Água com Vinagre Emagrece?

Especialista:
atualizado em 24/12/2019

O vinagre de maçã existe e é utilizado há muito tempo para processos de desintoxicação, tratamento de pneumonia e perda de peso. E quando o assunto é emagrecer, tudo que é preciso é misturá-lo com a água. Então quer dizer que água com vinagre emagrece, fácil assim?

Vamos com calma. O vinagre oferece alguns benefícios potenciais para a saúde e emagrecimento, mas não é uma mágica. Reduzir sua ingestão de calorias, praticar atividade física e associar essa rotina saudável ao consumo do vinagre pode ser uma combinação eficaz e trazer resultados consistentes.

Vinagre – O que é?

O vinagre tem sido usado ao logo dos anos como conservante ou como ácido para cozinhar. Assim como o queijo, iogurte e vinho, o vinagre também é feito com a ajuda de micro-organismos que fermentam os açúcares e os convertem em ácido acético.

Ele é um líquido que consiste com cerca de 5 a 20% de ácido acético, água, oligoelementos e, aromatizantes. Alguns exemplos são o vinagre de vinho de arroz, o vinagre de maçã, o vinagre branco destilado e o vinagre balsâmico. Dependendo do tipo, eles contêm níveis ligeiramente diferentes de acidez.

O vinagre contém outros minerais, vitaminas e aminoácidos. Outros produtos bioativos do vinagre são o ácido gálico, catequina, epicatequina e ácido cafeico. Ele oferece alguns benefícios potenciais para o controle do açúcar no sangue e a supressão do apetite, contribuindo com o emagrecimento.

Tipos mais comuns de vinagre e recomendação de consumo

Atualmente, a variedade de vinagres comercializados é muito grande. Diante de tantos tipos disponíveis nas prateleiras dos supermercados, qual será o melhor? Relacionamos os tipos mais populares e você pode conferir que o primeiro é o vinagre de maçã, que é o mais apropriado para beber com água para ajudar no emagrecimento. Confira algumas opções e a recomendação para o consumo.

  1. Vinagre de maçã: O vinagre de maçã tem uma enorme quantidade de benefícios para a saúde e é o mais recomendado para ajudar na perda de peso, reduzir a azia e limpar a pele. Também é ótimo para cozinhar, pois fornece uma acidez sutil a qualquer molho ou marinada.
  2. Vinagre branco destilado: É provavelmente o tipo mais comum e consumido. Este é o vinagre mais simples e disponível e é um ingrediente comum em picles, salmouras, ketchup e molhos de salada.
  3. Vinagre de vinho branco: É mais saboroso do que o vinagre de champagne e um pouco menos picante do que o vinagre de vinho tinto. É ótimo para vinagretes mais leves e para saladas quando você não quer mudar a cor do próprio produto.
  4. Vinagre de arroz: O vinagre de arroz é feito de vinho de arroz fermentado. Tem um sabor mais doce e menos ácido. Pode ser usado em várias preparações, é especialmente ótimo para molhos e marinadas grelhadas.
  5. Vinagre de champanhe: O vinagre de champanhe é feito a partir de champagne. Ele é mais leve e não é comumente usado na culinária, mas é ótimo para condimentos e temperos, especialmente quando você não quer dominar o sabor do produto no prato.
  6. Vinagre de vinho tinto: Feito de vinho tinto fermentado, este é um dos vinagres mais populares. É ótimo para vinagretes e saladas à base de vinagre e marinadas de carne.
  7. Vinagre balsâmico: Tradicionalmente produzido na Itália, o vinagre balsâmico é o único vinagre que não é feito de álcool fermentado. No entanto, este é um vinagre em que a qualidade é realmente importante, pois seu sabor doce e melado é quase impossível de reproduzir de qualquer outra forma. Seu uso é mais apropriado para pratos salgados, sobremesas ou apenas misturado com bom azeite para um molho de salada.

Benefícios para a saúde geral

1. Contém antioxidante

O vinagre é uma fonte de polifenóis da dieta, que são antioxidantes que defendem o estresse oxidativo. Os antioxidantes são moléculas que combatem os danos causados ​​pelos radicais livres, que são moléculas instáveis ​​que podem danificar as estruturas celulares. Experiências com animais e células indicaram que tanto os grãos quanto o vinagre melhoram a capacidade antioxidante.

Já o vinagre de maçã induziu um efeito protetor contra a lesão oxidativa dos glóbulos vermelhos, rins e fígado, e diminuiu os níveis de lipídios séricos. Isso sugere que ele possui efeitos de eliminação do estresse oxidativo, que é o estado que o nosso corpo fica quando os níveis de antioxidantes não são altos o suficiente para compensar os efeitos nocivos dos radicais livres, inibiu as reações resultantes da ação dos radicais livres sobre os lipídios e aumentou os níveis de enzimas e vitaminas antioxidantes.

2. Ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue

Em teoria, o vinagre pode ser um tratamento em potencial para retardar a progressão do diabetes. Estudos realizados evidenciaram que o vinagre aumentou a captação de glicose estimulada pela insulina, permitindo que a insulina faça seu trabalho melhor e contribuindo com a digestão de carboidratos.

3. Pode ser eficaz no tratamento de colesterol alto

Estudos realizados em animais revelaram que os alimentados com vinagre de maçã durante 19 dias tiveram uma redução drástica nos níveis de colesterol total e triglicérides.

Um antioxidante chamado ácido clorogênico presente no vinagre pode evitar que partículas de colesterol LDL (colesterol ruim) se tornem oxidadas, ajudando a baixar os níveis de LDL e colesterol.

Em animais, o vinagre de maçã reduz significativamente a hemoglobina A1C, o colesterol e triglicerídeos, além de aumentar o colesterol bom (HDL).

4. O vinagre inibe o crescimento do tumor e pode prevenir o câncer

Um estudo demonstrou que a ingestão de vinagre foi associada a uma diminuição do risco de câncer de esôfago. O vinagre de cana-de-açúcar (kibisu) induziu a morte celular, reduzindo o crescimento de células de leucemia humana. O vinagre de arroz japonês (kurosu) inibiu o aumento das células cancerígenas humanas, interrompendo a fase de crescimento do ciclo celular. Um extrato de vinagre de arroz japonês contendo acetato de etilo inibiu a carcinogénese do cólon.

Isso é possível porque o ácido acético presente no vinagre forma íons acetato no estômago, ele pode possuir efeitos antitumorais.

5. Ajuda com alergias

O vinagre de maçã também ajuda a quebrar o muco pelo seu efeito antialérgico natural. Nos Estados Unidos, onde as alergias sazonais, ambientais ou relacionadas a animais de estimação são muito comuns, o vinagre ajudou a reduzir sintomas como espirros e sibilos. 

6. Ajuda a reduzir o refluxo ácido e azia

A causa mais comum de azia é o baixo ácido estomacal. O vinagre promove um melhor equilíbrio ácido e também o crescimento de bactérias saudáveis no estômago. A sua ingestão colabora para que mais minerais e vitaminas sejam absorvidos pelos alimentos que ingerimos, porque várias vitaminas e minerais precisam de suficiente acidez estomacal para uma boa absorção.

7. Previne pedras nos rins e infecções do trato urinário

Os cálculos renais costumam ser formados quando a urina se torna muito ácida e concentrada, formando cristais. O vinagre age através da alcalinização da urina, evitando assim a formação de pedras nos rins. O vinagre também pode ajudar a quebrar as pedras que já estão formadas.

8. Mata bactérias e vírus nocivos

O vinagre tem demonstrado combater bactérias que podem causar intoxicação alimentar, incluindo E. coli.

Benefícios para o emagrecimento – Água com vinagre emagrece?

O vinagre de maçã é feito em um processo de fermentação dividido em duas etapas. Primeiro, as maçãs são cortadas ou esmagadas e combinadas com fermento para converter seu açúcar em álcool. Em segundo lugar, as bactérias são adicionadas para fermentar o álcool em ácido acético.

O ácido acético é o principal componente ativo do vinagre e é um ácido graxo de cadeia curta que se dissolve em acetato e hidrogênio no corpo, além de ter baixo valor calórico – uma colher de sopa (15 ml) contém cerca de três calorias e praticamente nenhum carboidrato.

A água com vinagre emagrece devido à capacidade do vinagre de acelerar o corpo para decompor e extrair nutrientes de gorduras e proteínas de forma eficiente e rápida do sistema digestivo, o que significa um metabolismo mais rápido e mais vitalidade.

O vinagre de maçã contém a pectina da fibra. Há evidências que sugerem que fibras como a pectina podem aumentar a sensação de saciedade de uma pessoa depois de comê-la, o que reduz seu desejo de comer demais ou comer compulsivamente.

Algumas pesquisas realizadas com o vinagre de maçã em animais sugerem que o ácido acético pode levar à perda de peso de várias maneiras, como você verá a seguir:

  1. Melhora o metabolismo: O ácido acético mostrou um aumento na enzima AMPK, que aumenta a queima de gordura e diminui a produção de gordura e açúcar no fígado.
  2. Reduz o armazenamento de gordura: O ácido acético evitou a obesidade e aumentou a expressão de genes que reduzem o armazenamento de gordura da barriga e a gordura do fígado.
  3. Queima de gordura: Aumento significativo nos genes responsáveis ​​pela queima de gordura, o que levou a um menor acúmulo de gordura corporal. Outro estudo, esse realizado com humanos indica que o vinagre tem alguns efeitos bastante impressionantes no peso e na gordura corporal. De acordo com este estudo, adicionar 1 ou 2 colheres de sopa de vinagre de maçã à sua dieta pode ajudar a perder peso e pode reduzir seu percentual de gordura corporal, fazer você perder gordura da barriga e diminuir seus triglicerídeos no sangue.
  4. Suprime o apetite: Um pequeno estudo publicado em 2005 no European Journal of Clinical Nutrition descobriu que, quando o vinagre foi incluído no pão branco como refeição, os participantes relataram sentir menos fome logo após a ingestão.

O ácido acético presente no vinagre retarda a rapidez com que o alimento é digerido pelo estômago e consequentemente faz você se sentir satisfeito por mais tempo. Níveis mais altos de saciedade relacionam-se com doses maiores de vinagre e, portanto, uma maior concentração do ácido acético. O sabor adstringente do vinagre pode estimular o cérebro e passar a mensagem de que foi alimentado.

O ácido acético no vinagre também pode impedir a digestão de carboidratos rapidamente, fazendo com que você se sinta mais completo e saciado por muito mais tempo.

Embora possamos ver que água com vinagre emagrece, essa receita não vai funcionar sozinha. É preciso combinar sua ingestão com um plano de refeições de baixa caloria que se concentra em proteínas magras, grãos integrais, legumes, frutas e laticínios com baixo teor de gordura, além de reduzir o consumo de doces açucarados, refrigerantes e lanches processados ​​e adicionar na sua rotina a prática de atividades físicas.

Como adicionar o vinagre à sua dieta para emagrecer?

Beber água com vinagre emagrece e inserir isso na sua dieta pode ser muito simples. Prepare uma mistura feita com 1 ou 2 colheres de sopa (15-30 ml) e água. Você deve tomar por três vezes ao longo do dia, de preferência antes das refeições.

Vale ressaltar que a quantidade de água utilizada deverá ser muito superior à quantidade de vinagre.

Tomar mais do que isso não é recomendado devido a efeitos potencialmente prejudiciais em dosagens mais altas. É interessante começar com 1 colher de chá (5 ml)  e ir aumentando a dose, mas não ultrapasse 1 colher de sopa (15 ml) por vez, porque tomar muito pode causar náuseas.

Precauções

O vinagre pode ter alguns efeitos desagradáveis ​​quando usado diariamente para perda de peso, mas isso pode acontecer se a ingestão for feita em excesso. Apenas 3 colheres de sopa por dia não devem causar esses efeitos, e esse valor adiciona apenas cerca de 10 calorias ao seu plano de refeições. Confira os efeitos colaterais.

  • Pode induzir náusea;
  • Muito vinagre pode irritar seu esôfago e estômago devido à sua natureza ácida;
  • O ácido pode liberar cálcio dos ossos e danificar o esmalte dos dentes.

O que dizem os especialistas?

Nem todos os especialistas estão convencidos, pois ainda há poucas evidências para provar que o vinagre de maçã realmente ajuda a queimar gordura e aumentar a perda de peso.

Em uma revisão de 2014, os pesquisadores descobriram que, embora existam algumas evidências de que os vinagres podem ajudar com hiperglicemia e obesidade, não há evidências de que isso afete positivamente o metabolismo. No entanto, um estudo de 2016 feito em ratos mostrou uma melhora na saciedade, colesterol e açúcar no sangue depois de tomar o vinagre de maçã. Este estudo preliminar indicou que “distúrbios metabólicos causados por uma dieta rica em gordura são frustrados por tomar vinagre de maçã”.

É provável que tomar uma quantidade moderada de água com vinagre emagrece e pode proporcionar uma série de outros benefícios para a saúde.

Ainda que haja mais necessidade de pesquisas científicas para comprovar as evidências, é muito comum encontrar depoimentos positivos sobre os efeitos da dieta de vinagre de maçã.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que tomar água com vinagre emagrece? Já experimentou incluir essa receita na dieta para ver os resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (26 votos, média: 3,73 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

4 comentários em “Água com Vinagre Emagrece?”

  1. Bom dia! Estou fazendo uso do vinagre de maçã com água em jejum, há uma semana , e já estou perdendo peso e me sentindo melhor e mais disposta . E em relação aos cálculos renais percebi que estão sendo eliminados.

  2. Tô começando agora tomar o vinagre de maçã tomo cedo em jejum e a noite quando vou dormir duas colheres de chá com um copo de água será que eu estou certo

  3. Tô começando a tomar pra ver si eu emagrecer perder peso tomo em jejum e na hora que vou dormir será que tô certo