Especialista da Área:

Muita Canela Faz Mal?

A canela é uma das especiarias mais antigas do mundo e utilizada como complemento em receitas como bolos, biscoitos, pudins, panquecas, cupcakes, batidas e cafés. Entretanto, não é somente pelo sabor que o ingrediente se destaca.

Com seis calorias encontradas a cada porção equivalente a uma colher de chá, a especiaria também é composta por nutrientes como potássio, fibras, proteínas, vitamina A, vitamina B6, vitamina C, cálcio, ferro, magnésio e cromo.

Estes nutrientes trazem diversos benefícios para a saúde, mas muitos acreditam que o consumo de muita canela faz mal, assim como tantas coisas em excesso. Vamos conferir se isso é verdade?

Benefícios da canela

O ingrediente possui diversos benefícios associados a ele. Um dos mais importantes é a melhoria da sensibilidade à insulina, acompanhada do controle glicêmico, por conta da presença do cromo em sua composição, o que é especialmente vantajoso para pessoas que sofrem com diabetes.

Ela também possui ação antioxidante, combatendo assim os radicais livres, causadores do envelhecimento precoce, tumores e doenças degenerativas como o Alzheimer. Ainda é atribuído à canela o efeito termogênico, ou seja, que estimula a aceleração do metabolismo, o que traz como consequência o aumento da eficiência do processo de queima de calorias e gorduras.

Outros benefícios associados ao ingrediente são o controle dos níveis de colesterol e de triglicerídeos e o estímulo ao sistema imunológico, além de propriedades anti-inflamatórias.

Muita canela faz mal? 

Já sabemos que a canela ajuda a preparar receitas saborosas, é nutritiva e pode trazer vantagens à saúde, mas será que existem situações em que o ingrediente pode prejudicar? Será que consumir muita canela faz mal?

A recomendação geral é que sejam consumidas até seis gramas, ou aproximadamente 1 ¼ colher de chá, da especiaria por dia (cerca de 6g). Não existem relatos de reações adversas da canela quando esse limite de consumo não foi ultrapassado, entretanto, a ingestão diária pode variar de pessoa para pessoa. Ou seja, a quantidade exata acima das 6 gramas que passa a fazer mal, que algum efeito colateral aparece, pode variar bastante de pessoa para pessoa.

É possível dizer que muita canela faz mal devido ao fato de que ao ingerir mais do que as seis gramas recomendadas do ingrediente por dia, corre-se o risco de sofrer com intoxicação, irritação das mucosas, irritação do intestino, alteração dos batimentos cardíacos, úlceras, alergias, suadeira, período de depressão e sonolência.

Também é necessário tomar cuidado com o óleo de canela. Ele pode aumentar o risco de desenvolvimento de cânceres orais. E a aplicação de óleo de canela diretamente na pele pode causar sensação de queimação.

Há ainda as balinhas e chicletes de canela que podem trazer irritação ao tecidos que se localizam na parte interna da boca para as pessoas mais sensíveis.

Contraindicações da canela 

Além disso, existem alguns grupos de pessoas que não devem consumir a especiaria. Um deles são as mulheres grávidas, em todos os períodos da gestação. A justificativa é que a canela, seja em forma de chá ou polvilhada em algum alimento, causa o aumento das contrações no útero, o que é um fator de risco para o aborto.

Da mesma maneira, não se recomenda o consumo do ingrediente para mulheres que se encontrem em fase de amamentação de seus bebês.

Quem sofre com problemas de hipertensão precisa consultar o médico responsável pelo seu tratamento para saber se deve ingerir ou não a canela. Isso porque enquanto alguns profissionais da saúde afirmam que a especiaria pode elevar a pressão arterial. Uma pesquisa realizada na Universidade Thames Valley, na Inglaterra, observou que o ingrediente ajudou a diminuir os níveis de pressão arterial de pessoas diagnosticadas com diabetes do tipo 2.

Entretanto, como não há uma quantidade suficiente de estudos científicos que respaldem tal afirmação, o mais seguro para os hipertensos ainda é tomar cuidado com o consumo da canela.

Precaução que vale ainda para os indivíduos que sofrem com problemas de fígado e rins, que também devem verificar com o médico se devem ou não ingerir a canela. Pesquisas já mostraram que o ingrediente é dotado de uma substância tóxica chamada cumarina, que em altas concentrações pode prejudicar o fígado e os rins.

Quem toma medicamentos também deve ter cuidado com a canela e checar com o médico se pode ou não ingerir a especiaria. Segundo algumas pesquisas, a cumarina pode interagir com medicamentos como aspirina, ibuprofeno e anticoagulantes.

Pessoas que foram diagnosticadas com rosácea, uma doença da pele que causa vermelhidão na pele e lesões inflamadas em regiões como as bochechas, o nariz e o queixo, também devem evitar o consumo da especiaria. Isso porque a canela pode piorar os sintomas da condição.

Apesar de ser associada a ações benéficas para pessoas que têm diabetes, como citado acima, existe a possibilidade de que a canela também interaja com medicamentos para tratar a doença. Assim, vale a pena consultar o médico se você for diabético para saber se pode ou não consumir a especiaria.

Considerações finais 

Realmente é verdade que muita canela faz mal à saúde. No entanto, se você não fizer partes dos grupos citados acima, você não precisa banir o produto da sua despensa e pode utilizar a especiaria para incrementar o seu bolo no café da manhã ou o cafezinho do lanche da tarde.

Basta não exagerar e não ultrapassar a recomendação geral de consumir até seis gramas ou em torno de 1 ¼ de colher de chá do ingrediente.

Porém, se você tem exagerado no consumo da canela e já experimentou alguns dos efeitos colaterais que o excesso da especiaria pode causar, a recomendação que deixamos é que busque ajuda de seu médico de confiança e passe a controlar sua ingestão de canela.

Você já imaginava que o consumo de muita canela faz mal à saúde? Tem o costume de utilizá-la na cozinha com muita frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (50 votos, média: 4,26 de 5)
Loading...

28 comentários em “Muita Canela Faz Mal?”

  1. CARLOS FRUTEIRO MINHA CREATININA COSTUMA SER ENTRE UM.TREZ A UM PONTO.CINCO E AS VEZES ATÈ UM. OITO TAMBÈM TENHO HIPERPLASIA PROSTATICA BENIGUINA POSSO TOMAR CHA DE CANELA

  2. Bom dia! Estou fazendo uso constante de água com canela, e minha menstruação veio 10 dias antes, pode ser a canela?

    • Tomamos cha de canela todos os dias no lugar do café pela manhã. Ate agora nao vi nenhuma alteração com relação aos efeitos colaterais citados. Espero nao os ver.

  3. Sou hipertenso, estava tomando muita canela no café, mas muita mesmo, como um pré treino. Agora fiz um exame e a creatinina e uréia estão alterados. Esse excesso de canela pode ser uma causa da alteração no resultado do meu exame?

  4. Comecei a tomar o chá de canela todos os dias, para constipação, um dia amanheci com enjou depôs diarreia forte , sinto dores dos lados do abdômen. Será que irritou o intestino?

    • É interessante parar de tomar para ver se os sintomas param ou se continuam por ser de uma outra condição.

  5. Olá,
    Algum relato sobre entupimento de artéria com o consumo diário de canela?
    É apenas uma pergunta, dúvida.

    Obrigada!

  6. Olá, passando pra avisar aos amigos que canela em certa quantidade faz mal, sim! Agora mesmo estou sentindo dores nos rins por eu ter tomado um copo “250 ml” de chá de canela.

  7. Olá!
    No café da manhã e da tarde, misturado com leite, acrescento meia colher de sopa, totalizando uma colher de sopa ao dia.
    Faço isso porque gosto de café com leite, e não leite com café.
    Acontece que a cafeína, no somatório da semana, vai dando dor nas pernas e sensação de peso. Por isto tomo canela, que é vaso dilatadora.
    O problema é que meu sangue começou a ficar muito fino e com a cor rosada (hipocrômica), porque a canela ajuda a afiná-lo.
    Lembrando que minha linguagem é leiga. Estou narrando o que está acontecendo comigo.
    Inclusive, quando a mulher sabe que está próxima de menstruar, deve parar de ingerir a canela, até que a menstruação pare de vez. Se não da hemorragia.

    • Há dois anos, tomo uma colher de chá de canela, no leite com achocolatado, pela manhã e outra à tarde.
      Tive uma melhora de 90 % nas dores nas pernas (artrite). Digo 90 %, porque vez ou outra costuma doer.
      À alguns meses, estou tendo muito sono diurno. Um sono incontrolável que me obriga a encostar para cochilar 2 ou 3 vezes por dia.
      Meus exames de sangue estão todos dentro do limite.
      Gostaria de saber, se por acaso o uso diário da canela é que pode estar me causando essa sonolência?

  8. Gostaria de saber se a pessoa que passou por um tratamento cirúrgico pode fazer uso de canela, pois ouvi dizer que inflama os pontos. Isso é verídico?

    • Não temos essa informação, é melhor que você consulte o médico responsável pelo tratamento cirúrgico.

  9. Sim,tomo café com leite e canela O dia todo! Muito mais que 6 gramas! Vim pesquisar pois comecei a sentir uma.pontada do lado direito do abdomem.

  10. Esqueceu dos alérgicos a canela.
    Sou alérgica a canela demorei a descobrir. Sempre consumia canela ficava sonolenta, dor de cabeça, dor no estômago e parecia manchas estranhas pelo corpo…

  11. Muito boa a dica sobre o uso da canela. Tudo que é demais faz mal. Eu comecei a fazer uso por causa da glicose, só que consumi demais e afetou a minha ? boca

    • Puxa eu bebo todos os dias chá de canela com cravo e estou sentindo umas dores estranhas nas costas eu ñ sei dizer se é rins ou coluna mais me lembra muita as minhas crises de rins aff será que é por causa do chá de canela ?

  12. Adorei as dicas sobre o alcool. Eu bebia todo dia 3 garrafas de cerveja. Perdi 26 kg mas o abdomen aumentou enquanto tudo diminuiu. Faz 2 meses que bebo so no fim de semana e ja diminuiu a barriga. Kiki

Deixe um comentário