Os 5 Maiores Benefícios dos Exercícios Aeróbicos

Especialista:
atualizado em 06/07/2020

Chamamos de exercícios aeróbicos aqueles que usam oxigênio no processo de geração de energia dos músculos. Esses exercícios trabalham grandes quantidades de músculos de forma rítmica como andar, correr, pedalar, dançar e muito mais. Você conhecerá a seguir os 5 maiores benefícios dos exercícios aeróbicos. Não deixe de conferir.

Sair de casa para ir para academia pode não ser uma das tarefas mais prazerosas do mundo. Revezar aparelhos, a quantidade de pessoas nas academias e até o trajeto podem ser fatores que atrapalharão a sua vontade de malhar. Para que você não tenha mais problemas com tudo isso, aprenda 8 exercícios aeróbicos para fazer em casa.

É sabido que fazer algumas séries dos exercícios aeróbicos, ou cardio, como também podem ser chamados, é uma das melhores maneiras de emagrecer. Segundo um artigo do blog Harvard Medical School, “uma capacidade única de animar e relaxar, proporcionar a estimulação e a calma, combater a depressão e dissipar o estresse”. Você precisa saber quanto tempo de aeróbico você precisa fazer para ter todos esses benefícios

E se você já está convencido dos benefícios dos exercícios cardio e está prestes à montar uma academia em casa, vai gostar de conhecer o guia definitivo de como escolher equipamentos para exercícios aeróbicos. Nele você encontrará os pontos que deverá prestar atenção ao comprar uma esteira, bicicleta ergométrica, remo seco, elípticos e muito mais.

Aeróbico significa “com oxigênio”, então quando você se exercita dessa forma, seu corpo usa oxigênio para ajudar a produzir energia durante o exercício. Seu coração e pulmão precisam trabalhar mais para levar o oxigênio para o corpo durante os exercícios aeróbicos e isso traz muitos benefícios tanto para o coração e pulmão.

Existem muitas formas de se exercitar aerobicamente. Você pode correr, caminhar ou andar de bicicleta. Pode usar uma esteira, bicicleta, escada, máquina elíptica, ou até mesmo participar de uma aula de aeróbica. Aqui vão os cinco maiores benefícios dos exercícios aeróbicos:

1. Ajuda a prevenir problemas de saúde

Os exercícios aeróbicos ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, colesterol alto, pressão sanguínea alta, diabetes tipo 2, artrite e derrame. Exercícios aeróbicos como caminhada e corrida previnem osteoporose. Mesmo se você já sofre de algum desses problemas, o exercício pode ajudar a combater essas doenças. Ele também fortalece o sistema imunológico.

2. Fortalece o coração

Exercícios aeróbicos fortalecem o músculo que trabalha mais duro no seu corpo – o coração. Um coração mais forte bombeia sangue de forma mais eficiente, o que melhora o fluxo de sangue para todas as partes do corpo. Isso resulta em mais oxigênio e nutrientes essenciais sendo levados às células do corpo, e também leva a uma remoção mais eficaz de toxinas e produtos do metabolismo do seu corpo.

3. Ajuda a manter as artérias limpas

Os exercícios aeróbicos elevam o HDL – bom colesterol – e diminui o LDL- o colesterol ruim. Isso resulta em menos acúmulo de placa nas artérias, protegendo o sistema cardiovascular.

4. Fortalece o Sistema respiratório

O exercício aeróbico melhora a eficiência com a qual seu sistema respiratório pode prover oxigênio ao corpo. Seu corpo precisa de um constante e generoso aporte de oxigênio para funcionar adequadamente.

5. Reduz a gordura corporal

Os exercícios aeróbicos não só queimam calorias, como é o único tipo de exercício que queima diretamente gordura corporal. Para o corpo queimar gordura, o oxigênio deve ser usado para ajudar a produzir energia durante o exercício, e isso é benefício exclusivo da atividade aeróbica. Como você pode ver, os benefícios dos exercícios aeróbicos são impressionantes, então inclua-os no seu programa de fitness, sempre.

Você costuma incluir no seu programa de exercícios os exercícios aeróbicos? Como você costuma dividir o seu tempo de atividade física? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (20 votos, média: 3,95 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

1 comentário em “Os 5 Maiores Benefícios dos Exercícios Aeróbicos”

  1. A atividade aeróbia não é a única e nem a melhor atividade para quemar de gorduras. Já está provado que a atividade moderada de longa duração não emagrecem mais do que os exercícios anabólicos, pelo contrário, estimulam a vontade de comer alimentos calóricos. Os exercícios aeróbios, inclusive, são os grandes responsáveis pelo aumento dos radicais livres no organismo.