Como Engordar Saudável Quando Se Está Abaixo do Peso

Perder peso é uma questão séria no mundo todo. Os consumidores veem constantemente propagandas e notícias sobre dietas da moda, produtos chamativos e pílulas magicas que prometem ajudar a perder peso.

Levando em consideração que a “batalha do peso” é central para muitas pessoas, ser muito magro pode parecer não parecer problema algum. Mas na realidade, estar abaixo do peso pode causar problemas de saúde.

A gordura tem uma reputação ruim, por ser uma causa do sobrepeso e obesidade. Entretanto, nem toda gordura é ruim. Na verdade, armazenar energia (ou calorias) em forma de gordura é um dos vários jeitos que o corpo usa o alimento para poder funcionar, se curar e crescer.

A energia acumulada como gordura auxilia a passar por trabalhos extenuantes e exercícios. Além disso, possui um papel importante no desenvolvimento cerebral, prevenindo a inflamação (inchaço) e coágulos sanguíneos. A gordura também ajuda para uma pele e cabelos saudáveis.

É importante entender que o equilíbrio é a chave para a manutenção de um corpo saudável – esteja você acima ou abaixo do peso. No segundo caso, é preciso saber como engordar saudável, escolhendo as gorduras certas e outros nutrientes para o ganho de peso sem riscos para a saúde.

Como é possível saber se está abaixo do peso?

Usar uma ferramenta para calcular seu índice de massa corporal (IMC) pode ajudar a determinar se está abaixo do peso. O seu médico pode também determinar se está abaixo do peso baseado em sua altura, o que come e o seu nível de atividade física.

Quais problemas podem ocorrer estando abaixo do peso?

Pessoas abaixo do peso normalmente não estão obtendo calorias o suficiente para abastecer o corpo. Muitas vezes, também sofrem de má nutrição, uma vez que não recebem vitaminas e minerais o suficiente de sua alimentação. Se você estiver abaixo do peso, pode estar em risco de sofrer dos seguintes problemas de saúde:

  • Inibir o crescimento e desenvolvimento. Isso é especialmente verdade em crianças e adolescentes, em que o corpo precisa de nutrientes para crescer e se manter saudável.
  • Ossos frágeis. Uma deficiência em vitamina D e cálcio, junto com pouco peso pode levar a ossos fracos e osteoporose.
  • Sistema imunológico enfraquecido. Quando o corpo não recebe nutrientes suficientes, dificulta o armazenamento de energia e pode complicar o combate a doenças. Além disso, pode tornar difícil para o seu sistema imunológico se recuperar depois de ficar doente.
  • Essa condição pode ser causada por deficiência de ferro, folato ou de vitamina B12, resultando em tonturas, fatiga e dores de cabeça.
  • Problemas de fertilidade. Nas mulheres, estar abaixo do peso pode levar a menstruação irregular, falta de menstruação e infertilidade.
  • Queda de cabelo. Estar abaixo do peso pode fazer o cabelo rarear e cair facilmente. Também pode deixar a pele seca e fina, além de problemas nos dentes.

O que pode causar um baixo peso corporal?

Estar abaixo do peso pode surgir de uma variedade de motivos. Enquanto que algumas pessoas abaixo do peso podem ser fisicamente saudáveis, outros sofrem de problemas ocultos de saúde que deveriam ser tratados. A seguir algumas razões para um peso insuficiente:

  • Genética. Se você é magro desde criança e ser magro faz parte da sua família, é possível que tenha nascido com um metabolismo acima do normal. É possível também que tenha pouco apetite naturalmente.
  • Muita atividade física. Se você for um atleta, provavelmente está ciente que exercícios regulares podem afetar o seu peso. Entretanto, praticar muitas atividades físicas pode ser consequência de um trabalho ativo ou uma personalidade energética.
  • Se você está frequentemente andando a pé, acaba queimando mais calorias que pessoas sedentárias (inativas).
  • Estar doente pode afetar seu apetite, assim como a habilidade de seu corpo de usar e armazenar energia. Se recentemente perdeu muito peso sem querer, pode ser sinal de alguma doença, como problemas na tireoide, diabetes, doenças do trato digestivo ou até mesmo câncer. Certifique-se de falar com seu médico sobre perdas repentinas de peso.
  • Alguns remédios podem causar náusea e perda de peso. Alguns tratamentos, como a quimioterapia, podem reduzir o apetite e piorar a perda de peso causada pela doença.
  • Problemas psicológicos. Nosso bem estar mental afeta todas as partes de nossa vida. Fatores como estresse e depressão podem bagunçar os hábitos alimentares. Problemas sérios de autoimagem podem também levar a transtornos alimentares. Se estiver sofrendo com problemas emocionais, certifique-se de falar com um médico. Ele poderá ajudar a encontrar o cuidado, assistência ou conselho que precisa.

Há como engordar saudável?

Um regime para ganhar peso pode parecer uma oportunidade para exageros. Simplesmente pegar algumas batatas fritas e comer! Infelizmente, da mesma forma que perder peso de forma saudável precisa de equilíbrio, saber como engordar saudável significa mais do que adicionar besteiras a suas refeições.

Apesar de que comer fast food pode resultar em ganho de peso, isso não irá corrigir as deficiências nutricionais de se estar abaixo do peso. Além do mais, mesmo que a gordura, o açúcar e o sal comuns em fast food não se transformem em peso extra, ainda assim pode prejudicar seu corpo. Para aprender como engordar saudável, siga as seguintes dicas.

Adicione calorias saudáveis

Sem mudar sua dieta radicalmente, você pode aumentar sua ingestão de calorias de cada refeição ao adicionar nozes ou sementes, queijo e outros acompanhamentos saudáveis. Tente amêndoas, sementes de girassol, frutas ou torradas integrais.

Encha-se de nutrientes

Em vez de comer várias calorias à toa e fast food, concentre-se em alimentos ricos em nutrientes. Considere carnes ricas em proteína, que podem ajudar a fortalecer os músculos. Além disso, escolha carboidratos nutritivos, como arroz integral e outros grãos integrais. Isso garante que seu corpo estará recebendo nutrição suficiente, mesmo se estiver lidando com um apetite reduzido.

Faça lanchinhos

Aprecie lanches saudáveis que contenham bastante proteína e carboidratos saudáveis. Considere opções como castanhas e frutas secas, barras de proteína, e biscoitos com homus ou manteiga de amendoim. Aproveite também, lanches que contenham “gorduras boas”, que são importantes para a saúde do coração. Por exemplo, nozes e abacates.

Faça refeições pequenas

Se estiver lutando com um apetite restrito devido a problemas médicos ou emocionais, comer grandes porções pode não parecer atrativo. Considere comer refeições menores ao longo do dia para aumentar a ingestão de calorias.

Exercite-se

Apesar de que exagerar em exercícios aeróbicos vai queimar calorias e trabalhar contra seu peso ideal, o treino de força – como levantamento de peso ou yoga – podem ajudar a ganhar peso ao fortalecer os músculos.

Antes de começar, é melhor consultar um médico para que você saiba como engordar saudável. Estar abaixo do peso pode indicar algum problema de saúde escondido, que não irá melhorar através de uma mudança na dieta. Seu médico poderá ajudar a acompanhar seu progresso e certificar que mudanças saudáveis estão acontecendo.

Vídeo:

E aí, gostou das dicas?

Você acredita que está abaixo do peso ideal? Como é a sua alimentação? O que você faz para mudar isso? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (14 votos, média: 4,43 de 5)
Loading...

18 comentários em “Como Engordar Saudável Quando Se Está Abaixo do Peso”

  1. Meu peso sempre foi 39 desde a minha gestação mais já se passou 9 anos e meu peso é 43,600 mais minha nutrição não tá muito boa to sem apetite to enjoando muito qual é a melhor vitamina pra estimular o apetite e ganhar peso sem muito esforço??

  2. Olá meu nome é gessica tenho 25 anos 1 ,60 de altura tava 54 kg de uma hora pra outra pedi muito peso oq eu posso tomar pra engorda e manter o meu peso quero chegar até o 60kg

  3. Tenho 19 anos e eu sempre fui bem magrinho (45kg desde os 11 anos), mas nesse ano eu consegui seguir uma dieta bem rígida de alimentações pesadas (cortando o café da manhã, aumentando as porções no almoço e jantando duas vezes por noite) consegui ganhar 5kg, tô lutando muito pra manter esses 50kg, mas gostaria de saber se tem alguma vitamina pesada que eu possa conciliar às refeições que eu faço

  4. Bom, eu venho a algum tempo tentando engordar, e não consigo de forma alguma. Eu como bastante, faço os lanchinhos, faço a vitamina de banana clm mel e aveia, mas não adianta. Quando vou me pesar é sempre a mesma cois, o peso continua o mesmo! Tenho.42 kilos, queria engordar pelo menos 11 kilos. Oq posso fazer? Me ajudem!!

  5. Olá, meu nome é Bianca ,tenho 20 anos e durante um relacionamento de seis anos eu comecei a perder peso ,não sentia e até hoje “não tenho apetite”,como por que é necessário.
    Todos ao meu redor dizem que eu estou muito magra, e até a balança comprova isto ,mas quando vejo o meu reflexo no espelho ,me vejo normal .Que não há necessidade de engordar,porém o meu corpo diz o contrário, ele (corpo) insiste em ficar avisando me com tonturas,dores de cabeça, febre,e ânsia de vômito, que eu não estou nada bem . E o pior disso tudo é que eu estou ciente disso tudo. Mas não consigo comer.

    20 anos , 1,63, com 45 k.

  6. Olá,

    Tenho 17 anos, 1,73 de altura e com 57kg. Gostaria de saber como faço pra ganhar peso de uma forma saudável/organizar mais a minha alimentação e se tem alguma vitamina que posso tomar.

  7. Boa tarde, tenho 24 anos, altura 1,57 e meu peso é 39.7, estou muito abaixo do peso, sempre pesei muito pouco, quando consigo ganhar 1 ou dois kilos perco ele rapidamente em uma semana,me sinto mal quando vou em uma loja e as roupas não me servem, tenho 24 anos mais com corpo de 15 anos, qual dieta posso seguir para ganhar peso.

  8. ola eu tenho 19 anos, 1,56 de altura e meu peso é de 40.1, estou muito abaixo do meu peso, nos meus 15, 16 anos pesava 45 ou ate mais ao fica com 17,18 anos perdi meu peso e não consigo engorda. O que pode ter acontecido, e como posso voltar a ter o peso ideal?

  9. Tenho 18 anos estou pesando 47.50 e tenho 1.64 de altura, estou abaixo do peso, mas tenho ums alimentação boa, depois que tive minha filha emagrece bastante e não consigo volta mais ao peso normal de 51 kg, quando tive ela tinha 17 e cheguei aos 60 kg
    Sera se devo toma alguma vitamina ?

  10. Ola tenho um projeto para faser na escola senac,tema é :orientacoes para pessoas abaixo do peso,poderia me ajudar!!!!!!

  11. Olá. Tenho 18 anos de idade, e peso 47 kg, as vezes chego a pesar 49 kg ou 50k, o que é muito raro. Eu costumo comer bastante, e pouco as vezes, pois gosto de comer muitas besteiras, e verduras muito pouco. tenho um problema no meu ciclo mestrual que todas as vezes que eu mestro chego a perder de 3 kg á 4kg. Por isso sou muito magrinha, tento de tudo, mas não consigo engordar de jeito nenhum, quando consulto o médico sempre diz que antes de me passar algum remédio devo fazer exames primeiro. Queria saber algumas dicas de voces, que possa ajudar na minha alimentação, e no desenvolvimento do meu corpo. Obrigada, beijos!

  12. Olá boa tarde, já faz um tempo que tento engordar, é muito difícil conseguir manter nos 50 kg, ultimamente estou muito magra, perdi uns 6kg e não consigo me alimentar direito. Com isso fico deprimida, pois minhas roupas não me servem. Quando vou me alimentar não consigo comer tudo, só bilisco, as vezes sinto fome mas minha boca não aceita.
    Gostaria de saber o que devo fazer e qual especialidade médica devo procurar.

    Desde já agradeço!

  13. Tenho 43 anos tive meu ultimo filho hj ele esta com 8 aninho, queria q VC me ajudasce perder a barriga e perde o maximo 10 kilo

Deixe um comentário