícios da Matricária – Para Que Serve e Propriedades”