Açúcar elevado no sangue pode afetar saúde sexual dos homens

publicado em

Mesmo sem chegar ao diagnóstico de diabetes, níveis discretamente elevados de glicose no sangue podem prejudicar a saúde sexual dos homens. A afirmação se deu após um estudo apresentado na reunião anual da Endocrine Society, realizada em São Francisco, nos Estados Unidos.

A pesquisa acompanhou um grupo de homens saudáveis com idades entre 18 e 85 anos durante seis anos. Nenhum dos participantes tinha diabetes, doenças cardíacas ou câncer. Mesmo assim, os que apresentaram níveis de glicose levemente elevados, abaixo do limite considerado para diabetes, já mostram impacto negativo na mobilidade dos espermatozoides e na função erétil.

“Embora a idade e os níveis de testosterona tenham sido considerados há muito tempo como os principais fatores de declínio da saúde sexual masculina, nossa pesquisa indica que essas mudanças estão mais associadas a alterações metabólicas, especialmente ao aumento discreto do açúcar no sangue”, explica Michael Zitzmann, professor e médico do Hospital Universitário de Muenster, na Alemanha, um dos autores do estudo, em comunicado.

Como o trabalho foi realizado

O trabalho começou a ser desenvolvido em 2014, com 200 participantes, e foi concluído em 2020, com 117 homens. Ao longo desse tempo, os cientistas monitoraram a função erétil, o perfil hormonal, a qualidade do sêmen, o índice de massa corporal (IMC) e os níveis de glicose no sangue, medidos pelo teste de hemoglobina glicada (HbA1c).

Os resultados mostraram que os níveis de testosterona e os parâmetros do sêmen, em geral, permaneceram estáveis dentro da faixa considerada normal. Entretanto, a mobilidade dos espermatozoides e a função erétil diminuíam em homens que tinham HbA1c pouco acima do ideal, mesmo sem chegar ao patamar da diabetes (6,5%).

A pesquisa também mostrou que os níveis de testosterona não tiveram impacto direto na função erétil, mas influenciaram a libido dos voluntários.

Zitzmann acredita que os achados oferecem uma oportunidade para agir de forma preventiva. “Agora sabemos que está em nosso poder preservar o bem-estar sexual e reprodutivo dos homens, mesmo com o envelhecimento. Mudanças no estilo de vida e apoio médico podem fazer diferença”, declarou.

É importante manter os níveis de açúcar no sangue controlados por vários motivos. O excesso de glicose pode causar sintomas como cansaço, sede intensa e visão embaçada.

Ademais, ficar com os níveis desregulados por muito tempo favorece o surgimento de problemas mais graves, como a diabetes. Na diabetes tipo 2, o corpo consegue produzir insulina, mas as células passam a não responder bem ao hormônio, o que faz com que a glicose se acumule no sangue em vez de ser usada como fonte de energia. O alto índice de açúcar no sangue também pode aumentar o risco de complicações cardíacas, renais e oculares.

Você mantém as taxas de açúcar controladas? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário