Muita Canela Faz Mal?

Especialista:
atualizado em 19/12/2019

A canela é uma das especiarias mais antigas do mundo e utilizada como complemento em receitas como bolos, biscoitos, pudins, panquecas, cupcakes, batidas e cafés. Entretanto, não é somente pelo sabor que o ingrediente se destaca.

Com seis calorias encontradas a cada porção equivalente a uma colher de chá, a especiaria também é composta por nutrientes como potássio, fibras, proteínas, vitamina A, vitamina B6, vitamina C, cálcio, ferro, magnésio e cromo.

Estes nutrientes trazem diversos benefícios para a saúde, mas muitos acreditam que o consumo de muita canela faz mal, assim como tantas coisas em excesso. Vamos conferir se isso é verdade?

Benefícios da canela

O ingrediente possui diversos benefícios associados a ele. Um dos mais importantes é a melhoria da sensibilidade à insulina, acompanhada do controle glicêmico, por conta da presença do cromo em sua composição, o que é especialmente vantajoso para pessoas que sofrem com diabetes.

Ela também possui ação antioxidante, combatendo assim os radicais livres, causadores do envelhecimento precoce, tumores e doenças degenerativas como o Alzheimer. Ainda é atribuído à canela o efeito termogênico, ou seja, que estimula a aceleração do metabolismo, o que traz como consequência o aumento da eficiência do processo de queima de calorias e gorduras.

Outros benefícios associados ao ingrediente são o controle dos níveis de colesterol e de triglicerídeos e o estímulo ao sistema imunológico, além de propriedades anti-inflamatórias.

Muita canela faz mal? 

Já sabemos que a canela ajuda a preparar receitas saborosas, é nutritiva e pode trazer vantagens à saúde, mas será que existem situações em que o ingrediente pode prejudicar? Será que consumir muita canela faz mal?

A recomendação geral é que sejam consumidas até seis gramas, ou aproximadamente 1 ¼ colher de chá, da especiaria por dia (cerca de 6g). Não existem relatos de reações adversas da canela quando esse limite de consumo não foi ultrapassado, entretanto, a ingestão diária pode variar de pessoa para pessoa. Ou seja, a quantidade exata acima das 6 gramas que passa a fazer mal, que algum efeito colateral aparece, pode variar bastante de pessoa para pessoa.

É possível dizer que muita canela faz mal devido ao fato de que ao ingerir mais do que as seis gramas recomendadas do ingrediente por dia, corre-se o risco de sofrer com intoxicação, irritação das mucosas, irritação do intestino, alteração dos batimentos cardíacos, úlceras, alergias, suadeira, período de depressão e sonolência.

Também é necessário tomar cuidado com o óleo de canela. Ele pode aumentar o risco de desenvolvimento de cânceres orais. E a aplicação de óleo de canela diretamente na pele pode causar sensação de queimação.

Há ainda as balinhas e chicletes de canela que podem trazer irritação ao tecidos que se localizam na parte interna da boca para as pessoas mais sensíveis.

Contraindicações da canela 

Além disso, existem alguns grupos de pessoas que não devem consumir a especiaria. Um deles são as mulheres grávidas, em todos os períodos da gestação. A justificativa é que a canela, seja em forma de chá ou polvilhada em algum alimento, causa o aumento das contrações no útero, o que é um fator de risco para o aborto.

Da mesma maneira, não se recomenda o consumo do ingrediente para mulheres que se encontrem em fase de amamentação de seus bebês.

Quem sofre com problemas de hipertensão precisa consultar o médico responsável pelo seu tratamento para saber se deve ingerir ou não a canela. Isso porque enquanto alguns profissionais da saúde afirmam que a especiaria pode elevar a pressão arterial. Uma pesquisa realizada na Universidade Thames Valley, na Inglaterra, observou que o ingrediente ajudou a diminuir os níveis de pressão arterial de pessoas diagnosticadas com diabetes do tipo 2.

Entretanto, como não há uma quantidade suficiente de estudos científicos que respaldem tal afirmação, o mais seguro para os hipertensos ainda é tomar cuidado com o consumo da canela.

Precaução que vale ainda para os indivíduos que sofrem com problemas de fígado e rins, que também devem verificar com o médico se devem ou não ingerir a canela. Pesquisas já mostraram que o ingrediente é dotado de uma substância tóxica chamada cumarina, que em altas concentrações pode prejudicar o fígado e os rins.

Quem toma medicamentos também deve ter cuidado com a canela e checar com o médico se pode ou não ingerir a especiaria. Segundo algumas pesquisas, a cumarina pode interagir com medicamentos como aspirina, ibuprofeno e anticoagulantes.

Pessoas que foram diagnosticadas com rosácea, uma doença da pele que causa vermelhidão na pele e lesões inflamadas em regiões como as bochechas, o nariz e o queixo, também devem evitar o consumo da especiaria. Isso porque a canela pode piorar os sintomas da condição.

Apesar de ser associada a ações benéficas para pessoas que têm diabetes, como citado acima, existe a possibilidade de que a canela também interaja com medicamentos para tratar a doença. Assim, vale a pena consultar o médico se você for diabético para saber se pode ou não consumir a especiaria.

Considerações finais 

Realmente é verdade que muita canela faz mal à saúde. No entanto, se você não fizer partes dos grupos citados acima, você não precisa banir o produto da sua despensa e pode utilizar a especiaria para incrementar o seu bolo no café da manhã ou o cafezinho do lanche da tarde.

Basta não exagerar e não ultrapassar a recomendação geral de consumir até seis gramas ou em torno de 1 ¼ de colher de chá do ingrediente.

Porém, se você tem exagerado no consumo da canela e já experimentou alguns dos efeitos colaterais que o excesso da especiaria pode causar, a recomendação que deixamos é que busque ajuda de seu médico de confiança e passe a controlar sua ingestão de canela.

Você já imaginava que o consumo de muita canela faz mal à saúde? Tem o costume de utilizá-la na cozinha com muita frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (58 votos, média: 4,21 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

40 comentários em “Muita Canela Faz Mal?”

  1. Eu sofro de refluxo gastroesofágico e muita azia. Há mais de um ano parei de tomar qualquer medicamento como omeprazol e outros e desde então vinha enfrentando o problema sem medicamentos. Recentemente descobri, por acaso, que a canela em pó é mais eficiente contra o refluxo gastroesofágico e contra a azia do que esses medicamentos. Faço uso da canela em pó todos os dias de forma moderada com o chá de camomila, porém, não sofro de nenhuma doença recorrente. A minha principal preocupação atualmente, é com o Covid-19, pois descobri que a canela ajuda na coagulação do sangue o que pode agravar a doença se eu for infectado.

  2. Tenho comendo canela em iogurtes e chá sentir o coração bater mas rápido sou hiper tensa tenho arritmia e sofro de deprecao

  3. olá boa noite..tomei água com canela em pau numa garrafa durante uns seis meses direto sem trocar a canela
    começou a sair no meu corpo manchas vermelhas e muita coceira pelo corpo todo…será q seja a canela????

  4. Faço uso da canela, mas notei um leve almento da pressão.
    A disolica 9. 12 por 9. Então e a canela. Caramba, relmente tudo em excesso faz mal. 12 por 8 ótimo. Agora 12 por 9 da até arrepio. Ai caramba. Ainda bem que existe o mundo boa forma.
    Bem elaborado e coerente.

  5. Boa tarde!
    Eu uso canela diariamente tanto em pau quanto em pó no chá acompanhada de outros ingredientes e nunca tive nenhum efeito colateral…..amo canela

  6. Nossa, eu como umas 3 colheres de sopa por dia, com aveia e banana, como até pura, nunca me f3z mal, pelo contraio, só me faz sentir bem.

  7. Eu uso canela em tudo no café, no chá , iogurte em toda a minha alimentação e até na água!!! Adoro ❤️ sou viciada 😋

  8. eu mehorei muito minha dores nas pernas tenho artrose no quadril tomo leite com canela duas vezes no dia