Não é incomum conhecer um casal que está tentando engravidar e que recorre a tudo o que pode para melhorar a fertilidade. Desde seguir uma dieta da fertilidade até fazer tratamentos médicos com algum dos remédios para engravidar mais usados.
Além disso, quem está na luta para engravidar pode escutar ou ler por aí que um método alternativo como a acupuntura também pode ajudar. Mas, será que isso é realmente verdade? Para respondermos a essa pergunta, vale a pena olhar o que a ciência diz sobre o tema.
Bem, a verdade é que a ciência ainda diverge quando se trata da acupuntura poder ajudar a engravidar ou não. Alguns estudos até apontam que a acupuntura pode melhorar a qualidade do esperma e a função ovariana, porém não há evidências conclusivas que mostram que a acupuntura pode tratar a infertilidade ou ajudar a engravidar.
A endocrinologista reprodutiva Jenna Rehmer afirmou que atualmente, os dados não dão muito suporte aos métodos alternativos como esse. Ela citou o exemplo de um estudo que apontou que a acupuntura em mulheres que faziam tratamento de fertilização in vitro não resultou em diferenças significativas nas taxas de nascidos vivos.
Por outro lado
Há quem jure que a acupuntura traz benefícios para quem está tentando engravidar. A acupunturista licenciada Megan Scott conta que os pacientes procuram a acupuntura em vários estágios da sua jornada de tentar engravidar: logo após deixar de usar contraceptivos, depois de meses e meses de tentativas sem sucesso e para buscar suporte após fertilizações in vitro mal-sucedidas.
Mas, muitos acupunturistas recomendam que os pacientes os procurem alguns meses antes da data em que esperam engravidar, seja naturalmente, seja por fertilização in vitro, seja por inseminação intrauterina. Isso é necessário para que eles possam avaliar a resposta do corpo durante alguns ciclos menstruais.
Segundo Scott, os benefícios da acupuntura para a fertilidade podem incluir a regulação do ciclo menstrual, a melhora da contagem e motilidade (capacidade de se mover através do trato reprodutivo feminino) espermática, aumento do fluxo sanguíneo para os órgãos reprodutivos e diminuição do estresse e ansiedade.
A acupuntura é uma técnica que envolve a colocação de agulhas finas e esterilizadas em diversos pontos na pele para estimular a resposta de cura do corpo. No caso da acupuntura para fertilidade, esses pontos geralmente estão no abdômen e o alvo são os órgãos reprodutivos.
De modo geral, a acupuntura é considerada segura para quem está tentando engravidar. No entanto, para quem está interessado na prática, o conselho é consultar o seu clínico geral, ginecologista-obstetra ou médico especialista em fertilidade para ter certeza que não tem problema testar a acupuntura no seu caso em particular.
Além disso, uma vez que não há comprovação científica da acupuntura para engravidar, ela não deve ser o único método adotado, mas sim um complemento. Quem está tendo dificuldades para engravidar deve procurar ajuda médica para identificar o problema por trás disso e tratá-lo de uma maneira adequada e completa.
A questão do estresse
É um ponto em que a acupuntura pode ajudar. Isso porque o método já foi associado ao alívio do estresse, ao mesmo tempo em que o estresse pode ser alto para as pessoas que sofrem com a infertilidade.
Um estudo apontou que mulheres com diagnóstico de infertilidade apresentam o mesmo nível de estresse que as pessoas com diagnóstico de câncer de mama.
A endocrinologista reprodutiva Jenna Rehmer contou que encoraja os seus pacientes que estão com uma grande carga de estresse e encontram um método saudável para aliviá-lo a seguir em frente com o método em questão. As informações são da Cleveland Clinic.
Fontes e referências adicionais
- The psychological impact of infertility: a comparison with patients with other medical conditions, Journal of Psychosomatic Obstetrics & Gynecology.
Fontes e referências adicionais
- The psychological impact of infertility: a comparison with patients with other medical conditions, Journal of Psychosomatic Obstetrics & Gynecology.