Aeroboxe emagrece? Benefícios, calorias e dicas

Especialista da área:
atualizado em 20/09/2021

Todos nós sabemos a importância do exercício aeróbico para melhorar a nossa qualidade de vida. No entanto, muitas pessoas têm dificuldade para escolher a atividade apropriada. É por isso que hoje vamos falar sobre Aeroboxe, a técnica baseada em um treino de boxe. Será que praticar Aeroboxe emagrece mesmo?

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O intenso trabalho aeróbico obtido através deste exercício permite não só um aumento mais rápido da força muscular, como ajuda a melhorar a flexibilidade e favorece a perda de peso. O segredo do Aeroboxe é colocar em ação, num mesmo treino, todos os movimentos e benefícios de duas disciplinas: a aeróbica e o boxe.

Se você quiser entrar em forma rapidamente e seu estilo de vida não permite que você pratique esportes de longa duração, o Aeroboxe se praticado de maneira correta, pode ajudar na perda de peso e no ganho de musculatura rapidamente. Este tipo de treino é muito completo e fácil de combinar com a sua vida diária.

Benefícios ao corpo

aula de aeroboxe

Praticar Aeroboxe por uma hora promove a redução de medidas corporais. Os movimentos ritmados do esporte definem membros superiores e inferiores. Além disso, desenvolvem a musculatura dos braços e das pernas, tonificam o abdômen, melhoram a flexibilidade, a coordenação motora, a agilidade e a concentração.

Os inúmeros benefícios vão muito além da estética e também favorecem a saúde dos praticantes. E mais, o Aeroboxe também é considerado um dos melhores exercícios para reduzir o estresse e liberar a tensão do dia a dia.

Em um treino, o corpo todo pode ser trabalhado com diferentes exercícios que combinam socos e chutes de Kickboxing, aliado a uma atividade aeróbica. Como os movimentos são rápidos e ritmados há uma forte descarga de energia. Geralmente uma hora deste exercício costuma queimar cerca de 600 calorias.

O exercício é um dos hábitos mais saudáveis, e para aproveitar esses benefícios, sempre é melhor praticarmos algo que nos seja agradável, que nos faça sentir confortável e, acima de tudo, para nos ajudar a alcançar nossos objetivos.

Como é a aula

Os movimentos propostos são simples e fáceis de aprender. As aulas são coreografadas e utilizam os movimentos do boxe, embalados por músicas eletrônicas para estimular os praticantes.

Se você acha que vai ter uma luta em um ringue, você está enganado! Nós não estamos falando de um esporte de contato. Todos os exercícios de Aeroboxe são realizados como um movimento estético, aeróbico, estimulando a flexibilidade e utilizando os músculos do corpo para os movimentos. É uma mistura de dança aeróbica com golpes de luta.

A aula dura cerca de uma hora, variando em intensidade e ritmo, trabalhando suas pernas, braços, glúteo e abdômen. Recomenda-se que, se você quiser emagrecer e tonificar o corpo, é necessário praticar o treino de maneira correta, com a ajuda de um profissional. A prática recomendada é de ao menos três vezes por semana. A aula é desenvolvida em três partes distintas:

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  1. Aquecimento: de 5 a 10 minutos. Esta etapa visa aquecer o corpo e prepará-lo para o trabalho físico em boas condições.
  2. Exercícios: de 30 a 35 minutos: Esta é a fase do esforço físico. Com base em uma coreografia, será feita uma série de exercícios movimentando os braços e pernas através de repetições de alta intensidade. Há também exercícios de chão para trabalhar outros grupos musculares como abdômen e glúteos.
  3. Alongamento final: de 10 a 15 minutos. Esta fase é dedicada para relaxar o corpo e a mente através da realização de um conjunto de alongamentos. No Kickboxing, a elasticidade do lutador é uma característica fundamental para praticar os movimentos com precisão e facilidade. Do mesmo modo, a elasticidade do Aeroboxe é considerada como um elemento para melhorar a flexibilidade do corpo.

É importante a ingestão de água antes, durante e após o exercício. Embora o esporte seja destinado a pessoas de todas as idades, não é recomendado para pessoas com hipertensão, problemas cardiovasculares ou outras lesões físicas que podem ser afetadas pela atividade aeróbica. Os exercícios realizados são:

  • Jab – é um soco curto e rápido, feito apenas com uma das mãos. É normalmente utilizado no boxe para baixar a guarda do adversário. Esse exercício físico pode ser feito diante do espelho ou em dupla.
boxe jab
Jab
  • Cruzado ou direto – são geralmente golpes mais potentes. A mão vem da parte de trás do corpo, que com o impulso, tende a ter mais força empregada.
boxe cruzado
Cruzado ou direto
  • Uppercut – um golpe dado de baixo para cima, também conhecido como gancho, que visa acertar o queixo do adversário.
Uppercut

Atenção: Nenhum golpe é aplicado em oponentes no Aeroboxe, todos esses movimentos são apenas realizados no ar.

Onde praticar

O Aeroboxe não precisa ser praticado apenas na academia, também pode ser realizado em casa, seguindo uma rotina de exercícios simples, até que você se habitua com a técnica, porém, é imprescindível o acompanhamento de um profissional para atingir todos os objetivos.

O treino de Aeroboxe emagrece de uma maneira diferente e divertida. A associação de golpes de Kickboxing, boxe e dança aeróbica são uma maneira de queimar mais calorias, emagrecer e tonificar o corpo. Às vezes, ir à academia e usar os aparelhos pode ser um pouco monótono, e é por isso que cada dia mais o Aeroboxe tem ganhado espaço no Brasil e no Mundo.

Vídeo aulas podem ser encontradas em sites especializados e também no Youtube.

Você já conhecia o Aeroboxe? Tinha conhecimento dos benefícios deste exercício? Comente abaixo!

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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5 comentários em “Aeroboxe emagrece? Benefícios, calorias e dicas”

  1. Já faço aeroboxe há um tempinho, é uma atividade prazerosa. Aqui em Angra dos Reis,essa atividade é disponibilizada pela prefeitura, gratuita. É uma atividade que ao término você está cansada, mas ansiosa pra próxima aula. Faço aeroboxe 3 vezes na semana, mas faria todos os dias,se tivesse, pois é uma atividade que não me deixa dolorida no outro dia, e aqui temos um professor excelente ! Pena que perdemos um bom tempo sem fazer por causa da pandemia, e mal retornou, e já vai parar, mas espero que em 2021 volte a normalidade. O aeroboxe também tem me ajudado com o problema de ansiedade, por isso recomendo a todas as mulheres a praticar o aeroboxe

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  2. Na minha academia companhia do exercício fica em Higienópolis RJ, tem aeroboxe, nunca fiz ,depois de ler o que é aero boxe fiquei
    interessada.

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