Abandonar Junk Food Causa Sintomas de Abstinência Semelhantes ao Vício em Drogas, Diz Estudo

Especialista:
atualizado em 29/01/2020

Uma nova pesquisa sugere que, às vezes, pode ser difícil excluir completamente as famosas junk food de nossas dietas, porque isso pode resultar em sintomas de abstinência semelhantes aos sentidos por pessoas viciadas em drogas, de acordo com um estudo da Universidade de Michigan.

Acredita-se que a pesquisa publicada na edição atual da Appetite seja o primeiro estudo desse tipo que examina os sintomas de abstinência que as pessoas experimentam quando deixam de incluir esses alimentos como parte de sua dieta regular.

No total, 231 adultos participaram do estudo e foram solicitados a relatar quaisquer sintomas de abstinência física e psicológica experimentados após o corte ou abstenção total de junk food no último ano.

Se eles tivessem tentado parar várias vezes, tiveram que relatar sua experiência mais recente de qualquer sintoma de abstinência que uma pessoa geralmente tem ao tentar reduzir o uso de nicotina ou maconha.

Os entrevistados disseram que experimentaram os seguintes sintomas 2 a 5 dias depois de largarem junk food:

  • Tristeza;
  • Cansaço;
  • Ânsias;
  • Irritabilidade aumentada.

Depois de alguns dias, os sintomas diminuíram, disseram os entrevistados.

Os pesquisadores disseram que isso está ligado ao entendimento geral de como funcionam as tentativas de largar as drogas.

Você já tentou largar esse tipo de comida ou evitar consumi-las ao máximo em sua dieta? Já tentou largar algum tipo de vício e sabe como funciona isso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

1 comentário em “Abandonar Junk Food Causa Sintomas de Abstinência Semelhantes ao Vício em Drogas, Diz Estudo”

  1. Larguei o café, pois estava consumindo bastante, e estava me sentindo mais nervoso e irritado. Passei uma semana sentindo fortes dores de cabeça e a irritação e nervosismo aumentaram mais, na minha opinião. Hoje eatou me sentindo bem melhor! E a vontade do café está diminuindo bastante, talvez no futuro volte a tomar com moderação, estou me testando para ver o meu poder de auto controle. Obs: estava tomando mais de 2 litros de cafe por dia, era sem açúcar mais.mesmo assim acho que estava demais.