3 hidratantes caseiros para o corpo e como preparar

publicado em

Se você costuma ter uma rotina de skincare, provavelmente já sabe da importância de um bom hidratante para a pele, principalmente para aquelas que são secas ou extra secas. 

Afinal, ele repõe a água e os nutrientes necessários para uma pele mais saudável, além de ter ação anti-inflamatória, para evitar o envelhecimento precoce e auxiliar na cicatrização de inflamações. 

Mas, comprar o produto não é a única opção: você também pode preparar os seus hidratantes caseiros e utilizá-los para nutrir a sua pele economizando mais. Conheça alguns exemplos:

1. Hidratante de óleo de amêndoas e lavanda

Óleo essencial
Os óleos essenciais podem aparecer em receitas de hidratantes caseiros

Os óleos essenciais são bastante vantajosos para a pele. Eles hidratam profundamente, melhoram a textura da pele, combatem a oleosidade e os sinais do envelhecimento, ao mesmo tempo em que proporcionam muito mais maciez.

O óleo de lavanda e o óleo de amêndoas são alguns dos mais vantajosos, pois contam com propriedades umectantes e restauradoras. Eles também podem ajudar a melhorar possíveis irritações e descamações na pele. Mas, tome cuidado para sempre usar os óleos essenciais corretamente

  Continua Depois da Publicidade  

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de cera de abelha
  • ¼ xícara de manteiga de cacau
  • Óleo de amêndoas
  • Óleo de lavanda

Como preparar

Aqueça a cera de abelha em banho-maria. Deixe esfriar. Adicione então 5 gotas de cada óleo essencial e a manteiga de cacau, mexa bem até ficar uma mistura homogênea. Acrescente água filtrada para dar a consistência de creme, e mexa mais um pouco. Guarde o hidratante em um recipiente limpo. O indicado é utilizá-lo 3 vezes por semana. Mantenha longe do alcance de crianças.

2. Hidratante de óleo de coco e manteiga de cacau

Esta receita é ótima para quem tem pele seca e sensível. Aliás, algumas peles são tão sensíveis, que não podem entrar em contato com sabonetes com uma composição mais agressiva e nem ser expostas ao sol em alguns horários específicos.

O hidratante de óleo de coco e manteigas possui ingredientes puros e pode ser uma ótima opção para quem tem muitas alergias na pele. Mas, por questões de segurança, se você já tem problemas de pele, consulte o seu dermatologista antes de usar o hidratante caseiro.

Ingredientes

  • 100 gramas de manteiga de cacau
  • 100 gramas de óleo de coco
  • 100 gramas de manteiga de karité
  • 100 gramas de óleo de amêndoas

Como preparar

Junte todos os ingredientes em um recipiente de vidro. Derreta em banho-maria e mexa bem, até que a mistura fique totalmente homogênea. Deixe na geladeira por aproximadamente 5 horas. Então, bata a mistura com a batedeira.

  Continua Depois da Publicidade  

A mistura ficará com uma consistência de creme. É ideal para peles extra secas e o seu uso é mais indicado para quem vive em regiões frias. Isso porque o calor pode causar incômodos enquanto o hidratante estiver no corpo, o que ocorre porque ele é composto principalmente de óleos.

3. Hidratante de óleo de coco, vitamina E e gerânio

Óleo de coco
Os benefícios do óleo de coco não são novidade

Este hidratante é especialmente bom para as peles ressecadas. O óleo de coco é um ingrediente bem conhecido pelos seus benefícios para a pele. Ele hidrata profundamente, aumenta a elasticidade, combate os radicais livres e protege a pele de fatores externos. Além disso, o ingrediente ajuda contra rachaduras, descamação, inflamações e queimaduras.

Enquanto isso, a vitamina E possui ação antioxidante e anti-inflamatória. É um ótimo hidratante para combater a secura excessiva da pele, além de fortalecer a barreira cutânea. 

Já o gerânio pode auxiliar a amenizar a dermatite, as irritações e inflamações da pele, além da rosácea. Por isso, a junção do trio resulta em uma opção interessante de hidratante caseiro.

Ingredientes

  • ½ xícara de óleo de jojoba
  • ¼ xícara de óleo de coco
  • ¼ xícara de cera de abelha
  • Óleo de gerânio
  • 1 colher de chá de óleo de vitamina E
  • 2 colheres de sopa de manteiga de karité
  • 3 gotas de extrato de baunilha.

Como preparar

Misture o óleo de jojoba, o óleo de coco, a cera de abelha e a manteiga de karité. Aqueça em banho-maria até que a mistura fique líquida. Mexa bem até que ela fique homogênea. Espere esfriar. Adicione o óleo de vitamina E, 5 gotas do óleo de gerânio e o extrato de baunilha. Misture tudo e guarde a mistura em um recipiente de vidro.

  Continua Depois da Publicidade  

Uma vantagem desta receita caseira é que ela possui uma longa validade. Você poderá utilizá-la por 6 meses. Ela pode ser aplicada diretamente no corpo, e o indicado é usar 2 vezes por semana. Como possui uma alta concentração de óleos, ela tem efeito umectante e regenerador, principalmente para peles extra secas.

Quando passar o hidratante caseiro?

O melhor horário para a aplicação dos hidratantes caseiros é logo após o banho. Mas, eles também podem ser aplicados pela manhã, após acordar. Recomenda-se que as pessoas com peles ressecadas apliquem os hidratantes corporais duas vezes ao dia para ter um resultado melhor.

Dicas extras para pessoas com pele seca ou extra seca

Ao lado da aplicação frequente de hidratantes, existem outros fatores que podem ajudar a diminuir a secura da pele, como beber bastante água durante o dia. Afinal, o líquido possui efeito hidratante para todo o organismo.

Ao mesmo tempo, consuma alimentos ricos em água, como as frutas e os legumes. Por exemplo, o pepino é um dos melhores alimentos para quem possui pele seca.

Além disso, evite o frio, o vento e a exposição solar direta na sua pele sem a aplicação de um protetor solar. Tanto o calor quanto o frio podem contribuir para o ressecamento da pele.

  Continua Depois da Publicidade  
Fontes e referências adicionais

Você já conhecia esses hidratantes caseiros? Qual deles te interessou mais? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário