Aeroboxe Emagrece? Benefícios, Calorias e Dicas

Especialista:
atualizado em 06/07/2020

Todos nós sabemos a importância do exercício aeróbico para melhorar a nossa qualidade de vida. No entanto, muitas pessoas têm dificuldade para escolher a atividade apropriada. É por isso que hoje vamos falar sobre Aeroboxe, a técnica baseada em um treino de boxe. Será que praticar Aeroboxe emagrece mesmo?

O que é?

O Aeroboxe oferece uma alternativa mais forte se comparada à aeróbica tradicional. Seu intenso trabalho aeróbico produz um ganho mais rápido de força muscular e flexibilidade além de perda de peso, são muitos seus benefícios.

O segredo do Aeroboxe é colocar em ação, num mesmo treino, todos os movimentos e benefícios de duas disciplinas, a aeróbica e o boxe. Se você quiser entrar em forma rapidamente e seu estilo de vida não permite que você faça esportes de longa duração, o Aeroboxe pode oferecer uma soma de praticidade, com perda de peso e ganho de musculatura em curto prazo, caso seja praticado de maneira correta. Este tipo de treino é muito completo e fácil de combinar com a sua vida diária.

Aeroboxe Emagrece?

São inúmeros os benefícios que o Aeroboxe pode oferecer se praticado com regularidade e de maneira correta. Ele pode ajudar a emagrecer porque a queima de calorias neste tipo de treino é significativa, pois o treino trabalha com todos os grupos musculares. Existem inúmeras variáveis para a queima de calorias, mas a média atribuída a este tipo de trento é de cerca de 600 calorias para uma hora de exercícios. Praticado de maneira correta e com regularidade, o treino de Aeroboxe emagrece.

Se você está interessado em melhorar sua condição física, queimar gordura e, acima de tudo, entrar em forma, não hesite em entrar em uma sessão Aeroboxe e descobrir tudo o que este exercício físico tem a colaborar com o emagrecimento, queima de calorias e tonificação do corpo.

Benefícios ao corpo

Praticar Aeroboxe por uma hora promove a redução de medidas corporais. Os movimentos ritmados do esporte torneiam membros superiores e inferiores. Além disso, desenvolvem a musculatura dos braços e das pernas, tonificam o abdômen, melhoram a flexibilidade, a coordenação motora, a agilidade e a concentração. Os benefícios ultrapassam a estética e também favorecem a saúde dos praticantes. E mais, o Aeroboxe também é considerado um dos melhores exercícios para baixar o estresse e liberar a tensão.

Em um treino, pode ser trabalhado todo o corpo com diferentes exercícios que combinam socos e chutes de kickboxing, combinados com uma atividade aeróbica. É a repetição rápida, o que implica uma forte descarga de energia, e os exercícios são sempre ritmados, acompanhados de músicas.

O exercício é um dos hábitos mais saudáveis, e para aproveitar esses benefícios, sempre é melhor praticarmos algo que nos seja agradável, que nos faça sentir confortável e, acima de tudo, para nos ajudar a alcançar nossos objetivos, seja emagrecer de maneira saudável ou de estar em grande forma.

Como é a aula

A sua prática é fácil a partir do primeiro dia, uma vez que os movimentos propostos são simples e fáceis de aprender. As aulas são coreografadas e utilizam os movimentos do boxe, embalados por músicas eletrônicas para estimular os praticantes.

Se você acha que vai ter uma luta em um ringue, você está enganado! Nós não estamos falando de um esporte de contato. Todos os exercícios de Aeroboxe são realizados como um movimento estético, aeróbico estimulando a flexibilidade e utilizando os músculos do corpo para os movimentos; é uma mistura de dança aeróbica com golpes de luta.

A técnica combina elementos de boxe e artes marciais e exercícios cardiovasculares na execução simples aeróbica, fitness e abdominal, entre os quais estão os saltos, giros, chutes e golpes de punho no ar.

A sessão de trabalho dura cerca de uma hora, variando em intensidade e ritmo, trabalhando suas pernas, braços, nádegas e abdômen. Recomenda-se que, se você quiser emagrecer e enrijecer o corpo, é necessário praticar o treino de maneira correta, com a ajuda de um profissional. A prática recomendada é de ao menos três vezes por semana. A classe é desenvolvida em três partes distintas:

  1. Aquecimento: de 5 a 10 minutos. Esta etapa visa aquecer o corpo e prepará-lo para o trabalho físico em boas condições.
  1. Exercícios: de 30 a 35 minutos: Esta é a fase do esforço físico. Com base em uma coreografia, será feita a série de exercícios movimentando os braços e pernas através de repetições de alta intensidade. Há também exercícios de chão para trabalhar outros grupos musculares como abdômen e glúteos.
  1. Alongamento final: de 10 a 15 minutos. Esta fase é dedicada para relaxar o corpo e a mente através da realização de um conjunto de alongamento. No kickboxing, a elasticidade do lutador é uma característica fundamental para realizar os movimentos com precisão e facilidade. Do mesmo modo, a elasticidade do Aeroboxe é considerada como um elemento para melhorar a elasticidade do corpo.

É importante a ingestão de água antes, durante e após o exercício. Embora o esporte seja destinado a pessoas de todas as idades, não é recomendado para pessoas com hipertensão, problemas cardiovasculares ou outras lesões físicas que podem ser afetadas pela atividade aeróbica. Os exercícios que são realizados são:

  • Jab – é um soco curto e rápido, feito apenas com uma das mãos. É normalmente utilizado no boxe para baixar a guarda do adversário. Esse exercício pode ser feito diante do espelho ou em dupla.
  • Cruzado ou direto – são geralmente golpes mais potentes. A mão vem da parte de trás de corpo, que com o impulso, tende a ter mais força empregada.
  • Uper – um golpe dado de baixo para cima, também conhecido como gancho, que visa acertar o queixo do adversário.

Atenção: Nenhum golpe é aplicado na prática de Aeroboxe, todos esses movimentos são apenas realizados no ar.

Onde Praticar

O Aeroboxe não só pode ser praticado na academia, mas também em casa, seguindo uma rotina de exercícios simples, uma vez que você se familiarizar com a técnica; mas é sempre imprescindível o acompanhamento de um profissional para atingir todos os objetivos.

O Aeroboxe emagrece de uma maneira diferente e divertida. A associação de golpes de kickboxing, boxe e dança aeróbica são uma maneira de elevar a perda de calorias e proporcionar um emagrecimento seguido de músculos e tonificação do corpo. Às vezes, ir à academia e usar os aparelhos pode ser um pouco monótono, e é por isso que cada dia mais o Aeroboxe tem ganhado espaço no Brasil e no Mundo.

Vídeo aulas podem ser encontradas em sites especializados e também no Youtube. Também tem crescido o número de academias que disponibilizam o treino.

Você já conhecia o Aeroboxe? Sabe de alguma academia na sua região que esteja praticando aulas desta atividade? Comente abaixo!

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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4 comentários em “Aeroboxe Emagrece? Benefícios, Calorias e Dicas”

  1. Na minha academia companhia do exercício fica em Higienópolis RJ, tem aeroboxe, nunca fiz ,depois de ler o que é aero boxe fiquei
    interessada.