Saúde dos ossos

Farinha Refinada e Açúcar Também Podem Afetar a Saúde dos Ossos

O excesso de farinhas refinadas e açúcares livres ou adicionados em nossa dieta tem sido associado ao desenvolvimento de obesidade, cárie dentária, hipertensão, câncer e diversas outras doenças. No entanto, foi descoberto que eles também pode afetar a saúde dos ossos, aumentando o risco de fraturas.

Mais glicose e insulina no sangue e pior saúde óssea

De acordo com um estudo publicado na revista Osteoporosis International, quanto pior controle glicêmico em pessoas com diabetes, maior a probabilidade de perda de massa óssea, uma vez que isso reduz a resposta de osteoblastos e osteoclastos à vitamina D. Ou seja, a saúde dos ossos deteriora-se com os níveis mais elevados de glicose e insulina circulando no sangue.

Uma pesquisa recente publicada no The American Journal of Clinical Nutrition, que avaliou quase 900 idosos entre 55 e 80 anos, analisou o impacto da alta carga glicêmica e do alto consumo glicêmico na saúde óssea.

Assim, por meio de um registro do que foi consumido e da análise dos dados médicos, verificou-se que aqueles que tinham dietas com predomínio de alimentos com alto índice glicêmico e alta carga glicêmica apresentaram maior incidência de fraturas osteoporóticas.

Isso nos leva a pensar que uma dieta com muito açúcar livre ou farinhas refinadas, que promovem a liberação de insulina e altos níveis de glicose no corpo, também prejudica a saúde de nossos ossos.

Não apenas se queremos evitar o ganho de peso, cáries, diabetes e problemas cardiovasculares, além do câncer, devemos evitar açúcares adicionados e farinhas refinadas em nossa dieta, mas também se quisermos evitar a osteoporose e a perda óssea com o tempo.

Para cuidar dos nossos ossos, você não precisa apenas ingerir mais cálcio, já que muitos nutrientes favorecem o seu cuidado, mas outros, como sódio, açúcar e farinhas refinadas, podem deteriorar a saúde dos ossos.

Você consome muitos alimentos ricos em açúcar e farinha refinada? Pretende reduzir o consumo agora que sabe do resultado dessas pesquisas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*