Açaí Tem Carboidrato? E Glúten? Tipos, Variações e Dicas

Especialista:
atualizado em 27/12/2019

O açaí é uma fruta oriunda de uma palmeira conhecida pelo nome de açaizeira que cresce na região amazônica, local onde o alimento é considerado típico.

A frutinha roxa é conhecida como fonte de antioxidantes e por ser portadora de efeito anti-inflamatório, além de ser classificada como uma ótima fonte de energia para o organismo.

Além disso, o açaí serve como fonte de alguns nutrientes importantes para o funcionamento apropriado do nosso organismo como fibras, potássio, cálcio, ferro, fósforo, vitamina B1 e vitamina C.

Existem ainda as versões mais industrializadas e artificiais do açaí, que encontramos na forma de polpas congeladas e açucaradas, que costumam vir acompanhadas de ingredientes como frutas, granola, chocolate, caldas e leite em pó, por exemplo.

Mas será que o açaí tem carboidrato?

Uma das principais fontes de energia para o nosso organismo são os carboidratos que consumimos por meio dos alimentos que ingerimos em nossas refeições.

Entretanto, seja por motivos de saúde, seja com o objetivo de promover a diminuição do peso corporal, algumas pessoas seguem programas alimentares com restrição ou redução no consumo de carboidratos.

Para essas pessoas, é importante saber se o açaí tem carboidrato ou não em sua composição e que quantidade do nutriente pode ser encontrada em diferentes tipos, porções e receitas de açaí.

Pois bem, a polpa do açaí não somente contém carboidratos em sua composição, como é considerada um alimento rico no nutriente. A fruta, seja ela natural ou em forma polpa sem aditivos, já não contém tanto carboidrato.

Vale lembrar ainda que o teor de carboidratos do açaí pode aumentar ainda mais quando ele é incrementado com outros ingredientes como caldas, chocolates, xaropes, entre outros.

Na lista a seguir, vamos conferir a quantidade, em gramas, de carboidratos que pode ser encontrada em diferentes tipos, porções e receitas com o alimento:

1. Açaí (genérico)

  • 30 g: 19,35 g de carboidratos.
  • 100 g: aproximadamente 64,4 g de carboidratos;
  • 1 tigela média: aproximadamente 115,15 g de carboidratos.

2. Açaí da marca Mega Matte

  • 1 copo de 300 ml: 79 g de carboidratos.

3. Açaí da marca Saúde no Copo

  • 300 ml: 54 g de carboidratos.

4. Mega açaí da marca Mega Matte

  • 500 ml: 116 g de carboidratos.

5. Açaí + banana da marca Amazoo

  • 200 ml: 26 g de carboidratos.

6. Açaí puro da marca São Braz

  • 100 g: 18,8 g de carboidratos.

7. Açaí com morango da marca Mega Matte

  • 300 ml: 70 g de carboidratos.

8. Creme de açaí natural da marca Frooty

  • 6 colheres de sopa ou 60 g: 10,5 g de carboidratos.

9. Açaí com banana e granola da marca Qualitá

  • 6 colheres de sopa ou 60 g: 15 g de carboidratos.

10. Açaí + guaraná da marca Amazoo

  • 250 ml: 33 g de carboidratos.

11. Açaí zero da marca Frooty

  • 1 bola ou 60 g: 10 g de carboidratos.

12. Suco de açaí orgânico da marca Native

  • 1 copo de 200 ml: 26 g de carboidratos.

13. Açaí com cupuaçu da marca Fast Açaí

  • 100 g: 23,7 g de carboidratos.

14. Smoothie de açaí, morango e banana da marca Queensberry

  • 1 unidade de 260 g: 34 g de carboidratos.

15. Açaí com banana, granola e mel (genérico)

  • 1 colher de sopa: aproximadamente 21,1 g de carboidratos;
  • 100 g: aproximadamente 42,15 g de carboidratos.
  • 1 copo americano: 92,75 g de carboidratos.

16. Açaí polpa com xarope de guaraná e glucose (genérico)

  • 100 g: 22 g de carboidratos;
  • 1 copo de requeijão: 44 g de carboidratos.

17. Polpa de açaí da marca Icefruit

  • 1 embalagem: 3 g de carboidratos.

18. Vitamina de açaí, banana e morango do restaurante Desfrutti

  • 100 ml: aproximadamente 17,35 g de carboidratos;
  • 1 copo de requeijão: aproximadamente 41,6 g de carboidratos.

Atenção

Como os valores nutricionais podem variar de marca para marca e receita para receita, sempre confira a quantidade de carboidratos informada na embalagem dos açaís industrializados e dos ingredientes que você usar nas suas receitas com açaí.

E será que o açaí tem glúten?

Agora que já vimos se o açaí tem carboidrato, vamos verificar se o alimento contém ou não contém o glúten em sua composição?

Essa informação é importante para as pessoas que não podem ingerir o glúten por questões de saúde – devido ao fato de sofrerem com a doença celíaca ou com sensibilidade ou intolerância à substância – e para aquelas que escolheram eliminar o glúten de suas refeições, mesmo sem sofrer com uma doença que impossibilita a ingestão da substância.

Pois bem, a versão in natura da fruta açaí não possui o glúten. Entretanto, é necessário prestar bastante atenção em relação às versões industrializadas e com os complementos do açaí.

É possível encontrar produtos à base de açaí que contêm o glúten. Por isso, para quem não deseja ou não pode ingerir o glúten, é fundamental checar detalhadamente a rótulo dos produtos de açaí que comprar para conferir se ele possui ou não o glúten em sua composição.

Você imaginava que o açaí tem carboidrato ou não? Pretende trocar de marca ou parar de consumi-lo por conta disso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 3,22 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “Açaí Tem Carboidrato? E Glúten? Tipos, Variações e Dicas”

  1. Sou da região Norte, estado do Para.
    A base da nossa refeição esta no açai. No entanto, não é muito comum vermos estudos sobre a forma como o Paraense cosome o açai.

    Aqui comemos o açaí puro. In natura, com farinha de mandioca e proteina (normalmente bem puxadas no sal)