Uma das bebidas mais consumidas no mundo, o café é conhecido por ser dono de diversas propriedades que trazem benefícios.
No entanto, tem como deixar a bebida ainda mais potente com um ingrediente simples e fácil de ser encontrado: a canela. Acredita-se que o item amplifica o potencial de proteção, estímulo cerebral e função cognitiva ao longo do tempo.
O café, de acordo com Shaheen Lakhan, neurologista certificado em Miami, é mais do que apenas um estimulante matinal. “Posso dizer com segurança que o café oferece vários benefícios significativos para a saúde do cérebro. A cafeína, o principal composto ativo do café, atua como um estimulante que aumenta o estado de alerta, melhora a concentração e pode impulsionar a memória de curto prazo”, descreveu.
A bebida também é fonte de antioxidantes, portanto, pode auxiliar a proteger as células cerebrais contra o estresse oxidativo, podendo ajudar a reduzir o risco de doenças cerebrais degenerativas, como Alzheimer e Parkinson.
- Veja também: Cafeína faz mal ou faz bem afinal?
“Alguns estudos também sugeriram que o consumo regular de café pode ter efeitos protetores do cérebro e potencialmente reduzir o risco de derrame”, afirmou o Dr. Lakhan. Sua ingestão moderada “pode ser uma maneira simples, mas eficaz, de investir em sua saúde cognitiva de longo prazo”, disse o profissional.
A canela acrescentada ao café não apenas realça o sabor da bebida, como também pode trazer benefícios. “A canela contém compostos que podem ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, o que é crucial para manter a função cognitiva estável ao longo do dia. É também rica em antioxidantes e tem propriedades anti-inflamatórias que podem contribuir para a saúde do cérebro a longo prazo”, concluiu o Dr. Lakhan.
Pelo menos 40 estudos publicados na Nutritional Neuroscience indicam que a canela pode auxiliar a melhorar a função cognitiva, além de ajudar a prevenir deficiências cognitivas. Pesquisas realizadas em camundongos, por exemplo, “sugerem que a canela pode potencialmente ajudar a prevenir ou retardar a progressão de doenças neurodegenerativas”.
- Veja também: Muita canela faz mal?
Portanto, o Dr. Lakham defende que beber café com canela é um meio seguro e simples de fortalecer as defesas do seu cérebro conforme os dias e anos passam. “Não é só uma questão de sabor, é sobre dar aos seus neurônios aquela camada extra de proteção”, concluiu.
Para deixar o café ainda mais saudável, Lakham indica substituir adoçantes artificiais. “Alguns adoçantes artificiais, como aspartame, sucralose e sacarina, foram associados a efeitos negativos nas bactérias intestinais, o que pode impactar indiretamente a saúde do cérebro por meio do eixo intestino-cérebro”, explicou.
Como muitos não consegue ingerir a bebida sem o acréscimo de algo doce, o profissional sugere usar apenas pequenas quantidades de adoçantes naturais ou reduzi-los gradualmente.
“Para aqueles que preferem seu café com leite, optar por leite vegetal sem açúcar ou pequenas quantidades de leite normal seria uma escolha mais saudável do que opções muito adoçadas ou com sabor artificial”, aconselhou Dr. Lakhan.