Melancia com água

16 Alimentos Ricos em Água

O corpo humano, para funcionar adequadamente, precisa de água suficiente, uma vez que a água corresponde a 60% do seu peso corporal. A água ajuda a transportar oxigênio, gordura e glicose para os músculos, regular a temperatura do corpo, digerir os alimentos e eliminar resíduos. Além da água, algumas frutas e vegetais também cumprem essas exigências, além de fornecer nutrientes saudáveis como vitaminas, minerais, fibras e proteínas.

Ingerir uma melancia ou pepino depois de terminar um treino intenso pode hidratar o corpo duas vezes mais do que a água, afirma um estudo realizado em 2009 por pesquisadores da Universidade de Aberdeen Medical School. Isso porque frutas e vegetais são alimentos ricos em água e também fornecem açúcares naturais, aminoácidos, sais minerais e vitaminas que são perdidas no exercício. O estudo revelou que esta combinação ajuda a hidratar de forma mais eficaz do que a água ou bebidas esportivas.

Consumir estes vegetais e frutas pode reabastecer seu corpo sem todas as cores e sabores artificiais comumente encontrados em bebidas esportivas. A maior vantagem de consumir alimentos ricos em água é que eles contêm calorias mínimas e proporcionam sensação de saciedade, inibindo a fome e contribuindo para a perda de peso.

Comer quatro porções de frutas e cinco porções de vegetais por dia pode ajudar a reduzir o risco de câncer e outras doenças, além de fornecer fluidos ao seu corpo, mas tome cuidado para não ingerir frutas com altos teores de açúcares em quantidade e comprometer sua dieta. Veja a lista dos alimentos ricos em água que podem ser inseridos na sua dieta alimentar e te manter bastante hidratado!

Principais alimentos ricos em água

  1. Pepino: Teor de água 96,7%. O pepino tem o maior teor de água do que qualquer alimento sólido. É perfeito para saladas ou para servir fatiado em lanches ou adicionado a outras receitas. Para adicionar mais água à sua dieta, tente misturar os pepinos com iogurte desnatado, hortelã e cubos de gelo para fazer uma sopa de pepino. A sopa é sempre uma ótima forma de se hidratar, mas por ser quente pode ser difícil consumir no verão. Para isso, como uma alternativa, faça uma sopa de pepino gelado como opção refrescante e deliciosa em qualquer época do ano;
  2. Alface: Teor de água 95,6%. Alface tende a ter uma má reputação no mundo nutricional, isso porque especialistas em saúde geralmente recomendam substituir o alface por folhas verdes escuras como o espinafre, que contêm maior quantidade de fibras e nutrientes como folato e vitamina K. Porém, quando se trata dos maiores alimentos ricos em água é o alface que melhor fornece maior quantidade. Você pode adicionar o alface em sanduíches frios e naturais, como cama de um frango grelhado ou como salada na entrada. Use a criatividade e faça enrolados de alface no lugar do pão em tacos e hambúrgueres. Fica delicioso e muito mais saudável;
  3. Aipo: Teor de água 95,4%. Assim como todos os alimentos ricos em água, o aipo tem baixas calorias, sendo apenas 6 calorias por unidade. Além disso, sua grande quantidade de fibras e água ajuda a mantê-lo satisfeito e reduzir o apetite. O aipo também contém folato e vitaminas A, C, E e K. Graças ao seu alto teor de água, o aipo neutraliza o ácido do estômago e é frequentemente recomendado como um remédio natural para azia e refluxo.
  4. Rabanetes: Teor de água 95,3%. Estes refrescantes vegetais de raiz deve ser uma constante na preparação das suas saladas na primavera e verão. Eles fornecem uma explosão de sabor picante e levemente adocicada, além de fornecer mais cor ao prato. Além disso, os rabanetes são ricos em antioxidantes como catequina (também encontrados no chá verde) e, por isso, ajudam a combater os radicais livres e prevenir doenças. A textura crocante também torna o rabanete um complemento perfeito para uma salada de repolho. Corte-os com repolho picado e cenoura, ervilhas, avelãs picadas e salsa, e misture com sementes de papoula, suco de limão, azeite, sal e pimenta;
  5. Tomates: Teor de água: 94,5%. Tomates são um dos alimentos mais versáteis que existem na culinária. Isso porque podem ser adicionados a saladas, carnes, molhos, sanduíches. Por ser rico em água, o tomate é um alimento super hidratante. A cereja e a uva também são alimentos ricos em águas e podem ser ótimas opções para lanches da tarde. Para aumentar a quantidade de água no prato, faça uma salada com tomates picados, folhas de alface e uvas, pois além de dar um sabor único ainda promove mais água no organismo;
  6. Pimentão verde: Teor de água 93,9%. Pimentões de todas as cores têm um alto teor de água, mas o pimentão verde lidera em quantidade de água, rebatendo a versão vermelha e amarela que possuem cerca de 92% de água. Além disso, também são ricos em antioxidantes, assim como as pimentas picantes. O pimentão verde pode ser consumido cru em fatias como aperitivos ou incluir em saladas frescas, sanduíches ou adicionado em refogados de legumes, carnes e até mesmo no arroz. Mas, lembre-se de que ao ser cozinhado o pimentão seca e pode perder grande parte da sua água, por isso, dê preferência para o consumo cru e fresco.
  7. Couve-flor: Teor de água 92,1%. A couve-flor, além de ter muita água, é rica em vitaminas e fitonutrientes que ajudam a diminuir o colesterol e combater o câncer, incluindo câncer de mama. Um estudo de 2012 de pacientes com câncer de mama realizado por pesquisadores da Universidade de Vanderbilt revelou que comer vegetais crucíferos como couve-flor foi associado a um menor risco de morrer da doenças ou ao menos diminuir os sintomas. Adicione a couve-flor em uma salada regada com azeite e limão;
  8. Melancia: Teor de água 91,5% de água. É bastante óbvio que a melancia é um dos maiores alimentos ricos em água, além disso a melancia também está entre as mais ricas fontes de licopeno, um antioxidante que combate o câncer e é encontrado frequentemente em frutas e vegetais de coloração vermelha. Na verdade, a melancia contém mais licopeno que o tomate. Embora seja um ótimo hidratante por conta própria, você pode bater melancia com água no verão e tomar um suco refrescante e gelado. É a melhor forma de adicionar mais água à sua dieta de forma saborosa;
  9. Espinafre: Teor de água 91,4% de água. A alface pode ter um teor de água mais elevado, mas o espinafre é geralmente uma opção melhor no geral. Isso porque as folhas de espinafre cruas hidratam e também fornecem fibras à sua alimentação, aumentando sua saciedade. O espinafre é rico em luteína, potássio, fibras, folato, que ajudam a melhorar a saúde do cérebro. Em apenas uma xícara de folhas cruas há 15% de sua ingestão diária de antioxidantes importantes para combater as moléculas nocivas conhecidas como radicais livres e também boas quantidades de vitamina E;
  10. Carambola: Teor de água 91,4% de água. Esta fruta tropical é doce e tem uma textura suculenta semelhante ao abacaxi. Sua forma atraente faz com que seja uma excelente opção para servir em uma salada de frutas ou como um enfeite comestível na borda de um coquetel. Para dar um contraste agridoce também pode ser picada em saladas verdes em entradas. Também é rica em antioxidantes, especialmente epicatequina, um composto saudável para o coração também encontrado no vinho tinto, chocolate amargo e chá verde. Pessoas com problemas renais devem evitar a carambola por causa de seus altos níveis de ácido oxálico;
  11. Morangos: Teor de água 91,0%. Todos as frutas são alimentos ricos em água, ideais para a hidratação do corpo, mas morangos suculentos destacam-se quando comparados às outras frutas. Para se ter uma ideia, framboesas e mirtilos possuem em torno de 85% de água, enquanto amoras possuem 88,2% de água. Porém, o morango ganha disparado, possuindo 91% de água em sua composição. Pode ser consumido puro, em sucos, shakes, com iogurtes desnatados, em saladas de frutas, etc. O morango também é rico em carboidratos, fibras, proteínas, sendo uma excelente opção pós-treino;
  12. Brócolis: Teor de água 90,7%. Tal como o seu primo couve-flor, o brócolis cru adiciona mais água para a sua salada. Essa crucífera é rica em fibras, potássio, vitamina A e vitamina C. Além do mais, o brócolis é o único vegetal crucífero (quando comparado ao repolho e couve, além da couve-flor) com uma quantidade significativa de sulforafano, um potente composto que estimula enzimas protetoras do corpo e elimina células químicas cancerígenas;
  13. Toranja: Teor de água 90,5%. Esta suculenta fruta cítrica pode ajudar a diminuir o colesterol e reduzir também a gordura corporal. Em um estudo, as pessoas que consumiram uma toranja por dia reduziram o mau colesterol (LDL) em até 15,5% e os triglicérides em 27%. Em outra pesquisa, comer metade de uma toranja com aproximadamente 40 calorias, antes de cada refeição, ajudou as pessoas a emagrecerem. Os pesquisadores dizem que os compostos da fruta ajudam queimar e estabilizar o açúcar no sangue, ajudando assim a reduzir os desejos por comida;
  14. Mini cenouras: Teor de água 90,4%. A cenoura por si só já contém água e fibras, mas as mini cenouras produzidas e comercializadas em supermercados contêm mais água do que a cenoura de tamanho normal. As cenouras de tamanho grande contêm apenas 88,3% de água, enquanto que as pequenas possuem 90,4%. Essas cenouras pequenas são ótimas opções de lanches da manhã ou tarde. Prefira as versões orgânicas e consuma sempre frescas. Podem ser adicionadas a saladas e molhos ou servido em tiras com limão e gelo como aperitivos saudáveis;
  15. Melão: Teor de água 90,2%. O melão possui um valor nutricional grande em comparação às poucas calorias. Uma porção de 170 gramas de melão contém apenas 50 calorias, mas oferece um total de 100% de sua ingestão diária recomendada de vitaminas A e C. É uma ótima opção de sobremesa e pode ser misturado com iogurte natural, servido como sorvete ou preparado com suco de laranja ou ainda integrado a uma sopa gelada com hortelã;
  16. Iogurte: Teor de água: 85%. Não só o iogurte é um dos principais alimentos ricos água, mas também promove o crescimento de bactérias benéficas no estômago. Estas bactérias são responsáveis pela redução do excesso de gás que se acumula no organismo ao longo do tempo. Assim, o iogurte ajuda a manter a saúde da flora intestinal, promovendo mais bem estar. Prefira os naturais e desnatados para menos calorias.

Você consome com a frequência e quantidade corretas estes alimentos ricos em água? Quais são seus preferidos? Comente abaixo!

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)


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