Farinha Refinada e Açúcar Também Podem Afetar a Saúde dos Ossos

Especialista:
atualizado em 06/01/2020

O excesso de farinhas refinadas e açúcares livres ou adicionados em nossa dieta tem sido associado ao desenvolvimento de obesidade, cárie dentária, hipertensão, câncer e diversas outras doenças. No entanto, foi descoberto que eles também pode afetar a saúde dos ossos, aumentando o risco de fraturas.

Mais glicose e insulina no sangue e pior saúde óssea

De acordo com um estudo publicado na revista Osteoporosis International, quanto pior controle glicêmico em pessoas com diabetes, maior a probabilidade de perda de massa óssea, uma vez que isso reduz a resposta de osteoblastos e osteoclastos à vitamina D. Ou seja, a saúde dos ossos deteriora-se com os níveis mais elevados de glicose e insulina circulando no sangue.

Uma pesquisa recente publicada no The American Journal of Clinical Nutrition, que avaliou quase 900 idosos entre 55 e 80 anos, analisou o impacto da alta carga glicêmica e do alto consumo glicêmico na saúde óssea.

Assim, por meio de um registro do que foi consumido e da análise dos dados médicos, verificou-se que aqueles que tinham dietas com predomínio de alimentos com alto índice glicêmico e alta carga glicêmica apresentaram maior incidência de fraturas osteoporóticas.

Isso nos leva a pensar que uma dieta com muito açúcar livre ou farinhas refinadas, que promovem a liberação de insulina e altos níveis de glicose no corpo, também prejudica a saúde de nossos ossos.

Não apenas se queremos evitar o ganho de peso, cáries, diabetes e problemas cardiovasculares, além do câncer, devemos evitar açúcares adicionados e farinhas refinadas em nossa dieta, mas também se quisermos evitar a osteoporose e a perda óssea com o tempo.

Para cuidar dos nossos ossos, você não precisa apenas ingerir mais cálcio, já que muitos nutrientes favorecem o seu cuidado, mas outros, como sódio, açúcar e farinhas refinadas, podem deteriorar a saúde dos ossos.

Você consome muitos alimentos ricos em açúcar e farinha refinada? Pretende reduzir o consumo agora que sabe do resultado dessas pesquisas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é médico ortopedista formado pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Tem experiência de trabalho prévio com a Confederação Brasileira de Vela, Cisne Negro Companhia de Dança, Escola de Dança do Teatro Municipal de São Paulo, Equipe de Ginástica Artística de Guarulhos. Já trabalhou como Médico nos Jogos Panamericanos Rio 2007, e foi Médico do Time Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhou junto a organização Médicos Sem Fronteiras no Afeganistão e no Haiti, e junto a organização Expedicionários da Saúde no Haiti. Dr. João Hollanda é uma referência profissional em sua área e autor de artigos científicos. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

Deixe um comentário