Victoza emagrece mesmo?

Especialista da área:
atualizado em 02/09/2021

O Victoza é um medicamento utilizado para o tratamento de diabetes tipo 2 e que tem se tornado muito popular para acelerar o emagrecimento. Este medicamento Victoza possui em sua composição a substância liraglutida, que estimula a produção de insulina pelo pâncreas, o que permite controlar e/ou reduzir os níveis de açúcar no sangue.

  Continua Depois da Publicidade  

O efeito do Victoza se estende por 24 horas na corrente sanguínea e tem oito vezes mais hormônio do que o produzido normalmente pelo nosso corpo, o GLP-1, cujas funções são baixar a glicose e reduzir a sensação de fome, promovendo a saciedade. Entretanto o GLP-1 age no organismo por somente três minutos.  

O remédio é vendido em forma de caneta com ponteira injetável subcutânea e o próprio usuário aplica a injeção, na coxa, na barriga ou no braço. É necessário ter receita e seguir a dosagem e as orientações do médico para não colocar a saúde em risco.  

Mas será que o Victoza realmente funciona para quem busca emagrecer? Confira a seguir os benefícios, indicações e efeitos colaterais deste medicamento

Victoza emagrece?

victoza

A liraglutida, substância presente no Victoza, foi produzida exclusivamente para o tratamento da diabetes tipo 2, e não possui nenhuma indicação para perda de peso. No entanto, estão sendo identificados vários relatos de pessoas com diabetes que, de fato, emagreceram bastante após utilizar este medicamento.

Ao iniciar esta medicação, as pessoas com diabetes descontrolada, passam a ter seus níveis de açúcar no sangue melhor regulados, fazendo com que sintam menos fome ao longo do dia, o que pode auxiliar na perda de peso e na redução de percentual de gordura. Além disso, o açúcar é mais facilmente utilizado pelas células e acaba sendo menos armazenado na forma de gordura. 

No entanto, muito embora o Victoza possa proporcionar perda significativa de peso no início do tratamento, os seus efeitos podem se estagnar após um certo período de uso, o que induz diversas pessoas a intensificar as dosagens, podendo prejudicar a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Efeitos colaterais

O uso de Victoza pode resultar em formação de tumores na tireoide e pancreatite, que podem levar inclusive a casos fatais. Ele pode proporcionar ataques cardíacos e arritmias, levando a acidentes cardiovasculares, além do mais podem ocorrer ocasionalmente diarreias, constipações, dores de cabeça e náuseas. Por tal razão é recomendado a ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia, para que possam ser evitadas as possibilidades de desidratação.

Utilizar o Victoza pode inicialmente favorecer o emagrecimento, mas também pode retardar a capacidade de absorção de outros medicamentos que estejam sendo consumidos. A suspensão repentina do medicamento pode ocasionar vômitos e náuseas, além de existir uma grande probabilidade de ganho de todo peso perdido.

Ademais, o uso desta medicação pode ocasionar a hipoglicemia, então é fundamental que as dosagens não sejam excessivas e administradas de acordo com as características de cada pessoa. O uso de Victoza também pode ocasionar oscilações no sistema nervoso central, fraquezas, cansaço e tonturas.

Contraindicações

Sabe-se que o uso de Victoza pode favorecer o emagrecimento, entretanto ele deve ser evitado por pessoas que possuam cálculos biliares e pancreatite. Aqueles que possuem altos níveis de triglicérides, dependentes químicos e com problemas de alcoolismo não podem se submeter ao tratamento com Victoza. Pessoas portadoras de problemas estomacais graves, hepáticos ou com insuficiência renal grave ou aguda não podem utilizar o Victoza para emagrecer.

A contraindicação também vale para gestantes e mulheres que estão em fase de amamentação, pois a substância pode comprometer os nutrientes contidos no leite materno.

Ação antidiabética

victoza

A única eficiência comprovada sobre o uso da Victoza é como agente antidiabético. Segundo a Anvisa, não foram enviadas quaisquer comprovações que atestem a eficácia e segurança do uso desse medicamento como emagrecedor, devendo ser usado apenas para tratamento de diabetes do tipo 2. Além disso, o medicamento não possui propriedades que garantam uma perda de peso significativa.

  Continua Depois da Publicidade  

Então por que acreditar que o Victoza emagrece, se não há dados reais para comprovar? O emagrecimento não é garantido e possivelmente ele não apresentará o mesmo efeito em pessoas que não têm a doença, já que não precisam do medicamento para regular os níveis de açúcar no sangue.

Acompanhamento médico

O tratamento com o medicamento deve ser indicado por um profissional de saúde. Não coloque a sua saúde e bem estar em risco apenas por querer emagrecer sem medir as consequências. Avalie os efeitos colaterais e considere outras opções mais saudáveis que o uso de Victoza para emagrecer.

Os próprios médicos buscam alternativas para evitar o uso desses medicamentos, no entanto, em casos de adesão do tratamento, siga as instruções de forma correta.

Reeducação alimentar e exercícios físicos

Os efeitos de emagrecimento rápido são tentadores, mas acredite, a melhor escolha para um emagrecimento saudável ainda são os exercícios físicos e a reeducação alimentar, por isso, uma alimentação balanceada é extremamente indicada.

Emagrecer não é resultado apenas do uso de um determinado medicamento, mas consiste em assumir uma nova rotina e na adoção de hábitos saudáveis que manterão seu corpo saudável e em forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Preço e onde comprar

O medicamento é vendido nas farmácias mediante receita médica, em formas de canetas para as aplicações, e você pode comprar uma caixa com duas unidades dessas canetas com 6mg/ml por uma valor aproximado R$ 400,00.

Você já conhecia o medicamento Victoza? Seria capaz de tomá-lo para emagrecer, mesmo sabendo que não é sua indicação principal? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (559 votos, média 3,73)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “Victoza emagrece mesmo?”

  1. Minha esposa começou a tomar por conta própria, teve muito enjôo, vômitos, mas emagreceu por um tempo. Mesmo com a redução do emagrecimento continuou tomando. Algum tempo depois teve que ser internada e retirar pedras na vesícula em caráter de urgência (aí descobrimos a falta enorme que a vesícula faz). Achamos estranho, pois ela havia feito exames a menos de um ano e não haviam pedras. Depois, lendo a própria bula vimos que este é um dos efeitos colaterais da victoza e esse nem é o pior. É preciso tomar cuidado, pois o preço pelo emagrecimento milagroso pode custar caríssimo.

    Responder